+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculos de particionamento de disco

    Pessoal tem alguma regra oficial de calculos p/ sistemas unix ou linux, onde eu possa calcular qual % usar p/ o "swap" "/" "boot" "tmp" "var" ? Ou alguem que trabalhe com storage pode me dar umas dicas !!!

  2. #2

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    a única (mal e porcamente) definida é swap, cuja recomendação, que vem do tempo das galés romanas, é de ser 2x o tamanho da ram. Isso nasceu quando a ram tinha qualquer coisa entre 48M e 256M no máximo, mas acabou ficando assim mesmo com máquinas de 16G (por ex). Aqui, com 2G ram eu uso 512 de swap e olhe lá.

    No resto vc define baseado no bom senso. Por exemplo, um servidor de zémail vai usar MUITO /var para armazenamento, então essa será a partição maior. Máquinas servidoras PDC para rwindows terão MUITOS usuários, então /home é a maior. Máquinas servidoras de arquivos (NFS) terão a área de BDs grande, e por aí vai.

    a partição / não é muito grande - vamos limita-la a até 20G. /boot com 512M no máximo, assim como /tmp

    captou? dependendo do que vc fará com a máquina vc define o particionamento e seus tamanhos.

  3. #3

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    Irado vc acha 20 gb p/ o "/" suficiente ? MEsmo com todos packs talz !!!

  4. #4

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    normalmente, sim (IMHO). O / vai conter os binários do sistema e, depois que vc define os serviços de u'a máquina - BDs ou mail, ou gw, ou.. - dificilmente haverá muito movimento nêsses binários. Via de regra um servidor definido especialmente acaba ficando com qualquer coisa entre 4G e 10G de utilização, então 20G é suficiente inclusive para os casos de atualização. Na dúvida, pode usar 50G - hoje em dia hds são baratos.

  5. #5
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    Bom dia colgas, nao querendo me meter mas me metendo hauahauha
    Essa é a conf q uso aqui por ser um server linux+lusca+thunder

    Sist. Arq. Tam Usad Disp Uso% Montado em
    /dev/sda3 6,6G 1,6G 5,0G 25% / (detalhe esta usando 1,6G somente)
    tmpfs 2,0G 0 2,0G 0% /lib/init/rw
    udev 10M 588K 9,5M 6% /dev
    tmpfs 2,0G 0 2,0G 0% /dev/shm
    /dev/sda1 385M 58M 328M 15% /boot (512Mb é mais q o suficiente, ja fiz up )
    /dev/sda4 140G 36G 105G 26% /var (paginas, logs, cache lusca, temp)
    /dev/sdb1 932G 639G 293G 69% /thunder (somente cache do thunder)


    Como o colega Irado falou, seu particionamento sera conforme a aplicação de seu servidor.
    Boa sorte

  6. #6

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    Vlw povo !!! Só outra duvida como o hd só deixa ter trez partições primarias oque vcs aconselham a deixa como primario ?

    /boot e que mais ? Pois eu deixo o swap no começo do hd será que compensa deixa ele primario ? Vlw !!!

  7. #7

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    Pessoal dexei meu disco assim

    250GB

    2gb primary swap
    256 primary /boot
    20gb primary /
    40gb logical /home
    5gb /var
    2gb /tmp

    Sera que preciso colocar mais algo separado em alguma partição separada tipo usr e opt ? Resto ta p/ Armazenagem de arquivos, programas mp3 essas coisas

  8. #8

    Padrão Re: Calculos de particionamento de disco

    bem.. na verdade vc pode criar 4 partições primárias ou então 3 primárias mais um monte de lógicas.

    não existem grandes restrições para fazer estas ou aquelas partições, exceto para o caso de 'grande demanda' (banco de dados), quando então as partições mais próximas do centro do hd devem ser as de maior acesso (esqueci quem é quem, aqui), ou seja, partições de alta demanda devem ser criadas próximas do centro do hd (ixi. agora, só o google pra dizer).

    específicamente: swap (IMHO) não é para ser usada, porque é um substituto para RAM fisica. Se estiver sendo usada (qualquer que seja o nível) indica que é necessária aplicação de mais RAM.