+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A anatel exige servidor radius?

    Bom dia pessoal, to termiando de conseguir a legalização da minha torre, gostaria de saber se a anatel exige servidor radios ou só o mikrotik autenticando o usuario, controle de firewal e controle de banda ja basta? Espero respostas de vcs, desde já agradeço, valeu pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Amigo eu acho que a Anatel não exigi nada disso, ela exigi link dedicado, 0800 e qualidade entre outras coisas. Mais essa parte de servidor radius, firewall e controle de banda que delimita é você pois você contrata um link dedicado de 10mbps, e não faz controle de banda os seus clientes vai ficar hiper feliz e sua rede um bagaço pois tem cliente que vai usar 4mbps outro vai usar 5mbps.

  3. #3

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por fagnerrodrigues Ver Post
    Bom dia pessoal, to termiando de conseguir a legalização da minha torre, gostaria de saber se a anatel exige servidor radios ou só o mikrotik autenticando o usuario, controle de firewal e controle de banda ja basta? Espero respostas de vcs, desde já agradeço, valeu pessoal.
    Caro colega, a Anatel não exige nada disso mesmo, você tem é que ter scm, pagar as taxas, impostos, e prestar um serviço de qualidade aos seus clientes....como nosso amigo mktguaruja disse o link tem que ser dedicado, a estrutura interna de seu provedor é você quem monta da melhorar maneira possivel para facilitar a administração de sua empresa, e tem mais terá que registrar sua empresa no crea e dependendo do estado eles são tal exigentes qto a Anatel......dê uma pesquizada aqui no forum e irá conseguir muitas informações sobre legalização do provedor.....abrass e boa sorte !

  4. #4

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Oi Fagner, tudo bem? Eu vi que você mandou msg particular lá pra mim. Respondi lá, mas vou colocar aqui tb ok?

    Seguinte, o servidor Radius não é exigência. O Radius é uma forma de autenticação de usuários. No meu ponto de vista é a melhor forma de autenticação, pois propicia que você tenha um sistema capaz de integrar o acesso ao financeiro e com isso bloqueando automaticamente inadimplentes, controlar o crescimento, etc!

    Aliás a LocalNET está em fase final de desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de provedores que funcionará com Radius! Aliás o nome desse sistema é RADIUS NET !

    O site é o www.radius.net.br

    No site tem algumas caracterísitcas do sistema. Ele será lançado em julho e deixei algumas coisas interessantes para "contar" somente depois do lançamento!

    Abraço
    Fabrício

  5. #5
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    A Anatel não sabe nem o que realmente faz... já fui fiscalizado duas vezes, em ambas os fiscais vieram um notebook capenga, cassando rede 2.4, enquanto em uma das cidades que fui fiscalizado, um cladestino usava uma rede em 900ghz e ela nem notou.
    Outra coisa: ela diz que tudo que passa dados, tem que ser homologado... quero ver o fera que vai me dizer que o Microtik num PC é homologado, que um servidor de Cache é homologado, que um linuz é homologado... amigo, se os fiscais realmente der em cima, derruba clandestino, legalizado, SVA, SCM ... ou tu compra um cisco, ou vai na Anatel e pede pra os FDP ( fiscais de provedor rsss) Homologar teu PC com o Mk instalado e diz que passa dados nele uai !!!
    OBS: nas duas fui aprovado, mas dois provedores rodaram... um por fazer carnê e outro por não ter escritório proprio . é mole?

  6. #6

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo eu acho que a Anatel não exigi nada disso, ela exigi link dedicado, 0800 e qualidade entre outras coisas. Mais essa parte de servidor radius, firewall e controle de banda que delimita é você pois você contrata um link dedicado de 10mbps, e não faz controle de banda os seus clientes vai ficar hiper feliz e sua rede um bagaço pois tem cliente que vai usar 4mbps outro vai usar 5mbps.
    errou em uma coisa amigo.
    a anatel nao exige link dedicado... muito menos link adsl...
    nao cabe a anatel decidir em qual a tecnologia sera te entregue o link contratado.

    como tbm nao cabe a anatel decidir qual sera o sistema de controle dos clientes.

    a anatel "exige" 0800, engenheiro ou responsavel tecnico, pagamentos dos devidos impostos.

    Citação Postado originalmente por dellink Ver Post
    A Anatel não sabe nem o que realmente faz... já fui fiscalizado duas vezes, em ambas os fiscais vieram um notebook capenga, cassando rede 2.4, enquanto em uma das cidades que fui fiscalizado, um cladestino usava uma rede em 900ghz e ela nem notou.
    Outra coisa: ela diz que tudo que passa dados, tem que ser homologado... quero ver o fera que vai me dizer que o Microtik num PC é homologado, que um servidor de Cache é homologado, que um linuz é homologado... amigo, se os fiscais realmente der em cima, derruba clandestino, legalizado, SVA, SCM ... ou tu compra um cisco, ou vai na Anatel e pede pra os FDP ( fiscais de provedor rsss) Homologar teu PC com o Mk instalado e diz que passa dados nele uai !!!
    OBS: nas duas fui aprovado, mas dois provedores rodaram... um por fazer carnê e outro por não ter escritório proprio . é mole?
    é como dizem:
    fiscal e bunda de nenen, ninguem sabe o que vai sair...

  7. #7

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    ops amigo, desculpe-me pelo erro então. Pois todos os email que recebi de proposta de parceria scm todos exigiram do provedor o link dedicado, por isso que mencionei o mesmo na resposta citada acima.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    errou em uma coisa amigo.
    a anatel nao exige link dedicado... muito menos link adsl...
    nao cabe a anatel decidir em qual a tecnologia sera te entregue o link contratado.

    como tbm nao cabe a anatel decidir qual sera o sistema de controle dos clientes.

    a anatel "exige" 0800, engenheiro ou responsavel tecnico, pagamentos dos devidos impostos.


    é como dizem:
    fiscal e bunda de nenen, ninguem sabe o que vai sair...

  8. #8

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Amigos na verdade a ANATEL não exige link dedicado ou ADSL eles só se preoculpam com os impostos e a qualidade de serviço, o que é exigido é que no contrato do link tenha a clausula que permita revenda do link.
    Se perceberem na maioria das tele que fornecem link dedicado no contrato esta:
    "Permitida a revenda caso tenha autorização do orgão regulamentador", ou seja dedicado ou ADSL tem que ter no contrato que autoriza a revnda, já vi casos aqui o forum de fscais que pediram o contrato do link.
    Como nosso amigo desse não sabemos o que esses fiscais querem e isso prejudica pois não sabemos que estrutura montar.

  9. #9

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Opa,

    Caindo de páraquedas.

    Não exige link dedicado ? Vai nessa, é um looping , sabe porque ?

    A anatel EXIGE qualidade do serviço e atendimento = LINK DEDICADO INFRA BOA + 0800 + SUPORTE
    A anatel não "permite" o ADSL, pq ADSL não garante nada, somente consumo excessivo de ANADOR, DORFLEX e NEOSALDINA.
    A anatel EXIGE que se informe a forma de interconexão das redes = LINK DEDICADO
    A anatel está cansada dessas coisas e a tendência é arrochar mais mais.

    Opnião pessoal, mas quem vende alguma coisa, tem que comprar alguma coisa.

    Abraços !

  10. #10

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa,

    Caindo de páraquedas.

    Não exige link dedicado ? Vai nessa, é um looping , sabe porque ?

    A anatel EXIGE qualidade do serviço e atendimento = LINK DEDICADO INFRA BOA + 0800 + SUPORTE
    A anatel não "permite" o ADSL, pq ADSL não garante nada, somente consumo excessivo de ANADOR, DORFLEX e NEOSALDINA.
    A anatel EXIGE que se informe a forma de interconexão das redes = LINK DEDICADO
    A anatel está cansada dessas coisas e a tendência é arrochar mais mais.

    Opnião pessoal, mas quem vende alguma coisa, tem que comprar alguma coisa.

    Abraços !
    Nao amigo...

    Circuito (Frame, ATM, etc), adsl, wireless, via satelite, energia, dentre outros...
    sao tecnologias usadas para transmissao de dados.

    eu posso contratar um link e ele vir por adsl... ou melhor, xdsl
    nem por isso a qualidade deixara de ser boa.
    hoje por exemplo, encontramos adsl com a mesma qualidade e em algumas vezes melhor que um circuito.

    a anatel exige qualidade sim... mas o link nao vai te dizer se tera ou nao qualidade.

    o que acontece é quem o uso do adsl no provedor, na maioria das vezes... nao é permitido pela operadora que te fornece o link... ja que é quebra de contrato.
    no mais, a anatel nao regulamenta isso.... tanto é que existem provedores que tiraram sua scm possuindo adsl.

    esse assunto sobre adsl ja foi muito discutido aqui no forum
    para exclarecer mais... deem uma lida no seguinte topico:
    https://under-linux.org/f197/scm-com...mitido-129072/

  11. #11

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Nao amigo...

    Circuito (Frame, ATM, etc), adsl, wireless, via satelite, energia, dentre outros...
    sao tecnologias usadas para transmissao de dados.

    eu posso contratar um link e ele vir por adsl... ou melhor, xdsl
    nem por isso a qualidade deixara de ser boa.
    hoje por exemplo, encontramos adsl com a mesma qualidade e em algumas vezes melhor que um circuito.

    a anatel exige qualidade sim... mas o link nao vai te dizer se tera ou nao qualidade.

    o que acontece é quem o uso do adsl no provedor, na maioria das vezes... nao é permitido pela operadora que te fornece o link... ja que é quebra de contrato.
    no mais, a anatel nao regulamenta isso.... tanto é que existem provedores que tiraram sua scm possuindo adsl.

    esse assunto sobre adsl ja foi muito discutido aqui no forum
    para exclarecer mais... deem uma lida no seguinte topico:
    https://under-linux.org/f197/scm-com...mitido-129072/

    Quando eu falei ADSL você entendeu o quero dizer né ? Se não entendeu:
    Oi Velox residencial etc.. Speedy, CTBC, etc. etc. etc. etc.

    não me refiro a tecnologia.

    "hoje por exemplo, encontramos adsl com a mesma qualidade e em algumas vezes melhor que um circuito."
    sinceramente, me fale onde que quero ver pessoalmente !

    a não ser que esteja falando de VDSL, aí concordo.

    Mas entendi o que você quis dizer.

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Quando eu falei ADSL você entendeu o quero dizer né ? Se não entendeu:
    Oi Velox residencial etc.. Speedy, CTBC, etc. etc. etc. etc.

    não me refiro a tecnologia.

    "hoje por exemplo, encontramos adsl com a mesma qualidade e em algumas vezes melhor que um circuito."
    sinceramente, me fale onde que quero ver pessoalmente !

    a não ser que esteja falando de VDSL, aí concordo.

    Mas entendi o que você quis dizer.

    Abraços
    ja viu o ADSL empresarial da GVT?
    a banda fica em media em 90% da contratada.
    minimo de 50%

    isso nos testes que fiz aqui...
    ta melhor que o meu link dedicado.

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Com certeza há muitas maneiras de receber balancear administar e enviar link de Internet a um cliente ! Mas se for pelas regras de concessão de outorga SCM da ANATEL a distribuição deve ser feita através de Link Dedicado com garantia de Banda 100%.
    Mas isso é o que está escrito, como papel é um indivíduo passivo aceita tudo que escrevem em cima dele....
    Cada um encontar a melhor maneira !

  14. #14

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Bom dia,

    no ato do licenciamento do sistema de uma nova operadora SCM é obrigatória informar a interconexão. Em todos os sistemas que licenciei informo que é link dedicado. Nunca informei ADSL como interconexão, mas imagino que se eu informasse ADSL como interconexão a Anatel colocaria o projeto em exigência. Por isso muito cuidado ao informar que ADSL pode ser utilizada como interconexão.

    Além disso quando a operadora descobre que o ADSL está sendo utilizado para fins comerciais poderá, a seu critério, suspender o serviço a qualquer momento devido a quebra de contrato caso seja especificado que o ADSL (e similares) não pode ser utilizado para redistribuir.

    De fato a maioria dos fiscais entende muito pouco. Muitos recebem um treinamento básico, às vezes nem recebem, e partem para campo fiscalizar. Logo, podem cometer equívocos, não "notar" algumas coisas ou simplesmente foram para ver a parte de outorga SCM.

    Tenho visto que muitos fiscais já vão pensando no que deve ser feito. Alguns vistoriam se os equipamentos são homologados, outros verificam o licenciamento da estação e outros verificam a outorga SCM. Outros ainda verificam 0800 e impostos.

    O importante mesmo é deixar tudo dentro da lei: 0800, impostos, licenciamento da estação, link dedicado, alvará de funcionamento da empresa, licenciamento de construção da torre na prefeitura local e equipamentos homologados, especialmente rádios, cartões, antenas e cabos de radiofrequência (RG58, RG213, Celflex, etc).

  15. #15

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Citação Postado originalmente por dellink Ver Post
    OBS: nas duas fui aprovado, mas dois provedores rodaram... um por fazer carnê e outro por não ter escritório proprio . é mole?
    Não entedi? Dois concorrentes seus foram lacrados?

  16. #16
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: A anatel exige servidor radius?

    Por favor alguem me explica por quê não se pode fazer carnê ? Desde já agradeço...