+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Armazenamento grande, tipo 10tb

    Galera,
    blz?

    Temos um servidor de email rodando zimbra, ta rodando belezinha, porem usamos ainda pop3/smtp e queremos mudar pra imap... só que, aqui é empresa de engenharia e somos 600 usuarios e eles tem muitos anexos de desenhos e tal então fica grande as caixas...

    Gostaria de saber qual é a melhor forma de armazenar isso, colocando fora, fazendo um NFS (mas como fazer?)...

    Eu irei virtualizar o e-mail com o XenServer que suporta somente 2TB por partição e tal... se alguem puder me dar umas dicas...

    obrigadao

  2. #2

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Amigo! A sua solução e partir para um sistema de armazenamento em massa. Ou seja um Storage ligado em seu Servidor atras de placas HBAs(fibre channel) de alta velocidade de trasmissão de dados e switchs. Faça uma consultoria e um orçamento na HP.

  3. #3

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    se não tiver um storage físico, pesquise sobre iSCSI.

    mtec

  4. #4

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Citação Postado originalmente por mtec Ver Post
    se não tiver um storage físico, pesquise sobre iSCSI.

    mtec

    Amigo! iSCSI seria uma solução provisoria para pequenos volumes de armazenamento de dados. Muitos clientes que ultilizam iSCSI e somente para backup. E alem de tudo e lento que uma carrocha. Eu não recomendaria.

  5. #5

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Pow depende do tipo de implementação a ser feito. E não acho que seja tão lento assim Trabalhamos aqui com um EMC2 e realmente é um storage físico muito eficiente. Mas iSCSI (como disse dependendo da implementação), atende. É claro depende também do volume de dados!

    mtec

  6. #6

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Depende de quanto você pode gastar também, o ideal seria uma storage Fibre Channel. O iSCSI pode ter problemas de performance se tiver vários serviços e ainda os seus 600 usuários verificando e-mail logo pela manhã. Não esqueça também do Backup destes e-mails.

  7. #7
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Não se esqueçam também de prever o "restore" de um backup desse tamanho 10tb é coisa para caramba, e o restore seria uma coisa de louco.

    Não estou dizendo que não deve-se migrar para IMAP, mas leve também em conta um restore pois é para estar totalmente prevenido.

  8. #8

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    O Storage FC (Fiber Channel) tem sido a melhor alternativa para grande demanda de I/O, pois bem.

    Mas pense que recentemente foi lançado o 10GB ethernet, enquanto que a fibra gira entre 4 e 8GB. Claro que as HBAs por enquanto são bem mais baratas que a Ethernet10GB (iSCSI), mas pense que duas "plaquinhas" dessas trabalhando juntas darão 20GB..

    Tudo depende da necessidade, criticidade e budget

    Com relação à virtualização, utilizamos o OracleVM, baseado em XEN também e trabalhamos com volumes bem maiores que 2TB sem problemas. Backup para tudo isso? Haja robô, o negócio é partir para Snapshot no storage. Quem tem grana manda logo um NetApp, quem não tem vai de EMC



    dei meu pitaco

  9. #9
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Concordo com vc quanto ao FC.

    Tenho clientes com banco de 20TB e o backup só dá para ser por FC mesmo, caso contrário..........só "por sinal de fumaça" pois não há condições de fazer direto em fita.

    Citação Postado originalmente por mrpawloski Ver Post
    O Storage FC (Fiber Channel) tem sido a melhor alternativa para grande demanda de I/O, pois bem.

    Mas pense que recentemente foi lançado o 10GB ethernet, enquanto que a fibra gira entre 4 e 8GB. Claro que as HBAs por enquanto são bem mais baratas que a Ethernet10GB (iSCSI), mas pense que duas "plaquinhas" dessas trabalhando juntas darão 20GB..

    Tudo depende da necessidade, criticidade e budget

    Com relação à virtualização, utilizamos o OracleVM, baseado em XEN também e trabalhamos com volumes bem maiores que 2TB sem problemas. Backup para tudo isso? Haja robô, o negócio é partir para Snapshot no storage. Quem tem grana manda logo um NetApp, quem não tem vai de EMC



    dei meu pitaco

  10. #10

    Padrão Re: Armazenamento grande, tipo 10tb

    Você precisa armazenar os anexos no banco de dados ? Não poderia referenciar os objetos em outros storages ?