+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    AMIGOS , BOA NOITE , UTILIZO NANO 5 PARA FAZER UM PONTO A PONTO DE 800 M DE DISTANCIA , VISADA 100 % , UM DE CARA PRO OUTRO , NA MESMA ALTURA .

    O QUE QUE ACONTECE , O SINAL ENTRE ELES EH -54 , OS DOIS SETADOS EM 20 MHZ , O PING ENTRE 1 E 2 MS , NO TROUGHPUT ELE INDICA 13.50 MBPS ENTRE ELES , SÓ QUE EU ACHO QUE TEM ALGUMA COISA ERRADA POIS NUMA PONTA TENHO O SERVIDOR , EU SEMPRE RODO O BTEST PRA VERIFICAR O TROUGHPUT E TEM HORA QUE VAI ENTRE 4 E 5 MB , FICA ESTAVEL , NAO PASSA MUITO TEMPO , E CAI PRA 150 , 200 K . AI EU VOU EM ADVANCED E TROCO O ALGORITMO DE VELOCIDADE , ESTAVA DANDO CERTO HA ALGUM TEMPO ATRAS , ELE VOLTAVA A TER UM TROUGHPUT BOM , MAS AGORA , NEM TROCANDO ELE FIXA , TEM HORA QUE VAI , TEM HORA QUE NAO ...

    ALGUÉM SABERIA ME RESPONDER SE HÁ ALGUMA CONFIGURAÇÃO EM ESPECÍFICO , OU SE ALGUEM PASSA POR ISSO

    EU AGRADECERIA DE MONTÃO , TO QUASE TROCANDO POR OUTRO EQUIPAMENTO .

    MUITO OBRIGADO .

  2. #2

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    ja verificou se os nanos estão setados na mesma polaridade ???? outra ves apanhai muito de um nano, estava em vertical e o outro em antena horizontal, ve issoo..

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    AMIGOS , BOA NOITE , UTILIZO NANO 5 PARA FAZER UM PONTO A PONTO DE 800 M DE DISTANCIA , VISADA 100 % , UM DE CARA PRO OUTRO , NA MESMA ALTURA .

    O QUE QUE ACONTECE , O SINAL ENTRE ELES EH -54 , OS DOIS SETADOS EM 20 MHZ , O PING ENTRE 1 E 2 MS , NO TROUGHPUT ELE INDICA 13.50 MBPS ENTRE ELES , SÓ QUE EU ACHO QUE TEM ALGUMA COISA ERRADA POIS NUMA PONTA TENHO O SERVIDOR , EU SEMPRE RODO O BTEST PRA VERIFICAR O TROUGHPUT E TEM HORA QUE VAI ENTRE 4 E 5 MB , FICA ESTAVEL , NAO PASSA MUITO TEMPO , E CAI PRA 150 , 200 K . AI EU VOU EM ADVANCED E TROCO O ALGORITMO DE VELOCIDADE , ESTAVA DANDO CERTO HA ALGUM TEMPO ATRAS , ELE VOLTAVA A TER UM TROUGHPUT BOM , MAS AGORA , NEM TROCANDO ELE FIXA , TEM HORA QUE VAI , TEM HORA QUE NAO ...

    ALGUÉM SABERIA ME RESPONDER SE HÁ ALGUMA CONFIGURAÇÃO EM ESPECÍFICO , OU SE ALGUEM PASSA POR ISSO

    EU AGRADECERIA DE MONTÃO , TO QUASE TROCANDO POR OUTRO EQUIPAMENTO .

    MUITO OBRIGADO .
    1- Se tem visada 100% usa VERTICAL nos doiS Nanos.
    tenta canal 5200ghz 20mhz com imunidade a ruido ligado nos dois nanos.
    2- Atualiza a firmware deles pra ultima versão (atualizar nos dois). apanhei esses tempos de um nano e só resolveu atualizando um deles. por seg atualizei os dois.
    3- Testa suas fontes, pode ser que estejam com problema.

  4. #4

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    1- Se tem visada 100% usa VERTICAL nos doiS Nanos.
    tenta canal 5200ghz 20mhz com imunidade a ruido ligado nos dois nanos.
    2- Atualiza a firmware deles pra ultima versão (atualizar nos dois). apanhei esses tempos de um nano e só resolveu atualizando um deles. por seg atualizei os dois.
    3- Testa suas fontes, pode ser que estejam com problema.
    5.2 pode usar em outdoor?
    ate onde eu saiba, nao pode!!!

    caro rjwifi
    tenha certeza que configurou em ambos:
    mesma polaridade de antena, mesmo algoritimo, mesmo canal, banda... etc.. tudo...
    veja se aplicou a imunidade a ruidos nos dois.
    e atualize o firmeware.
    verifique tbm se o seu servidor nao esta fazendo controle de banda

  5. #5

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    ola eu tive problema com os ptp com 2 nanos com distancia de 3 km c /visada resolvi colocando 1 em access pont wds e outro em estação wds antes caia toda hora oscilava muito e nem acessar ele conceguia de vez enquando mudei para wds e vuala

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    ola eu tive problema com os ptp com 2 nanos com distancia de 3 km c /visada resolvi colocando 1 em access pont wds e outro em estação wds antes caia toda hora oscilava muito e nem acessar ele conceguia de vez enquando mudei para wds e vuala
    Mas essa é a maneira correta para ponto a ponto um em AP e outro em Estação. Assim sempre fica legal, tenho vários assim e nunca deram problemas.

    A questão da polaridade é importante, as vezes o pessoal não se liga nesse detalhe, e fica muito ruim.

  7. #7

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    sim é a maneira correta mais a questão e que deve estar em WDS

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por boneco Ver Post
    sim é a maneira correta mais a questão e que deve estar em WDS
    Foi o que quiz dizer, talves não me expressei corretamente, mas ponto a ponto é um AP e outro Estation WDS.
    Assim não tem erro.

  9. #9

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    5.2 pode usar em outdoor?
    ate onde eu saiba, nao pode!!!

    Pessoal.

    A ANATEL autriza uso de 5.8 outdoor nas frequencias acima de 5745 (inclusive).

    O pessoal já cobriu quase tudo relacionado, mas o que eu faço é usar meus bridges noutra faixa de IP.

    Se a rede é 192.168.1.XXX eu coloco os bridges em 192.168.88.XXX Isso resolveu meus problemas de lentidão inexplicada.

    Aqui eu não uso WDS e funciona numa boa.

    Outra coisa, excesso de potência é ruim. Baixa a potência pra ficar na casa de -70dB e depois me diz se ficou melhor...

    Ajusta o ACK TIME do AP pro teu cliente mais distante. Depois deixa os demais clientes com ACK TIME automático. O ACK TIME muda conforme as condições meteorológicas.
    Abraço,

    Zé Alves
    Última edição por granlabor; 08-06-2010 às 16:53. Razão: Esqueci do ACK TIME

  10. #10

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    estao na polaridade vertical
    setados em 20 mhz
    setados com imunidade a ruidos
    todos os dois com a mesma configuração
    estao com o firmware atualizado
    nos dois nanos tem no break cabo poe com 10m no maximo

  11. #11

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    estao na polaridade vertical
    setados em 20 mhz
    setados com imunidade a ruidos
    todos os dois com a mesma configuração
    estao com o firmware atualizado
    nos dois nanos tem no break cabo poe com 10m no maximo
    E daí? resolveu ou não?

    Se não resolveu tenta fazer o teste de bandwidth com protocolo UDP.
    Normalmente as regras furadas de firewall atrapalham o resultado do teste em TCP.

    Pela descrição que você deu teu equipamento está bom. É pau de configuração errada.
    Leu meu post anterior e tentou aplicar as dicas?

    Nobreak não faz milagre. O Leandro Lopes se referiu a fonte defeituosa alimentando o rádio. Você já testou suas fontes?

    Reveja sua configuraçõ com atenção que vai funcionar...

    Boa sorte,

    Zé Alves
    Última edição por granlabor; 08-06-2010 às 17:59.

  12. #12

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    amigos , mudei a potencia dos nanos pra 16 dbm em cada , agora estao com -51 de sinal e troughput real de 6.5 MB a 7.0 MB variando pouco . os canais eu troquei pro 5805 mhz . ate agora esta 12 hrs em bom funcionamento . estou monitorando atentamente pra relatar eventuais mudanças .

  13. #13

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    o cara qualquer coisa v volta ah acontecer isso muda pra polarização horizontal ... aqui tive problemas parecido com os seus ... provavelmente teve aver muito ruido ai na sua regiao ....
    aqui aonde trabalho jah esta imposivel de usar ah polarização vertical ate em 5.8

    abraços

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    amigos , mudei a potencia dos nanos pra 16 dbm em cada , agora estao com -51 de sinal e troughput real de 6.5 MB a 7.0 MB variando pouco . os canais eu troquei pro 5805 mhz . ate agora esta 12 hrs em bom funcionamento . estou monitorando atentamente pra relatar eventuais mudanças .
    Eu Já tive que conectar nanos a 10dbm pra usar em alguns locais amigo. muita potencia nao adianta nada,ok.
    É o que sempre falo, potencia não é o que manda em um enlace.

  15. #15

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Eu Já tive que conectar nanos a 10dbm pra usar em alguns locais amigo. muita potencia nao adianta nada,ok.
    É o que sempre falo, potencia não é o que manda em um enlace.
    ja voltou a ficar ruim de novo ... troquei pra 10 dbm de cada e esta mais ou menos .

  16. #16

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5


  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    ja voltou a ficar ruim de novo ... troquei pra 10 dbm de cada e esta mais ou menos .
    Entao amigo, o que está parecendo pelo seu relato é que na área existe algum fator ||"extra nano" que está obstruindo ou atrapalhando seu sinal.
    De um site survey na área em volta dos seus nanos e procure os canais que estão sendo utilizados. muito provável que voce esteja trabalhando na mesma frequencia que alguem por ae.
    Tente trocar de canal e refaça os testes de banda. se melhorar realmente é poluiçao de RF. se todos utilizassem potência baixa não teríamos esse problema. Aconteceu em 2.4ghz, estã acontecendo novamente em 5.8ghz. infelizmente!!!

  18. #18

    Padrão Re: NÃO SEI O QUE FAZER MAIS COM O NANO 5

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    ...se todos utilizassem potência baixa não teríamos esse problema. Aconteceu em 2.4ghz, estã acontecendo novamente em 5.8ghz. infelizmente!!!
    E vai acontecer com todas as frequencias livres porque o cidadão resolve seu problema usando potência máxima e detonou meio mundo. Daí vem outro instala amplificador e detona todo mundo...

    Quem tem dinheiro e pode instalar torre intermediiária sofre menos com esse tipo de problema. Quem mais passa dificuldades é o carinha que tá trabalhando no osso e economizando pra usar o mínimo de equipamento...

    É triste...

    Zé Alves