+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wireless Roaming

    Galera,

    estou precisando montar uma estrutura dentro de um galpão com cerca de 1000 m2 cheio de estantes metálicas. Minha ideia é que os clientes consigam fazer roaming com downtime = 0, ou seja, ele não pode cair a conexão e voltar novamente.

    Seguinte: pesquisei aqui no forum e alguns falam que todos os equipamentos fazem roaming, outros dizem que não e outros já falam que necessita utilizar o IAPP.

    Minha dúvida é a seguinte: levando em consideração que não existem interferências externas, se eu colocar 4 AP trabalhando somente em modo AP, todos com mesmo ssid e canais separados os clientes conseguem fazer o roaming sem perder conexão ??

    Alguém de fato já fez isso ?? qual ap utilizou e qual o modo que ele ficou trabalhando ??

    Obrigado pessoal

  2. #2

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Amigo o que seria esse roaming, seria tipo quando acabar um cobertura pelo ap1 ele se conecta automaticamente no ap2 sem cair conexão, ser for isso e acho que cai sim a conexão mesmo sendo sssid igual.

  3. #3

    Padrão Re: Wireless Roaming

    pois é, eu acabei de testar aqui e a conexão cai sim. Mesmo com o ssid igual, canais diferentes e os radios interligados via cabo. Achei em algum fórum que o radio tem que trabalhar com um protocolo IAPP, porém queria saber se alguém já utilizou nesete modo.

  4. #4

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Não amigo, eu nunca utilizei nesse modo não, faz um teste e faz um feedback aqui para gente. t+

  5. #5

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Citação Postado originalmente por amedeirosjr Ver Post
    Galera,

    estou precisando montar uma estrutura dentro de um galpão com cerca de 1000 m2 cheio de estantes metálicas. Minha ideia é que os clientes consigam fazer roaming com downtime = 0, ou seja, ele não pode cair a conexão e voltar novamente.

    Seguinte: pesquisei aqui no forum e alguns falam que todos os equipamentos fazem roaming, outros dizem que não e outros já falam que necessita utilizar o IAPP.

    Minha dúvida é a seguinte: levando em consideração que não existem interferências externas, se eu colocar 4 AP trabalhando somente em modo AP, todos com mesmo ssid e canais separados os clientes conseguem fazer o roaming sem perder conexão ??

    Alguém de fato já fez isso ?? qual ap utilizou e qual o modo que ele ficou trabalhando ??

    Obrigado pessoal

    Amigo! Eu tinha um caso parecido com o seu so que era VOIP em cima da wireless, com dois access point modo AP no mesmo SSID e canal diferente. Quando eu mudava de uma area para outra ele conectava automaticamente em outro AP com sinal mais forte so que acabava derrubando a conexao devido ao delay da mudança de uma celula para outra. A solução foi habilitar o IAP cujo objetivo é garantir a a interoperabilidade entre fabricantes fornecendo suporte a roaming através das células diferentes e o Intervalo Beacon passando para opção mais baixa 20 onde diminui o sincronismo enviado periodicamente pelo ponto de acesso. Se seu ambiente não tem interferencia pode diminuir o Intervalo Beacon no minimo. So que a grande desvantagem disto vai ser o consumo maior de bateria nos notebook onde faz com que as placas wireless acordar mais cedo periodicamente, para verificar se o ponto de acesso tem dados a transmitir. Faça um teste, pois para mim resolveu o problema no VOIP.

  6. #6

    Padrão Será que uma Rede Mesh não resolviria!!!

    Da uma pesquisada sobre rede Mesh.


    HowStuffWorks - Como funcionam as redes mesh sem fios

    Brito

  7. #7

    Padrão Re: Wireless Roaming

    cara, minha dúvida era essa, se alguém já tinha utilizado habilitando o IAP, pois so vejo o pessoal falando em mesh, mas não é o meu caso, além do mais o mesh ainda está em fase de aperfeicoamento, mas vou testas sim, muito obrigado pela resposta.

    forte abraço

  8. #8

    Padrão Re: Será que uma Rede Mesh não resolviria!!!

    po brito, eu já li sobre mesh porém não se aplica ao meu caso, pois nele todos os hosts servem como "roteador" na rede e não quero isso. Mas, valeu pela ajuda

    abraço!!

  9. #9

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Olá Jroge,

    obrigado pela ajuda cara. Na realidade ainda estou montando o projeto para o cliente, mas pretendo utilizar WPA + radius.

  10. #10

    Padrão Re: Wireless Roaming

    eu acho que pelo que ele falou, os teste foi sem criptografia.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Faça o seguinte, teste com a criptografia desligada.

  11. #11

    Smile Re: Wireless Roaming

    Olá amigo, eu sou novo por aqui e já tive essa experiência, meu escopo era:
    uma grande área industrial, 20 APs (APROUTER WR254) e 24 telefones IP (Linksys Wip330) da Linksys e uma central telefonica da leucotron como sip server e a necessidade de mobilildade total na área. o que eu fiz foi o seguinte montei 5 células WDS (com 4 APs cada) sendo com o mesmo SSID, a mesma chave cripotográfica, spannig tree acionado e o protocolo IAPP acionado.
    Resultado: os telefones se conectavam na rede funcionavam perfeitamente mas não funcionava o roaming entre as antenas, o equipamento conectava e só mudava de antena quando o sinal ficava muito baixo só aí é mudava de antena na mesma célula wds ou em outra célula, na época não dispunha da tecnologia do padrão 802.11r, resumindo não deu muito certo ou seja funcionou mas sem a mobilidade agora com o novo padrão pode ser que funcione, em abril eu estive na conferência da ubiquiti e lá foi comentado acerca do fast roamnig e o mike informou que no final do ano estariam lançando essa funcionalidade, não sei se apenas atualização de firmware ou novos equipamentos, no seu caso se apenas dados acho que vc não terá problemas, espero que tenha ajudado qualquer dúvida estou a disposição, boa sorte!

  12. #12

    Padrão Re: Wireless Roaming

    pois é cara, minha duvida era essa, se alguem ja tinha colocado em pratica. Pelo visto voce ja fez e nao deu certo né. Mas, muito obrigado pela resposta, ja tirou um grande peso da minha cabeça.

    abração

  13. #13

    Post Re: Wireless Roaming

    ola amigo tem como fazer sim, esse tudo esta em ingles no formato pdf da mikrotik ensina e da inlustrações por exemplo da propria autenticação saindo de um suposto ap 1 e entrando no ap 2
    sem queda do sinal ok
    http://www.mikrotik.com/download/MUM-ULDIS-Mesh1.pdf
    não esquece de agradecer ok e posta teus testes aqui partilhar o pão ok te mais....boa sorte

  14. #14

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Olá galera, o tópico é um pouco antigo mas o assunto ainda é atual e sem muitos materiais a respeito.
    É o seguinte, testei aqui o recurso IAPP no AP-Router 9.3, hardware ENGENIUS ESR-1221 EXT, operando como AP+WDS.

    Segue escopo:

    AP 1:
    - Modo de operação: Gateway (internet ligada via cabo, DHCP server, AP+WDS, canal "auto", SSID "teste")
    - IP LAN: 192.168.2.100 (DHCP 150 ao 200).

    AP 2:
    - Modo de operação: Bridge (AP+WDS, canal "auto", SSID "teste").
    - IP LAN: 192.168.2.101


    Teste feito com celular Sony Ericson utlizando ligações SIP (G.729) e também chamadas de VOZ e VIDEO do Skype.
    Os APs foram instalados em andares diferentes, e testes feitos em trânsito sem queda de ligação, apenas uma pequena oscilação da video-chamada na hora na troca.

    Só tem um problema, quando o AP 2 está conectado (operando) não se tem acesso a ele. Via wireless ou memo conectando um cabo direto, nem ping responde (192.168.2.101), somente o AP 1.

    O funcionamento é normal, porém prejudica o monitoramento, imaginando uma quantidade maior de APs.

    Alguem sabe me dizer o porque???


    Obrigado...

  15. #15
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Wireless Roaming

    Gostaria de reabrir esse discussão, estou com o projeto aqui parecido...tem um cliente que tem um hotel aqui e ele que colocar 4 roteadores lá, más não quer gastar, então vou ter que colocar esses roteadores simples, será que o roteador tp-link tem essa função IAP? Uma outra coisa que tá pegando aqui é para ligar os roteadores, tem alguns pontos que não tem energia