+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PABX analogica + VoIP tem como?

    Olá caros amigos do Under-linux!
    Gostaria mais uma vez do auxilio de vcs estou com uma duvida sobre a tecnologia VoIP gostaria de algumas dicas e orientações uma vez que não sei muito sobre o assunto! Meu caso é o seguinte eu tenho uma central PABX Analógica com 4 ramais 20, 21, 22 e 23. gostaria de saber se teria como eu configurar ele como VoIP e como eu farei isso.
    Suponhamos que eu queria falar de um ramal pro outro eu digito o nº desejado e consigo fazer a ligação de um para o outro sem tarifação quando eu quero fazer uma ligação para fora eu busco a linha digitando “0” e faço a ligação.
    Ai que esta a minha duvida como eu vou configurar VoIP na minha central PABX para fazer ligações entre meus ramis sem tarifar e fazer ligações para outro telefone fixo ou celular com tarifa reduzida utilizando a Internet e como o sistema vai identificar o que é um voip ou não? E se tem como fazer isso pois gasto muito com ligações. Gostaria também de saber se eu tenho que assinar um provedor VoIP ou se preciso fazer um servidor...
    Desde já muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    ola amigo ,vc vai ter que instalar um pabxip tipo o discos ok segue o link

    Disc-OS


    clique na "estrelinha" para agradecer.

  3. #3

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    ola amigo ,vc vai ter que instalar um pabxip tipo o discos ok segue o link

    Disc-OS
    Ok brigado pela dica! mais isso e para criar um servidor de VoIP?
    e como eu farei as ligações eu terei que assinar um provedor VoIP? tipo skype? ou outro qualquer e como será feita a redução da tarifa por meio do VoIP;

  4. #4

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    amigo como vc quer juntar PABX analogica + VoIP vai ter que ter um pabxip ,e comfigurar seu serviço voip ,skype, vono etc nele.
    assim vc vai poder ligar de ramal voip pra voip e outras opçoes.
    Última edição por sostenes; 14-06-2010 às 13:17.

  5. #5

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    amigo como vc quer juntar PABX analogica + VoIP vai ter que ter um pabxip ,e comfigurar seu serviço voip ,skype, vono etc nele.
    assim vc vai poder ligar de ramal voip pra voip e outras opçoes.
    mais uma vez obrigado pelo esclarecimento não tem como fazer ligaçoes voip sem um provedor voip não né? tipo eu tenho que ter esse provedor eu pago mensalmente igual provedor de Internet por exemplo?

  6. #6

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    isso mesmo,para vc fazer ligações voip ai do seu ramal para ramal vai precisar do pabxip, agora se vc quiser fazer ligações voip basta vc ter internet um plano voip e um aparelho ATA.

    http://www.disc-os.org/e107/e107_ima...7%C3%B5es1.JPG
    http://www.disc-os.org/e107/e107_ima...7%C3%B5es2.JPG
    Última edição por sostenes; 14-06-2010 às 15:35.

  7. #7

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    clique na "estrelinha" para agradecer.

  8. #8

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    e a comunicação na rede interna e feita como? pois na transmição de dados de um pc para outra intranet eu não ocupo banda e nas ligações internas de ramal pra ramal não são tarifadas! o voip e da mesma forma tipo eu comunica minha rede interna de um para outro gratuitamente?

  9. #9

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    a comunicação e feita gratuita com fluxo interno da rede.
    existe também uma soluçao baseada em windows mas acho menos profissional.

    Central Telefônica PABX 3CX para Windows é um PABX
    Última edição por sostenes; 14-06-2010 às 17:38.

  10. #10

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Na verdade você pode utilizar placas para telefonia analógica + um Asterisk por exemplo.

    A empresa .: Khomp :. dispõe de placas neste sentido e possuem uma qualidade bastante alta.

    Att
    Tiago Iahn

  11. #11

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    Na verdade você pode utilizar placas para telefonia analógica + um Asterisk por exemplo.

    A empresa .: Khomp :. dispõe de placas neste sentido e possuem uma qualidade bastante alta.

    Att
    Tiago Iahn
    vlw pela dica tiago!
    eu quero saber o seguinte eu tenho um enlace de 38km em 5.8Ghz com 2 BR 433AH e 2 cartões XR5 5.8Ghz e possivel utilizar VoIP neste link? e como farei isso? eu terei que ter um fxo ou fxs ou os dois e como será feito a separação de dados e voz ao final? eu posso ter controle de banda separado tipo eu defino 2mb para voip e 2mb para internet teria como fazer isso?
    desde já muito obrigado...

  12. #12

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Então não entendi muito bem sua estrutura... ou para que será usado, mas de qualquer forma vou tentar ajudar...
    Se vc tem uma empresa por exemplo... com este enlace e quer receber ligações na matriz e repassar para a filial ou algo do tipo, você pode utilizar uma FXO para receber estas chamadas e por sua vez serão redirecionadas para seu servidor VOIP (Asterisk) e este faz todo o resto, no sentido de transformar em SIP as ligações, e fazer os ramais internos.... se vc pensa em aproveitar uma central telefonica ja existente na matriz.... vc precisará de uma FXA para jogar para o Asterisk....

    Para vc entender o importante é jogar para o asterisk... depois vira IP e você controla como bem entender...

    Att
    Tiago Iahn

  13. #13

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    Então não entendi muito bem sua estrutura... ou para que será usado, mas de qualquer forma vou tentar ajudar...
    Se vc tem uma empresa por exemplo... com este enlace e quer receber ligações na matriz e repassar para a filial ou algo do tipo, você pode utilizar uma FXO para receber estas chamadas e por sua vez serão redirecionadas para seu servidor VOIP (Asterisk) e este faz todo o resto, no sentido de transformar em SIP as ligações, e fazer os ramais internos.... se vc pensa em aproveitar uma central telefonica ja existente na matriz.... vc precisará de uma FXA para jogar para o Asterisk....
    Tiago Iahn
    Mais uma vez obrigado tiago e isso msmo que eu quero eu já transmito para um cliente a 38km da cidade um sinal adsl de 4mb. RB e Cartão XR5. Gostaria de saber qual FXO eu utilizarei e se eu vou usalo no final por exemplo eu coloco um aqui na minha rede lan e outro lá na rede lan de lá seira isso?

    pois eu tenho ramais analogicos na central PABX... lá a linha telefonica aki é só para internet seria possivel eu manda internet e telefone em um mesmo equipamento pois eu uso dois equipamentos aki um monocanal para telefonia e 2 BR 433AH com dois cartões XR5 Ubiquiti. seria possivel fazer isso tudo tanto voz como dados em um unico aparelho? desde já muito obrigado...

  14. #14

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    No caso, se vc vai sair de um PABX (qualquer) ... você deve mandar (os ramais que quiser) para uma FXS e dela para o Asterisk... ai você utiliza via rede como quiser... no outro lado vai chegar pacotes Voip, os usuários lá podem usar um cliente sip (softphone) como ramal (ex: X-lite)... se por outro lado estes usuários quiserem ramais analógicos você precisara de uma outra FXS nesta ponta, e um asterisk.

    Seria mais ou menos assim:
    para ramais analógicos
    PABX -> FXS -> Asterisk ------------- Internet ---------------> Asterisk -> FXS - Clientes

    Se essa "Internet" é uma rede lan sua, acho que você não precisará de um novo Asterisk. ok?

    Não sou expert em Telefonia e tals... mas imagino que este pensamento esteja certo... qualquer coisa me corrijam...

    Valew

    Att
    Tiago Iahn

  15. #15

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    Seria mais ou menos assim:
    para ramais analógicos
    PABX -> FXS -> Asterisk ------------- Internet ---------------> Asterisk -> FXS - Clientes

    Se essa "Internet" é uma rede lan sua, acho que você não precisará de um novo Asterisk. ok?
    vlw é isso mesmo que eu to querendo! mais uma duvida sendo uma rede lan de langa distancia no meu caso 38km eu consigo transmitir dados vai intranet é possivel eu utilizar o voip nesta mesma rede intranet?

  16. #16

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Olha amigo eu lhe respondi tudo isso nos posts acima !
    o DiscOs e um servidor Asterisk ,e so vc se basear nas figuras acima.
    e vc so vai precisar de um servidor pra fazer isso.

  17. #17

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Possível provavelmente é, mas você precisará fazer QoS para garantir a funcionalidade do serviço, e analisar se sua banda será suficiente, ouvi dizer que cada ligação VoIP necessita de um pouco mais de 64 k (pode ser feito com menos, mas fica pouco ruim) ....

    Att
    Tiago Iahn

  18. #18

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por Lynx Ver Post
    Possível provavelmente é, mas você precisará fazer QoS para garantir a funcionalidade do serviço, e analisar se sua banda será suficiente, ouvi dizer que cada ligação VoIP necessita de um pouco mais de 64 k (pode ser feito com menos, mas fica pouco ruim) ....

    Att
    Tiago Iahn
    vlw tiatão...

  19. #19

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Bom Dia Galera,

    Sou novo por aqui, vi esse tópico e achei interessante, claudinhohw conheço uma empresa em Campinas interior de São Paulo chamada PRACTIS que trabalha com Asterisk e que pode te dar um auxílio na sua dúvida.

  20. #20

    Padrão Re: PABX analogica + VoIP tem como?

    Citação Postado originalmente por moura Ver Post
    Bom Dia Galera,

    Sou novo por aqui, vi esse tópico e achei interessante, claudinhohw conheço uma empresa em Campinas interior de São Paulo chamada PRACTIS que trabalha com Asterisk e que pode te dar um auxílio na sua dúvida.
    vlw pela dica vou dar uma olhadinha sim...