Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mini Usina eólica - Com Dínamo

    A pedidos estou postando as idéias da mini usina eólica.

    comecei a fazer estudos em cima de uma energia atrás de vento, após ter um mês muito chuvoso aqui no sul , com mínimas insolações. Então abri o google e pau na mula, muitas coisas aprendi conversando com eletricistas de carro. mas a idéia é a seguinte:

    Construir um cata-vento que tenha uma boa rotação e que gire um dínamo. Por que usar um Dínamo e não um alternador?? O dínamo é encontrado em Fuscas e brasilia, ou seja carros mais antigos, o dínamo ele consegue produzir energia em baixas rotações, e é super leve para tocar, já o alternador precisa acima de 1500 RPM para comecar a produzir energia, e ainda quando imanta o campo magnético ele praticamente trava, ficando muito pesado, todo mundo já deve ter escutado as correria de um carro gritando! então é o alternador que ta pesadão e as correrias um pouco frochas (Fiz um carregador com alternador de 80AMP para meu Som e precisou de um motor eletrico de 5 CV para rodar). Agora só não sei dizer quantos amperes que o dínamo gera em 100, 500 , 1000 RPM, mas em 1500 RPM deve chegar na casa do 18-20 amp.

    é necessário tbem o uso de um relé que irá controlar a carga da bateria, mas só é ativado quando o dínamo produzir 12v e 1 amp ai ele liga e regula a carga da bateria, então se ta girando não quer dizer que ta carregando.

    para produzir mais energia é necessário comprar um tal de lagarto, usado em circulares de corte de madeira, ai da para colocar um polia maior para dar mais rotação a polia menor do dínamo, sem falar que é mais robusto que aguenta o peso das hélices, pois colocar as hélices direto no dínamo iria dar problemas com rolamentos.

    necessita ter um giro de no mínimo uns 300 graus , para captar ventos de quase todos os lados, necessário fazer um rabo de peixe para ter a orientação, unica coisa que não consegui é fazer um distorcedor de fio que nele passasse a voltagem que queriamos, então colocamos um calço atrás e ele trabalha somente 350 graus.

    as hélices foram feitas de cano de pvc de esgoto 150, tem manual na internet de como cortar

    Desvantagens:
    é necessario manutensões um pouco direta, pois as hélices podem quebrar, a correia pode afrochar o Dímano pode se desgastar.
    com tempo ainda quero testar outras duas maneira que acho ser até mais interresante, seriam usar Dínamo aqueles usados em bicicletas, menores e mais leves, e ao inves de fazer um sistema com hélices estilo avião, com suporte interiro girando. Iria fazer um esquema parecido com aqueles litros de coca-cola que os antigos pinduram na frente das casa onde é feito um corte , aberto as laterais, ai o vento bate nessas laterais e gira, claro que não usaria um litro descartavem , faria um negocio maior e mais reforcado, existe até um vídeo no youtube (um negocio de madeira).
    Última edição por gzanatta00; 12-06-2010 às 11:54.

  2. #2

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ja pensou em faze-lo na vertical ?
    como assim?

  3. #3

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Bacana Zanatta. Parabéns !

    Quando vai turbinar o "dinamão_do_zanatta" com a hélice do JorgeAldo?

    Abraço,

    Zé Alves

  4. #4

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Vou acompanhar, tópico interessante!

  5. #5

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Estou fazendo uns testes com exaustores aeólicos. Se eu for usar gerador de carro (dínamo), terei que fazer um jogo de polias, para obter torque e velocidade. O teste é usar dínamo de bicicleta pois coloco ele no eixo do exaustor. O interessante neste modelo é que ele gira em independentemente da direção do vento. O meu teste inicial, basea-se no exaustor já existente no galpão da empresa. Minha idéia é colocar na casa de campo para alimentar equipamentos que ficam 24h energizados. Provavelmente usar este dínamo para carregar bateria automotiva não seria a opção por conta da amperágem, mais é possivel alimentar uma bateria 12V 7A e liga-la a um inversor ou mesmo, usar os 12V direto nos rádios e em lâmpadas dicróicas na área externa da casa. Vide o tipo de exaustor aqui: Fortvent

  6. #6

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Cara recentemente me veio essa idéia.pesquisei e comprei um projeto ainda não tive coragem de começar a fazer.mais parece ser muito facil.se alguem quiser posso passar.

  7. #7

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por jonasbsb Ver Post
    Cara recentemente me veio essa idéia.pesquisei e comprei um projeto ainda não tive coragem de começar a fazer.mais parece ser muito facil.se alguem quiser posso passar.
    Põe aqui no fórum, para que todos possam opinar/sugerir modificações, aplicações, etc

  8. #8

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Esse projeto é de 1000w.como posso hospedar o aquivo?
    Última edição por jonasbsb; 13-06-2010 às 09:46.

  9. #9

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    achei uma pessoa que está tendo mesma ideia que tive a anos atras
    a diferença que vc quer gerar energia a partir dovento meu projeto e produzir a partir da agua ,mais não precisa de rio pode ser de poço ou cisterna
    trabalhei 4 anos nese projeto funcionou,ate patentiei
    mais nãofui adiante ppor questão financeira

    O NOME SERIA
    FONTE DE ENERGIA ALTERNATIVA COM AGUA CONTINUA

    FONTE DE ENERGIA ALTERNATIVA COM CORRENTE CONTINUA

    BOMBA DE POÇO COM PRESSAÕ

    nesse invento fiz no papel e fiz varios testes ,mais com material reciclaveis e feitos manualmente.como nãotinha verba para comprar material melhor ,fiz então uma maquete funcionou blz

  10. #10

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Tambem estou acompanhando o topico

  11. #11

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por jonasbsb Ver Post
    Esse projeto é de 1000w.como posso hospedar o aquivo?
    Quando vc colocar um post no fórum, tem uma opção chamada anexos (administrar anexos) - um pouco mais abaixo onde você escreve. Lá tem a opção de envio do arquivo com as informações.

  12. #12

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Lá vai.quero ver essa parada funcionando.o meu eu ja comecei
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  13. #13

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Zanata, creio que dínamo de bicicleta não vai dar amperagem suficiente.

    E hélices verticais, tem vários vídeos. Procura pelo videos do Neryval
    Aqui tem o link de um deles:


    Ele tem feito vários experimentos e num contato particular ele me disse que o rendimento maior é ainda com hélices tradicionais.

  14. #14

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    As pás não precisam ficar na posição tradicional :

    Gervolt - Produtos - Turbinas E
    sim sim, bem isso que quero fazer, como comentei no final da postagem, melhor de trabalhar

  15. #15

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    veja só a quantia de ideias!

    realmente as helices na vertical como o video anterior e o exausto do barração seria mais interresante pelo seguinte, menor area que o sistema no todo pega, (é horrivel pindurar um sistema com helices normal na torre), o dimano permanece sempre no mesmo local (facil manutensao), o sistema fica fixo (dispensa uso de suporte que gire 360 graus, nao precisa de distorcedor de fio, 100 vezes melhor).

    aonde compro um negocio parecido com o video acima??? senao encontrar vou fazer um!

    Vejam só como a gente não eh um simples adminitrador de rede, mas sim um:
    eletrecista,
    engenheiro,
    carpinteiro,
    serralheiro,
    um tcho muito loco,
    etc,
    etc,

    deveria existir certificado para nós! hehheehe

  16. #16

  17. #17

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Kleber, apesar de no título dizer que é para turbina eólica, no corpo do anúncio, nas famosas letras miúdas diz que ele não é o ideal para turbinas eólicas.
    O estator dele tem enrolamento grande para altas amperagens.
    Vejam algumas frases do anúncio que se contradizem:
    Specially made for belt drive for use on Engines or direct drive Hydro systems.The wire size in these stators are BIG coils for HIGH amperage. This wire is not fine enough for wind power applications
    outra:

    Use these powerful permanent magnet alternators (PMA's) to make cheap electricity with wind turbines afinal, eles dizem que não é bom para eólica e depois que é bom.O
    O coração de uma turbina é o estator. E infelizmente no mercado nacional não existem muitas opções. Mas o Neryval, autor daquele vídeo que citei, ele faz estator.
    Ele não tem empresa para isso, mas faz por gostar do assunto.

    neryvall arroba hotmail com









  18. #18

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    pelo o que vi esse equipamento da a voltagem conforme a velocidade. precisamos que a voltagem seja sempre 12v mas com bastante amperagem, e to achando que precisa de muita rotacao nisso

  19. #19
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    pelo o que vi esse equipamento da a voltagem conforme a velocidade. precisamos que a voltagem seja sempre 12v mas com bastante amperagem, e to achando que precisa de muita rotacao nisso
    È o que o alternador faz acima de 1000 rpm ele gera a conrrente desejada (Amperagem), a voltagem sempre é controlada nele, ou seja, fica sempre em 12 V

  20. #20

    Padrão Re: Mini Usina eólica - Com Dínamo

    Na ralidade a voltagem tem que ser um pouco a cima de 12v para criar a diferença de potencial e "encher" a bateria. Pode notar que as baterias de 12v são na verdade de 13,8v.

    Acho que o importante é o gerador conseguir estabilizar os 13,8v com a mais baixa rotação possível pois mesmo que a amperagem gerada seja baixa, ele vai conseguir carregar a bateria. O que não pode é a voltagem se estabilizar apenas com altas rotações se não inviabiliza o projeto.

    Lembrando que: Uma bateria de 40amp leva 40 horas para ser carregada com uma corrente continua de 1amp e que nas baterias automotivas comuns, cargas com amperagem a cima de 15% da bateria (carga rápida) pode danificar a mesma. Por isso é bom usar baterias próprias para isso que aceitam descarga profunda e carga rápida pq se der um pico de vento forte ela consegue absorver mais ao contrario das normais.