+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cache full no web proxy com hotpost

    boa tarde pessoal!

    Por favor venho novamente em busca de vossos conhecemintos para eu poder tirar uma duvida.

    montei um servidor com hotpost e com web proxy ativado, ta funcionando bem porem não sei como fazer para que fique full ou onde eu possa selecionar a velocidade pra quando os arquivos tiverem vindo do web proxy possa ser de uma velocidade maior da qual esta liberado no server profile do hotpost.

    por exemplo quando baixo um arquivo da net fica armazenado no meu server mas quando vou fazer o daw novamente deste arquivo (do mesmo link) a velocidade continua setado a do server profile do hotpost (não consome net mas a velocidade de downloads do meu proprio server continua o mesmo)
    grato a quem puder me ajudar

  2. #2

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    Boa pergunta amigo, no meu servidor acontece o mesmo caso, antigamente quando a minha net mask era /24 se nao me engano, o servidor mandava as requisições que ja estavam no web proxy com a velocidade de rede, no caso a 54mbps, que é a velocidade do AP, so que tive um problema, os clientes estavam se enchergando, vc ia em rede e tava la todo mundo que estivesse conectado no meu mikrotik, ai arrumei colocando netmask /30, os clientes não se enchergaram mais, so que aconteceu igual vc está falando, agora o que esta em webproxy vai com a velocidade que o cliente contrata, se ele contratar 228k vai nesta velocidade e não na velocidade da rede, será que existe outra forma de fazer com que o que está no webproxy vá com a velocidade real da rede sem passar pelo profile do cliente?

  3. #3

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    Citação Postado originalmente por wirelessouza Ver Post
    boa tarde pessoal!

    Por favor venho novamente em busca de vossos conhecemintos para eu poder tirar uma duvida.

    montei um servidor com hotpost e com web proxy ativado, ta funcionando bem porem não sei como fazer para que fique full ou onde eu possa selecionar a velocidade pra quando os arquivos tiverem vindo do web proxy possa ser de uma velocidade maior da qual esta liberado no server profile do hotpost.

    por exemplo quando baixo um arquivo da net fica armazenado no meu server mas quando vou fazer o daw novamente deste arquivo (do mesmo link) a velocidade continua setado a do server profile do hotpost (não consome net mas a velocidade de downloads do meu proprio server continua o mesmo)
    grato a quem puder me ajudar
    Ola amigo qual vers'ao vc estar utilizando do mk? tem uns pulinhos de gatos rsrsr para os arquivos do proxy sair por fora do controle de banda poste as suas configuracoes so do proxy com o cache para que eu possa auterar para vc e te passar ok

  4. #4

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    amigo eu uso a versao 3.2 minha configurações estão assim

    o web proxy ta assim:

    enabled: setado
    port: 8080
    parent proxy: em branco
    parent proxy: port em branco
    cache administardor : webmaster
    max cache size: unlimeted
    cache on disk: setado
    max client connections: 600
    max. server connections: 600
    max fresh time 3d 00:00:00
    serializa connections: nao setado
    always from cache: nao setado
    cache hit dscp (tos): 4
    cache drive: sata1

    depois fiz o derect port la setar a porta do web proxy e o bloqueio tbem no firewal
    no host post fiz o server profile de 100k/200k
    tudo ta senda enviado para o web proxy mas pra enviar para os clientes ta obedecendo a velo do hotpost
    grato

  5. #5

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    Usar cahe ful é o mesmo que atirar no pé... pois seu cliente vai usar muito mais a sua rede, imagine um numero BOM de clientes que por sua vez esta usando cada um 20 ou 54 MB .... o acontecerá? Sua rede ficará pesada e pode levar a outros problemas. Cache é muito bom fazer mas ótimo é entregar a velocidade para o cliente que de fato ele tenha contratado.

  6. #6

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    valew amigo eu naum tinha pensado pra esse lado. realmente de que adianta economizar na banda e zoar a rede inteira muito obrigado

  7. #7
    comercial pbsys
    Visitante

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    [ISSO E PROPAGANDA, MAS ACHO QUE PODE TE AJUDAR]


    Ola!

    Video aulas:

    * Video Aulas Asterisk
    * Video Aulas Firewall iptables
    * Video Aulas Linux
    * Video Aulas Mikrotik
    * Video Aulas Proxy Cache Squid
    * Video Aulas Thunder Cache

    Veja as demonstracoes abaixo

    Proxy cache squid com autenticacao


    Controle de banda com CBQ/Shaper


    Abracos,

    Pedroso
    pbSYS Video Aulas GNU/Linux Mikrotik Squid iptables Proxy Cache Thunder Cache

  8. #8

    Padrão Re: cache full no web proxy com hotpost

    Cache-full é muito bom pra empresas, pois levanta seu nome como solução. Mas pra compartilhadores, digo, provedores wireless é mesmo um tiro no pé "quando mal configurado".

    Mas isso tem dois lados: De um lado, se o cliente tem contratado 128k e vc devolve a 512k algum recurso, vc leva seu nome às estrelas. Ja se ele dispara um download normal ele vai se debater com a velocidade contratada, pois via de regra não esta no cache.

    De outro lado, se vc devolve a ele apenas na velocidade contratada vc esta segurando threads abertas, não sei até onde isso ajudaria pois lentidão não é competitivo e acarretará em processamento perdurado desnecessário.

    Acredito que balancear as coisas é sempre a melhor opção à luz de cada caso.
    Usar por exemplo 2 ou mais caches, um pra atualizações e outros pra acelereção é uma ótima pedida pra quem tem um fluxo bastante pesado (acima de 30mb de link).

    No acelerador usariamos LUSCA no de atualização um Thunder por exemplo, distribuindo o papel de cada um separadamente lhe da uma folga absurda e uma visibilidade muito boa em se tratando concorrência já que a inobservância desse quesito tem sido a ruína de muitos que se aventuram a prover internet.