+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 4 antenas para 1 cartão...

    Pessoal,

    estou com um projeto onde preciso cobrir uma área com cerca de 1000 m2. Pensei em colocar 3 antenas painel de 14 Dbi 120º com um divisor de potência. Será que vai gerar muito ruido de eu aumentar a potência do cartão, pois tem que ser dividido entre 3 antenas ?

  2. #2

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    Amigo eu não aconselho, quando eu usei aqui o sinal ficou muito fraco. So que eu não aumentei na capacidade maxima, depois que coloquei 1 cartão para cada painel a qualidade aumento severamente.

  3. #3

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    não e uma boa solução nao dependendo do cartão e da velocidade da banda contratada pelo cliente voce so consegue atender com qualidade no maximo 20 clientes. Ligando 03 antenas em um unico cartão voce aumenta o numero de rede mais não aumenta o numero de cliente no cartão entendeu? a não ser que voce trabalhe em 5.8 pois a largura de banda do cartão e muito maior ai voce conseguiria pendurar mais clientes no cartão

  4. #4

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    amigo, quantos clientes vc pretende atender nessa area e qual as velocidade que vc vai trabalhar?

  5. #5

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    bem, o máximo de clientes simultaneos que irei atender são 20. Quanto à largura de banda não tenho tanto problema. O que não estou seguro é colocar 3 cartões de fazer roaming entre eles. Ou eu poderia montar uma bridge com 3 cartões ??

  6. #6

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    dava pra trabalhar com nano5,como a distancia e pouca e poucos clientes .

  7. #7

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    e uma boa solução esta do amigo com nano 5 mais se não quizer gastar e realmente so ira atender 20clientes coloque um cartão r52 e uma omni, mas eu ainda preferia 3 cartões com 3 paineis cada um com um ssid e canal diferente para voce ter uma qualidade melhor e ja teria a possibilidade de aumentar a sua rede. ou então coloque como o amigo sostenes falou nano 5 que tambem é uma excelente opção e passa muito mais banda
    abraços

  8. #8

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    Esta sua idéia é bastante comum, porém possui um erro muito grave. Colocar 3 antenas de 14dBi 120 tem praticamente o mesmo efeito que colocar um antena omni de 8dBi. Só não é exatamente a mesma coisa por duas razões:
    1- quando voce coloca o divisor de potencia e mais cabos/conectores você tem mais perdas do que usando a omni, ou seja um pouco menos de potencia chegando aos clientes (ou omni aproveitaria melhor a potencia). Ou seja, tres paineis 14dBi com divisor de potencia te dá o mesmo resultado que uma omni de 8dBi em termos de potencia e eliminação de ruído.
    2- você pode, com os paineis, direcionar cada antena (apontando elas para baixo). Porem uma antena painel de 14dBi já tem uma boa abertura vertical, assim esse benefício é mínimo.

    Quanto ao amplificador, também não é uma boa idéia. O grande problema da comunicação wireless em centros urbanos não é sinal, mas sim o ruído. Um amplificador aumenta o sinal (que não é um problema neste caso, pois as distâncias são curtas, alguns poucos quilometros imagino eu) mas também amplifica o ruído (o amplificador não sabe o que é sinal e o que é ruído, ele amplifica tudo). O seu cliente, por outro lado, vai receber mais sinal (mas este normalmente não é um problema, pois os cliente tem antena direcional que recebem pouco ruído pois são "fechadas"), mas o principal, que é onde vai ter dar mais problemas (que é o ponto central) não vai ajudar.

  9. #9

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    amedeirosjr, Cara se for mesmo para 20 clientes você vai conseguir usar com o divisor de potência sem problemas claro que usando um card bom R52h, Xr5 ou Xr2 passando os seus 30 clientes aconselho a colocar 1 card por antena ok

  10. #10

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    Eu Indico usando Omni, além de gastar menos você vai ter praticamente a mesma performace e assim pode usar o cartão em modo normal sem força muito ele.

  11. #11

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    Eu não faria isso mas se o objetivo for economia, o melhor é colocar uma omini pois vc vai diminuir a perda eliminando o divisor.
    Agora, se vc pensa em expandir futuramente e quer economizar deixe com paineis setoriais mesmo e futuramente coloque um cartão por antena. Digo para deixar os paineis pq se colocar omini e depois migrar para paineis vc terá que sair redirecionando todos os clientes...

  12. #12

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    Amigo um conselho, tenta compra 3 painel hyperlink e uma rb433 com 3 cartão cada. Pois é um otimo equipamento eu uso aqui e nunca tive problema algum, as antenas hyperlink é de otima qualidade, routerboard não tem o que questionar. Você tera uma infra-estrutra não contanto com seu link para suporta em media de uns 80 clientes simultaneos, dividido entre os cartões.

  13. #13

    Padrão Re: 4 antenas para 1 cartão...

    se realmente usa necessidade eh de apenas 20 clientes, nao tem pq investir alto... coloque uma omni de 15 dbi de marca boa como Hyperlink ou OIW, RB 411 e cartao R52H.