Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2.4 GHz - Alguém opera ou já operou nas bandas G e N?

    Boa tarde,

    tenho alguns provedores e trabalho com eles na banda b, porém pelo que notei, o trafego de tal banda não excede 4 megas, sendo assim recorri a vocês para reafirmar a duvida, e saber se alguém que trabalhe em 2.4 consegue operar nas bandas G ou N sem problemas.

  2. #2

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Sem problemas.

    O único "problema" é que datarate alto exige sinal mais alto.
    Como o mesmo sinal baixo, digamos -75, você pode ser feliz com 11M em B, com 12M em G, ou 13M em N.
    (Na prática eu tive os mesmos resultados com 11M em B, 18M em G e 26M em N!)

    O problema é a maldita mania de deixar no default, no default o datarate escolhido pelo software do radio é sempre o maior possivel, que é 54M em G e 65M em N, datarates que exigem muuuuuuuuito mais sinal, pelo menos 20dB a mais que 12, 13, 18 ou 19M em G ou N.

    Quem tem rede do tamanho de uma ervilha, tipo cliente a 300m, e cliente rico que pode comprar somente Airgrid M2, pode usar datarates altos porque terá hardware com sensibilidade boa, e potencia boa. Mas se for operar com as antenas de grade ou biquad 12dBi que já tem, trocando roteadores velhos por uns mais novos com suporte a N, aí vai precisar trabalhar com níveis de sinal mais baixos, roteadores baratos não tem potencia de saída boa, alguns operam com coisa tipo 12dBm em 54M ou 64M, enquanto em 18 ou 19M tem 15 ou 16dBm, é uma bela diferença na potencia que te dá uns 10dB a mais do sinal dos clientes na torre.

    Enfim, em B é só alegria porque o default é modo auto cujo maior datarate possível é 11M, se você usando N limitar o datarate pra um valor baixo terá o mesmo alcance com mais banda passante.

    Então o "segredo" acho que é limitar o datarate de TX lá no cliente, nada de deixar no automatico pra variar de 6,5 a 65M em N, fixa em 13M e veja como é. Se na torre quiser partir pra datarate alto tudo bem, é só lembrar que datarate alto exige mais sinal, mas evita a todo custo deixar cliente respondendo com datarate alto! O equipto do cliente é sempre inferior, então coloque ele pra responder em datarate baixo.

    (13M em N não passa muito mais que uns 6Mbps, mas com o mesmo sinal você geralmente consegue conexão estável em 19M (MCS2), aí sim você tem quase 10Mbps de trafego real, e com qualquer 2dB a mais de sinal você consegue mais de 10Mbps de trafego real usando datarate de 26M (MCS3), isso falando em sinal baixo tipo -74, que em B te limita o trafego a uns 4Mbps)

    Sei de gente que achou G uma porcaria porque fez a bobeira de deixar datarate no automatico, aí a conexão era feita entre 48 e 64M, que tem alcance muuuuuuito menor que B. Mas... também tem alcance muito menor que G em 12M.

    Não tem mágica, sinal baixo só é suficiente pra conexão lenta, um sinal baixo só serve pra datarates baixos independente do modo. A diferença é que o que é alto em B (11M é o maximo) é o mínimo em N (Tá, o mínimo em N é 6,5M, mas dá pra conseguir mais de 3Mbps com esse datarate). O problema é que config. no default (datarate automatico) parte pro uso do maior datarate possível, em B o maior datarate tem ótima sensibilidade, mas em N o maior datarate (65M) não tem, tem que reduzir os datarates, limitar eles bem baixos se quiser o MESMO alcance.

  3. #3

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Muito me interessa colocar em prática suas experiências ruben !!! Estou precisando de tempo,pois teria que realizar algumas mudanças em cada cliente e isso demanda calma. Dúvida pertinente,o certo seria fixar um modo apenas no AP? Ou seja, não utilizar modo "misto" em (b e g ou bgn.) Já fiz teste em b e g misto,porém fixando taxas máximas de 12m,mas como cada cliente estava com configuração distinta,alguns não navegaram,mas os que navegaram com modo G em 12M tiveram sinal quase idêntico ao modo B em 11. Tenho utilizado em em modo N com data rate fixo em 19m em um pico station m2 com bons resultados também. Só que a taxa de upload fica sempre em modo auto. Isso seria devido ao fato do rádio cliente não estar com data rate fixo ? Obrigado pelos seus posts,são ótimos, parabéns!!!

  4. #4

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Também não tenho experiencia boa em modo misto. Sempre tem algum hardware velho que conecta em G e idiotamente insiste em conectar com datarate de 54M mesmo tendo sinal ridículo de -80 (Porque a desgraça do modo auto não reduz datarate sempre que deve).

    O maior problema de misturar modos e sinais diferentes é desperdiçar processamento onde ele é limitado. O chipset de RF nem sempre é grandes coisas, se pegar um Rocket M2 como exemplo, o chipset geral é um AR7240, presente também em varios roteadores de mesa de R$ 120, mas o chipset de RF é um pouco melhor, um AR9287, que apesar de bom também está em varios roteadores de mesa de R$ 200. Roteador de mesa é feito pra uso domestico ou soho, com uma duzia de conexões, ter o mesmo chipset num Rocket M2? Isso me diz que ou os roteadores de mesa de R$ 200 são fantástico ou o Rocket M2 é meio pobre pra finalidade dele! Eu acredito na pobreza do Rocket M2 (E da maioria dos AP's que provedores usam), ou melhor, ele é o que o preço dele paga, sempre vejo roteador SMB de R$ 1000, feitos pra ambiente indoor, pra conectar 2 ou 3 notebooks, nessa hora uma RB ou um rocket de menos de R$ 1000 tem mesmo que ser limitado. E o jeito de viver com esse hardware limitado é equalizar todos os clientes com sinais proximos, com mesmo modo e mesmo datarate, todos com zona de fresnel limpa pra não desperdiçar reenvio de pacotes pra 1 cliente de visada ruim... enfim, dá um trabalhinho usar hardware barato.

    (Se um Rocket M2 é meio limitado (Pro patamar de uns roteadores Linksys ou Buffalo) imagina o sofrimento que é usar CPE de cliente tipo Bullet como AP!)

    Não que Rocket M2 ou uma RB+cartão sejam um lixo como AP, mas eles não são equiptos poderosos, tem hardware muito melhor no mundo SMB. Mas... não nessa faixa de preços! Um bom roteador Linksys está R$ 2 mil, não tem como comparar ele com um AP UBNT ou RB de R$ 400 ou 500, se o equipto é limitado o negócio é fazer todo o possível pra desperdiçar menos processamento do equipto, sem datarates automaticos, sem exigir potencia alta, sem misturar modos, e sem sinal baixo ou falta de visada que exige reenvio de pacotes.

  5. #5

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    O groove mikrotik 2.4ghz seria uma boa alternativa para quem deseja usar modo N em 2.4GHz? Pois à primeira vista são dotados de hardware mais robusto do que bullets ou rockets ubnt.

  6. #6

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    O chipset de RF do Groove 52hpn é o dos Groove Metal e AR9283, o mesmo dos Bullet M2. O chipset geral do Groove é o AR7241 e do Bullet M2 o AR7240, diferença mínima. Acho que a parudez vem então do sistema operacional.

    (O roteador de mesa TP-Link WR940N, de R$ 130, tem AR7240+AR9283, só pra exemplificar meu ponto de que hardware outdoor MK ou UBNT não é "tudo isso" pra sair usando qualquer modo e datarate como se tivesse processamento sobrando)

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove-52hpn.png
Visualizações:	196
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	57484Interessante,este groove 52hpn que pesquisei no site da mikrotik indica um hardware com cpu de 600mhz e chipsets AR9342-BL1A. Muito interessante,será que mudaram o chipset ou este seria semelhante ao que você citou Ruben???

  8. #8

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    É verdade... o Groove 52HPN tem hardware melhor!
    Eu presumi que ele usava os mesmos chipset dos Groove 5hn, 2hn e metal, já que ví gente resmungando do desempenho meia-boca dele.

    Esse AR9342 dele unifica o chipset de RF, não sei se isso é bom ou ruim, ainda não consegui um pra testar.

  9. #9

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Estive acompanhando este tópico e resolvi postar uma coisa que está tirando meu sono.
    Tenho alguns clientes 2.4 e somente em 1 cliente está ocorrendo do ccq ficar baixo e impossibilitando a navegação. O cliente fica a 1700mts da torre com visada limpa.
    Já troquei antena, coloquei cano maior e não resolveu. O sinal é excelente, mas o ccq dificilmente fica bom.
    segue ai minha config da nano pra vcs verem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	161,9 KB
ID:      	57485Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	202,1 KB
ID:      	57486
    Uso basestation 120° com rocket M2. Tenho nesse AP somente 18 clientes. só esse infeliz que está com isso.
    Obs: Se eu abaixar a potência da nano, o ccq acaba de afundar. Ela só presta se colocar muita potência.

  10. #10

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    E se baixar só um 1dBm, pro sinal ficar menos gritante?
    No cliente baixa pra 22dBm, aumenta o ack-timeout um pouquinho (1,8Km) e testa. Tenta achar uma relação entre potencia e ack-time. Sinal alto demais também atrapalha.
    (-48 em 1700m é alto pra caramba, a torre deve estar gritando!)

    Já que seu firmware tem a opção, testa o datarate module em alternative.

    E eu nunca consegui nada que presta em mais de 1500m com cpe barata tipo linha Loco (Que presta = CCQ de 100%, ping fixo e baixo, passando toda a banda que o datarate permitiria).

  11. #11

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Depois que lí uma parte da bíblia que vc postou em outro tópico sobre configuração, quando vejo vc comentar já vou logo testando e sempre funciona.
    rsrsrs
    Sobre a cpe barata, o Loco M tá no meio? E a Airgrid?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E se baixar só um 1dBm, pro sinal ficar menos gritante?
    No cliente baixa pra 22dBm, aumenta o ack-timeout um pouquinho (1,8Km) e testa. Tenta achar uma relação entre potencia e ack-time. Sinal alto demais também atrapalha.
    (-48 em 1700m é alto pra caramba, a torre deve estar gritando!)

    Já que seu firmware tem a opção, testa o datarate module em alternative.

    E eu nunca consegui nada que presta em mais de 1500m com cpe barata tipo linha Loco (Que presta = CCQ de 100%, ping fixo e baixo, passando toda a banda que o datarate permitiria).

  12. #12

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    O que nosso amigo Rubem escreveu é pura realidade, já fiz muitos testes e trocas de equipamentos, PCBA, oiw, intelbras, aprouter, multilaser, antenas de grade e disco, zirok, aquarius, oiw, proeletronic, pluton.... cpe´s, da proeletronic, nano loco 2 nanoloco m2, cpe aquarius, cpe greatek.... enfim testei tudo que acho e cheguei exatamente nessas conclusões que nosso amigo Rubem nos falou... Porem estou migrando minha rede toda para 5.8, pois os equipamentos 5.8 que trabalha na banda N são mais fáceis de encontrar e de certa forma mais barato do que 2.4 N. Hoje na minha rede troquei os bullets m2 por bullets 2 comum, por ter a opção de fixar o data rate em 11mb na banda B.

  13. #13

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Opero em 2 e 5 Ghz. Na de 2Ghz substitui tudo por Groove a52hpn e nos clientes, os que nao tem condiçoes uso e já tinha antena de grade, coloquei um Ap greatek N. Toda a rede ficou N agora. Até agora sem problemas. vendo até 4Mb em 2.4Ghz N.

  14. #14

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Groove a25hpn e bem superior ao bullet ? ou estão no mesmo patamar ?

  15. #15

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por Shinigami Ver Post
    Groove a25hpn e bem superior ao bullet ? ou estão no mesmo patamar ?
    Nos equipamentos da Ubiquiti vc fica muito limitado por causa do airos, já no Mikrotik o leque de opçoes é bem melhor, mas claro, vc tem que saber usar. Bullet é bom se vc vai usar em um painel e usar o airmax com airgrid, ou para qualquer outro uso que vá usar airmax, MK tambem tem o nv, mas como disse, tem que saber usar MK, vc estuda, estuda e nunca sabe tudo. rsrsrsrsrs. Para PTMP 5Ghz, prefiro UBNT, para 2Ghz prefiro MK.

  16. #16

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E se baixar só um 1dBm, pro sinal ficar menos gritante?
    No cliente baixa pra 22dBm, aumenta o ack-timeout um pouquinho (1,8Km) e testa. Tenta achar uma relação entre potencia e ack-time. Sinal alto demais também atrapalha.
    (-48 em 1700m é alto pra caramba, a torre deve estar gritando!)

    Já que seu firmware tem a opção, testa o datarate module em alternative.

    E eu nunca consegui nada que presta em mais de 1500m com cpe barata tipo linha Loco (Que presta = CCQ de 100%, ping fixo e baixo, passando toda a banda que o datarate permitiria).
    Boa noite amigo. Fiz conforme você pediu. O ccq não caiu abaixo de 70% igual estava antes, mas ele está subindo e descendo ficando entre 74% e 86%.
    Já ajudou demais, pq abaixo de 70% o cliente não navega. Agora vou observar se vai manter nesse padrão o ccq. Obrigado!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	173,1 KB
ID:      	57495

  17. #17

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Boa noite amigo. Fiz conforme você pediu. O ccq não caiu abaixo de 70% igual estava antes, mas ele está subindo e descendo ficando entre 74% e 86%.
    Já ajudou demais, pq abaixo de 70% o cliente não navega. Agora vou observar se vai manter nesse padrão o ccq. Obrigado!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	173,1 KB
ID:      	57495
    Coloca a potencia em 10dbi, e vai experimentando os MCS se no automatico der problema, em Advanced marque o Install EIRP e na aba Wireless desmarca Auto EIRP. E pq nao usa Airmax?

  18. #18

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Estou super tentado a adquirir uma RBGrooveA-52HPn RouterBOARD Mikrotik e testar como vc está utilizando mathcardoso! Quero colocar o groove como ap e inserir somente rádios em modo N fixo. Como vc tem utilizado esta rb mathcardoso? Estou muito interessado mesmo! Deve ter muita qualidade! Qual o data rate que vc usa,ou vc deixa em modo automático?

  19. #19

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Boa noite. Eu nao tenho oq reclamar delas, ainda da pra ver a temperatura dela e a voltagem.
    As que compro vem com uma antena de 5dbi, uso ela tambem, esse Groove é 2ghz ou 5ghz, mas a antena que vem é somente para 2ghz. O bom é que mais pra frente se quiser, pode trocar a antena para 5ghz com o mesmo equipamento. Em clientes antigos que usavam grade, os que nao quiseram fazer investimento, troquei o usb ou plaquinha por usb N da tp-link. Os que quiseram investir um pouco mais compraram um ap da Greatek N. Como disse só libero até 4Mb em 2ghz, acima somente em 5ghz.
    Deixo os groove como 2Ghz-only N e de acordo com o sinal dos clientes, libero de determinada velocidade para cima. E coloco a regra de clientes com -75 pra baixo nao conecta. Literalmente é isso.

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Estou super tentado a adquirir uma RBGrooveA-52HPn RouterBOARD Mikrotik e testar como vc está utilizando mathcardoso! Quero colocar o groove como ap e inserir somente rádios em modo N fixo. Como vc tem utilizado esta rb mathcardoso? Estou muito interessado mesmo! Deve ter muita qualidade! Qual o data rate que vc usa,ou vc deixa em modo automático?

  20. #20

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Em N com sinal -68 tive maximo de 34Mb de down e 36Mb de up testando pelo Speedtest