+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Diminuir sensibilidade de recepção

    Olá pessoal. Estou postando aqui uma idéia que me veio a cabeça, pesquisei mas não encontrei nada a respeito. É o seguinte: Fazendo um survey na minha torre, encontro muitas redes, com sinais baixos. O CSMA do wi fi deve esperar o canal ficar livre pra poder sinalizar que vai transmitir e depois transmitir, mas como existem muitas redes proximas da torre, com sinal baixo, a banda cai muito pois o AP espera o canal ficar livre. E se eu colocasse um atenuador de sinal ligado a minha antena, pra que os sinais mais baixos que -65dBm simplesmente não fossem detectados? Fazendo isso, eu teria que garantir sinal maior que -65dBm nas conexões dos clientes com o AP. Dessa forma o meu AP ia transmitir por cima da transmissão de outros APs, por que ele não ia detectar outros. Acredito que essa solução funciona para reduzir a interferencia causada pelos Aps das casas das pessoas. Junto ao atenuador eu poderia também colocar um filtro passa faixa, para reduzir interferencia de canais adjacentes. Será que com isso eu conseguiria diminuir a interferencia? Faz sentido essa idéia?

  2. #2
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diminuir sensibilidade de recepção

    Acho que isso pode funcionar. O problema é que seus clientes precisam estar numa distância tal que quando você coloque o atenuador eles não fiquem com sinal baixo. O atenuador atenua todo mundo. Exemplo: se você tem sinais indesejados com -80 dBm em média, seus clientes devem estar pelo menos com -50 dBm em média. Se você coloca um atenuador de 20 dB esses números passarão a ser -100 dBm para as interferências (matou as interferências) e -70 dBm para seus clientes. O problema é que não se consegue essa homogeneidade entre os clientes (ex: todos a -50 dBm). Acho que era isso que se pretendia com o tal "lençol digital", mas na prática não é fácil de implementar a menos que todos seus clientes estejam muito proximos do POP (pequenas células) e suas interferências sempre estejam longe beirando os -80dBm, o que não é fácil de acontecer. Outro problema é: mesmo que o POP não "ouça" outros POPs, se os clientes conseguem ouvir, acaba atrasando também.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por portalbits Ver Post
    Olá pessoal. Estou postando aqui uma idéia que me veio a cabeça, pesquisei mas não encontrei nada a respeito. É o seguinte: Fazendo um survey na minha torre, encontro muitas redes, com sinais baixos. O CSMA do wi fi deve esperar o canal ficar livre pra poder sinalizar que vai transmitir e depois transmitir, mas como existem muitas redes proximas da torre, com sinal baixo, a banda cai muito pois o AP espera o canal ficar livre. E se eu colocasse um atenuador de sinal ligado a minha antena, pra que os sinais mais baixos que -65dBm simplesmente não fossem detectados? Fazendo isso, eu teria que garantir sinal maior que -65dBm nas conexões dos clientes com o AP. Dessa forma o meu AP ia transmitir por cima da transmissão de outros APs, por que ele não ia detectar outros. Acredito que essa solução funciona para reduzir a interferencia causada pelos Aps das casas das pessoas. Junto ao atenuador eu poderia também colocar um filtro passa faixa, para reduzir interferencia de canais adjacentes. Será que com isso eu conseguiria diminuir a interferencia? Faz sentido essa idéia?
    Última edição por motacosta; 21-07-2010 às 09:20.

  3. #3

    Padrão Re: Diminuir sensibilidade de recepção

    Com certeza amigo, sua idéia faz sentido e é uma das técnicas de "eliminar" interferências, como eu já comentei brevemente aqui https://under-linux.org/f105/lencol-...keting-135145/

    [...]Como podemos lutar contra a interferência? (Peço ajuda aos amigos leitores que ajudem a alimentar este tópico)
    - Mudar o canal;
    - Polarização do sinal;
    - Posicionamento da antena (dependendo da direção do sinal de ruído);
    - Qualidade da antena e diretividade;
    - Recebendo um sinal mais forte e atenuando-o, juntamente com o ruído; [...]

    Mas como nosso amigo Mota comentou, você teria que tomar cuidado quanto ao sinal nos clientes e fazer o mesmo neles. Não esqueça que vai atenuar tanto o TX quanto o RX do AP e dos clientes. Uma maneira fácil e barata de atenuar seu sinal, seria através de uma cabo que possui um valor de atenuação alto, como é o caso do RG-58. Assim você não gasta uma fortuna com atenuador de sinal e pode atenuar o valor que quiser somente colocando mais cabo.

    O problema desta técnica é que o pessoal tem que ter conhecimento adequado e lembrar de sempre verificar o sinal tanto no AP quanto no cliente, garantindo um SNR adequado (em torno de 15dB para distâncias de até 10Km).

    Acredito que é através desta técnica que o Gilvan mostra como "eliminar" interferências (digo acredito pois estou me baseando em minha interpretação).

  4. #4

    Padrão Re: Diminuir sensibilidade de recepção

    Obrigado pelas respostas. Quanto a atenuar também o sinal dos clientes, já era previsto, por isso tenho que montar pops menores. Quanto aos clientes receberem sinal de outros pops e atrazar a comunicação, não é um problema tão grave, pq as antenas dos clientes tem abertura muito menor e o que ele faz de upload também é muito menor que o que ele faz de download.