Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda por Horario

    boa Noite pessoal!

    Por gentileza a quem puder me ajudar

    Na minha configuração do mk esta assim: interface wireless faço o controle por MAC de quem vai acessar a rede, possuo tambem hostpost onde faço do controle de senha para acesso e controle de banda para varios tipos de planos de up e daw. ate esta tudo bem. naum faço controle de ip o acesso é feito por dhcp server.

    O que eu gostaria de fazer é o seguinte. controlar a banda de um determinado cliente (MAC) qeu ficaria assim (somente um cliente) das 09:00 as 00:00 controle de banda por hostpost e depois 00:00 as 09:00 liberar mais banda.

    pensei fazer um queues mas so faz por ip e como naum controle ip naum daria certo.

    grato

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Bom dia,

    Você tem ai duas alternativas.
    1º- Amarar o IP ao MAC.
    2º- Marcar os pacotes para poder "pega-los" em /queues.

    Boa sorte.

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    legal mas c eu amarrar ip ao mac vo te que ir nos clientes setar os ip la nas maquinas deles?

  4. #4

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por wirelessouza Ver Post
    legal mas c eu amarrar ip ao mac vo te que ir nos clientes setar os ip la nas maquinas deles?
    não nescessariamente

    é só amarrar o mac dele a um ip taambem criando leases no menu ip> dhcp server

  5. #5

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    bom amigo sou lego nesse assunto o maximo que consegui aki na minha rede foi fazer os clientes logarem com hostpost e hoje consegui fazer o web proxy (ja estou muito feliz por isso) mas tem uns clientes que querem mais banda no horario noturno e como tenho poucos clientes no horario noturno eu faria um plano noturno para esses clientes. porem venho pesquisando a melhor forma de fazer isso e ainda naum descobri como ate que fiz esse post para tirar a duvida. fiz alguns testes em ip/arp e setei um ip la pra quando eu logasse pegar esse ip porem naum funcionou, talves por faltar essa configuração de que vc disse. mas naum sei como fazer isso e nau tenho nformação suficiente. se vc puder me ajudar agradeço com pelo menos um explição pra leigo mesmo. valew

  6. #6

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Amigo, você entra no QUEUE SIMPLE e olha como ta o nome do seu cliente o cadastro do QUEUE. Depois você entra no menu System >> Script e cria o script da seguinte forma:

    Insira o nome do scritp como NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE, por exemplo.

    Abaixo, o script ficará assim:
    /queue simple set "como está o nome do queue (com as aspas)" max-limit=UPLOADk/DOWNLOADk limit-at=UPLOADk/DOWNLOADk
    Em "policy" deixe todos marcados

    Agora você vai em System >> Scheduler e vai criar o "rotate" para o scritp que você criou, o NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE.

    Clique em "+", insira um nome diferente do nome que voê criou antes, pode ser: NOME_DO_CLIENTE_NOTURNO. Mude a data para a data que você quer que o "rotate" entre em ação. Abaixo determine a hora em que ele deverá entrar em ação. O intervalo determina o tempo que o script irá "rotacionar", por exemplo: Se você colocar o script para rodar as 18:00 horas e o intervalo de 1d 00:00:00, o script irá rodar no dia seguinte as 18:00 horas. Por isso cada cliente terá que ter, no mínimo, dois scripts, um para aumentar a velocidade e outro para voltar a velocidade normal. Da um pouco de trabalho, mas a aventura vale a pena!

    Voltando ao assunto, depois que você determinar o intervalo falta somente informar qual scritp ele terá que rotacionar, no caso, foi criado o " NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE", lembra? Abaixo, em Policy, selecione todas as opções e dê OK.

    Pronto, agora repita o processo inversamente para poder voltar a velocidade normal do cliente ao amanhecer o dia. Espero ter sido o mais claro possível.

    Qualquer coisa posta ai! Fica com Deus.
    Última edição por sosouteiro; 07-06-2010 às 10:30.

  7. #7

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    la em simple queues o nome do cliente ta assim <hotspot-wirelessouza> o nome completo seria tudo que esta la com o sinal de maior e menor ou sem ele?

  8. #8

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Voltando ao assunto, depois que você determinar o intervalo falta somente informar qual scritp ele terá que rotacionar, no caso, foi criado o " NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE", lembra? Abaixo, em Policy, selecione todas as opções e dê OK.

    bom amigo encotrei tudo mesnos essa ultima parte que naum achei
    [IMG]file:///C:/Users/Alexandre/Desktop/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg[/IMG]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	58,5 KB
ID:      	12077

  9. #9

    Post Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por wirelessouza Ver Post
    la em simple queues o nome do cliente ta assim <hotspot-wirelessouza> o nome completo seria tudo que esta la com o sinal de maior e menor ou sem ele?
    Não sabia que você usava hotspot. Dessa maneira creio que não irá funcionar. A velocidade dos clientes é determinada por um perfil de conexão ou você determina a velocidade um a um, se for uma a um, posta como estão suas regras de controle de velocidade do hotspot.

    A regra a ser aplicada no hotspot é bastante semelhante, mas o caminho teria que ser para o menu hotspot e não dirtamente ao queue.

    Voltando ao assunto, depois que você determinar o intervalo falta somente informar qual scritp ele terá que rotacionar, no caso, foi criado o " NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE", lembra? Abaixo, em Policy, selecione todas as opções e dê OK.

    bom amigo encotrei tudo mesnos essa ultima parte que naum achei
    [IMG]file:///C:/Users/Alexandre/Desktop/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg[/IMG]https://under-linux.org/attachments/...sem-t-tulo-jpg
    Foi mal cara. No Schenduler é no campo "On Event" que você irá inserir o nome do script que foi criado.

    Olha, pela foto da para ver que você colocou para o cliente ir para 512kbps as seis da manhã (ele rotaciona de acordo com a hora do "Schenduler"), é isso mesmo?

    Coloque a hora que o script irá rodar em "Start Time" (formato em 24 horas) e depois coloque o intervalo, em Interval de "1d 00:00:00".
    Última edição por sosouteiro; 07-06-2010 às 17:00.

  10. #10

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Amigo, você entra no QUEUE SIMPLE e olha como ta o nome do seu cliente o cadastro do QUEUE. Depois você entra no menu System >> Script e cria o script da seguinte forma:

    Insira o nome do scritp como NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE, por exemplo.

    Abaixo, o script ficará assim:
    /queue simple set "como está o nome do queue (com as aspas)" max-limit=UPLOADk/DOWNLOADk limit-at=UPLOADk/DOWNLOADk
    Em "policy" deixe todos marcados

    Agora você vai em System >> Scheduler e vai criar o "rotate" para o scritp que você criou, o NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE.

    Clique em "+", insira um nome diferente do nome que voê criou antes, pode ser: NOME_DO_CLIENTE_NOTURNO. Mude a data para a data que você quer que o "rotate" entre em ação. Abaixo determine a hora em que ele deverá entrar em ação. O intervalo determina o tempo que o script irá "rotacionar", por exemplo: Se você colocar o script para rodar as 18:00 horas e o intervalo de 1d 00:00:00, o script irá rodar no dia seguinte as 18:00 horas. Por isso cada cliente terá que ter, no mínimo, dois scripts, um para aumentar a velocidade e outro para voltar a velocidade normal. Da um pouco de trabalho, mas a aventura vale a pena!

    Voltando ao assunto, depois que você determinar o intervalo falta somente informar qual scritp ele terá que rotacionar, no caso, foi criado o " NOTURNO_NOME_DO_CLIENTE", lembra? Abaixo, em Policy, selecione todas as opções e dê OK.

    Pronto, agora repita o processo inversamente para poder voltar a velocidade normal do cliente ao amanhecer o dia. Espero ter sido o mais claro possível.

    Qualquer coisa posta ai! Fica com Deus.
    Obrigado.
    Muito bom.. Acompanhando..

  11. #11

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    bom minhas regras estaum assim tenho um grupo que usa 100k/200k entaum criei um perfil no hotspot para esse clientes
    e tenho somente 1 cliente que usa 100k/256k este eh outro perfil no hotspot, mas queria liberar banda somente para esse cliente no horario noturno por exemplo 00:00 as 06:00 ele usar 512k/512k.queria saber c tem como fazer isso automaticamente depois 00:00 usar 512k/512k e depois 06:00 usar 100k/200k.
    no caso c for preciso criar perfil para cada usuario no hotspot ão tem proble farei isso ja que controlo poucos clientes.
    grato

  12. #12

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    bom amigo meu esquema ta assim tenho um grupo que usa 100k/200k e um grupo 100k/256k esse segundo grupo que gostaria de mudar a banda no horario noturno lembrando que uso o hotspost

  13. #13

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Seu script ficaria assim:

    /ip hotspot user profile set "profile que deseja alterar (SEM as aspas)" rate-limit=UPLOADk/DOWNLOADk

    Você cria dois scripts um aumentando a velocidade e outro para diminuir. No "scheduler" você vai criar dois rotates; um com "start time" as 00:01 horas e intervalo de "1d 00:00:00" e em "On Event" escreve o nome do script que aumenta a velocidade. Vá novamente em "schenduler" e crie outro rotate, mas esse é para a velocidade voltar ao normal, com "start time" as 06:00 horas e intervalo de "1d 00:00:00" e em "On Event" escreva o nome do script que retorna a velocidade normal.

    Essa forma se aplica a qualquer outro perfil, se quiser que outro perfil entre nesse esquema é só criar outros scripts para esse fim, assim também para os rotates. Em relação as horas só você setar ele para as horas que quiser, valendo respeitar o intervalo entre cada rotate.

    Simples assim!

    Qualquer coisa posta ai. Fica com Deus!
    Última edição por sosouteiro; 07-06-2010 às 20:14.

  14. #14

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Nossa... Ia acabar de postar a solução.. heheheh.. Porém aki testei com Aspas o nome do profile e deu certo.
    Lembrando amigo.. Se a solução mostrada acima foi útil,, não esqueça de agradecer clicando em *.. Pois o user sosouteiro gastou tempo para solucionar sua dúvida..

    Edit.. Não tenho certeza,, mais creio que o cliente tenha que sair e voltar para que a nova velocidade entre em vigor..
    Última edição por xtremejack; 07-06-2010 às 20:24.

  15. #15

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por xtremejack Ver Post
    Nossa... Ia acabar de postar a solução.. heheheh.. Porém aki testei com Aspas o nome do profile e deu certo.
    Lembrando amigo.. Se a solução mostrada acima foi útil,, não esqueça de agradecer clicando em *.. Pois o user sosouteiro gastou tempo para solucionar sua dúvida..

    Edit.. Não tenho certeza,, mais creio que o cliente tenha que sair e voltar para que a nova velocidade entre em vigor..
    Obrigado xtremejack! Fiquei muito agradecido. A versão que eu uso é a 3.30, ai como testei sem aspas, e não com aspas, achei que era sem aspas mesmo. ^^

    Acho que não há necessidade do cliente desconectar para poder entrar em vigor, pelo menos aqui, nem no PPPoE nem nas VPNs é preciso. Agora em hotspot, como o queue passa a ser automático devido ao profile, não sei dizer. Bom questionamento!

    Falou, fica com Deus!

  16. #16

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Obrigado xtremejack! Fiquei muito agradecido. A versão que eu uso é a 3.30, ai como testei sem aspas, e não com aspas, achei que era sem aspas mesmo. ^^

    Acho que não há necessidade do cliente desconectar para poder entrar em vigor, pelo menos aqui, nem no PPPoE nem nas VPNs é preciso. Agora em hotspot, como o queue passa a ser automático devido ao profile, não sei dizer. Bom questionamento!

    Falou, fica com Deus!
    Ok.. Vou fazer uns testes aqui sobre essa mudança do profile pra ver se entra a velocidade automatico tb. Pois ja mudei um cliente de profile e a velocidade não tinha mudado.. Seria outro caso, mas vou testar.. Vendo sua assinatura vi que vc tem o TC3.. vc mesmo implantou?

  17. #17

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    bom amigao consegui fazer o que vc mandou a scheduler funciona certinha mas a velocidade naum muda. a naum ser que eu esteja fazendo algo errado

    bom pelo que entandi foi o seguinte

    eu vo em ip>hotspost>userprofile la eu crio por exemplo dois profile um de 256kbps e um de 128kbps.

    depois vo em scheduler faco dois rotate um pro dia e um pra noite em evente copio o nome dos profile ate ai cinsegui funcionar.quando chega a hora de ocorrer o evento ele roda e embaixo escreve que o proximo evento so no outro dia porem a velocidade naum munda tente deslogar e logar novamente nao funcionou eu pensei entaum deslogo e deconecto e conecto e logo novamente e naum funcionou grato

  18. #18

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por wirelessouza Ver Post
    bom amigao consegui fazer o que vc mandou a scheduler funciona certinha mas a velocidade naum muda. a naum ser que eu esteja fazendo algo errado

    bom pelo que entandi foi o seguinte

    eu vo em ip>hotspost>userprofile la eu crio por exemplo dois profile um de 256kbps e um de 128kbps.

    depois vo em scheduler faco dois rotate um pro dia e um pra noite em evente copio o nome dos profile ate ai cinsegui funcionar.quando chega a hora de ocorrer o evento ele roda e embaixo escreve que o proximo evento so no outro dia porem a velocidade naum munda tente deslogar e logar novamente nao funcionou eu pensei entaum deslogo e deconecto e conecto e logo novamente e naum funcionou grato
    Não.. Vc não cria 2 profiles.. vc não vai mudar o cliente de um para o outro.. e sim mudar o profile desse cliente..
    Ex.:
    O cliente com o profile "200k" (200k é o nome do profile) tem velocidade 200k/200k.. Ai vc quer mudar esse cliente. (so tem ele nesse profile) para 512k/512k.. Vc vai criar 2 scripts.. 1 aumentando a velocidade e outro voltando ao normal;; Ex script
    nome noturno
    /ip hotspot user profile set "200k" rate-limit=512k/512k.. quando executar esse script o profile 200k vai ter essas velocidades citadas.. vc coloca um scheduler pra esse script iniciar as 18h (a seu gosto) com intervalo de 1d (ou seja todo dia as 18 ele muda)
    cria outro script.
    diurno
    /ip hotspot user profile set "200k" rate-limit=200k/200k.. aqui vc voltou a velocidade do profile pra correta..
    crie um scheduler pra esse script iniciar as 6h (fica a seu criterio) com intervalo de 1d.
    Resolvido o problema..
    Não testei ainda.. mas creio que direto no scheduler vc pode colocar as regras no ON EVENT. nem precisa criar os scripts.. Entendeu?

    Edit.. Criei um ex.. mude a seu gosto. Testei e funciona.. não precisa dos scripts.
    só colar em New Terminal*
    system scheduler add name "noturno" start-date=jan/10/2009
    start-time=20:00:00 interval=1d on-event="/ip hotspot user profile set 200k rate-limit=512k/512k"

    system scheduler add name "diurno" start-date=jan/10/2009
    start-time=07:00:00 interval=1d on-event="/ip hotspot user profile set 200k rate-limit=200k/200k"

    Mude o nome do profile 200k pelo o seu.
    *Não copie e cole sem entender as regras.. pois compreendendo-as vc cria suas soluções..
    Se foi útil não esqueça de clicar * para agradecer. E poste os resultados
    Última edição por xtremejack; 08-06-2010 às 00:29.

  19. #19

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    Citação Postado originalmente por xtremejack Ver Post
    Não.. Vc não cria 2 profiles.. vc não vai mudar o cliente de um para o outro.. e sim mudar o profile desse cliente..
    Ex.:
    O cliente com o profile "200k" (200k é o nome do profile) tem velocidade 200k/200k.. Ai vc quer mudar esse cliente. (so tem ele nesse profile) para 512k/512k.. Vc vai criar 2 scripts.. 1 aumentando a velocidade e outro voltando ao normal;; Ex script
    nome noturno
    /ip hotspot user profile set "200k" rate-limit=512k/512k.. quando executar esse script o profile 200k vai ter essas velocidades citadas.. vc coloca um scheduler pra esse script iniciar as 18h (a seu gosto) com intervalo de 1d (ou seja todo dia as 18 ele muda)
    cria outro script.
    diurno
    /ip hotspot user profile set "200k" rate-limit=200k/200k.. aqui vc voltou a velocidade do profile pra correta..
    crie um scheduler pra esse script iniciar as 6h (fica a seu criterio) com intervalo de 1d.
    Resolvido o problema..
    Não testei ainda.. mas creio que direto no scheduler vc pode colocar as regras no ON EVENT. nem precisa criar os scripts.. Entendeu?

    Edit.. Criei um ex.. mude a seu gosto. Testei e funciona.. não precisa dos scripts.
    só colar em New Terminal*
    system scheduler add name "noturno" start-date=jan/10/2009
    start-time=20:00:00 interval=1d on-event="/ip hotspot user profile set 200k rate-limit=512k/512k"

    system scheduler add name "diurno" start-date=jan/10/2009
    start-time=07:00:00 interval=1d on-event="/ip hotspot user profile set 200k rate-limit=200k/200k"

    Mude o nome do profile 200k pelo o seu.
    *Não copie e cole sem entender as regras.. pois compreendendo-as vc cria suas soluções..
    Se foi útil não esqueça de clicar * para agradecer. E poste os resultados
    Excelente!

    Só uma dúvida... no "scheduler" pode inserir o comando diretamente? Achei que ele fosse somente para gerenciar os scripts.

    bom amigao consegui fazer o que vc mandou a scheduler funciona certinha mas a velocidade naum muda. a naum ser que eu esteja fazendo algo errado

    bom pelo que entandi foi o seguinte

    eu vo em ip>hotspost>userprofile la eu crio por exemplo dois profile um de 256kbps e um de 128kbps.

    depois vo em scheduler faco dois rotate um pro dia e um pra noite em evente copio o nome dos profile ate ai cinsegui funcionar.quando chega a hora de ocorrer o evento ele roda e embaixo escreve que o proximo evento so no outro dia porem a velocidade naum munda tente deslogar e logar novamente nao funcionou eu pensei entaum deslogo e deconecto e conecto e logo novamente e naum funcionou grato
    Vejo que não entendeu a "sintaxe" de como criar o rotate para os scripts no MK. Volta para primeira página e lê com bastante atenção. Tem um tópico meu que explica passo a passo de como proceder.

    Só um lembrete lá em "Scheduler" em "On Event" você irá informar o nome do script que você criou e não o nome do perfil do hotspot. O comando será feito pelo script, que foi mostrado anteriormente.

    Ok.. Vou fazer uns testes aqui sobre essa mudança do profile pra ver se entra a velocidade automatico tb. Pois ja mudei um cliente de profile e a velocidade não tinha mudado.. Seria outro caso, mas vou testar.. Vendo sua assinatura vi que vc tem o TC3.. vc mesmo implantou?
    Sim, fui eu mesmo que implantei o cache full, com Squid e ThunderCache 3. Eu apaguei muitos vídeos do youtube, por isso ele parece bem enxuto. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder3.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	141,4 KB
ID:      	12086http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png
    Última edição por sosouteiro; 08-06-2010 às 01:14.

  20. #20

    Padrão Re: Controle de Banda por Horario

    amigo consegui entender mas aki naum funcionou.
    veja como fiz! fui em scheduler e coloquei em on event isso: /ip hotspot user profile set 128k rate-limit=512k/512k
    nome: noturno data jun/01/2010 time 01:11:00 (a hora era 01:10 quando fiz o teste) quando deu 01:11 run count mudou para 1 tentei rj net e a velocidade continuou a mesma 128k desloguei e deconectei da rede loguei novamente e a velocidade continuou a mesma 128kbps grato