Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Pessoal sou novo no forum e tambem com mikrotik.
    Queria saber de voces se tem possibilidade de somar a velocidade de dois link com o mikrotik, pois conseguir balancear, mas o meu proposito e a soma desses dois links

    desde ja agradeco a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Amigo que eu sabia, o mikrotik não soma. Tem varias manerias de fazer balanceamento o qual mais usado pelo pessoal aqui no fórum é o PCC, ate nosso amigo Pcram fez um excelente post sobre o pcc. Tem outros também como NTH, Rotas e portas.

  3. #3

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Eu conguir fazer esse balanceamento do amigo pcram e ficou muito bom, mas em relacao a soma dos link era uma duvida que eu tinha.

    Vlwww

  4. #4

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    testando alguns balanceamentos aki vi algo curioso, o ultimo que testei e estou usando eu ponhei 2 links, link1 1mb link2 1.5mb.. so com o meu pc conectado no medidor de velocidade da copel ta batendo em media 2300k.. e quando esta medindo vejo que começa a usar os 2 links.. não testei downloads ainda.
    meu upload eh de 320 em cada link e no medidor ta marcando 480~560.
    o load foi feito com parte de conhecimento aki do forum e parte com o meu..
    espero em breve poder fazer alguns tutoriais maneiros pro pessoal.. e quem sabe um dia faço um guia de referencia! ou um wiki =D..
    qualquer coisa to aew..

  5. #5

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Ademilson, o loadbalance que você fez foi qual ?

  6. #6

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    por pacotes.. to em casa e não tenho acesso ao MK daki senao ia postar as regras pra vc ver..

  7. #7

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    sem problemas, quando tiver um tempinho posta ai as regras para a gente da uma olhada. t+

  8. #8

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Citação Postado originalmente por Ademilson Ver Post
    testando alguns balanceamentos aki vi algo curioso, o ultimo que testei e estou usando eu ponhei 2 links, link1 1mb link2 1.5mb.. so com o meu pc conectado no medidor de velocidade da copel ta batendo em media 2300k.. e quando esta medindo vejo que começa a usar os 2 links.. não testei downloads ainda.
    meu upload eh de 320 em cada link e no medidor ta marcando 480~560.
    o load foi feito com parte de conhecimento aki do forum e parte com o meu..
    espero em breve poder fazer alguns tutoriais maneiros pro pessoal.. e quem sabe um dia faço um guia de referencia! ou um wiki =D..
    qualquer coisa to aew..
    Precisa mesmo postar, pois todos os balanceamentos até agora não somam os links.
    Mesmo os experts dizem que não conseguem somar os links.
    Mas se voce testou e conferiu a velocidade, achou o caminho das pedras...

  9. #9
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Acompanhando.... e ansioso pra ver esse milagre.

    Pois na minha humilde ignorancia, tudo q sei é, q pra somar é como o bouding, em ambos os lados tem q ter o mesmo meio fisico e equipamento, como o caso do meu link q tenho da EBT (8Mb full) 4links em um Cisco, e na central mesma coisa, oq eles chamam de PPP Multilink.
    Uso tb o PCC, mas ele nao soma não, e balancea e bem, 4 wimax (valores iguais), 2 adsl (valores diferentes)
    Meus amigos q me corrijam.

    Boa sorte a todos

  10. #10

    Padrão Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Usando o balance pcc e deixando em "both addresses and ports", ele da a impressão q soma os link's desde q use um gerenciador de downloads... Aqui achei melhor deixar em "both addresses", mais acho q a maioria usa a primeira opção.

  11. #11

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Como o Paulo disse nao soma a nao ser o mesmo meio fisico, como a operadora que vende o link ela poderia vender 4mb em 2mb cada roteador e sim juntar ele pra unir no backbone dela por seria a mesma estrutura de uma ponta a outra, PCC como nosso amigo falou usando o ports com gerenciador de downloads se consegue uma peformace melhor porque o gerenciador de downloads dividi os pacotes e isso vai ser dividido nos links com isso um aumento, mais ja testei desde a versao 4.9 dessa forma sempre apresenta problemas em varios sites, que é necessário criar regras pra corrigir.

  12. #12

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Sei que muitos vão ficar coçando a cabeça mais eu ja vi uma forma de UNIR os links independente de velocidades e de operadoras com o SLACKWARE não me perguntem como pois nem sob a mira de um rifle o cara diria como ele fez isso e ate pra mim foi dificil acreditar se eu mesmo não tivesse feito os testes, coloquei um por um 4 modems adsl cada um com 1MB e fui testando a velocidade com um notebook na saida e era instantâneo o up, e ainda mais coloquei um modem roteado de outra operadora com 6MB puft simplismente somou na saida, e todos esse cabos espetados num switch encore de 8p, abri o MSN no note e coloquei pra fazer um download (sem gerenciador de download) e fui derrubando modem por modem eleatoriamente e ao mesmo tempo olhando o ip reverso (meuip.com.br) e acreditem, o msn não caiu uma só vez o downlaod continuou sem dropar e toda ves que eu consultava o ip reverso dava um endereço diferente,a unica informação que ele me passou foi que ele conseguiu agums dados de como fazer isso em foruns internacionais.

  13. #13
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    GENTE !!! Nossa... esse é o legitimo Papai Noel, ou coelinho da pascoa !!! Amigo nao desacredito em oq vc nos informa, mas é o milagre dos Deuses !!!! Quem tiver a formula, quebra de vez o tio Bill !!!!
    Estou boquiaberto

    Abraço a todos

  14. #14

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Pois é como falei no inicio tbm não acreditei e ate hoje tenho a pulga atraz da orelha por causa disso, mais como palavras não valem nada...so vendo pra crer e ainda vai ficar igual a minha pessoa que não entende muita coisa de rede mais ficou se perguntando como!! abraços colega.

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    para resolver este problema de unir varios link´s por software eu vejo muitos amigos perguntando a mesma coisa ai eu pesquisando na internet encontrei um hardware da propria TP-LINK modelo TL-R488T tem 4 portas WAN muito que usa ele fala que junta todos mesmo sendo com mg diferentes ele faz o load de cada link quando um cai o outro asume.

  16. #16

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    para resolver este problema de unir varios link´s por software eu vejo muitos amigos perguntando a mesma coisa ai eu pesquisando na internet encontrei um hardware da propria TP-LINK modelo TL-R488T tem 4 portas WAN muito que usa ele fala que junta todos mesmo sendo com mg diferentes ele faz o load de cada link quando um cai o outro asume.
    Sim, mas se voce tiver 4 links de 2 mega ele não vai fazer down em 8, vai sempre no máximo chegar na capacidade de um link de 2 mega. Ele só faz o balance não a soma.

  17. #17
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Eu não entendo, como uma coisa que, em algum lugar, existe, ninguém descobre!
    Deve existir milhares de pessoas tentando isso e se descobriram, não contam...

    Pensando de modo otimista, isso poderia solucionar os problemas de baixo link do Brasil... Mas claro que as teles não iriam querer.

  18. #18

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Eu não entendo, como uma coisa que, em algum lugar, existe, ninguém descobre!
    Deve existir milhares de pessoas tentando isso e se descobriram, não contam...

    Pensando de modo otimista, isso poderia solucionar os problemas de baixo link do Brasil... Mas claro que as teles não iriam querer.
    Penso do mesmo modo.
    Mas ele deu duas pistas. É feito no Slackware. E tem informações em foruns internacionais.
    Eu não conheço nada de linux, mas alguém que está bem enfronhado com isto poderia dizer se realmente é possível.

  19. #19

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    NAO SOMA LINK SE NAO FOR BGP !!!

    o que pode fazer é um balanceamento "um pouco de coisa para cada lado" mas somar 2 links de 2MB e ter um unico de 4MB .. nao tem jeito...

    é simples a logico de 'proque' nao funciona: voce possui circuitos diferentes com ENDEREÇOS e rotas DIFERENTES.. as requisições sao feitas por ips diferentes... !

    ja com o BGP, o IP sempre vai ser o mesmo indepentende do CAMINHO (AS_PATH), !!!

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Soma de Dois Links 2+2 = 4

    O Alexandre já mencionou como somar... mas vamos fazer uma analogia simples, da mesma forma que o 1929 mencionou.

    O DSL-1 tem o IP 200.200.200.1 e solicita ao servidor 187.187.100.1 (na internet) um conexão. Os pacotes dessa conexão devem manter o endereço de origem e destino enquanto a mesma estiver ativa.

    Agora a pergunta: Como é que eu vou dizer para o servidor na Internet enviar um pacote para o IP 200.200.100.1 (DSL-2), outro para o IP 200.200.50.1 (DSL-3) se ele conhece apenas o IP origem 200.200.200.1 (que para ele será destino), o qual iniciou e estabeleceu a conexão?

    A questão é essa, você precisaria controlar o lado remoto e não o seu. Se alguém conseguiu resolver isso, realmente fez algo inédito.