Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Projetando novo pop 5.8...

    Boa tarde a todos!!!!

    Galera é o seguinte, fiz um ptp com 2 nanos5 a 1,9Km passando 20Mbps (antena interna) até ai tudo bem, gostaria da opinião de vocês HOJE(2010), pois os relatos e posts que le são de 2006 a 2008. Gostaria de saber se eu colocar um Bullet5 com uma Omni de 12dbi 5.8Ghz OIW, atenderia uns 30 clientes? Clientes no máximo com 512k de down e 256k up em uma distancia de 4 a 5Km os clientes com nano5 e nano5loco. Aqui ja tem muita rede 2.4Ghz contando com a minha, rsrs.

    Ou colocaria 3 ou 4 nanos5 como ap-wds e clientes com nano5L. Já tenho um nano5 nesse prédio do ptp, com 2 clientes a 3Km passando 13Mbps. Gostaria de colocar a Omni pois utilizaria só dois canais, o do ptp e o do bullet5. (tudo como ponte) para se logar no hotspot.

    Obs: Não pretendo colocar rb e cartões pois fiz um investimento de +ou- 7 mil em 2.4ghz.

    Opinem... agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Eu acho que Não

    Melhor e colocar MK ou Wavion Minha opinião

    Bullet em 5,8 deve dar uns 3 a 6 Mbps de Banda ( Chutando )*

    MK em 5,8 de 8 a 9 Mbps ( Chutando )*

    Oque determina a quantidade banda em si e o equipamento, nivel de ruído e etc.

    Acho que se você Implantar 1 RB 411 Ah + Cartão R5H ou Xr5 + "Omni ( Critico eu falar isso más...) ficaria melhor que colocar Apenas 1 Bullet como Server.

    Nano 5 eu não indico muito não porque só tem 60 ° de abertura e por isso teria que por 6 Nano 5 e imagina 6 rádios poluíndo o ambiente.

    Como Cliente indico o Nano 5 até mesmo por falta de opção e por ser um excelente client.

    Sobre o Wavion você poderia pensar nele para um projeto de implementar ele e já era, e instalar cliente nele até que se ache o fim dele. porém os custo para quem está iniciando um site ( pop ) e muito alto.

  3. #3

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Obrigado pela opinião, olha só esse ptp que fiz para um predio de 15 andares a 1,9Km da minha estação principal, passa um trafego de 20Mbps, dai coloquei um nano5 como ap-wds e a 3Km tenho dois clientes com nano5L pendurados nele 24hs com 300K cada cliente, meço a velocidade do nano5 ap para o cliente e da 13Mbps, suponho que com 13 Mbps e o hardware que tem o nano5 posso colocar uns 20 clientes nele, como citei antes todos os nanos como bridge (ponte), na minha estação central tenho uma rb600 com 3 r52h e 3 setoriais Oiw 14 dbi 90º, e faço a administração dos clientes nela na rb600, tenho um serv Debian+squid+proxy+hotspot e etc.

    Gostaria só de saber se da pra colocar uns 20 ou 30 clientes no bullet5 com uma omni 5.8 de 12dbi? Alguem ja usou a omni de 5.8 com clientes com nanos5 e nanos5L?

  4. #4

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    meço a velocidade do nano5 ap para o cliente e da 13Mbps
    Isso é o Ap está processando apenas 1 Associado, quando for processar 30 associados você não vai ter mais 13 Mbps e sim menos chegando naquela casa que eu te falei ( Obviamente que depende de caso a caso )

    Gostaria só de saber se da pra colocar uns 20 ou 30 clientes no bullet5
    20 você consegue

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Com bullet5 vc não vai ter um bom resultado, ja se vc comessar a usar bulletM5 em uma omini de boa qualidade, com clientes NanoM5 e LocoM5 vc tera o resultado esperado, mas lembre de sempre atualizar seus equipamentos e trabalhar em modo ap wds==>station wds, e nao deixando de ligar o airmax destes equipamento, e a hora que seu bullet nao der mais conta poem um roketM5 com paineis.... abraços

  6. #6

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    amigo

    faz esse novo pop e usa 5.4...

    veja bem, em 2.4 temos 3 canais sem sobreposicao... e ainda temos interferencia de outros 2.4, microondas, baba eletronica, etc...
    em 5.8 temos 5 canais sem sobreposicao, interferencia de outros radios
    em 5.4 temos 11 canais sem sobreposicao, interferencia de outros radio (praticamente nenhuma) e de radar.

    levando em consideracao a dupla polarizacao do nano5...
    daria para montar 4 pop, com 5 antena em cada... sem que houve-se interferencia entre os pop.
    como é em 5.x, vc teria uma melhor estabilidade e uma maior banda passante... (se comparado ao 2.4)

  7. #7

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Com bullet5 vc não vai ter um bom resultado, ja se vc comessar a usar bulletM5 em uma omini de boa qualidade, com clientes NanoM5 e LocoM5 vc tera o resultado esperado, mas lembre de sempre atualizar seus equipamentos e trabalhar em modo ap wds==>station wds, e nao deixando de ligar o airmax destes equipamento, e a hora que seu bullet nao der mais conta poem um roketM5 com paineis.... abraços
    Problema disso e que você tem que sempre ficar preso a um unico tipo de Equipamento no caso Ubiquiti M e caso o Fabricante aumente os valores ficaria inviavel a implantação

    amigo

    faz esse novo pop e usa 5.4...

    veja bem, em 2.4 temos 3 canais sem sobreposicao... e ainda temos interferencia de outros 2.4, microondas, baba eletronica, etc...
    em 5.8 temos 5 canais sem sobreposicao, interferencia de outros radios
    em 5.4 temos 11 canais sem sobreposicao, interferencia de outros radio (praticamente nenhuma) e de radar.

    levando em consideracao a dupla polarizacao do nano5...
    daria para montar 4 pop, com 5 antena em cada... sem que houve-se interferencia entre os pop.
    como é em 5.x, vc teria uma melhor estabilidade e uma maior banda passante... (se comparado ao 2.4)
    Concordo completamente com você, porém qual Equipamento Usar ?

  8. #8

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Problema disso e que você tem que sempre ficar preso a um unico tipo de Equipamento no caso Ubiquiti M e caso o Fabricante aumente os valores ficaria inviavel a implantação
    Opa, Ubiquiti M não é plataforma proprietária. O airMAX sim, mas o equipamento é compatível com 802.11 e o código é aberto. Então, não existe ficar preso ao Ubiquiti M.

    Puxa, cara, você está pensando com cabeça de Brasileiro... No mundo competitivo das grandes empresas (ou empresas que operam globalmente) não existe aumentar preço. Os caras chegam ao mercado com custo muito bem calculado. Na realidade o preço sempre diminui porque o projeto vai se pagando.

    Empresa grande não aumenta preço pra ganhar mais, ele faturam mais aumentando a participação de mercado e fidelizando clientes.

    O aumento de preço para o usuário final pode ocorrer por vários fatores: alta do dólar, demanda elevada na região, cartelização dos distribuidores... etc... etc... MAS NUNCA POR AUMENTO DE PREÇO PELO FABRICANTE.

    Lembra aquela estória do chip de memória aumentar porque pegou fogo na fábrica? Tudo conversa fiada pra aumentar preço...

    Em países evoluídos, quando ocorre aumento de preço o cidadão deixa de consumir. Em países em evolução, quando o preço aumenta o cidadão corre pra se abastecer com o máximo de produto antes que o preço aumente mais.

    A palavra mágica se chama consumo. Se não houver consumo o preço logo baixa porque o oxigênio de toda empresa é a venda... Se começar a "sufocar" o preço cai. É o consumidor quem decide quanto vale um objeto.

    Abraço,

    Zé Alves
    Última edição por granlabor; 11-06-2010 às 09:47.

  9. #9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Puxa, cara, você está pensando com cabeça de Brasileiro... No mundo competitivo das grandes empresas (ou empresas que operam globalmente) não existe aumentar preço. Os caras chegam ao mercado com custo muito bem calculado. Na realidade o preço sempre diminui porque o projeto vai se pagando.

    Empresa grande não aumenta preço pra ganhar mais, ele faturam mais aumentando a participação de mercado e fidelizando clientes.

    O aumento de preço para o usuário final pode ocorrer por vários fatores: alta do dólar, demanda elevada na região, cartelização dos distribuidores... etc... etc... MAS NUNCA POR AUMENTO DE PREÇO PELO FABRICANTE.

    Lembra aquela estória do chip de memória aumentar porque pegou fogo na fábrica? Tudo conversa fiada pra aumentar preço...

    Em países evoluídos, quando ocorre aumento de preço o cidadão deixa de consumir. Em países em evolução, quando o preço aumenta o cidadão corre pra se abastecer com o máximo de produto antes que o preço aumente mais.

    A palavra mágica se chama consumo. Se não houver consumo o preço logo baixa porque o oxigênio de toda empresa é a venda... Se começar a "sufocar" o preço cai. É o consumidor quem decide quanto vale um objeto.

    Abraço,

    Zé Alves
    Meu curso de Economia me ajuda a falar sobre a Lei da Demanda e Oferta que faz todo sentido, sabemos que a Ubiquiti sempre deixa faltar Equipamento,sempre prioriza a Europa, Asia e America do Nortee e America do Sul pega as sobras ( nós mesmo colocamos pedido para eles e a previsão de entrega só daqui 4 a 6 Meses ), Se você tiver Instalações a fazer oque voce faz ? se faltar equipamento em estoque. Acho que a Linha M da Ubiquiti seria bacana a utilização do mesmo como PTP, já como ponto de acesso exite esse problema.

  10. #10

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Meu curso de Economia me ajuda a falar sobre a Lei da Demanda e Oferta que faz todo sentido, sabemos que a Ubiquiti sempre deixa faltar Equipamento,sempre prioriza a Europa, Asia e America do Nortee e America do Sul pega as sobras ( nós mesmo colocamos pedido para eles e a previsão de entrega só daqui 4 a 6 Meses ), Se você tiver Instalações a fazer oque voce faz ? se faltar equipamento em estoque. Acho que a Linha M da Ubiquiti seria bacana a utilização do mesmo como PTP, já como ponto de acesso exite esse problema.
    eu penso o mesmo sobre a linha M da ubiquiti.

    penso em colocar os nano5 nos clientes e linha M nos PTP...
    ja que, somente a linha M poderia aguentar o trafego que seria gerado pelos nano5...

  11. #11

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Meu curso de Economia me ajuda a falar sobre a Lei da Demanda e Oferta que faz todo sentido, sabemos que a Ubiquiti sempre deixa faltar Equipamento,sempre prioriza a Europa, Asia e America do Nortee e America do Sul pega as sobras ( nós mesmo colocamos pedido para eles e a previsão de entrega só daqui 4 a 6 Meses ), Se você tiver Instalações a fazer oque voce faz ? se faltar equipamento em estoque. Acho que a Linha M da Ubiquiti seria bacana a utilização do mesmo como PTP, já como ponto de acesso exite esse problema.

    Então, Johnny. A falta de equipamento causa a alta do preço. Mas não foi a Ubiquiti quem causou a falta de equipamento, foi o distribuidor que priorizou regiões onde ele tem maior interesse.

    Se tiver instalações pra fazer, compra outra marca e deixa o fabricante saber que ele está perdendo mercado porque o distribuidor é incompetente.

    Nosso mercado perde muito poder de consumo por causa dos produtos pirateados ou oriundos do Paraguay. O Brasil consome muito, mas quem leva o crédito pelo nosso consumo é o Paraguay.

    É um mecanismo viciado, mas o ponto da minha observação é: Não é culpa do fabricante.

    Abraço,

    Zé Alves

  12. #12

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Então, Johnny. A falta de equipamento causa a alta do preço. Mas não foi a Ubiquiti quem causou a falta de equipamento, foi o distribuidor que priorizou regiões onde ele tem maior interesse.

    Se tiver instalações pra fazer, compra outra marca e deixa o fabricante saber que ele está perdendo mercado porque o distribuidor é incompetente.

    Nosso mercado perde muito poder de consumo por causa dos produtos pirateados ou oriundos do Paraguay. O Brasil consome muito, mas quem leva o crédito pelo nosso consumo é o Paraguay.

    É um mecanismo viciado, mas o ponto da minha observação é: Não é culpa do fabricante.

    Abraço,

    Zé Alves
    É sabido que muitos usam o paraguay como fonte de pirataria.
    porem, nen tudo que vem de lá é pirata.

    a explicacao do baixo valor dos equipamentos no Paraguay se da por la nao existir impostos... mas nada impede que uma pessoa ou empresa importe um produto do paraguay tranquilamente/legalmente.
    atualmente isso é possivel, pagando-se ate 50% de imposto em cima do produto.

    A importacao de produto do Paraguay segue as mesmas regras de importacao de qualquer produto de qualquer país.

  13. #13

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Então, Johnny. A falta de equipamento causa a alta do preço. Mas não foi a Ubiquiti quem causou a falta de equipamento, foi o distribuidor que priorizou regiões onde ele tem maior interesse.

    Se tiver instalações pra fazer, compra outra marca e deixa o fabricante saber que ele está perdendo mercado porque o distribuidor é incompetente.

    Nosso mercado perde muito poder de consumo por causa dos produtos pirateados ou oriundos do Paraguay. O Brasil consome muito, mas quem leva o crédito pelo nosso consumo é o Paraguay.

    É um mecanismo viciado, mas o ponto da minha observação é: Não é culpa do fabricante.

    Abraço,

    Zé Alves
    Concordo com você sobre que o fabricante não gerou esse problema, O Problema em si e a falta de um fabricante que compete com a Ubiquiti em termos de soluções client, a Ubiquiti e top de linha neste quesito e isso eu não discuto com nimguém,e com tudo isso a Ubiquiti fica como Monopolio, más agora eu vou falar mal dela, já que ela sabe que se vende muitos produto dela porque ela não aumenta a sua linha de produção, porque não aproveita isso.

  14. #14

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    É sabido que muitos usam o paraguay como fonte de pirataria.
    porem, nen tudo que vem de lá é pirata.

    a explicacao do baixo valor dos equipamentos no Paraguay se da por la nao existir impostos... mas nada impede que uma pessoa ou empresa importe um produto do paraguay tranquilamente/legalmente.
    atualmente isso é possivel, pagando-se ate 50% de imposto em cima do produto.

    A importacao de produto do Paraguay segue as mesmas regras de importacao de qualquer produto de qualquer país.
    Oi MascaraAPJ eu não disse que tudo que vem do Paraguay é pirata, eu disse que o Brasil perde crédito pelo consumo, porque às vistas do distribuidor estrangeiro, foi o Paraguay quem consumiu e não o Brasil.

    Se somar tudo o custo de tributação, não é 50%. Chega a quase 83% de pois de todos os impostos em cascata. Isso ó para o importador, se for revender tem mais imposto em cascata.

    Johnny, Eu não sei porque a Ubiquiti não amplia a linha de produção deles. Eu não trabalho pra eles, sou apenas um fã. hehehehe

    Gente, eu não vou mais me manifestar sobre temas diversos pra não bagunçar ainda mais o tema do post original. Desculpe ter causado o "desvio".

    Zé Alves

  15. #15

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Caro,

    Pelo visto seu sistema ja tem uma certa capacidade. Acredito que esta na hora de voce pensar numa solução mais profissional para seu sistema, capaz de ter processamento de pacotes suficiente para garantir a qualidade de serviço prestado aos seus clientes.

    Pela minha experiência no ramo, recomendo que vc coloque o equipamento BreezeNet B da Alvarion. São equipamentos que lhe darão o retorno que você espera em qualidade de serviço.

    Abraços

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Ei Consulting

  16. #16

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    finalizado, agradeço a todos pelas respostas e pela discussão sobre preços e economia, mas só tinha perguntado sobre bullet5 + Omin Oiw 12dbi se da pra colocar uns 30 clientes, já foi respondido e agradeço novamente.
    Última edição por BrasileiroNet; 14-06-2010 às 11:10.

  17. #17

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Comparar os produtos da linha M da Ubiquiti com equipamentos de baixo custo que estão no mercado é até covardia.

    Agora tentar impor que a Ubiquiti vai subir os preços é complicado. Eu por exemplo não vou deixar de usar um equipamento de boa qualidade por receio de que o preço vá aumentar e se aumentar. Primeiramente penso na qualidade do meu serviço prestado e só em segundo plano fica o preço. Na realidade temos que pensar no custo-beneficio, ou seja o equipamento que permite prestar um serviço de qualidade por um preço justo.

    Não posso usar Canopy nem Alvarion mas posso usar a linha M da Ubiquiti. Que são muuuuuuito melhores que edimax, ovislink, engenius e por ae vai....

  18. #18

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Amigos ja estamos com homolaçao dos equipamentos em 5.8 tipo a linha M5 pois veja uma grande opçao de qualidade que teremos no futuro, pelo que vi vai valer apena usar os mesmo! Estou pensando em montar um pop em 5.8 mas ja gostaria de usar a linha 5.8 ghz, de fato teria algo ja homologado da linha ubiquiti, tirando as nanos?

    Obrigado pela atenção de todos!

  19. #19

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Ahhhh se a escola austríaca de economia estivesse correta...

    Quem determina o preço, numa situação estável, é o custo da mão de obra.

    Se um produto leva 100 homens hora para ser produzido este valerá menos que um produto que leve 200 homens hora.

    Pra quem vir encher meu saco com lenga lenga de oferta e procura, tenta estabelecer teu preco com base nisso, ao inves de somar custo dos insumos + mão de obra + lucro... E veja se tua empresa vai longe...

    Em cursos de economia o que menos se fala é lei de oferta e procura, simplesmente pq é muito bonitinho na teoria (e justifica um monte de discrepância - mas é pura ideologia) mas pouco util na prática. (E nem venham com lenga lenga de problema do calculo economico e trololo que essa ultima crise nos mostra a baboseira que é a escola austríaca).
    E porque eles deixam faltar equipamento, porque a cada pedido que faz demora 8 meses para entregar ? Preço até o momento tem sido agradavel pois vem diminuindo, mais a disponibilidade e pessima.

  20. #20

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Se eu tenho um empregado que leva 1 hora para produzir um radio, 8 horas por dia = 8 radios, 30 dias por mes = 240 radios por mes.

    Pago a ele R$ 1200

    A materia prima do radio custa R$100

    Custo mensal :

    R$1200 do funcionário
    R$24000 da materia prima
    R$25200 Total

    Quero lucrar 20%

    20% de R$25200 = R$5040

    R$30240 por 240 radios ou R$126 por rádio.

    Agora observe que eu estou calculando em função da produção máxima (sem capacidade ociosa) e não estou levando em consideração a desvalorização do capital (das máquinas) ou o defasamento tecnológico (que me obrigaria a investir em pesquisa, ou comprar o projeto de terceiros), e tambem estou desconsiderando variações de produtividade com a melhora tecnológica.

    Se estou na capacidade máxima e percebo que existe demanda, contrato um novo funcionário para aumentar a produçao, ai meu custo sobe mais R$1200, mantendo o mesmo preço para os equipamentos meu lucro diminuiria. (posso tambem gastar dinheiro procurando um metodo de produção mais produtivo, o que permitiria esse mesmo funcionário produzir mais).

    É ai que o preço sobe.

    Se minha demanda cai, fico com capacidade ociosa, começo a demitir funcionários até manter apenas aqueles necessários para a produção.

    É ai que o preço cai.

    Pq um empresario mantem um baixo preço e continua incapaz de suprir a demanda ? Talvez pq não esteja disposto a sofrer o aumento inicial de custo provocado pelo crescimento (dai mantem a mesmo capacidade máxima).

    Entenda, o problema da escola autríaca é declarar a lei de oferta e procura como "maximas", entretanto, eles mesmos são os que defendiam uma diminuição do excesso de matematica na economia.

    Economia se faz com decisões tomadas por seres humanos e não com uma formula mágica que resolva tudo sozinha sem ninguem precisar decidir nada. ESSA é a questão.
    Tá Certo