Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Se eu tenho um empregado que leva 1 hora para produzir um radio, 8 horas por dia = 8 radios, 30 dias por mes = 240 radios por mes.

    Pago a ele R$ 1200

    A materia prima do radio custa R$100

    Custo mensal :

    R$1200 do funcionário
    R$24000 da materia prima
    R$25200 Total

    Quero lucrar 20%

    20% de R$25200 = R$5040

    R$30240 por 240 radios ou R$126 por rádio.

    Agora observe que eu estou calculando em função da produção máxima (sem capacidade ociosa) e não estou levando em consideração a desvalorização do capital (das máquinas) ou o defasamento tecnológico (que me obrigaria a investir em pesquisa, ou comprar o projeto de terceiros), e tambem estou desconsiderando variações de produtividade com a melhora tecnológica.

    Se estou na capacidade máxima e percebo que existe demanda, contrato um novo funcionário para aumentar a produçao, ai meu custo sobe mais R$1200, mantendo o mesmo preço para os equipamentos meu lucro diminuiria. (posso tambem gastar dinheiro procurando um metodo de produção mais produtivo, o que permitiria esse mesmo funcionário produzir mais).

    É ai que o preço sobe.

    Se minha demanda cai, fico com capacidade ociosa, começo a demitir funcionários até manter apenas aqueles necessários para a produção.

    É ai que o preço cai.

    Pq um empresario mantem um baixo preço e continua incapaz de suprir a demanda ? Talvez pq não esteja disposto a sofrer o aumento inicial de custo provocado pelo crescimento (dai mantem a mesmo capacidade máxima).

    Entenda, o problema da escola autríaca é declarar a lei de oferta e procura como "maximas", entretanto, eles mesmos são os que defendiam uma diminuição do excesso de matematica na economia.

    Economia se faz com decisões tomadas por seres humanos e não com uma formula mágica que resolva tudo sozinha sem ninguem precisar decidir nada. ESSA é a questão.
    Putz! Uma aula de economia.

    Apesar que o tópico foi para um assunto bem diferente mas vou até aumentar sua reputação agradecendo pq realmente foi boa a explicação.

    Abraço

  2. #22

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Falando sobre Economia
    Eu acredito na Lei de Oferta X Procura. Para mim, sua (ótima por sinal) explicação sobre o "sobe e desce" dos valores está ligado a esta lei. Ok, é um pouco mais complicado, mas segue o mesmo conceito.
    Quando aumenta a demanda, aumenta a produção, aumentado o custo da empresa, aumenta assim o valor do produto final. Assim, a oferta é de X+tantos aparelhos. Se diminui a demanda, a produção diminui, menos funcionários, menos gastos, etc., menor o valor de produção, menor o valor do produto.
    Oferta X Demanda.
    Quanto maior a demanda em função da oferta baixa, mais caro o aparelho, e se a demanda for menor que a oferta, o preço cai.
    Última edição por Thais; 02-07-2010 às 16:43.

  3. #23

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Falando de economia (Livre Concorrência) e Tecnologia
    Para manter uma concorrência leal é importante que o mercado esteja aberto para novas possibilidades.
    A Krazer lançou um Kit Cliente 5.8 que superou em muitos quesitos a nano.
    O valor é muito mais acessível, já que os produtos são nacionais.
    Aí vai de um mercado que não esteja estatizado e monopolizado para analisar.

  4. #24

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por Thais Ver Post
    Falando de economia (Livre Concorrência) e Tecnologia
    Para manter uma concorrência leal é importante que o mercado esteja aberto para novas possibilidades.
    A Krazer lançou um Kit Cliente 5.8 que superou em muitos quesitos a nano.
    O valor é muito mais acessível, já que os produtos são nacionais.
    Aí vai de um mercado que não esteja estatizado e monopolizado para analisar.
    Puxa Thais.

    Superou qual NANO? O 802.11 ou a série M?

    Tem fundamentação técnica para as afirmações, ou é apenas oba-oba de vendedor?

    Se começarmos a seguir o caminho do "é melhor porque é barato", vai ter gente dizendo que antena grade com radinho USB integrado é a melhor coisa do mundo.


    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 03-07-2010 às 07:45.

  5. #25

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    bom, nunca testei.. mas:
    ja via alguns elogiarem e outros cruscificarem...

    o custo dele é bem razoavel... teoricamente, o beneficio deveria tbm ser.

    o que tenho visto falarem é que ele funciona muito bem por alguns dias/semanas... ai comeca alguns problemas de conexao... nao conecta nos aps, etc e tal.
    tbm tenho visto falarem que ele pode ser melhorado, como por exemplo: fazendo uma abertura maior para as outras portas dele... mas isso nao chega a ser um problema em sim.
    isso que falei foi relato de um amigo...

  6. #26
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Pessoal, vamos parar com essa babaquice de defender com unhas e dentes marcas ou produtos específicos. A tecnologia está ai para mudar as coisas, todo dia. Se algo hoje é bom, amanhã não será mais, pois produtos melhores virão. O que é bom para qualquer consumidor é que o produto satisfaça suas necessidades, ponto.

    Se querem fazer "marketagem" usem o classificados.

  7. #27

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    otimo projeto

  8. #28

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pessoal, vamos parar com essa babaquice de defender com unhas e dentes marcas ou produtos específicos. A tecnologia está ai para mudar as coisas, todo dia. Se algo hoje é bom, amanhã não será mais, pois produtos melhores virão. O que é bom para qualquer consumidor é que o produto satisfaça suas necessidades, ponto.

    Se querem fazer "marketagem" usem o classificados.
    Bom, como eu questionei como o produto era melhor que o Nano, creio que o Sergio achou que eu estava defendendo a Ubiquiti. Não é o caso, Sergio.

    Também acho babaquice ser Xiita de alguma marca. Seja ela Krazer, Ubiquiti, Mikrotik, Etc... O inteligente é usar o que cada marca tem de melhor e ter um conjunto final de alta qualidade. Exposto isto acrescento:

    Acho que a Ubiquiti está confortável demais no mercado e sei que vem coisa boa por aí para competir a altura. Basta aguardar

    Sobre meu questionamento original de saber o diferencial do produto da Krazer além do preço mais baixo, foi com o intuito de manter o elevado nível técnico do Under-Linux.

    Se a gente partir pro oba-oba e pro "achômetro" o Under-Linux será mais um fórum de tecnologia sem conteúdo concistente.

    Espero ter sido claro nas colocações e peço desculpas se alguém se ofendeu.

    Abraços a todos,

    ZéAlves

  9. #29
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Nada disso Zé Alves, não diz o comentário da forma que imaginou... o que não concordo são defesas de marcas/modelos de equipamentos como muitos fazem por aqui. A questão é apresentar as características técnicas de cada um e as soluções encontradas utilizando-se dos mesmos, senão ficamos sempre na questão da "propaganda", sem nada de concreto ser destacado.


    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Bom, como eu questionei como o produto era melhor que o Nano, creio que o Sergio achou que eu estava defendendo a Ubiquiti. Não é o caso, Sergio.

    Também acho babaquice ser Xiita de alguma marca. Seja ela Krazer, Ubiquiti, Mikrotik, Etc... O inteligente é usar o que cada marca tem de melhor e ter um conjunto final de alta qualidade. Exposto isto acrescento:

    Acho que a Ubiquiti está confortável demais no mercado e sei que vem coisa boa por aí para competir a altura. Basta aguardar

    Sobre meu questionamento original de saber o diferencial do produto da Krazer além do preço mais baixo, foi com o intuito de manter o elevado nível técnico do Under-Linux.

    Se a gente partir pro oba-oba e pro "achômetro" o Under-Linux será mais um fórum de tecnologia sem conteúdo concistente.

    Espero ter sido claro nas colocações e peço desculpas se alguém se ofendeu.

    Abraços a todos,

    ZéAlves

  10. #30

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    É o primeiro tópico que as respostas não correspondem a pergunta, mas muito obrigado pelas aulas de economia.

  11. #31

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    É o primeiro tópico que as respostas não correspondem a pergunta, mas muito obrigado pelas aulas de economia.
    pode ter certeza que nao é o primeiro nao...

    mas, depois de ler tanta resposta... vejo que:
    se os camaradas acima estao trabalhando em provedor... entao estao trabalhando no lugar errado... kkkkkkkkkkk

  12. #32
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...


  13. #33

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8... RESPONDENDO A PERGUNTA ORIGINAL !!!!

    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    É o primeiro tópico que as respostas não correspondem a pergunta, mas muito obrigado pelas aulas de economia.
    Citação Postado originalmente por BrasileiroNet Ver Post
    Boa tarde a todos!!!!

    Galera é o seguinte, fiz um ptp com 2 nanos5 a 1,9Km passando 20Mbps (antena interna) até ai tudo bem, gostaria da opinião de vocês HOJE(2010), pois os relatos e posts que le são de 2006 a 2008. Gostaria de saber se eu colocar um Bullet5 com uma Omni de 12dbi 5.8Ghz OIW, atenderia uns 30 clientes? Clientes no máximo com 512k de down e 256k up em uma distancia de 4 a 5Km os clientes com nano5 e nano5loco. Aqui ja tem muita rede 2.4Ghz contando com a minha, rsrs.

    Ou colocaria 3 ou 4 nanos5 como ap-wds e clientes com nano5L. Já tenho um nano5 nesse prédio do ptp, com 2 clientes a 3Km passando 13Mbps. Gostaria de colocar a Omni pois utilizaria só dois canais, o do ptp e o do bullet5. (tudo como ponte) para se logar no hotspot.

    Obs: Não pretendo colocar rb e cartões pois fiz um investimento de +ou- 7 mil em 2.4ghz.

    Opinem... agradeço desde já.
    BrasileiroNET.

    Nós já esculhambamos seu post, vou tentar responder suas perguntas:


    Instalando Omni no bullet, vai fazer 30 clientes?
    É possível que não. Os Nanos e os Bullets (802.11) atendem no máximo 25 clientes simultâneos. Pela pequena capacidade de memória, não vai além disso.
    Sua opção é o Bullet M, que faz uma média de 50 clientes. Porém, este não é equipamento para estação base. O ideal é usar um Mikrotik com XR5.

    Distância de 4 a 5 KM a partir da base:
    É uma distância segura e coerente.

    Rede de 5.8 no lugar de 2.4 GHz:
    É questão de tempo (pouco tempo) até a frequência de 5.8 estar detonada. E isso vai acontecer bem rápido porque em 5.8 outdoor só se pode usar 4 canais de 20 MHz (resolução 506 ANATEL). Em 2.4 são 11 canais e a restrição de EIRP é muito mais severa. Ou seja, logo logo a turma deixa o 5.8 de lado e volta pra 2.4 GHZ.
    Os canais da frequencia 5.8 GHz autorizados para uso outdoor são 5745, 5765, 5785, 5805.

    3 ou 4 nanos5 como ap-wds:
    O nano também não é equipamento para estação base. Entretando, colocando vários, você divide a carga entre vários rádios e consegue atender mais clientes (além do limite de 25 do bullet 5).
    Lembra que os Nanos têm antena com ângulo de abertura de 60 graus, isto quer dizer que para atender 360 graus você vai precisar de 6 NanoStation.

    clientes com nano5L:
    É o equipamento ideal para essa aplicação (cliente). Pena que não está homologado, mas tem gente que usa e está feliz.

    ...utilizaria só dois canais:
    Não é obrigatório usar canais diferentes se os rádios não criam interferência entre si. Se todos os provedores utilizassem apenas um canal para suas redes, haveria menos interferência, mas isto é mera utopia da minha parte.

    Desculpe-nos pela bagunça no teu tópico. Se precisar de mais informação entre em contato comigo via mensagem particular ou e-mail.

    Abraço,

    ZéAlves

  14. #34
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Zé Alves, a faixa média de 5 GHz, o conhecido 5.4, pode usar em outdoor sim. Desde que respeite os limites:

    5.4 GHz (5470 MHz - 5725 MHz):
    Limite do transmissor: 250 mW (24 dBm)
    Limite de EIRP: 1 W (30 dBm)
    Uso obrigatório de DFS com radar detect.

  15. #35

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Zé Alves,
    ate onde conheco, as faixas que podemos usar sao:

    5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão)

    e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado

  16. #36

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    HHAAAA, agora sim, 'granlabor', muito obrigado pelas informações. Analiso também em colocar nanos5 pois não seria para 360º, acho que no máximo (4) nanos5 daria para atender. Pelas suas informações colocarei nanos5 mesmo, depois que estiver pronto post aqui.

    muito obrigado mesmo.

  17. #37

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Sergio e Mascaraapj.

    Obrigado pela informação sobre legislação. Texto jurídico é confuso e o ping-pong entre parágrafos confunde meus neurônios hehehehehe. Resumido assim é bem mais simples de entender. Quem sabe um "STICK-IT" na área de legislação ajudaria a apontar as regras sem precisar republicá-las a cada post

    BrasileiroNET,

    É um prazer poder ajudar compartilhando conhecimento. Como pagamento aprendi sobre legislação de potência EIRP em 5.8 GHz. Esse Under-Linux é muito legal!

    Abraço a todos,

    ZéAlves

  18. #38

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Me desculpe a demora em responder colega "Glanlabor". Primeiramente, amigo Sérigio, me desculpe se ofendi algum usuario ou demonstrei algo não equivalente com o fórum. Respeito e admiro muito este fórum, muito bem organizado e administrado.
    Enfim, respondendo sua pergunta, sim, ele superou em um teste de campo feito com um cliente que utilizava Nano, mas na verdade, neste teste que me refiro, era nano 2, 2.4. Nano 5 ainda não fizemos testes em campo, mas nossa cpe tem tecnologia compatível/superior.
    Não quis gerar desavença, muito menos leva-los em "oba-oba de vendedor", uma coisa que prezo é a honestidade, esse negócio de enganar cliente não vale a pena, já que, o mesmo vai experimentar o produto e saber se é ou não bom.
    O caminho não é ser melhor por ser mais barato, mas sim, o custo x benefício alcançado é bem melhor. Ser apenas mais barato, não indica ser melhor.
    Não quis gerar desavença, como disse, só quis apresentar uma outra alternativa.

    E, (risos), me desculpe caro "BrasileiroNet por ter "eculhambado seu post" como disse nosso amigoalguns posts atrás...

  19. #39

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Sergio e Mascaraapj.

    Obrigado pela informação sobre legislação.
    aprendi sobre legislação de potência EIRP em 5.8 GHz. Esse Under-Linux é muito legal!
    Rsrs... eu tbm adooro este forum por estas coisas

  20. #40
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Projetando novo pop 5.8...



    Realmente, desculpem a desordem no post. De qualquer forma está valendo. Tudo termina bem, quando acaba bem.