Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor x RB450g

    Pessoal, um amigo me deu a ideia de trocar os servidores pc mikrotik por RB450g, na rede aqui a media de clientes online sao de 100 a 150 nos horarios de pico.
    O que me dizem??

    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por mps123 Ver Post
    Eu acho que ele te deu uma ideia valida se for para usar firewall, qos, controle de banda e altenticação pois tenho aqui com quase 200 e ta comportando.. assim vc vai reduzir custos de energia e problemas de hardware.
    bom esta e minha opniao pode existir diversas outras. vlw.
    foi mais ou menos o que eu pensei, e no caso aqui nao uso mais cache, as tentativas so deram errado, sempre dando mais dores de cabeça pra um rendimento razoavel...

    Esperar ai mais opniões e relatos do resto do pessoal...
    Última edição por robertoprovenet; 11-06-2010 às 20:38.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Amigo uma RB450G para controle de cliente é excelente,mais dependendo do que for fazer. Se for usar QoS, um firewall bem elaborado, não vai aguentar muito cliente. Se for usar uma coisa mais simples ela aguenta na faixa de 90 a 100 clientes online em hotspot ja pppoe um pouco menos pois consome mais memoria.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    eu somente uso assim aqui, 450G em baixo com hotspot + firewall + gerenciamento da rede. E transmissores ou uso rb com cartao ou produtos da ubiquiti, e parei de me encomodar, antes usava uma rb com um cartao recebendo, 1~2 enviando + hotspot , etc,etc e vivia dando pau. agora fica isolado

    tenho uma repetidora com 150 clientes, regras firewall basicas, hotspot, roteamento de ips e processamento em 20% de média

    para quem quiser cache ai sim coloca uma maquina lado a lado com o link fazendo isso.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Aqui estou testando uma RB450G com PPPoE e controle de banda. Chego a ter 220 clientes conectados nela, e a CPU chega aos 90%. Não tenho muitas regras de firewall.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Caramba 220 online, e consumo de memoria amigo tem como nos falar quanto que fico ?

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Aqui estou testando uma RB450G com PPPoE e controle de banda. Chego a ter 220 clientes conectados nela, e a CPU chega aos 90%. Não tenho muitas regras de firewall.

  7. #7

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Caramba 220 online, e consumo de memoria amigo tem como nos falar quanto que fico ?
    realmente eh um consumo muiiiitttoo alto... rsrsrsrs... posta imagens dela ai...

  8. #8

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Aí está a imagem. No momento que tirei o print como vocês podem ver havia 213 conexões PPPoE, CPU em 100% e tráfego em 6.6mb. Fiquei observando por alguns instantes e a CPU variava entre 70 e 100%, a média do tráfego estava em 5.7mb. De acordo com os gráficos já teve tráfego de quase 10mb passando por ela.

    Um fato da CPU tão alta é que para cada conexão PPPoE é criado 2 regras no firewall mangle para alterar o MTU da conexão, encontrei hoje uma regra que pode evitar isso, com apenas uma regra farei o serviço (só não testei na RB por que é fim de semana, não to afim de me estressar ).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB450G.jpg
Visualizações:	883
Tamanho: 	177,9 KB
ID:      	12188

  9. #9

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Aí está a imagem. No momento que tirei o print como vocês podem ver havia 213 conexões PPPoE, CPU em 100% e tráfego em 6.6mb. Fiquei observando por alguns instantes e a CPU variava entre 70 e 100%, a média do tráfego estava em 5.7mb. De acordo com os gráficos já teve tráfego de quase 10mb passando por ela.

    Um fato da CPU tão alta é que para cada conexão PPPoE é criado 2 regras no firewall mangle para alterar o MTU da conexão, encontrei hoje uma regra que pode evitar isso, com apenas uma regra farei o serviço (só não testei na RB por que é fim de semana, não to afim de me estressar ).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB450G.jpg
Visualizações:	883
Tamanho: 	177,9 KB
ID:      	12188
    pow cara, show de bola viu, agora fiquei com agua na boca pra colocar pra rodar aqui, pois eu nem uso pppoe so hotspot, dai acredito que ela consiga ter um desempenho bem melhor ja que nao vai exigir tanto...

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Quanto mais consumo em processamento, menos pacotes passam. Depois não adianta reclamar que não consegue throughput.

  11. #11

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    É reparei que aqui também cria 2 regras para o MTU. Você ja ta na hora de sair da rb450g e ir para rb1000, rsrs com isso o processamento ficara mais baixo, e o consumo de memoria ficara mais baixo.

    Citação Postado originalmente por nod3vic3 Ver Post
    Aí está a imagem. No momento que tirei o print como vocês podem ver havia 213 conexões PPPoE, CPU em 100% e tráfego em 6.6mb. Fiquei observando por alguns instantes e a CPU variava entre 70 e 100%, a média do tráfego estava em 5.7mb. De acordo com os gráficos já teve tráfego de quase 10mb passando por ela.

    Um fato da CPU tão alta é que para cada conexão PPPoE é criado 2 regras no firewall mangle para alterar o MTU da conexão, encontrei hoje uma regra que pode evitar isso, com apenas uma regra farei o serviço (só não testei na RB por que é fim de semana, não to afim de me estressar ).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB450G.jpg
Visualizações:	883
Tamanho: 	177,9 KB
ID:      	12188

  12. #12

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Na minha opnião mikrotik ta estável com qualquer solução, pois tenho 7 servidores com mikrotik em pc e nunca nem travaram, todos com maquinas novas, mais dai vem aquele negocio, pc levou poeira ta sujando memoria, esquentou o hd vai pro espaço... e solução com rb se tona algo bem interessante... mais tem que realmente presta atenção no processamento...

  13. #13

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    pow cara, show de bola viu, agora fiquei com agua na boca pra colocar pra rodar aqui, pois eu nem uso pppoe so hotspot, dai acredito que ela consiga ter um desempenho bem melhor ja que nao vai exigir tanto...
    Hotspot também é glutão de processamento... menos que PPPoE, mas ainda pesado, por usar simple queues.
    Se você puder usar PCQ para com duas regras controlar todos os usuários de uma velocidade X, aí você vai poder usar a RB750G para controlar assinantes, nem vai precisar da memória a mais que tem a RB450G.

  14. #14

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quanto mais consumo em processamento, menos pacotes passam. Depois não adianta reclamar que não consegue throughput.
    Isso é verdade. Como falei a RB450G foi colocada pra testes, hoje vou testar uma regra de firewall que econtrei para alterar o mtu automaticamente dos clientes pppoe de modo que não tenha problemas com msn. Vamos ver se consigo diminuir o processamento da router, mas só a noite quando é o horário de pico.

  15. #15

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Coloquei aqui uma RB 1000 com PPPoE, Simple queues, VLAN, OSPF, Firewall, com uns 120 clientes on fica por volta de 40% de processamento e o trafego por volta de 8-10mb.... até que está rodando bem.... mas tenho outra rede aqui via cabo/fibra, nesse servidor um pentium 4 com 2gb de memoria e 3 placas de rede Gigabit tenho uns 600 usuarios on, mesmo tipo de configuração que está na RB 1000 e por volta de 30mb de trafego, o processamento dessa maquina fica na casa de 30-35% não mais do que isso.... ainda não tomei coragem de colocar uma RB 1000 nesse local pra ver se ela aguenta o tranco..... acho que não......

  16. #16

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Coloquei aqui uma RB 1000 com PPPoE, Simple queues, VLAN, OSPF, Firewall, com uns 120 clientes on fica por volta de 40% de processamento e o trafego por volta de 8-10mb.... até que está rodando bem.... mas tenho outra rede aqui via cabo/fibra, nesse servidor um pentium 4 com 2gb de memoria e 3 placas de rede Gigabit tenho uns 600 usuarios on, mesmo tipo de configuração que está na RB 1000 e por volta de 30mb de trafego, o processamento dessa maquina fica na casa de 30-35% não mais do que isso.... ainda não tomei coragem de colocar uma RB 1000 nesse local pra ver se ela aguenta o tranco..... acho que não......
    Por isso que fico com medo de mudar... pois meu mikrotik servidor é bem parrudo... mal da 2% de consumo de processador...

  17. #17

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Mais você esta tento problemas com esse teu servidor parrudo ? Pois se tiver rodando bem e não te dando dor de cabeça eu não sejo vantagem em mudar, so se você quiser tudo routerboard, igual eu quero aqui o unicos servidores que quero manter é o Proxy e servidor dns que to testando =D

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Por isso que fico com medo de mudar... pois meu mikrotik servidor é bem parrudo... mal da 2% de consumo de processador...

  18. #18

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Mais você esta tento problemas com esse teu servidor parrudo ? Pois se tiver rodando bem e não te dando dor de cabeça eu não sejo vantagem em mudar, so se você quiser tudo routerboard, igual eu quero aqui o unicos servidores que quero manter é o Proxy e servidor dns que to testando =D
    entao amigo, o negocio em provedor sempre é acabar com as dores de cabeça, pc suja, sala fechada, no ar condicionado ainda pega poeira, suja memoria, suja placa de rede e acaba travando, dando dor de cabeça pra mim... entao esse é o meu pensamento!

  19. #19

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    Eu tenho o mesmo pensamento, fora que aqui no litoral a maresia come rapidinho tudo. Cara eu acho que a RB1000 aguenta muita coisa sim, so se tiver muito cliente mesmo para ela não suporta.

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    entao amigo, o negocio em provedor sempre é acabar com as dores de cabeça, pc suja, sala fechada, no ar condicionado ainda pega poeira, suja memoria, suja placa de rede e acaba travando, dando dor de cabeça pra mim... entao esse é o meu pensamento!

  20. #20

    Padrão Re: Servidor x RB450g

    so o que nao aguenta eh o bolso com a rb1000... rsrsrs