+ Responder ao Tópico

1. Amigo,

A mudança de uma rede bridge pra roteada é relativamente simples. Trabalhosa, mas simples. O mais importante é você criar a estrutura antecipadamente no papel. Feito isso você começa a implementar a nova estrutura ip e adicione as rotas de forma estática. Depois que tiver tudo funcionando você vai removendo as bridges e por fim implementa o OSPF. Quando o OSPF estiver rodando você confere as rotas anunciadas e remove aos poucos as rotas estáticas, ok?

Abs.

2. bom eu criei o OSPF e retirei a bridge e os clientes pppoe estao autenticando ok.
    mais uma coisa que eu não consegui é que eu uso aqui o mk-auth com servidor radius e eu não consigo mais acessar a interfa web dos clientes conectados aos outros routers.
    existe como eu indicar uma rota estatica ou algo assim para que eu possa acessas esse ip estando conectado em outro router?

3. Sim, sem problema. Você pode ir criando as rotas estáticas. Porém pelo que entendi, o problema deve ser alguma coisa relacionada ao mk-auth. Entra em contato com o pessoal do suporte que eles vão te ajudar melhor, ok?

Abs.

4. bom eu criei a rota estatica para o ip do mk-auth e esta funcionando ok.
    agora é só ir ajustando a rede, mas ja deu para perceber a diferença principalmente no clientes que estavam mais distantes do concentrador.

agora o que eu configurei foi o basico como voce mesmo falou, voce tem algum material para estudo mais claro para entrar afundo nas configurações do OSPF, pois o que eu achei fou muito superficial ou muito tecnico como é o caso do wiki do mikrotik e eu não consegui compreender praticamente nada lá.
    o seu material foi o que eu consegui entender melhor até hoje e consegui colocar em pratica e migrar a minha rede que estava toda em bridge para roteada em pouco tempo, até então eu só lia e não entendia absolutamente nada.

se possivel se voce pudesse informar o que voce considera importante configurar e ajustar para melhorar o performance do roteamento para facilitar a pesquisa, ou algum exemplo como voce colocou acima.

por enquanto a minha rede é pequena mas eu estarei fexando uma sociedade esse mes e nos pretendemos espandir os POPs que hoje sao 4 para 14 e eu acredito que isso vai ser essencial para a rede que eu pretendo montar, toda com redundancia e sem pontos unicos de falha.

5. Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Sim, sem problema. Você pode ir criando as rotas estáticas. Porém pelo que entendi, o problema deve ser alguma coisa relacionada ao mk-auth. Entra em contato com o pessoal do suporte que eles vão te ajudar melhor, ok?

Abs.
    bom eu consegui colocar pra funcionar uma parte. mas a outra parte não tem geito de configurar.

o meu cenario é o seguinte

eu tenho um servidor Mk-Auth com radius ligado em um servidor Mikrotik que recebe o link de internet e é interligada a uma RB600A por um cabo de rede com dois paineis setoriais e um nano M5 que faz ptp para outro pop.
    no servidor e na RB600 esta tudo ok OSPF rodando 100% com os clientes se conectando na rb e puxando os logins pelo radius.
    agora nesse segundo pop eu tenho um nano M5 para receber o link e uma RB433 com uma interface para os clientes e um wds para otro pop e um cabo de rede que desde para um cliente neste predio.
    ai que começa o problema quando este pop esta funcionando o quarto pop que esta ligado por wds nao funciona e quando o quarto pop funciona este é que não funciona.

eu ja revisei todas as configurações de instance, network e area e estao iguais em todos os pops mudando apenas os router id.
    e no quinto pop eu percebi que em neighbors ai instance do outro pop esta como unknouw, mas no pop esta como backbone como os outros.
    voce tem ideia do que pode estar causando isso?

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 07-09-2008, 22:12
  2. Respostas: 9
    Último Post: 28-06-2008, 17:23
  3. salvar cojnfigurações no Winbox mk 3.0
    Por EDUipiranga no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 16-06-2008, 07:27
  4. Esconder IP do Serv no Winbox
    Por doidopombal no fórum Redes
    Respostas: 12