+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Amigos estou tentando configurar um ponto a ponto para fornecer a internet para alguma amigos. A distancia entre os pontos fica em 1.700 metros. Estou utilizando dois Namo M5 e distriuo com mikrotik.
    Ambos estão em bridge e operando em 40mhz AP-wds e Statio-Wds o problema é que não consigo passar mais que 3mbps.
    Alguem sabe como configurar para obter o melhor deles nesta distancia?
    Se alguem tiver uma sugestão de solução para passar 50bps nesta distancia me dê ai uma dica.
    Obrigado a todos!
    Última edição por Magal; 19-06-2010 às 14:44. Razão: Correção do Título

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Namo M5 - Ajudem! Socorro!


  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Namo M5 - Ajudem! Socorro!

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Show de bola! Acha que fica bom a 1.7km? Qual a potencia máxima que devo utilizar e configurações? Outra coisa qual o melhor tipo de criptografia para utilizar neste caso? Como gero a chave?
    Última edição por lucart; 19-06-2010 às 14:54.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Namo M5 - Ajudem! Socorro!

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Show de bola! Acha que fica bom a 1.7km? Qual a potencia máxima que devo utilizar e configurações? Outra coisa qual o melhor tipo de criptografia para utilizar neste caso? Como gero a chave?
    Nessa distância é faria com potência mínima nos dois rádios e WPA2-AES se é de Ubiquiti pra Ubiquiti. Depois diz se funfou...

    ZéAlves

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    A essa distância deveria fechar a 20Mb, veja se não está usando um canal com interferência, para solucionar pode usar um recuso muito bom da Ubiquiti chamado Channel Shiffiting ! Normalmente em estações WDS eu não uso criptografia faço permissão via MAC !

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    outra coisa, esta instalação esta visada?

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    outra coisa, esta instalação esta visada?
    Verdade tb me esqueci de perguntar o ÓBVIO ! hehe ! Bem lembrado !

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Ele ta usando NANO m5... O Tio Zé, esqueceu e??? Nano m5 com airmax ligado, pegando sinal de um cartao sem airmax e nisso que da... Pode ter 100% de sinal... mas.... Nao vai passar quase nada e ainda da problema...

    Amigo tua soluçao e simples: NANO NA PONTA E OUTRO NA OUTRA.... Se voce tiver visada, te garanto que vai passar mais de 50 megas...

    PS: nessa distancia nao ligue o No ACK Mode for PtP... E nem uma das pontas... O resto voce ja sabe o que fazer...

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    amigo ele ja ta usando 2 nanom5, ta usando mikotik so pra controle.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ele ta usando NANO m5... O Tio Zé, esqueceu e??? Nano m5 com airmax ligado, pegando sinal de um cartao sem airmax e nisso que da... Pode ter 100% de sinal... mas.... Nao vai passar quase nada e ainda da problema...

    Amigo tua soluçao e simples: NANO NA PONTA E OUTRO NA OUTRA.... Se voce tiver visada, te garanto que vai passar mais de 50 megas...

    PS: nessa distancia nao ligue o No ACK Mode for PtP... E nem uma das pontas... O resto voce ja sabe o que fazer...
    Perai que estou confuso agora... Ele já disse no início que era Ponto-a-Ponto com RocketM5 e estava trafegando só 3 megas. Onde entra outros rádios sem airMAX nessa configuração?

    Realmente se houver 802.11 na rede, não vão falar com os Nano M5 com AirMAX ligado. Mas a pergunta dele é sobre "truput" baixo (3megas). Pra isso veja também o ACKtime, ajuste manualmente com até 20% a mais da distância e veja se melhora. Se estabilizar vai baixando até atingir 5%.

    ZéAlves

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Amigos estou tentando configurar um ponto a ponto para fornecer a internet para alguma amigos. A distancia entre os pontos fica em 1.700 metros. Estou utilizando dois Namo M5 e distriuo com mikrotik.
    Ambos estão em bridge e operando em 40mhz AP-wds e Statio-Wds o problema é que não consigo passar mais que 3mbps.
    Alguem sabe como configurar para obter o melhor deles nesta distancia?
    Se alguem tiver uma sugestão de solução para passar 50bps nesta distancia me dê ai uma dica.
    Obrigado a todos!
    3 fatores influenciam no seu problema:
    1- VISADA!! É preciso que tenhas visada total entre um ponto e outro e que os nanos estejam apontados corretamente um para o outro.indicado alinhar com laser nessa distância.
    2- Potência do equipamento (não deve ser utilizada potência máxima pra essa distância!)
    3- ACK automatico nem sempre é a melhor opção, deve-se testar alguns valores diferente do automático.
    Com essa distância, se bem configurados, com visada deves conseguir no mínimo 30mbps.
    Tenta utilizar em 20mhz freq 5805 (channel shifitting habilitado) sem criptografia e ve quanto passa.
    Indico que atualize pra ultima versão do firmware desse rádio,ok.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    A essa distância deveria fechar a 20Mb, veja se não está usando um canal com interferência, para solucionar pode usar um recuso muito bom da Ubiquiti chamado Channel Shiffiting ! Normalmente em estações WDS eu não uso criptografia faço permissão via MAC !
    Vou tentar essa sugestão de tirar a criptográfia para ver se melhora.
    Ontem executando testes, com a potência máxima, somente com a mudança de canais consegui passar já 100Mbps, acho que não consigo passar mais porque estou rodanto o btest do meu computador para um mikrotik ligado ao Nanao M cliente.
    Tem uma forma de testar a transferência diretamente de um nano para o outro, neste caso só a taxa de transferência da wirelles seria testada?

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto 1.8km Nano M5

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    outra coisa, esta instalação esta visada?
    Sim tem visada direta sim!