Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Genis você teria com fala qual são os canais que não se sobrepoe ?
    se não tiver aparelho que emite radiação, somente as 3 antenas, então é o canal 1, 6, 11 e o 14 em augum aparelho mais lembrando que se tiver apenas 3 painel de 120, mais caso tenha muitos concorrente juntos ai a coisa muda muito, voce vai ter que verificar qual canal tem pouco uso, e vai ter fazer em varios horario para ver se naquele momento não teve uma enchorrado de pacotes

  2. #22

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Amigo, para ver o melhor canal para sua rede tem que fazer uma analise em diferentes horarios, tem um topico aqui no forum muito bom sobre sinais da uma lida la que vai te ajudar muito.

  3. #23

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Eu uso aqui 4 painel da hyperlink, so que esta na sequencia, fundo e frete canal 11 e laterias canal 1.

    So que estou notando que tem umas gatonet com omni usando o canal1. Eu não notei muita diferença pois estou na horizontal, so o unico provedor que usa assim fugindo um pouco da poluição ai to pretendendo mudar de canal para evitar problemas.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    se não tiver aparelho que emite radiação, somente as 3 antenas, então é o canal 1, 6, 11 e o 14 em augum aparelho mais lembrando que se tiver apenas 3 painel de 120, mais caso tenha muitos concorrente juntos ai a coisa muda muito, voce vai ter que verificar qual canal tem pouco uso, e vai ter fazer em varios horario para ver se naquele momento não teve uma enchorrado de pacotes

  4. #24
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Eu uso aqui 4 painel da hyperlink, so que esta na sequencia, fundo e frete canal 11 e laterias canal 1.

    So que estou notando que tem umas gatonet com omni usando o canal1. Eu não notei muita diferença pois estou na horizontal, so o unico provedor que usa assim fugindo um pouco da poluição ai to pretendendo mudar de canal para evitar problemas.
    ´para voce ficar, sabendo como esta da uma olha no seu cartão em Freq. Usage.. para ver como esta o sinal nos canais que esta usando ou qual esta menos usado.

  5. #25

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Eu estava analisando, eu acho que 60% de todas as 55 redes encontradas todas estão no 2412, que é o canal 1 certo ?

    As outras estão entre os canais 6 e 11.

  6. #26

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    são 3 canais que não sobre-poe, isso em sua torre mais temos que ver que não por ai só, caso voce estiver concorrentes proximo isso prejudica do mesmo modo. agora se voce usar 4 painel, estaria usado apenas 2 canal porque as antenas que estão de costa uma com a outra não tem problema.
    Em relação a "porque as antenas estao de costas uma com a outra" vc tem problema sim. Veja sobre "relacao frente-costas".

    O ideal seria utilizar 3 paineis de 120º. Mas se quiserem 4 de 90º, coloquem 2 paineis na horizontal e 2 na vertical.

    Saudações,

  7. #27

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    GrayFox, que ja fez a burra de ter 4 painel de 90 na horizontal, qual seria a melhor saida sem gasta dinheiro, canais diferente estaria bom ou não ?

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Em relação a "porque as antenas estao de costas uma com a outra" vc tem problema sim. Veja sobre "relacao frente-costas".

    O ideal seria utilizar 3 paineis de 120º. Mas se quiserem 4 de 90º, coloquem 2 paineis na horizontal e 2 na vertical.

    Saudações,

  8. #28

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    O tópico ta cheio de "pitaco" mas nenhuma informação conclusiva, vamos lá isso aqui é um forum para discussão postem os porques ou postem onde conseguir tais informações

    Outra pergunta alguem conhece painel 120º 2.4ghz com pol horizontal?

    GrayFox, vôce teve experiência com 4 paineis de 90º? qual foi o problema encontrado?
    Última edição por numlock; 09-06-2010 às 03:29.

  9. #29

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    O tópico ta cheio de "pitaco" mas nenhuma informação conclusiva, vamos lá isso aqui é um forum para discussão postem os porques ou postem onde conseguir tais informações

    Outra pergunta alguem conhece painel 120º 2.4ghz com pol horizontal?

    GrayFox, vôce teve experiência com 4 paineis de 90º? qual foi o problema encontrado?
    Na faixa de frequência 2.4, a largura de banda de cada canal é de 22MHz, MAS o espaçamento entre as frequências centrais das portadoras sao de 5MHz (vide [1]). Então, isso significa que não haverá sobreposição de canais em um ambiente com os canais 1, 6 e 11 combinados.

    Quando canais se sobrepoem, o problema que acontece é geração de ruído e divisão da frequência para duas portadoras. Automaticamente, o throughput tende a baixar e problemas de sinal e ruído aparecem. Imagina então se o causador dessa "interferência" for você mesmo?

    [1]
    CANAL e FREQUÊNCIA
    CH1 - 2412
    CH2 - 2417
    CH3 - 2422
    CH4 - 2427
    CH5 - 2432
    CH6 - 2437
    CH7 - 2442
    CH8 - 2447
    CH9 - 2452
    CH10 - 2457
    CH11 - 2462

  10. #30

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    GrayFox, que ja fez a burra de ter 4 painel de 90 na horizontal, qual seria a melhor saida sem gasta dinheiro, canais diferente estaria bom ou não ?
    Nessa situação, divida essas frequencias por 4.
    Acredito eu que seria:
    CH1, CH4, CH7, CH11 .

    Saudações,

  11. #31
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    GrayFox, que ja fez a burra de ter 4 painel de 90 na horizontal, qual seria a melhor saida sem gasta dinheiro, canais diferente estaria bom ou não ?
    eu tenho 3 torres minhas com paineis de 2.4 com os mesmo canal uma de consta com a outra e nunca tive problema com os meus paineis sim com a concorrencia que fica mudando o canal a toda hora.

  12. #32

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    eu tenho 3 torres minhas com paineis de 2.4 com os mesmo canal uma de consta com a outra e nunca tive problema com os meus paineis sim com a concorrencia que fica mudando o canal a toda hora.
    opa isso que ou quero saber vc tem quantos conectados em cada antena no horario de pico? no pico o ping é normal? qual a banda maxima q vc passa em cada uma antena?

  13. #33
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    opa isso que ou quero saber vc tem quantos conectados em cada antena no horario de pico? no pico o ping é normal? qual a banda maxima q vc passa em cada uma antena?
    em uma torre neste momento, em um dos 4 P esta quase no limite esta com 49 online devo colocar logo um novo P em cima deste para separar, este P esta com 2,1m com ping medio de 38ms

  14. #34

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Essa especificação de 90, 120 graus não é exatamente como se imagina. Ela abrange sempre mais do que o especificado.
    Você tem que verificar que quando um sinal de uma antena começa a ficar fraco, já tem que ter opção de conectar por outra. Por isso não é comum o uso de 180 graus, a região tem que ser setorizada, sem a sobreposição de muitos sinais.

  15. #35

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    É isso que ia falar Gray, por estarem de costas não significa que não interfere. Basta vc fazer um teste, com sinal razoável vc consegue se conectar estando nas costas da antena.

  16. #36
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    a largura de banda de cada canal em 2,4 GHz é de 22 MHz e o espaçamento entre as freqüências centrais das portadoras é de 5 MHz. Isto significa que a sobreposição não existirá entre os canais 1, 6 e 11.

    Tabelas úteis:

    Frequência dos Canais
    Nome:      tabela canais2.png
Visitas:     761
Tamanho:  19,5 KB


    Conversão dBm X mw
    Nome:      tabela dbm x watts.jpg
Visitas:     1018
Tamanho:  38,6 KB
    Última edição por Magal; 18-06-2010 às 12:06.

  17. #37

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Magal, valhe a pena usar 4 de 90 graus sobrepondo os canais? você tem experiênciam com esta forma? e se fosse possivel usar o canal 14?