+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudar MTU no NanoStation

    Amigos, não achei nenhum local para mudar o MTU do Nano2.
    Eu tenho usado este recurso nos Apezinhos da Krazer com bons resultados.
    E também tenho alterado nos cartões das RBs.

    No Nano tem como fazer isso por meio de algum script enxertado diretamente nele?

  2. #2

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    pq vc quer mudar a MTU ?

    Em linux, o comando é ifconfig <interface> mtu <tamanho>

    No script voce coloca

    Código :
    #!/bin/bash
    ifconfig <interface> mtu <tamanho>

    pode ter um erro se o nano nao usar o bash como shell (a linha shebang vai dar um erro).
    Eu estava com um problema num cliente que conecta numa RB e daí quando baixei o mtu do cartão ele disparou na navegação.

    No Nano eu não achei onde poderia inserir scripts. Nos Apesinhos realtek os firmware tem como fazer isso.

  3. #3

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Qual era o tamanho que voce estava utilizando da MTU ?

  4. #4

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Qual era o tamanho que voce estava utilizando da MTU ?
    Por default o mtu que aparece na interface do cartão R52H é 1500.
    Mas como tinha um assinante que estava com a navegação muito ruim apesar de estar -65dbm, estava com ccq de 25%.
    Daí como não tinha mais o que configurar, resolvi baixar o mtu da interface do cartão. E para surpresa ele começou na hora a navegar. Daí fui baixando mais um pouco e ele começou a navegar com todo o burst que estava liberado para ele. Acabei deixando em 1440. E os outros que estavam no mesmo cartão continuaram a navegar normalmente.
    Agora, como tenho células só com Nano2, queria ver se tem alguma maneira de mexer neste parâmetro dentro dos Nanos que estão como AP.
    Mas não achei nenhum local para isso.
    Outra coisa que não consegui neste cartão R52H é fixar o ACK. Só aparece opção dinamic e indoor. Daí ele fica aparecendo como 56 o ACK.

  5. #5

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    É por padrão o MTU das interfaces ethernet, são 1500.
    Algumas RBs tem opção de aumentar até 9500, mais é ideal pra trafego entre RBS.

    Mais pelo que você falou, pode ser algo relacionado a MSS.

    Sobre o ACK, onde esta dynamic, coloque o valor que deseja.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    1929, qual sistema de autenticação está usando?

  7. #7

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    1929, qual sistema de autenticação está usando?
    WPA2 AES

  8. #8

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    hotspot ou pppoe ?

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Sim, era isso que estava querendo saber.

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    hotspot ou pppoe ?

  10. #10

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, era isso que estava querendo saber.
    Opa, desculpe.
    É hotspot num servidor centralizado só para isso. Tenho torre com rb em bridge e cartões r52H e também tenho torre só com Nano. E é nestes nanos que não tem config para alterar o mtu.
    Eu fiquei curioso com isso, pois um cliente começou a navegar a todo vapor quando baixei o MTU do cartão que estava por default em 1500.

  11. #11

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Correto, mas porque então o usuário passou a navegar melhor com a diminuição do MTU no cartão R52H e não no rádio do cliente?
    Nos rádios clientes da krazer tem como baixar o mtu e também mexer com o RTS e Fragment Threshold. Já nos Nano só tem como mexer no RTS e Fragment. Não achei onde mexer no mtu. Mexer no RTS é o mesmo efeito que mexer no mtu?

    Este cliente está com ccq em torno de 90, 95% e sinal -63dbm.Ruido também baixo, não me lembro agora quanto.
    Daí me vem a mente que wireless nem sempre é matemático. Há situações inesperadas que precisam ir sendo contornadas uma a uma. Wireless não está com esta bola toda. É uma caixinha de surpresas.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Bom, o JorgeAldo, já deu a aula sobre o MTU e seu uso. Como usa hotspot e o mesmo não implica em nenhum encapsulamento, você não deveria estar alterando MTU. Se alterar implica em melhoria, significa que existe um problema físico ou incompatibilidade em sua rede, que ainda não foi detectado.

    Se quiser testar a mudança no nano, achei o link abaixo no forum da ubnt. Só acessar via ssh.

    VLAN Tagging on Rocket M5 and NanoStation M5 - Page 9 - Ubiquiti Networks Forum

  13. #13

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Valeu pessoal. Agora vou juntar estas informações e batalhar em cima delas.
    O RTS e o Fragment Threshold eu já tenho usado com frequencia, uma combinação dos dois para evitar o choque de pacotes. A medida que a rede vai crescendo já notei que estes parâmetros precisam ser revistos.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    1929, cuidado com essa brincadeira de RTS/CTS. É muito bom pensarmos no nosso wifi, como um TDD, que a estação só transmite quando está autorizada para isso (ou quando está no seu slot), mas em wifi o "buraco é mais embaixo".... eu como aquele vizinho "gente boa", que adora dar um pouquinho de trabalho e emoção para as redes sem fio, principalmente dos provedores, posso simplesmente configurar um dispositivo para realizar anúncios sem fim (RTS/CTS) e simplesmente fazer seu AP ficar "escutando" indefinidamente...



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Valeu pessoal. Agora vou juntar estas informações e batalhar em cima delas.
    O RTS e o Fragment Threshold eu já tenho usado com frequencia, uma combinação dos dois para evitar o choque de pacotes. A medida que a rede vai crescendo já notei que estes parâmetros precisam ser revistos.

  15. #15

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    1929, cuidado com essa brincadeira de RTS/CTS. É muito bom pensarmos no nosso wifi, como um TDD, que a estação só transmite quando está autorizada para isso (ou quando está no seu slot), mas em wifi o "buraco é mais embaixo".... eu como aquele vizinho "gente boa", que adora dar um pouquinho de trabalho e emoção para as redes sem fio, principalmente dos provedores, posso simplesmente configurar um dispositivo para realizar anúncios sem fim (RTS/CTS) e simplesmente fazer seu AP ficar "escutando" indefinidamente...
    Então seria o caso de deixar desativado o RTS/CTS? mas e daí não vai ocasionar choques de pacotes num tráfego maior?

    O que seria TDD?

  16. #16

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Opa... So deixar uma idéia... aqui quando o corre de um cliente com CCQ ruim trocamos o miolo da antena ou Bullet e resolve... lembrando quando esta com o sinal bom e ccq baixo. E sobre o ACK ja tentaste apenas apagar o dinamic ou o indoor e coloca um número? tipo 35?

  17. #17

    Padrão Re: Mudar MTU no NanoStation

    Citação Postado originalmente por alemaors Ver Post
    Opa... So deixar uma idéia... aqui quando o corre de um cliente com CCQ ruim trocamos o miolo da antena ou Bullet e resolve... lembrando quando esta com o sinal bom e ccq baixo. E sobre o ACK ja tentaste apenas apagar o dinamic ou o indoor e coloca um número? tipo 35?
    Então vou mais além. Quando CCQ está ruim, às vezes trocar de b/g para b faz o ccq ir a 100%.
    Outras vêzes não tem jeito, é só trocando o rádio e deixando a mesma antena. E aí é que vem o estranho. Este rádio que foi retirado, é colocado noutro local e o ccq vai lá em cima novamente.
    Outras vêzes só trocando a antena. E esta que foi retirada , coloca em outro local e manda bem.
    É uma coisa totalmente imprevisível e preocupante quando isso acontece.