+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ok, vamos aos numeros. Temos uns 30 clientes com radio.1 por semana chama a gente pra resolver algum problema no radio. Temos 80 clientes com PCI, uns 2 chamam a gente toda semana, e temos uns 50 clientes com USB, uns 3 chamam a gente toda semana. Dá pra ver que USB dá mais pau, mas normalmente é só reinstalar o driver. PCI dá menos pau na media, mas normalmente significa um trabalho maior, de abrir, reencaixar, ou trocar o conector. Radio dá um trabalho razoavel no percentual, apesar de também ser mais simples (Normalmente desligar e ligar, as vezes trocar fonte, as vezes resetar e lá de vez em quando regravar o firmware)

Nos radios (Todos com fonte original, já que não é nada lógico comprar um produto e trocar uma parte dele ainda nova, usa-se até pifar):
    Uns 30 Krazer: 2x ou 3x por mes temos que resetar e REconfigurar algum radio porque parou de entregar ip. Normalmente é em casa simples, aquelas com instalação eletrica exposta e telhado baixo que fica a 45ºC a tarde.
    Uns 10 Engenius, que 2x por semana algum cliente liga dizendo que a internet está uma merda, a gente pede pra ele desligar e ligar o radio, tudo se resolve. Até o cliente ligar denovo na proxima semana. Isso ocorre com uns 4 CPE e 4 BG da Fastlann, e com 5 Aquario. E normalmente é desligar, esperar 1 minuto, e só então ligar. Pra mim não seria problema, mas tem cliente que pelo visto fica pê da vida por ter que fazer isso. Em algumas situações que vamos ao local, o AP está travado, não respondendo nem ping. É só desligar e ligar que resolve, mas não deixa de ser um problema.

Sinceramente por mim eu só venderia Kozumi, mas os R$ 200 (Custo, ou seja, preço de fabrica, mais frete, mais ICMS (9%) e Simples (4,5%), mais 10m de cabo de rede)) frente aos R$ 100-130 do kit antena+placa/usb (Custo, ou seja, placa PCI (R$ 32) ou USB (R$ 28), mais cabo (10m a R$ 9,5), mais conectores (Media de R$ 7 cada), mais Artsat (Merda, a R$ 47 de 24dB) ou Proeletronic (R$ 45 de 19dB), ou ainda Proeletronic por R$ 67 já com cabo e conector)) são de R$ 100 a 70 de diferença. Se pegar CPE ou BG da Fastlan, a diferença fica realmente nos R$ 40 mas só no kit com antena interna ridícula de 12dB, idem pro WexStation, cuja diferença aumenta um pouco mas a qualidade da antena interna também aumenta só um pouco (Exceto no Wex com 17dB, que fica muito caro). Esses R$ 80 de diferença pra mim não encomodam, pro meu uso tenho equipamentos bons, nada de Dlink, Intelbras, Encore, ou Pacific, mas os clientes se baseiam unica e exclusivamente no preço, mesmo SABENDO que uma Aquario USB 12dB sairia caro se pifasse, e que tem que reinstalar o driver as vezes, eles preferem elas, porque custa R$ 90.
    Pra subsidiar parte disso teria que ter fidelidade mínima, porque tem concorrente pirata aqui que parece que adivinha quando cliente compra kit, vai atras e oferece a conexão dele por qualquer R$ 5 a 10 a menos por mes, o cliente muda. O jeito de burlar isso é emprestar kit, ou alugar, mas pra não ter um capital enorme parado no cliente que levará 1 ano pra se pagar, temos que optar por kits baratos as vezes, tipo USB, pra aqueles clientes que optam pelo plano mais lerdo, e dizem usar 1x por semana.

Cara, aqui os problemas que acontecem em cliente com radio, eh raramente, uma fonte queimar... e muito mais raramente ainda o radio estragar.

Mas nunca precisei resetar e reconfigurar, muito menos regravar firmware!

Desculpe, mas parece que voce esta tentando justificar o uso dos USB e PCI, sendo que nos dias de hoje nao se justifica.

Aqui tambem... cliente que tem kit, nao tem conversa... ou o cliente paga a taxa de instalacao e agente instala o nosso kit, ou entao procura outro.

PCI e USB aqui eu quebro e boto fora... todos os clientes com PCI e USB que apresentam qualquer problema, eu ja vou com um radio, substituo e quebro o USB/PCI pra nem correr o risco de tentar reaproveitar.

Eu sinceramente, acho que essa historia de kit do cliente ja foi... cliente mao de vaca eh melhor nem pegar.
    Se o cara fica mendigando 5 pilas, um cara desses muito provavelmente tambem nao vai ser um bom pagador.

2. Justamente estou querendo justificar o uso de pci e usb com o preço. Pra metade dos cliente o move-mundo que dita que produto será adquirido. Se tivesse kit pci a R$ 240, e kit com Bullet2 a R$ 250, a maioria preferiria economizar os R$ 10. Acho errado não dar opção, o cliente tem que ser responsavel pelas decisões de merda que ele tomar.

Pra AP externo até estou procurando solução em chapa de aluminio ou placa de fenolite pra refletor da antena interna em caixa da Patola, e placa da Krazer, fica 5x mais em conta que Wex ou Kozumi, com a possibilidade de otimizar a antena ou fazer repetição com 2 placas e 2 antenas (Repetir pra casa do usuario), e justamente nessa hora entraria também o cabo USB, colocando um adaptador dentro da caixa com antena, pela possibilidade e facilidade de upgrade pra AP (Inclusive usando o cabo manga blindado pra rede, que ele se sai muito bem nesse uso, ou usar cabo de rede pra USB, que era minha intenção original (E ainda é, já que meu adaptador USB chines com zydas aceitou funcionar com 10m de cabo UTP-08 Furukawa cat 5e azul comum)).

Ainda fico perguntando se não teria um modo simples/barato de colocar um mosfet no data+ do adaptador, ou um ferrite numa das pontas, pro sinal excitar de forma satisfatória a porta USB ou o adaptador, ou de filtrar os possiveis ruídos que a blindagem do cabo manga não atenua suficientemente.

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não tenho paciencia pra ficar insistindo com cliente e os vendedores pelo visto também não.
    colega não interprete mau, mas derrepente vc não esta no ramo certo, pois precisa ter muita paciencia com o cliente, e se seus vendedores tbem naum tem, precisa de outros vendedores, vc tem que crias estratégia de vendas, te digo que ele compra oq vc quizer vender, eu mesmo trabalhei 6 anos como vendedor, as veses o cliente chegava querendo compra uma cama das mais barata e acabava saindo com um quarto inteiro de 3mil reais da loja, isso vai do vendedor faze o serviço dele.

Agora fica muito dificil vc convencer seu cliente de que um kit com ap, nano ou bullet... é melhor se vc nem se convenceu disso, prefere fica fazendo gambiarra nos adapatador usb.

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ...
    com a possibilidade de otimizar a antena ou fazer repetição com 2 placas e 2 antenas (Repetir pra casa do usuario), e justamente nessa hora entraria também o cabo USB, colocando um adaptador dentro da caixa com antena, pela possibilidade e facilidade de upgrade pra AP (Inclusive usando o cabo manga blindado pra rede, que ele se sai muito bem nesse uso, ou usar cabo de rede pra USB, que era minha intenção original (E ainda é, já que meu adaptador USB chines com zydas aceitou funcionar com 10m de cabo UTP-08 Furukawa cat 5e azul comum)).
    Amigo, eu não entendi o que você pretente fazer, especialente quando diz: "repetição com 2 placas e 2 antenas (Repetir pra casa do usuario)".
    Eu imagino os seus cálculos pois já pensei assim também. Uma caixa da Patola, com frete fica por menos de 15,00. Uma PCBA Krazer por 67,00. Uma abraçadeira mais 6,00. Um fonte da Krazer por 15,00 Mais uma anteninha integrada feita em casa e lá se vão mais de 100,00.

Mas estou com o MaxAdriano. Não dá para perder muito tempo com isso não. Os rádios estão ficando cada dia mais baratos. Por 129,00 você já compra um kit cliente com antena integrada.
    Eu só uso a placa no caso que vá usar uma antena de grade de maior ganho.Aquário de 25dbi por 57,00 mais frete.
    Usb, eu tenho uma caixa cheia aqui e me dá até arrepios quando olho para eles.
    Max, um dia desses o Vinicius achou esta caixa com os adaptadores usb e brilhou os olhos. Logo tirei o entusiasmo dele.
    Vai ficar um pouco mais caro? Vai. Mas você vai valorizar os APs quando comparar os custos de manutenção.

5. TODOS ESTÃO FALANDO DA QUALIDADE.
    MAS ESTÃO SE ESQUECENDO DE UMA COISA.

INSTALAR RÁDIO É BEM MAIS FÁCIL QUE PCI OU USB + CABO DE 10 METROS.
    além do que com o rádio eu posso passar o utp de forma mais tranquila, fazendo umas boas voltas. e posicionando a antena de uma melhor forma.
    ou seja, não preciso ficar me disbundando para instalar a antena em um ponto próximo do pc do cliente. e ainda por cima com o cabo coaxial rg58 mal passado para não fazer voltas e ganhar distância.

por isso eu estou pulando para rádio.

Tópicos Similares

1. Ovislink consegue troupught de 10M até 5km ??
    Por marcoveck no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 02-05-2009, 05:54
  2. Respostas: 49
    Último Post: 09-05-2008, 11:14
  3. Respostas: 14
    Último Post: 01-01-2008, 21:14
  4. Cabo USB para Cabo de Rede
    Por garupeiro no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 16-09-2005, 00:27
  5. cabo, placa de rede???????