+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Amigos, prescizo montar um servidor cache para atender a mais de 500 musuarios em meu provedor wireless, qual seria a configuração mais barata e robusta possivel para atender esta demanda?

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Já que o squid não trabalha com múltiplos processadores, tente investir em memoria ddr3 e hd Sas ou SCSI. Um bola é comprar servidor montado como ibm, dell entre outro. Tenho um ibm a 3 anos que só abrir para fazer preventiva, nunca deu mal contato, reiniciar sozinho. Uma maquina para 500 user, 8gb ddr3.

    Se você for usar cache dinamico, videocache, thundercache entre outras soluções tenta comprar acima de 3 hd scsi, se quiser o do sistema operacional pode ser sata mesmo. Ai você dividi os plugin principal entre os hd para obter um pouco mais de velocidade no acesso.

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Já que o squid não trabalha com múltiplos processadores, tente investir em memoria ddr3 e hd Sas ou SCSI. Um bola é comprar servidor montado como ibm, dell entre outro. Tenho um ibm a 3 anos que só abrir para fazer preventiva, nunca deu mal contato, reiniciar sozinho. Uma maquina para 500 user, 8gb ddr3.

    Se você for usar cache dinamico, videocache, thundercache entre outras soluções tenta comprar acima de 3 hd scsi, se quiser o do sistema operacional pode ser sata mesmo. Ai você dividi os plugin principal entre os hd para obter um pouco mais de velocidade no acesso.
    Falou pouko e falou a verdade, tente por o maximo de memoria possivel, nao adianta ter so espaço em disco, tenho aki um hp ML110 rodando com 8gb de memoria e 3hds de 750gb mas nem utilizo todo espaço em disco, atualmente esta limitado em 40% de uso cada um e esta show de bola a mais de 1 ano e meio, abraços

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    como posso compra esse servidor montado e quanto custa mais ou menos?

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Se for servidor Dell vc pode comprar pelo propio site da Dell.

    Se for Servidor HP no site da HP vc consegue saber o representante mais proximo de vc.

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Falou pouko e falou a verdade, tente por o maximo de memoria possivel, nao adianta ter so espaço em disco, tenho aki um hp ML110 rodando com 8gb de memoria e 3hds de 750gb mas nem utilizo todo espaço em disco, atualmente esta limitado em 40% de uso cada um e esta show de bola a mais de 1 ano e meio, abraços
    Se for so squid pra essa quantidade de clintes, pode limitar mesmo o tamanho do cache, mais se for usar uma soluçao como thunder, pra esse tanto de clientes, vai comer disco a vontade heheh, montamos um aqui a pouco tempo, nao sei nem se posso chamar de servidor, pois é apenas uma maquina simples atlhon x2, 8 giga de ram, 3 tera de hd, em apenas 13 dias rodando ja se foi mais de 400GB de arquivos pra uma rede com a media de 500 a 600 clientes, segue o print.

    A maquina nao é la essas coisas, mais por enquanto ta aguentando o tranco, so o load average que ta um pouco alto.
    O certo mesmo seria um hp ou dell, ai sim estaria feliz mais por enquanto vai ter que rodar com isso mesmo.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sistema.jpg
Visualizações:	340
Tamanho: 	93,9 KB
ID:      	12316   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	91,3 KB
ID:      	12317  


  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Tá show de bola, a galera tá utilizando bastante mesmo. A questão da configuração da máquina acho que vc precisa de um processador melhor.

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Se for so squid pra essa quantidade de clintes, pode limitar mesmo o tamanho do cache, mais se for usar uma soluçao como thunder, pra esse tanto de clientes, vai comer disco a vontade heheh, montamos um aqui a pouco tempo, nao sei nem se posso chamar de servidor, pois é apenas uma maquina simples atlhon x2, 8 giga de ram, 3 tera de hd, em apenas 13 dias rodando ja se foi mais de 400GB de arquivos pra uma rede com a media de 500 a 600 clientes, segue o print.

    A maquina nao é la essas coisas, mais por enquanto ta aguentando o tranco, so o load average que ta um pouco alto.
    O certo mesmo seria um hp ou dell, ai sim estaria feliz mais por enquanto vai ter que rodar com isso mesmo.

    Abraços
    Montei uma maquina aqui phenon x4, 16 gb memoria, 1 hd 500 gb, 1 hd de 1,5 t, pra atender uma rede com 190 clientes e crescendo dia a dia, gostaria de saber qual o melhor distro linux, debian ou slackware , juntamente com thundercache??