+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão The Dude alto tráfego de SNMP

    Senhores,

    Venho utilizando o dude há um bom tempo para monitorar as cerca de 13 RBs que tenho em minha rede.
    Sempre adicionei os dispositivos através da descoberta automática, e retiro os serviços que não desejo, mantendo apenas CPU e Ping para serem monitorados.

    Há cerca de um mes, 2 routerboards estão apresentando alto consumo de CPU, por volta de 95%. Quando faço um torch na interface de entrada delas, vejo que há um tráfego snmp considerável partindo do servidor que roda o Dude para a RB em questão, por volta de 250pps.

    Fiz um teste habilitando uma regra de firewall na RB para bloquear os pacotes snmp, e com isso o consumo de CPU baixa pra 20%. Quando libero os pacotes SNMP, o dude volta a monitorar a RB, e o consumo de cpu fica estável, mantendo-se por volta dos 20% e o dude enviando por volta de 5pps.

    Após um tempo, por volta de umas 8horas, a situação se repete... o dude volta a enviar uma chuva de pacotes snmp e o consumo de cpu vai lá pra cima.

    Já formatei o servidor que roda o Dude, mas não consigo descobrir o que acontece. a unica difrença: versão do routerOs. tenho 2 rodando com versão 5.6 e uma com 5.4. Todas as demais estao com 4.xx; as que estao apresentando consumo alto, já estavam com versao 5.4 e atualizei para testar.

    se alguem tiver uma dica do q pode ser e como resolver...

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: The Dude alto tráfego de SNMP

    Qual versão do The Dude estás utilizando?
    Está instalada em Windows ou Linux?

  3. #3

    Padrão Re: The Dude alto tráfego de SNMP

    Olá amigo, estou utilizando a versão 4.0beta3, mas antes disso estava com a versão estável da 3, nao me lembro exatamente qual a versão.

    Bom, resolvi o problema. No dude, configurei o perfil de SNMP que monitora as RBs como versão 2. O alto trafego parou, e está td normalizado..

    valeu!

  4. #4
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: The Dude alto tráfego de SNMP

    show vou verificar isso pois tenho 110 equipamentos na infra sendo monitorados e acho o trafego um pouco alto do meu server Dude passando pelo backbone.

    chega da 2 mega as vezes do trafego.

    Att
    Ederson Amboni

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: The Dude alto tráfego de SNMP

    Possuo alguns rodando, onde a maior rede deve ter uns 300 equipamentos. Nada de tráfego alto. Nunca usei descoberta automática e só adiciono exatamente os serviços que vou monitorar.

    A rede com 300 equipamentos gera uns 500 kbps de tráfego.

    Dude v3.6

  6. #6

    Padrão Re: The Dude alto tráfego de SNMP

    Então qual q versão que voce deixou rodando em perfeito funcionamento?