+ Responder ao Tópico

1. Amigo,

Fico feliz, pra não dizer emocionado, em ter uma discussão desse nível. Digo isso porque e esse o conhecimento que todas as pessoas que trabalham com Radio Freqüência deveriam ter.

Mas voltando ao assunto, temos:

Desvanecimento (Fading) - Queda do nível de sinal devido a anomalias NA PROPAGAÇÃO. Podemos ter dois tipos de desvanecimento:

Desvanecimento Plano - Desvanecimento no qual todos os componentes de freqüência de um sinal recebido variam simultaneamente no mesmo meio de transmissão.

Desvanecimento Seletivo - Desvanecimento de uma onda modulada no qual os componentes do sinal são afetados desigualmente.

Bom, para vocês terem idéia, tive uma matéria na faculdade onde ficamos 3 meses estudando este assunto.

Desvanecimento e uma perda momentânea do sinal devido a alterações no plasma de propagação da ionosfera terrestre e pode acontecer em uma faixa de freqüência ou em freqüência seletivas.

Quando esta se realizando o projeto, com base nas características climáticas de cada região, e possível criar alternativas técnicas de contorno para a necessidade do projeto, tais como, sistemas 1+1, 2+1, diversidade de espaço, diversidade de freqüência, enfim, alternativas técnicas de acordo com a necessidade do projeto. (Não pensem que vamos mexer no clima, que não e isso).

Como referencia para um melhor entendimento, indico o livro Projetos de Sistemas Radio, editora Érica, Edson Miyoshi e Carlos Alberto Sanches, será um excelente embasamento técnico para quem quer ter este conhecimento. Nos meus cursos de Sistemas Wireless, também trato esse fenômeno, pois acho que e um conceito importante de ter. Quem tiver interesse em aprendizado e interesse em montar uma turma para um curso de Sistemas Wireless, entre em contato comigo, e mais barato que voce imagina.

Abraços

Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Ei Consulting

2. Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    O problema não é na mecânica das antenas, dilatação ocorreria com o calor, e contração com o frio.
    Desconheço problemas com frio ou calor com antenas de micro-ondas operando de +70°C a -40°C construídas profissionalmente.
    O vento poderia eventualmente causar problemas se existir oscilação das torres e ou suportes das antenas.
    O problema é mesmo de propagação, reflexões, densas nuvens e/ou neblina obstruindo ou causando refração dentro da zona de fresnel do link, estes fenômenos podem causar isto.
    As antenas da Embratel de 3mt chegam a dar um ganho de 43db de cada lado (TX , RX), por isso suportam variações muito grandes do sinal.
    Solução usar antenas com ganhos muito maiores, diversidade de frequência, polarização e altura, combinando-se o sinal de 2 ou mais links.
    Pode-se adaptar antenas de satélites de 3mt que também operam em 2,4 Ghz, colocando-se o dipolo no ponto focal correto, ou mesmo utilizando como alimentadores antenas Pluton PTX 18-24 no ponto focal.
    Correto amigo. já fiz testes com antena parabólica 2,4m usando 2.4ghz (dipolo feito para 2.4ghz) e fechou sem esforço (com visada) 35km. Acredito que tenha ficado com uns 38db ou mais as antenas.Pena que eram apenas testes e como o preço de 5.8ghz está cada dia menor, abandonei o projeto.
    Mas que fica bom, fica.

3. Outra coisa que pode causar fading, dependendo da época e da frequência são as manchas solares. Ja vi a algum tempo atraz o sinal da antena parabólica analógica da minha casa desaparecer por volta do meio dia e voltar mais ou menos uma hora depois.

4. Citação Postado originalmente por andrelmr Ver Post
    Amigo,

Fico feliz, pra não dizer emocionado, em ter uma discussão desse nível. Digo isso porque e esse o conhecimento que todas as pessoas que trabalham com Radio Freqüência deveriam ter.

Mas voltando ao assunto, temos:

Desvanecimento (Fading) - Queda do nível de sinal devido a anomalias NA PROPAGAÇÃO. Podemos ter dois tipos de desvanecimento:

Desvanecimento Plano - Desvanecimento no qual todos os componentes de freqüência de um sinal recebido variam simultaneamente no mesmo meio de transmissão.

Desvanecimento Seletivo - Desvanecimento de uma onda modulada no qual os componentes do sinal são afetados desigualmente.

Bom, para vocês terem idéia, tive uma matéria na faculdade onde ficamos 3 meses estudando este assunto.

Desvanecimento e uma perda momentânea do sinal devido a alterações no plasma de propagação da ionosfera terrestre e pode acontecer em uma faixa de freqüência ou em freqüência seletivas.

Quando esta se realizando o projeto, com base nas características climáticas de cada região, e possível criar alternativas técnicas de contorno para a necessidade do projeto, tais como, sistemas 1+1, 2+1, diversidade de espaço, diversidade de freqüência, enfim, alternativas técnicas de acordo com a necessidade do projeto. (Não pensem que vamos mexer no clima, que não e isso).

Como referencia para um melhor entendimento, indico o livro Projetos de Sistemas Radio, editora Érica, Edson Miyoshi e Carlos Alberto Sanches, será um excelente embasamento técnico para quem quer ter este conhecimento. Nos meus cursos de Sistemas Wireless, também trato esse fenômeno, pois acho que e um conceito importante de ter. Quem tiver interesse em aprendizado e interesse em montar uma turma para um curso de Sistemas Wireless, entre em contato comigo, e mais barato que voce imagina.

Abraços

Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Ei Consulting
    que bom que o tópico tem um alto nivel, acho que vai ajudar muita gente, pois encontei pouca coisa a respeito disso!

então a solução seria fazer um link alternativo por outro caminho desviando a região com o problema climático momentaneo,

ou fazer que nem o Sergio comentou aqui no under. "Senta E chora menino!" e espera passar

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O problema é que dependendo do tipo, aumentar a potência não ajuda... (Pode ate piorar)

Existem casos de propagação anômala em que o sinal de TV do Brasil vai parar na África (Um exemplo LITERAL).

Ou seja, nem toda potência do mundo resolveria esse caso.
    hehehe, quando eu brincava de radio amador a gente ficava alegre com isso, e dizia "nossa a propagaçao abriu para lugar x ou y ou z"

Tópicos Similares

1. Problemas com link de 47km
    Por andrei_piovesan no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 14-10-2007, 21:54
  2. Telefonica - Problemas com link alguem???
    Por cleciorodrigo no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 6
    Último Post: 16-08-2007, 21:58
  3. Problema com Link - Rádio Travando
    Por juellyton no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 04-07-2007, 20:45
  4. Proxy + Squid - Problema com link de 1MB
    Por Andre_TI no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 23-11-2005, 16:36
  5. Problemas com link P-T-P