+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Dedicado

    Ola de novo, e obrigado aos que ja me responderam em outros postes.

    agora eu queria saber exatamente como funciona um link dedicado, queria saber tudo. tipo tenho speedy 2mb e guanta 20 clientes com controle de bando em mikrotik, porem 2mb / 8 = 240kbps, se tiver 7 clientes baixando a 35kbps ao mesmo tempo ja lota o link, dair penso se um link dedicado custa tao caro, eu entendo que: um link de 512 dedicado vai suportar 20,30,40... clientes baixando ao mesmo tempo a 512/8 = 64kbps, por favor quem manjr bem me explique ai.
    Última edição por Magal; 23-05-2010 às 14:25. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão Re: LINK DEDICADO

    Amigo a diferença do link dedicado para o adsl, é a garantia de banda. O adsl a garantia de banda é 10% o que chegar é lucro seu. Já o link dedicado é 100% de garantia de banda faça sol ou faça chuva. A respeito dos cliente como você falou se o perfil dos seus cliente for desse jeito concerteza vai lotar o link. Mais tem varias opções de contorna isso, loadbalance, ou um servidor proxy, se quiser se informa melhor sobre o proxy procure o Minelli.

  3. #3

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    ... clientes baixando ao mesmo tempo a 512/8 = 64kbps, por favor quem manjr bem me explique ai.
    Complementando:

    Além de controle de banda, proxy, poderá usar as mesmas armas das Teles com ADSL, que são, banda garantida de 10% e limite de conexões simultâneas.

    Poderá também por esse tipo de controle mais inteligente, como por exemplo limitar uma certa banda somente para a soma dos downloads dos clientes (que é o grande vilão).

    Só não me pergunte como, mas pode pesquisar no forum que já teve gente detalhando os procedimentos.

  4. #4

    Padrão Re: Link Dedicado

    se a diferencia é so a garantia de 100% no link, eu acho um absurdo de preço lol, sendo que serar dividida como um adsl (speedy) comum, eu achava que se compra 512k, chegaria 512k em todos os clientes independente do numero de clientes, vi nego falando ate aq mesmo no forum que tem link de 512 com mais de 100 clientes como isso? so se ele manda 64k pros clientes, dair o clientes nem mesmo pode ver um video, por eu fiz testes e mais testes e o unico perfil que pode-se ver video do youtube na boa sem travar é mandando 350k pro clientes, com 300k ainda da umas travadas e com 256k nem roda. alguem pode esclarecer melhor esse macete??

  5. #5

    Padrão Re: Link Dedicado

    Amigo a diferença seria a qualidade, banda garantida, e você pode comercializar. Ja o adsl é produto final e não pode ser comercializado, mesmo sendo o empresarial.

  6. #6

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    se a diferencia é so a garantia de 100% no link, eu acho um absurdo de preço lol, ... o unico perfil que pode-se ver video do youtube na boa sem travar é mandando 350k pro clientes, com 300k ainda da umas travadas e com 256k nem roda. alguém pode esclarecer melhor esse macete??
    Demas,

    O custo é realmente absurdo.

    Quanto a banda necessária para o Youtube, por exemplo, a ciência é que não se prepara uma estrutura para que todos acessem video ao mesmo tempo.

  7. #7

    Padrão Re: Link Dedicado

    Quanto a banda necessária para o Youtube, por exemplo, a ciência é que não se prepara uma estrutura para que todos acessem video ao mesmo tempo?? não entendi oq vc quis dizer.

  8. #8

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    Quanto a banda necessária para o Youtube, por exemplo, a ciência é que não se prepara uma estrutura para que todos acessem video ao mesmo tempo?? não entendi oq vc quis dizer.
    Desculpe, não fui claro.

    Você não monta um provedor para repartir um link full. Se assim fosse, você comparava um link 1024 e teria no máximo 4 clientes a 256.

    Por esse motivo você prepara seu provedor para gerenciar de forma eficiente o link, permitindo o máximo em número de clientes mantendo a qualidade. É uma equação.

    Quando você monta essa gerência, você não conta que todos os seus clientes vão ver vídeos ao mesmo tempo, ou mesmo fazer download ao mesmo tempo, senão você estará apenas repartindo seu link pela quantidade de usuários. Não vale a pena.

    A grande equação é poder "dividir" esse link entre seus usuários a partir de um uso racional e com perfis de usuários distintos. Fazendo regras que não permitam que, numa situação hipotética, de todos fazerem download ao mesmo tempo não inviabilize seu negócio.

    Eu tenho um exemplo na Lan House que dou suporte. Um link velox 1 Mega para 7 máquinas, sem qualquer controle bastava apenas um usuário entrar no Youtube para os demais reclamarem de lentidão. Bastou colocar o Mikrotik na rede com controle de banda, sendo down de 128 para cada máquina com máximo de 300. Assim, na ociosidade, o usuário tem down de 300, se estiver cheia não passa de 128. Problema resolvido.

    Não sei se estou sendo claro, mas nas ferramentas disponíveis para os provedores, como o exemplo do Mikrotik, tem muitas formas de gerênciar o uso da rede e equacionar os gargalos, tirando o máximo proveito de seu link full.

    Ufa!

    Espero que ajude... :-)

  9. #9

    Padrão Re: Link Dedicado

    lfaria, excelente texto, gostei muito. Uma da missão de pequenos provedores, é fazer um bom controle e ter um bom link dedicado que ja diminui bastante nossos problemas. Fora o proxy que da aquela economica no nosso link.

  10. #10

    Padrão Re: Link Dedicado

    Realmente um bom servidor (ex. Mikrotik) já irá ajudar vc administrar seu link dedicado full....vou dar um exemplo: atendo uma localidade com 5 megas full com pouco mais de 300 usuarios e olha, ô povinho viciado, esse link estava dando tranquilo mas como agora como fui obrigado melhorar a velocidade com ferramentas como "burst limit" do MK por razões já relatadas em outro post e já estou pensando em mais soluções como "thunder cache" em ultimo caso irei pedir ampliação para não prejudicar a performance do meu serviço. Espero ter ajudado.

  11. #11

    Padrão Re: Link Dedicado

    eu to querendo tambem minha lan no mikrotik, mas em testes que realizei, as maquinas se desconectam do servidor com um tempo, basta um usuario deslogar que a maquina some do server, e sobre limitar down de 128k com maximo de 300 onde e como seria isso?

  12. #12

    Padrão Re: Link Dedicado

    na função queue...

  13. #13

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    eu to querendo tambem minha lan no mikrotik, mas em testes que realizei, as maquinas se desconectam do servidor com um tempo, basta um usuario deslogar que a maquina some do server, e sobre limitar down de 128k com maximo de 300 onde e como seria isso?
    Queues - Simple Queues.

    Isso pode mudar um pouco dependendo da versão do Mk, mas procure por "Limit At" e "Max limit". Acho que aqui no forum ou no wiki tem alguns exemplos faça uma pesquisa que encontra.

  14. #14

    Padrão Re: Link Dedicado

    oh amigo se fosse assim seria o ceu dos provedores e falencia das teles

  15. #15

    Padrão Re: Link Dedicado

    Tem um link dedicado no mercado livre por 1000,00 reias anual, com taxa de 490,00 de adesão. Alguem já contratou esse serviço?