+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Galera, seguinte, preciso de uma ajuda ae, pesquisei no fórum mas não axei exatamente o que eu queria. Vou fazer a instalação de um servidor mikrotik em um colégio, onde alunos e funcionarios irão acessar a internet, (cada um com seu usuário e senha). Nesta rede tenho 2 links de internet, uma adsl, onde o MKT irá fazer a discagem para modem e outra é a internet do Governo, onde possui um controle de páginas.

    Preciso fazer com que os professores saim pela adsl, e os alunos pela internet do governo, o que devo fazer?

    Existe alguma outra forma + fácil de se fazer este controle?
    Última edição por rafaeldebastiani; 11-06-2010 às 15:01.

  2. #2

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Amigo você pode fazer loadbalance por Grupo, grupo 1 sai pelo adsl e grupo2 sai pelo link do governo.

    Link: Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki

    Se funcionar da um toque, e clica ai na estrelinha rsrs.

  3. #3

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    isso eu fiz e deu certo, mas tipo, quero usar HOTSPOT, todo o colégio vai ter wireless, ao acessar a internet, uma tela de login é mostrada, só que preciso dentro do MikroTik, fazer a divisão, alunos e professores.....

  4. #4

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Qual seria os diferente previlegios ? banda ? tenta expor mais o que precisa fazer pois Eu não entendi muito bem.

  5. #5

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    só que preciso dentro do MikroTik, fazer a divisão, alunos e professores.....
    Bem, é só você criar os perfis e ir adicionando os usuarios para o perfil desejado.
    Em IP -> HotSpot, na aba Server Profiles clique no ''+'', então você poderá criar um perfil. Depois vai na aba Users, clique no '+' e lá terá a opção de qual profile o novo usuário deverá participar.

  6. #6

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Pessoal, isso eu sei fazer, criar 2 perfis e tal...... o que eu quero e o seguinte, quando o usuário for um professor, sai pelo link da adsl (conexão pppoe client) e se for aluno, sai pela ether2, internet do governo.
    Como que faço a configuração no hotspot para ele entender isso? se é professor - ADSL, aluno - Governo.

    A diferença entre os dois tipos de clientes é simples:
    Usuário da ADSL tem todos os sites liberados e a Internet do governo não.

  7. #7

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Amigo eu acho que seria assim, tipo GroupA link adsl e GroupB link governo. Tenta dessa maneira criando somente 1 hotspot sendo que vai limitar o uso do link e redirecionamento seria os grupos que você criar.

  8. #8

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Quando você for cadastrar o usuario em IP -> HotSpot -> aba Users, coloque também no campo address o IP desse usuario, digamos que seja um professor.

    Depois disso vá em IP -> Firewall -> aba Mangle. adicione a seguinte regra
    aba general:
    CHAIN = PREROUTING
    SRCADDRESS = IP que voce cadastrou na hora de criar o User em IP->HotSpot->aba User
    aba action
    ACTION = mark routing
    NEW ROUTING MARK = link_professores

    Agora vá em IP->Routes e adicione uma segunda rota default, assim:
    aba General:
    DST. ADDRESS = 0.0.0.0/0
    GATEWAY = LINK_ADSL OU LINK_GOVERNO
    ROUTING MARK = link_professores
    e você faz isso do mesmo jeito para o link do governo




  9. #9

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    olá bom dia, cara porque vc não faz duas redes??? .... fisicamente elas estariam separadas mesmo ai é so vc colocar as regras para cada uma...

  10. #10

    Padrão Re: Mesmo Hotspot, mas separando 2 tipos de clientes.

    Galera, consegui fazer a divisão dos 2 tipos de clientes, agora cada um sai pelo seu link de internet.
    o unico problema agora é: não consigo navegar na internet, quando eu dou um ping para fora, só responde se for pelo ip. como se fosse problema de dns, o que pode ser?

    no hotspot não tenho pool de ip's
    e cadastro os clientes no dhcp server
    Última edição por rafaeldebastiani; 17-06-2010 às 11:06.