+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Amigo, usa hélice com eixo na horizontal, catavento tradicional, pois esse sistema tem uma rotação bem maior que o sistema eixo-vertical. Para uso com dínamo, a rotação tem que ser alta para um sistema eficiente.
    Para que tem $$ que possa investir, existem modelos prontos, muito usados em navegação marítima e com eficiência.

  2. #22

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Não esquece que ele tem que trabalhar em conjunto com baterias de 12V.

  3. #23

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Pra quem tem um bom projeto, e tempo, vale a pena tentar o prêmio de inovação da EDP2020. Tenho muito interesse nessa área, já pensei até em fornecer energia, mas por falta de tempo não me dediquei com a devida atenção.
    Quem sabe nasce um projeto bom aqui no forum, abraços.

    Segue link:http://www.edpbr.com.br/energia/prem.../participe.asp
    Última edição por VIASATT; 15-06-2010 às 23:00. Razão: Faltou o link.

  4. #24

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Amigo, usa hélice com eixo na horizontal, catavento tradicional, pois esse sistema tem uma rotação bem maior que o sistema eixo-vertical. Para uso com dínamo, a rotação tem que ser alta para um sistema eficiente.
    Para que tem $$ que possa investir, existem modelos prontos, muito usados em navegação marítima e com eficiência.
    Exemplo de um que atenderia a todos pelo custo x benefício. No site existem outros modelos, mais acho que ninguém gastará menos de R$ 2.000,00 para fazer um gerador eólico. Gerador Elico AirZ Marine 400W

  5. #25

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Exemplo de um que atenderia a todos pelo custo x benefício. No site existem outros modelos, mais acho que ninguém gastará menos de R$ 2.000,00 para fazer um gerador eólico. Gerador Elico AirZ Marine 400W
    Verdade. Vejam aquele do vídeo que postei. Quem fez, o Neryval, ele me disse que na vertical o rendimento é muito inferior. A não ser que faça algo muito grande para compensar as perdas.
    Por outro lado o vertical leva a vantagem da facilidade de instalação.
    Como o Zanata já citou, o que deu mais trabalho para ele foi a questão girar para acompanhar a direção do vento.

    Para quem não quiser se envolver num projeto, ele faz o horizontal por cerca de 1300. Mas é assim, uma construção tabajara. Mas segundo ele funciona perfeito.
    Mas eu ainda acho que o gostoso é montar o projeto em casa, como o Zanata está fazendo. Isto para quem é "professor Pardal".

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Amigo, usa hélice com eixo na horizontal, catavento tradicional, pois esse sistema tem uma rotação bem maior que o sistema eixo-vertical. Para uso com dínamo, a rotação tem que ser alta para um sistema eficiente.
    Para que tem $$ que possa investir, existem modelos prontos, muito usados em navegação marítima e com eficiência.

  6. #26

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade. Vejam aquele do vídeo que postei. Quem fez, o Neryval, ele me disse que na vertical o rendimento é muito inferior. A não ser que faça algo muito grande para compensar as perdas.
    Por outro lado o vertical leva a vantagem da facilidade de instalação.
    Como o Zanata já citou, o que deu mais trabalho para ele foi a questão girar para acompanhar a direção do vento.

    Para quem não quiser se envolver num projeto, ele faz o horizontal por cerca de 1300. Mas é assim, uma construção tabajara. Mas segundo ele funciona perfeito.
    Mas eu ainda acho que o gostoso é montar o projeto em casa, como o Zanata está fazendo. Isto para quem é "professor Pardal".
    pois eh em casa a gente patina, mas entende o que fez, e consequentemente sai mais em conta $$

    estou pensando na possibilidade de utilizar ao inves de 4 hélices de 1.5 mts, utilizar 8 de 70 cm, reduzindo bastante o tamanho do conjunto

    vejam que o Gerador Eólico AirZ Marine 400W tem tamanho de 1.2 metros, e tem apenas 3 helices.

  7. #27

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    PS: Tava raciocinando aqui (não sou engenheiro eletrotecnico)... Mas talvez um diodo seja suficiente...

    Se a tensão na bateria for maior que a tensão no gerador, os papeis se invertem e a bateria passa a ser o gerador e o dinamo (que por construção é similar à um motor CC) vai ser a carga e girar descarregando a bateria (e ai teriamos um ótimo ventilador publico :P)

    Ou seja, o mais simples é colocar um simples diodo que não permita os "coulombs" de sairem da bateria para o gerador.

    Agora não sei como regular a tensão acima da tensão da bateria (nem sei se isso é necessário).

    Algum universitário ai para ajudar ?
    A própria ponte retificadora na saida do gerador não vai permitir que a carga da bateria volte.

  8. #28

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Vai ser complicado, pois até mesmo é pesado e precisa de rotação alta. Vai ter que usar pás maiores que 1,5 mts. Vc pode usar motores de corrente continua de tamanhos menores. Qualquer motor de corrente continua gera energia. Vai depender da quantidade que precisa.

  9. #29

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por CarlosAlves Ver Post
    Vai ser complicado, pois até mesmo é pesado e precisa de rotação alta. Vai ter que usar pás maiores que 1,5 mts. Vc pode usar motores de corrente continua de tamanhos menores. Qualquer motor de corrente continua gera energia. Vai depender da quantidade que precisa.
    Posso estar falando bobagem, mas tenho lido que motores com enrolamentos de fios são mais pesados.
    Que o ideal é ter o estator com imãs permanentes que são bem mais leves para tocar com vento.
    Confere isso?

  10. #30

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Motores com imã permanente tem cido muito usado, pois se gasta mesnos material e o imã é mais barato do que o cobre, alem de ficar mais leve. Más me parece que o imã permanente tem um rendimento melhor sim. Você pode usar motor da ventuinha do carro para fazer testes. Vou arrumar uma para ver quantos amperes elá pode gerar. Más mesmo que vc consiga montar um gerador eolico, vai ter que fazer um hibrido de painel solar mais gerador eolico.A não ser que na sua região vente todos os dias. No youtube tem muitas dicas de como se montar a parte do cata vento. Achei mais facil aquela que usa cano de pvc.

  11. #31

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    achei um forum tuga com um circuito regulador :

    NovaEnergia • Ver Tópico - Como construir um aerogerador 100W
    Que genioso, gostaria de ver um desses funcionando na prática.

  12. #32

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    achei um forum tuga com um circuito regulador :

    NovaEnergia • Ver Tópico - Como construir um aerogerador 100W
    foi bem nesse ai que me basiei, mas fiz alguma modificacoes, como a polia para dar mais rotacao

  13. #33

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    deixa eu falar que me ligaram dizendo que quebrou um hélice do meu cata-vento rsrsrs
    semana que vem vou la ver qq houve, e qq fiz errado para ter quebrada a hélice

  14. #34

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    deixa eu falar que me ligaram dizendo que quebrou um hélice do meu cata-vento rsrsrs
    semana que vem vou la ver qq houve, e qq fiz errado para ter quebrada a hélice
    O que deve ter acontecido é o que se chama de fadiga de material.
    O esforço no pé da pá da hélice é grande e aos poucos o material vão sofrendo micro fraturas até que salta longe.

  15. #35

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    O jorge deixou a receita do bolo, alguém se arrisca?

  16. #36

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Aldo, como trabalha um motor de passo? Eu sempre tenho lido que o melhor seria um gerador com estator de imã permanente pois é mais leve.
    Explica aí como é este motor. Sei que um motor girando ao contrário também produz energia.

  17. #37

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Uma imagem vale por mil palavras :

    Anexo 12347

    Ou seja, o rotor é de imã permanente e o estador de bobinas.

    Porém...

    O eixo é hipertrabalhado e super-preciso na rotação, também é hiperresistente pois esse trecos não podem deformar com o uso.

    Os magnetos são os mais potentes possiveis. Carissimos de se comprar avulso.

    E as bobinas normalmente são de longas espiras, para gera um campo intenso.

    Ou seja, são o melhor que se consegue por baixo custo.

    Agora eu estava mentalizando aqui... Se eu tenho 8V por 2a max (Corrente de curto circuito), quando eu drenar 0.5A a queda de tensão já vai ser de 2V, o que dá os 6V que a bateria precisa. Qualquer drenagem maior que essa e a tensão torna-se insuficiente para carregar a bateria.

    Ou seja, com esse modelo que eu escolhi, precisaria de um circuito de charge pump para subir a tensão, ao inves do regulador.

    Alias, precisariamos de um hibrido, regulador (abaixador) de tensão + multiplicador de tensão. To procurando aqui alguma fonte DC-DC capaz de fazer isso...
    O desenho realmente falou. É o estator que eu conhecia.

  18. #38

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora a porca torçe o rabo, a questão ta acima da minha qualificação.

    O que fazer para o gerador alimentar a bateria em carga máxima sem queda de tensão e sem desperdiçar energia ???

    Tava bolando um controle com microcontrolador e uns transistores de potência, mas ai pintou o dilema, como se sabe que uma bateria está carregada ?

    Outra, o microcontrolador tem um conversor A/D, e pode facilmente detectar as tensões. Mas como fazer para ele detectar a corrente que está saindo do gerador ???
    Será que não daria pra aproveitar o circuito de um carregador flutuador? Se não me engano ele faz exatamente isso.

  19. #39

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    mas oJorge ta virado no engenheiro eletrico!

    as hélices deixa para min testar
    hahaha

  20. #40

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Só a titulo de curiosidade um jovem africano de nome William Kamkwamba conseguiu gerar eletricidade para sua casa com energia eólica. Isso em uma comunidade muito pobre usando sucata, vale a pena visitar o site dele onde tem sua História.