Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Voce usa placas USB ainda? E nao notei ninguem falar, mas 80 clientes, vc ja deve pensar em aumentar seu link tb.

  2. #22
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Eu uso! antenas usb! e não placas! e o comsumo de minha banda numca passou de 3 mbs!

  3. #23

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Marlon desculpa aí, mas eu vou pegar carona no seu post.....cara estou mais ou menos com o mesmo problema que o seu que tbm ta me tirando o sono, hoje troquei a rb433 com os 2 cartões r52h, coloquei tudo novo. Já fiz um scan e anotei quais canais estão livres setei-os e nada...... minha torre tbm tem uma omini e duas setoriais (uma dessa setorial ta em outra rb), vi o amigo comentando sobre a omini agora só falta ela pra trocar, engraçado é que funcionou muito tempo assim agora que começou a dar pau....observem os anexos meu cliente com pior sinal é -72, ja tá tudo fixado em banda "b" 5.5 e 11 megas.......do nada o ping fica um bosta daí troco o canal ping blz...passa um tempinho o ping piora di novo.....ta osso.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping jbf falho.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	174,7 KB
ID:      	12255   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping jbf bom.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	181,0 KB
ID:      	12256  


  4. #24

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    so sei de uma coisa, se fizer uma pesquisa aqui mesmo no forum, logo vão ver que a maioria que usa mikrotik como AP tem esse problema.... so pra tirar a duvida aqui da minha rede.. uso rb433ah, xr2, paineis hyperlink. pc ap 4 dlink g520, e os clientes todos usam nanoloco 2. continua ruim do mesmo jeito, visada 100000000%. ja me acostumei

  5. #25
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Infelismente não sei i que esta acontecendo gostaria de solucionar este problema! pois são alguns dias que não durmo bem! logo que conseguir vou postar os resultados, hoje vou subir na torre e vou trocar uma série de equipamentos e vou fazer os devidos testes! então mais tarde eu retorno com uma novidade boa ou uma novidade ruim!

    Muito Obrigado a Todos que responderam a Post!!!

    "BOM DIA"
    Última edição por marlon; 15-06-2010 às 07:45.

  6. #26
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Caro amigo nicksoneduardo logo que conseguir solucionar o problema! postarei a solucão para que os demais usuários usurfluirem ! Muito obrigado pela resposta e Bom dia!
    Última edição por marlon; 15-06-2010 às 07:30.

  7. #27
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Boa Tarde a todos que colaboraram com o Post! com ideias e Sugestões! Venho atraves desta resposta informa que o problema está mais ou menos solucionado. Então o que eu fiz foi: Estudei bastante sobre o assunto li bastante aqui no forun e tbm em outros sites! como mikrotikbrasil e outros. Meu cartão 2.4 é o Xr2 apenas abaixei a potência do cartão de 28 para 22 e fez uma grande diferença. agora só falta repassar os clientes com nível de sinal abaixo de -70 db, creio que vai ficar muito bom! então mais ou vez pesso obrigado a todos que colaboraram! e Boa sorte com seus Provedores de Internet.

  8. #28

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Amigo quando tava configurado em 28dbm você estava usando 600mw é muita coisa mesmo e com isso vai gerar muito ruido para seus clientes.

    Eu uso um R52H é ele tem uma menor sensibilidade do que o XR2 e o meu card ta setado em 18dbm que no caso é 63mw eu to conseguindo atender clientes no rádio de 3km. Isso sem calcular o ganho da antena pois eu uso setorial de 14.5 hyperlink horizontal. Eu recomendo você baixar mais a potencia do seu card.

  9. #29

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Marlon aqui tbm baixei a potencia do meus cartões alem de outras configurações, vou lista-las pra vc ver, de repente pode melhorar ainda mais, no meu caso ainda estou tendo problemas.. o estranho que não é direto, as vezes ta bom e do nada fica ruim....mas com essas configurações melhorou bastante. Bom vamos lá, setar para 2,4ghz-B, fixar em 11megas, baixar a potencia, até aqui ja até foi descutido, alem dessas mudanças coloquei em advacend ack timeout= 50 Noise Floor Threshold= 62 e Preamble Mode= Short e claro use sempre canais livres se possível, se não use os que chegam a vc com pouco sinal..........Aqui melhorou bem, nos ubiquit´s (nano,bullet) que tem instalado não tenho problemas acho que ubiquiti é mais forte ao fator poluição, os apzinhos (engenius, edimax e afins) esses sim fica bem ruins as vezes....pedi uma setorial já, qdo chegar vou tirar a omini......espero ter ajudado....abrass e boa sorte tbm.

  10. #30

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Galera resolvi olhar no log da minha rb e descobri um mac lá que não é meu cliente, o que significa esses log´s será que isso seria um ataque a minha rede ? Olhem o anexo...o que me dizem ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log�s.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	238,9 KB
ID:      	12302  
    Última edição por Luspmais; 16-06-2010 às 22:13.

  11. #31
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Amigo! isso tbm ta apareçendo bastante no meu Log! resolvi comferi com os macs dos meus clientes! e achei! era de um clientes que saiu a abastante tempo! ai eu bloquiei ele na aba Acces List ai depois comessou a apareçer esse LoG!

    Creio que não seja nada grave! vou obter mais informações e vou postar aqui para você!

    a tradução deste logo se resulta em:
    data from unknown device 00:02:6F:63:A3:A2 : dados de um dispositivo desconhecido 00:02:6F:63:A3:A2
    Última edição por marlon; 17-06-2010 às 10:00.

  12. #32

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Oh eu aqui de novo, amigos não sei mais o que fazer, troquei tudo na torre, tirei a omini coloquei uma nova setorial, RB´s cartões, cabos rgc213, conectores, noobreak. Agora está assim: 3 setoriais de 17dbi 120° hyperlink com distancia de 1,20 metros uma da outra, 2 Rb433 (1º com 2 r52h novo em apbridge outra em bridge com a 1º com 1 cartão r52h novo) setados em "B" 11 megas no data rates, potencia em 17db, canais escolhidos a dedo, clientes abaixo de -70, máximo de 30 online em cada cartão (até menos ainda), com wpa2 ativado com SSID aparente. O problema é o mesmo mencioando antes, apzinhos de polietileno(clientes) ficam com ping ruim do nada, ubiquiti (nano e bullet) não. Isso ta me deixando doente, não durmo, só penso nisso o dia todo.... pra voltar o ping bom eu trocava de canal, mas percebi q apenas desabilitando e abilitando o cartão volta tbm, a rb que está em bridge com a 1º tbm fica ruim, só volta fazendo isso tbm...... logo agora que chegou o speedy.....ajundem-me se for preciso até pago...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	189,0 KB
ID:      	12471  
    Última edição por Luspmais; 27-06-2010 às 09:30.

  13. #33
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    os canais de cada cartão estão os mesmos ?!

  14. #34

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Citação Postado originalmente por marlon Ver Post
    os canais de cada cartão estão os mesmos ?!
    Não, estão no 2, 6 e 9. Marlon e seu problema foi resolvido com as medidas postadas ?

  15. #35
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    abaixei a potencia do cartão deu uma melhorada! antes era 80 % dos clientes agora é só 15% sako! ???

  16. #36

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Entendi, blza heinn....no seu caso era mesmo necessário dar uma enxugada na rede pra melhorar o throughput, bom que deu certo. Boa sorte!!

  17. #37

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Opa,

    Bem passando aqui para deixar uma experiencia.Operamos em nossa região em um morro onde toda a cidade é atendida praticamente por ele,e o cliente mais perto é 8km e o mais longe 14km.

    Utilizamos R52H (18dbm) e Paineis Setoriais 17dB Horizontais OIW e RB433AH.

    Pode verificar de acordo com a screenshot,acabei de resetar o ponto de acesso para ter uma medida limpa e mais precisa,todos os clientes com throughput alto,porém posso fazer um teste aqui ao meu lado que caso eu faça um download em uma das estações comenda cerca de 1Mb somente,o mikrotik acusará o throughput em 500,200k e quando paro,já sobe instantaneamente para 6000-6900.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erb3.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	120,6 KB
ID:      	12965


    Então creio que o melhor método para você verificar é ir nos clientes e fazer algum tipo de teste verificando se a velocidade base contratada esta chegando,pois quanto mais baixo a banda do cliente,maior será a variação acusada pelo mikrotik no campo de throughput.

    Lembrando a minha distância é mínima de 9km e máxima 14km atendendo cerca de 600 clientes divididos em 4 RBs e 8 Setores.

    Isso amigo precisando de algo,estamos na ativa..

    Abração e boa sorte

  18. #38

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Marlonn e Tskstar, por favor como vocês conseguem colocar o nome dos rádios na coluna radio name na wireless tables? No meu registration só aparece o nome dos rádios Ubiquiti, mas vi nos seus screenshots que todos os clientes tem radio name.
    Todos os rádios da minha rede tem nome do AP, mas não aparecem na lista registration e não achei onde colocar. Agradeço se puderem ajudar.
    Última edição por katraka; 15-07-2010 às 11:58.

  19. #39

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Marlonn e Tskstar, por favor como vocês conseguem colocar o nome dos rádios na coluna radio name na wireless tables? No meu registration só aparece o nome dos rádios Ubiquiti, mas vi nos seus screenshots que todos os clientes tem radio name.
    Todos os rádios da minha rede tem nome do AP, mas não aparecem na lista registration e não achei onde colocar. Agradeço se puderem ajudar.
    Opa,então realmente pelo até onde eu vi os access points que nós utilizamos (RTL8186) padrão ai não costuma enviar o nome do rádio para o Mikrotik,já o mesmo não acontece com os produtos da ubiquiti,realmente é algo que creio que não tenha correção.

  20. #40

    Padrão Re: Problemas com Clientes com Throughput Baixo

    pegando carona no topico do marlon tbm galera eu tenho um ptp de 39km 5.8ghz com 2 rb433 2 xr5 2 hyperlink 33dbi meu sinal fica variando muito entre -46 a -61 não sei porque. o tx/rx fica variando entre 6/6 até 54/54 com isso meu desempenho caiu muito agora não to conseguindo passar nem 5mb, gostaria da ajuda de vcs minha configurçãoes de txpower acktimeout e advancede esta tudo como default... gostaria da dica de vcs para melhorar esse ptp