Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Posso falar por experiencia propria, pois tenho alguns enlaces nessas distancias.
    Tenho um PTmP que as duas pontas no enlace chegam a distancias essa distancia, um com visada 100%
    outro com uns 60% de visada, passa exelentemente bem.

    Olhem as coordenadas
    Serra Negra - Ponta A Lat: 18° 0'39.95"S Long: 42°44'19.18"O Torre: 25m
    Pedregulho - Ponta B Lat: 17°13'34.41"S Long: 43° 6'47.50"O Torre: 35m
    Serra Gigant- Ponta C Lat: 17° 6'39.47"S Long: 43° 9'46.64"O Torre: 6m

    Equipamento:
    Ponta A - RB 800, XR5, 2.40m cabo LMR400, Antena PTX26-58 Pluton 33dbi
    Ponta B - RB 433ah, XR5, 2.40m RGC213, Antena PTX26-58 Pluton 33 dBi
    Ponta C - Rb 433ah, Xr5, 2.40m RGC213, Antena PTX26-58 Pluton 33 dBi

    Ponto A ----- para ------ Ponto B (95.5 Km)
    Ponto A ----- para ------ Ponto C (109.9km)

    Para qualquer das pontas esta passando 12 mb full estavel, estava caindo os enlaces, mas era problema da versão do mkt que estava a RB800, a versão 4.X e 5.X estão instaveis na wireless. Coloquei a 3.30 e está ok agora. 3 dias conectados.

    Só recomendaria trocar as Pluton por Hiperlinks de 33 dBi, pois são mais resistentes.

    Espero ajudar a vcs.

  2. #22
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por rilandim Ver Post
    eu baixei o link planer mas quando faço a simulação do link a topografica não aparece, existe algum detalhe para aparecer?
    Voce primeiro precisa configurar o linkplanner amigo.
    Tem varios tutoriais na internet sobre como utilizar e configurar o software.
    Não basta apenas colocar as coordenadas.

    Att,

  3. #23
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Posso falar por experiencia propria, pois tenho alguns enlaces nessas distancias.
    Tenho um PTmP que as duas pontas no enlace chegam a distancias essa distancia, um com visada 100%
    outro com uns 60% de visada, passa exelentemente bem.

    Olhem as coordenadas
    Serra Negra - Ponta A Lat: 18° 0'39.95"S Long: 42°44'19.18"O Torre: 25m
    Pedregulho - Ponta B Lat: 17°13'34.41"S Long: 43° 6'47.50"O Torre: 35m
    Serra Gigant- Ponta C Lat: 17° 6'39.47"S Long: 43° 9'46.64"O Torre: 6m

    Equipamento:
    Ponta A - RB 800, XR5, 2.40m cabo LMR400, Antena PTX26-58 Pluton 33dbi
    Ponta B - RB 433ah, XR5, 2.40m RGC213, Antena PTX26-58 Pluton 33 dBi
    Ponta C - Rb 433ah, Xr5, 2.40m RGC213, Antena PTX26-58 Pluton 33 dBi

    Ponto A ----- para ------ Ponto B (95.5 Km)
    Ponto A ----- para ------ Ponto C (109.9km)

    Para qualquer das pontas esta passando 12 mb full estavel, estava caindo os enlaces, mas era problema da versão do mkt que estava a RB800, a versão 4.X e 5.X estão instaveis na wireless. Coloquei a 3.30 e está ok agora. 3 dias conectados.

    Só recomendaria trocar as Pluton por Hiperlinks de 33 dBi, pois são mais resistentes.

    Espero ajudar a vcs.
    Concordo tbm que as hyperlinks sejam melhores. assim como OIW 33DBI, assino embaixo dessa sua solução e parabéns pelo enlaces.
    Uma dúvida : nesse seu link de 109km, qual a altura dos dois sites?
    Grande Abraço.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Concordo tbm que as hyperlinks sejam melhores. assim como OIW 33DBI, assino embaixo dessa sua solução e parabéns pelo enlaces.
    Uma dúvida : nesse seu link de 109km, qual a altura dos dois sites?
    Grande Abraço.
    Ta os prints dos enlaces ai, veja q um passa na rabeira, o fresnel esta meio comprometido, mas ta funcionando bem. Estou de ferias no momento, quando voltar vou dar uma realinhada e fazer os teste ai posto como ficou. Pois esta com sinal variando entre -69 a -73 alinhei +ou- pq tava com presa.
    Acredito q posso conseguir uns -65 estavel.
    Desse jeito que ta esta passando 12 mb full.

    Espero ajudar a vcs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP SNG SG.png
Visualizações:	279
Tamanho: 	32,8 KB
ID:      	11749Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp SNG Ped.png
Visualizações:	209
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	11750

  5. #25

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por foxibr Ver Post
    Motorola PTP 500 lite com OIW 34dBi DP! 5.7ghz.

    Tenho um enlace de 105km passando 40mb agregados com sucesso!

    O fato de não ter custos de construção e de manutenção de uma repetidora na metade do caminho (50km) compensou o investimento a mais no rádio.

    Abraços,

    Maurílio
    Maurilio, fiz uma simulação no linkplanner do meu enlace usando o motorola ptp 500 lite e antena de 34db, o software calculou um link agregado de 15mb apenas... existe algum detalhe a mais no seu enlace que possa estar dando essa diferença?

  6. #26
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Ta os prints dos enlaces ai, veja q um passa na rabeira, o fresnel esta meio comprometido, mas ta funcionando bem. Estou de ferias no momento, quando voltar vou dar uma realinhada e fazer os teste ai posto como ficou. Pois esta com sinal variando entre -69 a -73 alinhei +ou- pq tava com presa.
    Acredito q posso conseguir uns -65 estavel.
    Desse jeito que ta esta passando 12 mb full.

    Espero ajudar a vcs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP SNG SG.png
Visualizações:	279
Tamanho: 	32,8 KB
ID:      	11749Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp SNG Ped.png
Visualizações:	209
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	11750

    que software vc usou para gerar os graficos? se possivel passa o link para downloads do mesmo, gostei dele.... abraços

  7. #27

  8. #28
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Boa pedro!!
    Usei o software hoje e gostei bastante.
    ele + linkplanner se tornam ótimas ferramentas de trabalho.
    Parabéns pela dica .
    Deus abençoe.

  9. #29

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Uso 3 para tirar as duvidas, Faço nesses online, depois faço no LinkPlanner e tbm no Radio Mobile,
    Ai da para tirar as duvidas, como falam, 1 e pouco, 2 e bom, 3 eh melhor ainda. hehehe
    Mas e assim, temos que ter a maior certeza possivel, pois fazer essa distancia eh complicado, qualquer erro pode custar uma boa grana sem contar no tempo que se perde.

    A vantagem que vejo nesse Online eh que alem de ele te dar os pontos, os Graficos, mandar o enlace para o Google earth, ele tbm da a angulação das antenas, até a bulsula para ampontar com mais precisao, assim gasta-se menos tempo para achar o sinal!

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Uso 3 para tirar as duvidas, Faço nesses online, depois faço no LinkPlanner e tbm no Radio Mobile,
    Ai da para tirar as duvidas, como falam, 1 e pouco, 2 e bom, 3 eh melhor ainda. hehehe
    Mas e assim, temos que ter a maior certeza possivel, pois fazer essa distancia eh complicado, qualquer erro pode custar uma boa grana sem contar no tempo que se perde.

    A vantagem que vejo nesse Online eh que alem de ele te dar os pontos, os Graficos, mandar o enlace para o Google earth, ele tbm da a angulação das antenas, até a bulsula para ampontar com mais precisao, assim gasta-se menos tempo para achar o sinal!
    Concordo com o amigo, só acrescentando, no link planner ele te dá tudo isso também, se mandares gerar um relatório do link. isso é feito clicando em FILE, INSTALATION REPORTS, LINK .
    Lá irá gerar automatico um .PDF com tudo sobre o link pretendido, inclusive direcionamento em graus das antenas, etc.
    no radio mobile também tem isso. porém de uma maneira mais sutil que nestes sites online.
    MAS é o que falasse, quanto mais programas tiverem, melhor. eu ainda uso o siganatel que é bem preciso.
    Abs.

  11. #31

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Numca vi essa função, + 1 q aprendi vlw.
    Vivendo e aprendendo

  12. #32
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Numca vi essa função, + 1 q aprendi vlw.
    Vivendo e aprendendo

    É amigo............que nem diria galvão bueno!!!
    Não é a toa que passo 12hs por dia mexendo com projeto de radio enlace amigo.
    tem que saber extrair o máximo de cada programa.
    uma coisa é instalar o programa e sair mexendo, outra é "configurar" o programa e usá-lo 100%.
    Com certeza vais gostar muito mais do linkplanner depois disso.

  13. #33

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Esse sistema da Ubiquiti apesar do aparente pouco ganho da antena é incrivelmente compensado pelo sistema te rádio, quando te passei a solução passei ao lado de cada produto o link dele na pagina do fabricante. Portanto lá vai perceber que usam protocólogos, totalmente diferentes dos outros, garantindo uma excelente performance e incrível robustez. Soa passagem de sinal neste link de ficar em torno dos 80/120mbs. haja visto que é FullDuplex. Sou Engenheiro Eteronico com especialização em Telecomunicações, e trabalho diretamente com os importadores, ja fiz MUITOS cursos das marcas que represento por isso postei a solução que tenho certza que funciona.
    Cara vc pode ser engenheiro, mas vc está equivocado quanto aos sistema wifi existente. Os fabricantes fazem um monte de promessas, mas na hora H o equipamento eh iqual aos outros. Nunca irá passar 80 ou 120 mb com esse equipamento, principalmente nessa distância. Tenho mais de 800 km de link ptp e posso te dizer por experiencia propria, pq jah testei os mais diversos equipamentos. Isso q vc falou é ilusão.

  14. #34

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlance1.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	104,6 KB
ID:      	11856Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlance.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	107,2 KB
ID:      	11857Olha só amigo a visada é perfeita.
    Com esse equipamento q vc mensionou vc pode conseguir sim, pois o XR5 tem 600mw de potência, porém a antena deixa a desejar. Essas antenas pluton de 42dbi tem o mesmo rendimento de um HYPER ou OIW de 33 dbi. Eu aconselho usar o novo modelo da OIW de 34 dbi, vc conseguirá fácil. Tinha um enlance de 40km com essa pluton e tive dor de cabeça, quando tirei elas da torre estavam todas tortas e olhe q nem venta mto aqui, imagine ai nessa altura.
    Agora se vc quiser algo profissional, passando até 80mb half, vc pode usar Cannopy PTP 500, Esse é o cara para essa distância, falo pq tenho mais de 800km em enlances, já testei de tudo, e encontrei a solução nesse Motorola. Não estou dizendo q com MK vc não vai conseguir, mas a velocidade com esse XR5 não vai passar de 20mb em 20mhz e uns 40mb em 40mhz.
    Espero ter ajudado eu fiz um cálculo com LinkPlanner e veja o resultado:

  15. #35

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Eu iria de OiW /Hyper, pluton fecha, mas eh grande, arranca tela, e nao deixa de ser uma grade que vai ter perdas!

    com uma OIW/Hyper 33-34 + cabo cell-flex + Xr5 + RB800 + alinhamento perfeito deve ficar com sinal -70 ~ -74

    Questoes de Produtos ubiquiti, sou bem defensor, tenho alguns links na faixa de 40-45 km, com disco 30 dbi, nao usei ainda o disco 34 dbi, acho até que fecha o link rasoavelmente bem, mas deve ser testado bem antes, questoes de configuracoes, pois não foi facil fazer um link de 44 km passar 90 mb half, no inicio passava somente 30, mas a Ubiquiti trabalha a todo vapor.

  16. #36

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Acredito que você tenha esquecido de criar as antenas com ganho de 33dbi/34dbi e aplicá-las à simulação. Veja o anexo último post de nosso amigo hagazin (ele usou a versão full e conseguiu 83mb), a half dá exatos 50%. Qualquer coisa poste um print screen de sua simulação.

    Num enlace desse ser lembrado:
    1- Quanto menos repetidoras você tiver, menor vai se a possibilidade de panes em seu backbone e custos de construção e manutenção de infra.
    2-Soluções MikrotiK são baseadas em tecnologia indoor (B,G,A,N). Apesar de bastante competentes para links de curto/ médio alcance, para longos tem suas limitações naturais. A linha Motorola PTP é baseadas em Wimax, além de contar com mecanismos únicos de adaptação à possíveis interferências.
    3-Em termos de eficiência espectral, cada enlace ocupa somente 15mhz, contra 20mhz/40mhz, das soluções A/N. Ou seja, ocupará menos do valioso espectro, permitindo a alocação de enlaces mesmo em ambientes com restrita disponibilidade de espectro.

    Abraços,

    Maurílio

  17. #37

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Talvez você tenha esquecido de configurar o ganho das antenas. Veja o anexo do post acima.

  18. #38

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Boa Noite Amigos Forumeiros, sou novo nessa area de enlaces de maior distância então venho pedir a ajuda dos amigos mais experientes.
    Preciso fechar um enlace entre 2 pontos A e B de aproximadamente 57km e passar de 20 a 30Mb nele.
    Ponto A 27º 29'15.77 "S 53º 11'08.46 "O Torre de 40Mt e Ponto B 27º 30'05.13 "S 52º 36'41.52 "O. Torre de 25Mt. Os equipamentos que tenho disponiveis são Rocket M5 Com Dish 34db ubiquiti.
    Preciso trazer um link da Unotel por isso preciso desse Pto a Pto.
    Aguardo ajuda de voces! Desde ja agradeço a todos.

  19. #39

    Padrão Re: Enlace de 98km com visada, fecha?

    Citação Postado originalmente por CASSIANO Ver Post
    Boa Noite Amigos Forumeiros, sou novo nessa area de enlaces de maior distância então venho pedir a ajuda dos amigos mais experientes.
    Preciso fechar um enlace entre 2 pontos A e B de aproximadamente 57km e passar de 20 a 30Mb nele.
    Ponto A 27º 29'15.77 "S 53º 11'08.46 "O Torre de 40Mt e Ponto B 27º 30'05.13 "S 52º 36'41.52 "O. Torre de 25Mt. Os equipamentos que tenho disponiveis são Rocket M5 Com Dish 34db ubiquiti.
    Preciso trazer um link da Unotel por isso preciso desse Pto a Pto.
    Aguardo ajuda de voces! Desde ja agradeço a todos.
    Olá Amigo pelo software LigoWave sua zona de fresnel esta totalmente obstruída, sem visada... não fecharia...