+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Pessoal estou com o seguinte problema:

    Estou fechando a instalação de uma central de portaria em um condominio para 240 casas, mas como é muito grande o valor da fiação é 80% do valor total do projeto(postes, DG e cabeamento), para diminuir os custos estou pensando em utilizar Voip para esta solução, mas estou com as seguintes duvidas:

    1. Quero utilizar Voip Wireless com diversos AP para cobrir toda a area do condominio, mas quais equipamentos voip utilizar;
    2. PABX IP pode ser utilizado nesta situação;
    3. Quais os equipamentos mais indicado para este problema;
    4. Como seria a comunicação entre as casas e a portaria e entre as outras casas utilizando voip, tem q ter alguma central Voip para fazer esta interligação ou apenas os aparelhos conectados na rede wireless possibilita.

    Obrigado pela atenção, espero que alguem possa me ajudar.
    Um abraço.
    Última edição por Thiagoteleradio; 24-05-2010 às 17:27. Razão: erro gramatical

  2. #2

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Bom dia amigo...

    Isso também me interessa. Vou acompanhar seu tópica e, se descobrir algo, posto aqui também.

  3. #3

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    cara , da uma olhada no site da intelbras eles estavam pra lançar um produto que fazia exatamente isso que vc quer .

  4. #4

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    A principio voce teria que ter um servidor IPBX, TrixBox, Disc-OS ou outros.
    e nele criar ramal para cada casa por exemplo. Também seria necessario a instalação de um ATA nas casas para ligar os aparelhos telefonicos e transformalos em interfones.

    Só o meio fisico teria que ver a melhor forma de se fazer.

  5. #5

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    já ouviram falar no programaasterisk VOIP

  6. #6

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    [IMG]file:///C:/DOCUME%7E1/ADMCON%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.png[/IMG]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sample_physical_setup.gif
Visualizações:	633
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	11763

  7. #7

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    amigo projeto inviavel so de ata vc vai gastar mais de 30.000 reais fora servidor, aps, swiths e cabos de rede.

  8. #8

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Interessante vou acompanhar esse tópico.

  9. #9

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Pessoal estou trabalhando para resolver este problema, estou testando alguns equipamentos:

    1. PABX IP baseado em hardware da Digistar;
    2. PABX IP baseado em software - Disc-OS;
    3. Nos clientes ATA, Gateway e Telephone IP.

    Em relação ao custo no meu caso é viavel, pois teria que gastar em torno de R$ 80.000,00 com instalação de cabeamento, DG, caixa de distribuição e postes. Utilizando uma rede wireless terei uma economia consideravel.

    Assim que tiver os resultados posto por aqui.

    Um abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    boa noite amigo eu sou de goiania go tenho pesquisado nesta area e acho bem viavel o funcionamento ja pensei no asterisk e os atas e pode c sem fio e com fio.
    Eu acho que deveria ser feito uma comunidade para desenvolvimento,tenho uma comunidade nor orcut para portoes eletronicos e interfones o usuario [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    amigo olha este link www.conduvox.com.br eles tem um interfone ip

  12. #12

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Citação Postado originalmente por eteligo Ver Post
    amigo olha este link www.conduvox.com.br eles tem um interfone ip
    Bacana os produtos do site.....ja comprou algo nesta empresa?

  13. #13

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Nao um amigo meu compro uma central analogica e dice ser melor que a CP48 maxcom Intelbras . Vc esta em qual cidade?
    Última edição por eteligo; 06-09-2010 às 12:11.

  14. #14

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Boa tarde pessoal,

    Vi aqui este topico e gostaria de poder contribuir um com um pouco de conhecimento de causa nesse problema. Sei que é complicado encontrar as melhores soluções, digo isso pois quando começei em T.I nao tinhamos esse tipo de coleguismo e foruns para nos ajudar.
    Nao quero ter razão com as respostas que coloquei, apenas cito algumas experiencias próprias e que no final tiveram razoavel sucesso.
    Inicialmente eu descartaria centrais tipo digistar e outras a menos que voce tenha uma de reserva. Já imaginou seus 240 clientes ficarem esperando 15 dias para solucionar um problema tecnico na central, ou 3 dias caso a empresa te ofereça uma central sobressalente? Com uma solução baseada em PC queimou um componente qualquer e em questao de horas a gente compra outro e resolve o problema.

    Para mim não ha nada melhor que um pc de ótima configuração rodando asterisk como gateway caso voce tenha uma terminação no proprio condominio tipo E1.

    Caso não tenha essa terminação E1 no local, sugiro o Asterisk ou uma solução Sip Proxy para fazer o roteamento das chamadas para alguma operadora VOIP e o roteamento das chamadas entre os ramais da rede interna.

    Minha idéia inicial para estabelecer uma linha de trabalho seria.
    Um pc de otima configuração somente para o servidor VOIP;
    Um PC/AP de ótima configuração as funções de firewall, controle de banda, priorização de pacotes, administração de usuarios, redundancia de link, etc.etc.etc... minha opçao por um PC que faça as vezes de AP segue por conta da maior capacidade de processamento e das vantagens em relação a manutenção.Háááá, nao precisa exagerar em antenas de alto ganho e alta potencia nos radios.

    Se o condominio for segmentado em blocos e em uma área nao muito extensa como muitos que pegamos aqui e tiver um consumo mediano de internet e VOIP, sugiro um AP tipo os G220 da Zinwell que eu ja estou acostumado a usar e são baratos (caso o uso seja massivo o G220 nao aguenta e trava), ou outro a seu gosto para cada bloco de em media 16 apartamentos, melhor se houver cabeamento em cada bloco, se tiver é só descer pela infra estrutura de rede e distribuir para os atas, pcs clientes e tals.

    Se forem casas numa área muito extensa complica pois os clientes vão precisar de APS em pontos localizados estrategicamente distribuidos no condominio num tipo de roaming interno pois com certeza além dos pcs fixos nas casas vão utilizar notes, celulares conectados na rede para uso do voip, telefones wireless ip e vão precisar de mobilidade. Sucesso nisso só será conseguido com muita medição de sinal em todos os pontos do condominio e depois de pronto com certeza haverão áreas de sombra do sinal, e locais em que sera necessario melhorar o trabalho com mais medição de sinal e testes de performance.

    Aqui nao usamos muita potencia do sinal mesmo em condominios com areas extensas para falar em voip wireless , optamos por menos potencia de sinal e uma area bem coberta por retransmissoras.

    Espero ter contribuido um pouco com os colegas.
    Qualquer coisa estamos por aqui a disposição em algum Help!
    Abraço, e que Deus os abençoe a todos!

    Mark

  15. #15
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Bom dia!

    Cara, otima essa abordagem do usuario Planvox!
    Parabéns por essa postura colaborativa, realmente muito esclarecedor seu ponto de vista. Pena que nao pode informar mais detalhadamente sobre configurações e mais detalhes a respeito de implantar um projeto nessa sua ótica. Mas ja ajudou bastante pois tenho um caso semelhante que nao sabia como comecar a implementar.
    Valew pessoal!

  16. #16

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Boa tarde amigo, vc poderia usar uma central active da Leucotron, que possui ramal ip e nas casas você usario o Telefone pleno da intelbras com Voip ja..se eu nao me engano chama TIP 100.

  17. #17

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Thiago, acho perfeitamente viável sua idéia, porém eu não usaria um sistema wireless. Se você quer mesmo reduzir custos, faria eu, uma rede estruturada cobrindo todo o condominio (um projeto decente). Gastaria menos com cabos do que com APs e outras tralhas e com a vantagem de você ter uma capacidade de gerenciamento e administração melhor. Ou seja, você teria todo o sistema na mão...

    Outra vantagem seria a de poder agregar serviços à rede como por exemplo:
    Internet;
    Telefonia convencional pelos cabeamento
    Telefonia IP
    CFTV e monitoramento e outros,

    Os cabos passando pelas ruas, você pode montar cameras de vigilancia em pontos estratégicos...
    Com wireless você pode fazer tudo isso também porém sua dor de cabeça e custos com manutenção vão te deixar careca em pouco tempo, pois demandaria uma solução corporativa de alto desempenho para suportar o trafego de dados, e isso não sairia barato.

    Com cabeamento estruturado, eu colocaria duas terminações em cada residência, em uma colocaria um telefone IP barato direcionando para um servidor asterisk ou outra de sua preferencia. A outra ficaria de reserva para oferecer outros serviços aos condominos e ganhar algum dindim.

    Com toda certeza fica mais barato fazer uma boa rede cabeada.
    Espero ter ajudado.

  18. #18

    Padrão Re: Voip Wireless para substitiuir central de portaria 240?

    Tiago,


    Esse seu projeto foi bem sucedido ?? estou querendo fazer o mesmo aqui no condomínio onde moro tem umas 200 casas.