Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post

    ATENÇÃO, ISSO É PRA LA DE IMPORTANTE: As nano não são as melhores opções para conectar nas BaseStations (Nem M5 loco nem M5 normal). Testei muuuuuuuuuuuuuuito melhor com AirGrid, NanoBridge (fantastico desempenho) Bullet M5 (esse consegue sincronizar ate uns 25 Km facil, depende da antena. Pode-se conectar uma antena de 30 DBi e chegar perto dos 50 Km). Uma vantagem do Bullet é que se tiver algumas arvores na frente ele passa facil (coloquei no meio de uma mata de cerca de 400 mts e ele deu 94% de intensidade do sinal a -35 DBm a 6 Km).
    Descordo quando vc mensiona que namo M5 é melhor que airgrid e bullet m5
    Eles operam em 1x1, perdem muita coisa por causa disso.

    Bullet m5 realmente é bom pois o sinal fica forte pra caramba

  2. #42

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Descordo quando vc mensiona que namo M5 é melhor que airgrid e bullet m5
    Eles operam em 1x1, perdem muita coisa por causa disso.

    Bullet m5 realmente é bom pois o sinal fica forte pra caramba
    Isso tambem e verdade, mas eu tive que torcer o nariz quando vi em multiplas transações os airgrids se sairem melhor e o bullet tambem. Realizei esse teste a +- 2.000 metros de distancia na epoca.
    Claro que não testei com o firmaware 3.5.5 que resolveu a questão do ping alto do AirMax. Infelizmente to muito lotado de serviço e se alguem tiver um tempinho de fazer agradeço.
    Mas tem muita coisa que na teoria funciona maravilhosamente bem e que os equipamentos fazem muito bem isso mas parece que faltam alguns ajustes.
    Para quem tem provedor uma ideia que deu certo por aqui foi colocar nos clientes airgrid para dar um sinal blz. As nanos infelizmente em algumas situações pregam peças na gente.
    Vlw Gustavo pelo lembrete.

  3. #43

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post
    Isso tambem e verdade, mas eu tive que torcer o nariz quando vi em multiplas transações os airgrids se sairem melhor e o bullet tambem. Realizei esse teste a +- 2.000 metros de distancia na epoca.
    Claro que não testei com o firmaware 3.5.5 que resolveu a questão do ping alto do AirMax. Infelizmente to muito lotado de serviço e se alguem tiver um tempinho de fazer agradeço.
    Mas tem muita coisa que na teoria funciona maravilhosamente bem e que os equipamentos fazem muito bem isso mas parece que faltam alguns ajustes.
    Para quem tem provedor uma ideia que deu certo por aqui foi colocar nos clientes airgrid para dar um sinal blz. As nanos infelizmente em algumas situações pregam peças na gente.
    Vlw Gustavo pelo lembrete.
    o que mais fiquei chateado com as airgrids, é os problemas que ocorrem, to com mais de 40 unidades aqui substituida por causa de perca de potencia de umas, e outras que não conecta. a part boa era que o sinal dela ficava bem fortinho

  4. #44

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    o que mais fiquei chateado com as airgrids, é os problemas que ocorrem, to com mais de 40 unidades aqui substituida por causa de perca de potencia de umas, e outras que não conecta. a part boa era que o sinal dela ficava bem fortinho
    Que estranho. Apesar de aqui tenho poucas airgrids e perto.

    Experimenta colocar essa ultima atualização di AirOs. Realmente melhorou e tive resultados muito bons.

  5. #45

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post
    Que estranho. Apesar de aqui tenho poucas airgrids e perto.

    Experimenta colocar essa ultima atualização di AirOs. Realmente melhorou e tive resultados muito bons.
    elas comecam esse problema depois de 1 ano geralmente, pelo que a gente observou aqui nos cadastro de clientes

  6. #46

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    cada caso e um caso tenho um ptp de 65km -65 a -70 passa mais de 20mb ( bem mais do que preciso) com bullet e duas genge 33db, e sem airmax não fica legal, ja outro com duas airgrid de 23db 32km, passa 6mb 100% estavel -82 mas com airmax nem conecta.... cada caso e um caso...

  7. #47

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Isso é um fato. Uma pergunta. Vc conseguiu um bom resultado com a opção "No ACK Mode fot PtP" ?

    Pra mim so tive problemas.

  8. #48

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    bom a resposta e sim,sempre ussei essa opção no ack for ptp, e nunca deu problemas..

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post
    Isso é um fato. Uma pergunta. Vc conseguiu um bom resultado com a opção "No ACK Mode fot PtP" ?

    Pra mim so tive problemas.

  9. #49
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Estava pensando em um jeito de deixar um link ptp em full-duplex, e considerei usar 2 AirgridM5 com duas Rb450 fazendo "Bonding", os Airgrid cada um em uma polaridade, enfim, imaginei se isso nao seria o mesmo que o Nanobridge faz, ou não sei se faz. Ai ta minha duvida o NanoBridge trabalha em full ou half-duplex?

  10. #50

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Estava pensando em um jeito de deixar um link ptp em full-duplex, e considerei usar 2 AirgridM5 com duas Rb450 fazendo "Bonding", os Airgrid cada um em uma polaridade, enfim, imaginei se isso nao seria o mesmo que o Nanobridge faz, ou não sei se faz. Ai ta minha duvida o NanoBridge trabalha em full ou half-duplex?
    mais conveniente e mais facil colocar rocket com antena disc de dupla polaridade vai ate economizar mais pois vai usar 4 airgrid e 2 rb 450g poi a 450 normal tem pouco processamento e nao e recomendado para isso.

  11. #51

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Eu uso airgrid e nano para distribuir e alguns ptp, mais pra ptp o melhor e mikrotik com uma rb com bastante processamento um bom cartao como r52hn ou xr5 ou sr71-15,para nao ter problemas com pps e claro se vc necessitar de muito. Mais mesmo assim uma rede sempre e bom estar preparada para uma expansão.

  12. #52

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Estava pensando em um jeito de deixar um link ptp em full-duplex, e considerei usar 2 AirgridM5 com duas Rb450 fazendo "Bonding", os Airgrid cada um em uma polaridade, enfim, imaginei se isso nao seria o mesmo que o Nanobridge faz, ou não sei se faz. Ai ta minha duvida o NanoBridge trabalha em full ou half-duplex?
    Gasta um pouquinho mais, mas eu colocaria disco 24 ou 29 com bullet m5

    um enlace na horizontal e outro na vertical.

    e fazia duas redes distintas para cada enlace, fazia o horizontal Receber, eo vertical Transmitindo.

    dessa forma o radio trabalha bem melhor, pois quando ele só recebe ou so transmite, a qualidade fica bem melhor, os pings mais baixos, problemas dos pps, resolve e muito. Só que tem que saber configurar as rbs para receber por um lado e treansmitir por outro

  13. #53
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    mas oq seria ideal num nanobridge era cada polaridade trabalhar paralelamente, ou seja, ex: em vertical somente rx e em horizontal somente tx, entende?! Mas creio eu que isso nao é a função do MIMO. Teriamos ai um full-duplex seria mto bom =] e barato! hehe...

  14. #54

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    mas oq seria ideal num nanobridge era cada polaridade trabalhar paralelamente, ou seja, ex: em vertical somente rx e em horizontal somente tx, entende?! Mas creio eu que isso nao é a função do MIMO. Teriamos ai um full-duplex seria mto bom =] e barato! hehe...

    Mas e assim que funciona. Segundo o forum da UBNT.

  15. #55
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por vpnvyrtual Ver Post
    Mas e assim que funciona. Segundo o forum da UBNT.
    Vou procurar! obrigado pela dica!

  16. #56

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Vou procurar! obrigado pela dica!
    Ubiquiti Networks Forum

    Acessa ae parceiro. Tem como traduzir para PT tb. Boa sorte.

  17. #57

    Padrão Re: AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Olá pessoal tudo bem?
    comigo tem acontecido uma coisa estranha com um enlace de 52KM que temos aqui, utilizamos no lado A Antena 32 Db OIWTECH dupla pol. + Rocket e no lado B temos Antena dupla polaridade com Radome + Shield + Rocket, sinal osclia normalmente de -68 durante a madrugada e -73 durante o dia conseguimos no teste de 25MB real com ping baixo e notebook nos dois lados enviando e recebendo arquivos. até aí tdo blz. buenas, testes satisfatórios e colocamos em produção. de umas semanas para cá notamos que o enlace tem caído certa hora da noite, mas não é por motivo de trafego mas sim sobre sinal que cai misteriosamente (tipo -87 a -90) isso acontece por uma hora ou duas e depois volta ao normal... detalhe tanto o ponto A como B estão no interior, baixa interferência, já pensamos em bastante possibilidades, antes de estar com o Rocket tinhamos RB433 com Cartões R52HN, e não obtivemos um sinal tão bom quanto o Rocket.
    Possibilidades de Interferência:
    Visada limpa (linkplanner, google, motorolo ptp)
    Água: cruza um rio mas está praticamente seco com esse problema no RS.
    Árvore: Descartado senão o sinal seria ruim o tempo todo.
    dia de chuva: à umas semanas caiu uma chuva bem forte com ventos e tudo mais e o LINK não sofreu alterações no sinal
    Alguém já passou por isso antes?
    um abração!