+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vantagens no uso do Freeradius

    Bom tarde pessoal,

    Eu aqui sempre quero deixa o provedor atualizado e manter sempre a qualidade do serviço, eu tenho lido bastante sobre freeradius. Queria opnião do pessoal que usa me mostrando as vantagens e desvantagens do uso dele. Pois hoje eu controle tudo pelo mikrotik, sem nenhum intermediario. Se o freeradius traria algum desempenho aos clientes, velocidade ou algo do tipo, pois nunca rodei o freeradius em rede externa somente em bancada.
    Última edição por Magal; 31-05-2010 às 13:07. Razão: Correção do título

  2. #2
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    topico interessante ser discutido, pois eu também não uso mais estava lendo a respeito e estava interessado em colocar

  3. #3

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Também concordo com essa discussão, mas já que vocês estão lendo que tal começarem a postar as suas idéias, conclusões que vcs tem até o momento?

  4. #4

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Então amigo, eu estava lendo sobre e umas das vantagens que vi seria a base de dados reservada localmente em mysql, que é o banco de dados usado pelo freeradius. E toda a questão de autenticação, verificação de senha acontece dentro no freeradius e não no mikrotik. Eu acho que nessa parte e agente economica um pouco de processamento e memoria.

  5. #5

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Como falei em outro post, a base de logins fica centralizada. Nunca usei logins no mikrotik, mas se um cliente muda de pop acredito que tenha que remover daquele pop e cadastrar em outro. Já com a auntenticação no radius não precisa.

    Pelo radius é possível fazer controle de MAC e WPA2 por cliente. Não sei se vocês usam PPPoE ou HotSpot, aqui uso PPPoE, todos os logins estão cadastrados no radius, aqui defino que o login do cliente só pode autenticar se veio o pedido de autenticação do equipamento dele (mac), defino a velocidade dos planos pelo radius.

    Outra vantagem (não sei como funciona no Mikrotik) é que pelo radius fica salvo o extrato de conexão do cliente. É fácil desenvolver um programa pra cadastrar os logins do cliente e também tirar um extrato de conexão.

    Essas são algumas vantagens que vejo.

  6. #6

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Amigo, entendi e como usa o freeradius ? Você desenvolveu alguma tela ou usa o dial -up admin. ?

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Como falei em outro post, a base de logins fica centralizada. Nunca usei logins no mikrotik, mas se um cliente muda de pop acredito que tenha que remover daquele pop e cadastrar em outro. Já com a auntenticação no radius não precisa.

    Pelo radius é possível fazer controle de MAC e WPA2 por cliente. Não sei se vocês usam PPPoE ou HotSpot, aqui uso PPPoE, todos os logins estão cadastrados no radius, aqui defino que o login do cliente só pode autenticar se veio o pedido de autenticação do equipamento dele (mac), defino a velocidade dos planos pelo radius.

    Outra vantagem (não sei como funciona no Mikrotik) é que pelo radius fica salvo o extrato de conexão do cliente. É fácil desenvolver um programa pra cadastrar os logins do cliente e também tirar um extrato de conexão.

    Essas são algumas vantagens que vejo.

  7. #7

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Cara, aqui nós usamos um sistema proprietário que já está integrado com o Mikrotik e Freeradius. Tem um monte de sistemas no mercado que fazem isso, posso citar:

    Vigo - http://www.vigo.com.br
    IspIntegrator - ELITE Soft
    ISP-Safe - ISP-Safe | Get ISP-Safe at SourceForge.net (esse lembro que foi apresentado no MUM Rio 2009)

    Esses são alguns que lembro, teve outro que o pessoal estava participando do MUM Rio 2009, distribuindo camisetas e brindes, infelizmente não estou conseguindo lembrar o nome, mas me pareceu muito bom.

  8. #8

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Obrigado amigo, vou esta estudando eu manjo um pouco de umas linguagens vo montar um para min, e testar como sera a estabilidade dele antes de implantar. obrigado !


    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Cara, aqui nós usamos um sistema proprietário que já está integrado com o Mikrotik e Freeradius. Tem um monte de sistemas no mercado que fazem isso, posso citar:

    Vigo - http://www.vigo.com.br
    IspIntegrator - ELITE Soft
    ISP-Safe - ISP-Safe | Get ISP-Safe at SourceForge.net (esse lembro que foi apresentado no MUM Rio 2009)

    Esses são alguns que lembro, teve outro que o pessoal estava participando do MUM Rio 2009, distribuindo camisetas e brindes, infelizmente não estou conseguindo lembrar o nome, mas me pareceu muito bom.

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Cara, aqui nós usamos um sistema proprietário que já está integrado com o Mikrotik e Freeradius. Tem um monte de sistemas no mercado que fazem isso, posso citar:

    Vigo - http://www.vigo.com.br
    IspIntegrator - ELITE Soft
    ISP-Safe - ISP-Safe | Get ISP-Safe at SourceForge.net (esse lembro que foi apresentado no MUM Rio 2009)

    Esses são alguns que lembro, teve outro que o pessoal estava participando do MUM Rio 2009, distribuindo camisetas e brindes, infelizmente não estou conseguindo lembrar o nome, mas me pareceu muito bom.
    3? eu ja encontrei 25, empresa diferente que tem programa para provedores

  10. #10

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Então amigo, eu estava lendo sobre e umas das vantagens que vi seria a base de dados reservada localmente em mysql, que é o banco de dados usado pelo freeradius. E toda a questão de autenticação, verificação de senha acontece dentro no freeradius e não no mikrotik. Eu acho que nessa parte e agente economica um pouco de processamento e memoria.
    Nao necessariamente o mysql é o "banco de dados" do freeradius. O freeradius pode usar varios tipos de backend. Pode-se usar SGBDs ou até mesmo o shadow do linux para autenticar. Que eu me lembre, os bancos que sao suportados no freeradius sao: mysql,postgresql,oracle e sql server. Existe uns modulos experimentais, tal como perl e python.

    Saudações,

  11. #11

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Eu sei Genis, tem muitos aqui no under e varios outros. Eu so conheço um open source que seria o sagu-pro, você tem conhecimento de algum outro ?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    3? eu ja encontrei 25, empresa diferente que tem programa para provedores

  12. #12

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Muito obrigado pela sua colaboração, sinceramente eu não sabia do sql server, pensei que somente seria o mysql e postgresql. Fico muito grato por essa informação.

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Nao necessariamente o mysql é o "banco de dados" do freeradius. O freeradius pode usar varios tipos de backend. Pode-se usar SGBDs ou até mesmo o shadow do linux para autenticar. Que eu me lembre, os bancos que sao suportados no freeradius sao: mysql,postgresql,oracle e sql server. Existe uns modulos experimentais, tal como perl e python.

    Saudações,

  13. #13

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Alguém sabe aonde baixo o ISP-Safe? parece que tiraram do sourceforge, não consegui baixar nem por svn...

  14. #14

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    3? eu ja encontrei 25, empresa diferente que tem programa para provedores
    Então porque não posta aí os que você encontrou.

    Esses 3 que postei são os que eu conheço e sei + ou - como funciona, os 2 primeiros tem que pagar pra instalar e mais a mensalidade.

    O outro que não conseguia lembrar e que o pessoal estava presente no MUM Rio 2009 se não me engano é o ISP Mikrotik - Networks Live

    Tem também o MyAuth e se procurar no Google aparece um monte, é só procurar. Agora já entrei em muito site de empresas que olhando a descrição o sistema era a solução de todos os problemas, mas aí vai procurar referencias e não encontra nada de bom.

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Então porque não posta aí os que você encontrou.

    Esses 3 que postei são os que eu conheço e sei + ou - como funciona, os 2 primeiros tem que pagar pra instalar e mais a mensalidade.

    O outro que não conseguia lembrar e que o pessoal estava presente no MUM Rio 2009 se não me engano é o ISP Mikrotik - Networks Live

    Tem também o MyAuth e se procurar no Google aparece um monte, é só procurar. Agora já entrei em muito site de empresas que olhando a descrição o sistema era a solução de todos os problemas, mas aí vai procurar referencias e não encontra nada de bom.
    segue a lista para todos que quizer fazer pesquisa e conhecer, sabendo que os proprietário de cada sistema se ofendido me avisa para que tire o seu link do mesmo, informo tambem que não estou fazendo propaganda para empresa ou desenvolvedor de softwares listados aqui, é apenas para compartilhar para que todos os que interessa conhecer os produtos de cada um, ou mesmo fazer cotação com cada um, são livres não me responsabilizo por informaçoes que receber dos seus responsavel.

    01-Vigo 7 Vigo Tecnologia
    02-Conprove ..:: PCRAM Inform
    03-Web Mikrotik WebMikrotik
    04-My-Auth TMSoft
    05-Provebuntu Networks Live
    06-Mk-Auth http://mk-auth.ning.com
    07-TopSapp TopSapp Gest
    08-Scut .:: SCUT ::.
    09-SAGU-PRO http://sagu-pro-demo.gulbf.com.br/index.php3
    10-AdminServer Sistema Admin Server.
    11-GERENET WISP Gerenet Tecnologia
    12-GMK Mayday F
    13-MyRouter MyRouter | Linux | MikroTik -
    14-sunic Intecorp Tecnologia - Web Softwares Inteligentes
    15-mksolutions ::[ MK SOLUTIONS ]::
    16-altarede AltaRede Sistemas - Sistemas para Provedores de Internet - Administra
    17-ISPIntegrator ELITE Soft
    18-mkweb .: NETWORK CONSULTORIA E SISTEMAS - 2010 - SITE BETA
    29-bemtevi BlueOne Inform
    20-Router Box RouterBox
    21-TITAN Titan Sistemas
    22-ISP ADMIN www.ispadmin.com.br/isp.php
    23-NETTION ::: N E T T I O N - Security Software :::
    24-AmplitudeNet ::AmplitudeNet Solu
    25-ISP-Safe ISP-Safe
    Última edição por Genis; 02-06-2010 às 12:04.

  16. #16
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    LINK Errado
    Última edição por Genis; 02-06-2010 às 11:58.

  17. #17

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Genis muito obrigado pela lista, alguns eu ate ja conheço.

    vlw mesmo

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    01-Vigo 7 Vigo Tecnologia
    02-Conprove ..:: PCRAM Inform
    03-Web Mikrotik WebMikrotik
    04-My-Auth TMSoft
    05-Provebuntu Networks Live
    06-Mk-Auth mk-auth.ning.com
    07-TopSapp TopSapp Gest
    08-Scut .:: SCUT ::.
    09-SAGU-PRO sagu-pro-demo.gulbf.com.br/index.php3
    10-AdminServer Sistema Admin Server.
    11-GERENET WISP Gerenet Tecnologia
    12-GMK Mayday F
    13-MyRouter MyRouter | Linux | MikroTik -
    14-sunic Intecorp Tecnologia - Web Softwares Inteligentes
    15-mksolutions ::[ MK SOLUTIONS ]::
    16-altarede AltaRede Sistemas - Sistemas para Provedores de Internet - Administra
    17-ISPIntegrator ELITE Soft
    18-mkweb .: NETWORK CONSULTORIA E SISTEMAS - 2010 - SITE BETA
    29-bemtevi BlueOne Inform
    20-Router Box RouterBox
    21-TITAN Titan Sistemas
    22-ISP ADMIN www.ispadmin.com.br/isp.php
    23-NETTION ::: N E T T I O N - Security Software :::
    24-AmplitudeNet ::AmplitudeNet Solu
    25-ISP-Safe ISP-Safe

  18. #18

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    É isso aí Genis.

    Corrigindo meu post anterior o pessoal do sistema WebMikrotik - WebMikrotik é que estava no MUM Rio 2009 distribuindo camisetas. Desculpa ao pessoal por não ter lembrado.

  19. #19
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    É isso aí Genis.

    Corrigindo meu post anterior o pessoal do sistema WebMikrotik - WebMikrotik é que estava no MUM Rio 2009 distribuindo camisetas. Desculpa ao pessoal por não ter lembrado.
    certo fica com DEUS

  20. #20

    Padrão Re: Vantagens no uso do Freeradius

    Valeu amigo, estou com projeto para montar um Provedor Wireless e essa lista pode me ajudar a definir a forma de administração dos clientes.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    segue a lista para todos que quizer fazer pesquisa e conhecer, sabendo que os proprietário de cada sistema se ofendido me avisa para que tire o seu link do mesmo, informo tambem que não estou fazendo propaganda para empresa ou desenvolvedor de softwares listados aqui, é apenas para compartilhar para que todos os que interessa conhecer os produtos de cada um, ou mesmo fazer cotação com cada um, são livres não me responsabilizo por informaçoes que receber dos seus responsavel.

    01-Vigo 7 Vigo Tecnologia
    02-Conprove ..:: PCRAM Inform
    03-Web Mikrotik WebMikrotik
    04-My-Auth TMSoft
    05-Provebuntu Networks Live
    06-Mk-Auth MK-AUTH
    07-TopSapp TopSapp Gest
    08-Scut .:: SCUT ::.
    09-SAGU-PRO SAGU-Pro - Sistema Aberto de Gest
    10-AdminServer Sistema Admin Server.
    11-GERENET WISP Gerenet Tecnologia
    12-GMK Mayday F
    13-MyRouter MyRouter | Linux | MikroTik -
    14-sunic Intecorp Tecnologia - Web Softwares Inteligentes
    15-mksolutions ::[ MK SOLUTIONS ]::
    16-altarede AltaRede Sistemas - Sistemas para Provedores de Internet - Administra
    17-ISPIntegrator ELITE Soft
    18-mkweb .: NETWORK CONSULTORIA E SISTEMAS - 2010 - SITE BETA
    29-bemtevi BlueOne Inform
    20-Router Box RouterBox
    21-TITAN Titan Sistemas
    22-ISP ADMIN www.ispadmin.com.br/isp.php
    23-NETTION ::: N E T T I O N - Security Software :::
    24-AmplitudeNet ::AmplitudeNet Solu
    25-ISP-Safe ISP-Safe
    Última edição por rasonline; 27-08-2010 às 19:06. Razão: Erros