+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Olá Bom Dia Colegas,


    Minha pergunta se resume ao titulo, irei instalar 3 paineis setorial de 17dbi e 120º graus cada, os 3 paineis irão fechar os 360º graus, mais estou com uma duvida, existe algum calculo para saber como deixar a inclinação vertical dessas antenas?, creio que deva ter algo tipo, altura X raio Km que queira alcançar algo assim, mais não sei, então por isso que venho aqui pedir a ajuda a vcs, pois quero pegar deixar uma boa visada aos meus clientes, tanto aos clientes proximos da antena, bem dizer embaixo dela, como os distantes, então queria fazer um canculo correto para este fim, obrigado e bons negocios a todos.

  2. #2
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Bom dia Slayer,

    Usa tangente pra estimar (triângulo retângulo). Acho que você deve amarrar um raio. Exemplo: quero cobrir no máximo 3 km. A partir daí vc acha o ângulo. Lembrando que esse ângulo vai ser bem sutil, considerando que sua torre não é muito alta.

    Exemplo com raio de 3km e altura de 30 metros

    A= altura da antena (30 metros) - desnível entre AP e cliente.
    B= distância máxima a ser coberta

    tgx = A/B

    tgx = 30/3000

    x = arctg(30/3000)
    x=0.57 graus, que é muito pequeno.

    Ou seja, se você enclinar 0.57 graus, o feixe do setor vai atingir uma distância de 3 km da torre.

    Sds,
    Última edição por motacosta; 12-06-2010 às 12:57.

  3. #3

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    sera que é apenas isso?
    pois acho que a abertura da antena tbm conta, nao?

    vamos supor que a antena tenha uma abetura X
    e fazemos os calculos para que ela atenda 3km, sem levar em consideracao essa abertura...
    vai acontecer de ela atender de 2km a 3km apenas... ja que a abertura dela permite somente isso.

    explicando de outra forma... pegue uma lanterna, suba em uma escada... e ilumine 3m a frente....
    entre que distancia ela estara iliminando?
    tenho certeza que nao sera do exato ponto onde vc se encontra ate esses 3m a frente.

  4. #4
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    É um cálculo grosseiro considerando que haja abertura suficiente. Para mais precisão é preciso saber a abertura de meia potência da antena (-3dB) em graus. Creio que o cálculo que fiz acima dá uma boa aproximação pra solução do problema. Pelo que você falou, um cliente a 1 km não será atendido por que estaria fora da abertura. O que não é verdade. Não se esqueça que nas proximidades da antena o efeito de atenuação é menor e não significa que não haja ganho nessa área, apenas ele pode ser menor com relação ao feixe principal.
    Exemplo: a 1km de distância eu tenho -3dB com relação a 3km de distância que é o ponto de ganho máximo. -3dB não é suficiente para inviabilizar os clientes mais proximos e isso seria compensado pela proximidade da antena.



    Abraço

    Sds,

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    sera que é apenas isso?
    pois acho que a abertura da antena tbm conta, nao?

    vamos supor que a antena tenha uma abetura X
    e fazemos os calculos para que ela atenda 3km, sem levar em consideracao essa abertura...
    vai acontecer de ela atender de 2km a 3km apenas... ja que a abertura dela permite somente isso.

    explicando de outra forma... pegue uma lanterna, suba em uma escada... e ilumine 3m a frente....
    entre que distancia ela estara iliminando?
    tenho certeza que nao sera do exato ponto onde vc se encontra ate esses 3m a frente.
    Última edição por motacosta; 10-06-2010 às 13:12.

  5. #5
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Preferi desenhar o que falei no post anterior. Usando o programa R.e.C (R), desenhei em escala a parte atendida pelo feixe de meia potência (-3db) do diagrama de irradiação de uma antena setorial com aproximadamente 10 graus de abertura. Usei uma inclinação de 0.57 graus que dá o ganho máximo a 3 km de distância da torre. A antena tá a uma altura de 30 metros e o desnível entre AP e cliente é de 30m.

    Na figura 1 e 2 mostro a faixa atendida pelo feixe -3dB da antena (abertura). Veja que em escala, a partir de aproximadamente 300 metros da antena, com inclinação de .57 graus toda faixa a partir daí é atendida com ganho máximo (variando entre 15 e 12 dB ). Então fica válido o cálculo que mostrei no post anterior usando pitágoras e depende basicamente do desnível entre cliente e AP.

    Teoricamente a parte prejudicada (fora do feixe principal) seria a faixa inicial dos 300 metros a partir da torre (marcado em vermelho na figura 2), porém devido a proximidade, não existe problema pra se fechar um enlace nessa região. Novamente:o cálculo depende basicamente do desnível e distância entre cliente e AP.

    Sds,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura2.jpg
Visualizações:	1157
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	12159   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura1.jpg
Visualizações:	938
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	12160  

    Última edição por motacosta; 10-06-2010 às 23:08.

  6. #6

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Obrigado Mota, irei usar como base sua resposta, foi muito precisa e boa, realmente acho que é por ai pelo que vc falo, o lance que vc falou que clientes proximos não teria problema realmente é valido, pois os clientes de baixo da antena tb tem um sinal bom , meu problema maior mesmo a que esta me levando trocar as antenas é que tem um cliente no meio de 2 antenas de 90º, onde não fecha os graus, o sinal está oscilando muito, tem hora que chega a cair o sinal todo e voltar, ou ficar uns segundo sem se comunicar, ai o cliente fica com uns problemas do tipo caindo msn, ou não entra em paginas momentaneamente, tenho uma omni da hyperlink e outras 2 setoriais de 12dbi de 90º da aquario, estou trocando por 3 painel setorial de 17dbi e 120º, creio que vai fechar legal pra o que eu quero, a minha duvida era somente esta mesmo, a inclinação que eu deveria deixar os paineis, ja vai me ajudar bastante quando eu for instalar, vlws pessoal.


    OBS. vou tirar a omni pq pra mim foi a pior aquisição que fiz, as 2 setoriais de 12dbi da aquario matam a pau ela, infelizmente pra mim é um lixo.

  7. #7

    Unhappy Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    maravilha, só tem fera aqui.
    mas tenho uma dúvida. (como sempre)
    da forma como o calcula foi exposto.
    então eu posso inclinar mais.
    pois do que seria proveitoso eu ter uma irradiação para o alto em uma torre de 30 metros (claro se eu não for pegar nenhum prédio logo na frete).

    e outra para ter uma cobertura perfeita, ou seja, irradiante também nesses 300 metros de sombra no exemplo citado. seria útil eu ter um jogo de antenas setoriais logo mais abaixo e de menor potência e voltadas para cobir só esses 300metros.
    prejudicaira a irradiação da antena que ficasse mais encima?

  8. #8
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    bogus,

    Nesses 300 metros não significa que há sombra. Apenas tá fora da faixa de máximo ganho da antena. Ou seja, nessa faixa de 300 metros o ganho é diferente do máximo porém suficiente pra não existir sombra até mesmo pela proximidade. Mas você pode inclinar mais como falou.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    maravilha, só tem fera aqui.
    mas tenho uma dúvida. (como sempre)
    da forma como o calcula foi exposto.
    então eu posso inclinar mais.
    pois do que seria proveitoso eu ter uma irradiação para o alto em uma torre de 30 metros (claro se eu não for pegar nenhum prédio logo na frete).

    e outra para ter uma cobertura perfeita, ou seja, irradiante também nesses 300 metros de sombra no exemplo citado. seria útil eu ter um jogo de antenas setoriais logo mais abaixo e de menor potência e voltadas para cobir só esses 300metros.
    prejudicaira a irradiação da antena que ficasse mais encima?
    Última edição por motacosta; 20-06-2010 às 12:48.

  9. #9

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    É um cálculo grosseiro considerando que haja abertura suficiente. Para mais precisão é preciso saber a abertura de meia potência da antena (-3dB) em graus. Creio que o cálculo que fiz acima dá uma boa aproximação pra solução do problema. Pelo que você falou, um cliente a 1 km não será atendido por que estaria fora da abertura. O que não é verdade. Não se esqueça que nas proximidades da antena o efeito de atenuação é menor e não significa que não haja ganho nessa área, apenas ele pode ser menor com relação ao feixe principal.
    Exemplo: a 1km de distância eu tenho -3dB com relação a 3km de distância que é o ponto de ganho máximo. -3dB não é suficiente para inviabilizar os clientes mais proximos e isso seria compensado pela proximidade da antena.



    Abraço

    Sds,
    entendi o que quis dizer...
    muito boa sua explicacao... me tirou algumas duvidas
    vai me servir muito bem para os proximos calculos

    vejam que ate para ser anteneiro, tem que ter estudo... uhesues

    Agradecimento nunca é demais... vc acaba de ganhar mais 1 ponto de reputacao.

  10. #10
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Valeu garoto, estamos aqui pra ajudar.

    Abraço

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    entendi o que quis dizer...
    muito boa sua explicacao... me tirou algumas duvidas
    vai me servir muito bem para os proximos calculos

    vejam que ate para ser anteneiro, tem que ter estudo... uhesues

    Agradecimento nunca é demais... vc acaba de ganhar mais 1 ponto de reputacao.
    Última edição por motacosta; 26-06-2010 às 13:07.

  11. #11

    Padrão Re: Existe algum calculo para inclinação de um painel setorial?

    Acompanhando.