+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cobrir 2 andares com wireless

    Pessoal estou precisando cobrir 2 andares da minha casa com wireless. Tenho um roteador aprouter WR 254E equipado com antena de 2dbi, ele faz pppoe para o modem do adsl(speedy/SP) e o equipamento ta configurado na potencia maxima:
    Potência de TX (CCK) 18 dbm(63mw) - (esse não ta no maximo porém se não me engano essa taxa e da rede b que raramente uso)
    Potência de TX (OFDM) 20 dbm(100mw).

    Esse Ap está no segundo andar no canto direito e o sinal não é bom, sei que a antena dele é bem fraca não troquei ainda por omni não tem muito ganho vertical não iria resolver problema no primeiro andar, existe locais que pegam wireless no primeiro andar porém existe muitos pontos cegos. E no segundo andar tem também locais que não pegam(creio q o problema seja coluna de água no caminho), pensei em colocar esse ap no meio do corredor com uma omini de 7dbi deve resolver o problema no segundo andar.

    Qual a melhor solução?
    Eu pensei em puxar um cabo saindo do roteador do segundo andar indo pro pro primeiro andar e ligar outro AP transmitindo o sinal do primeiro roteador com nome de outra rede creio que iria resolver problema.

    Repetidor Universal eu nunca usei, mas meu maior medo de usar um é ping alto e perda de pacote.

    demonstração do local, onde está coluna de água não necessariamente é a parede inteira que tem canos de água.

    http://img404.imageshack.us/img404/9872/redeq.jpg


    Alguem tem sugestão ou experiencia com os meios que citei ou conhece alguma outra forma?

    Grato


  2. #2

    Padrão Re: Cobrir 2 andares com wireless

    Eu cubro 3 andares de hotel com um AP WRG 240 G Intelbras com antena de 5dbi, ele fica no forro, no meio do corredor, entre dois andares, a antena em posição horizontal a 30cm no minimo de qualquer superfície (dentro de forro de gesso).
    Imagine que o sinal é como se fosse um pneu e a antena como se fosse o eixo.
    As ondas de uma antena na vertical se propagam como ondas no plano da superfície de um lago; na horizontal imagine o plano de dispersão deslocado em angulo reto, 90°, o sinal se espalhara bem melhor para cima e para baixo.
    O uso da antena na vertical restringe o alcance mais intenso ao plano (piso) onde esta instalado.
    No caso, o ideal é a antena na posição horizontal, perpendicular ao eixo do corredor, no forro do 1° andar; faça a experiência, tenho a certeza que será satisfatória.

  3. #3

    Padrão Re: Cobrir 2 andares com wireless

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Eu cubro 3 andares de hotel com um AP WRG 240 G Intelbras com antena de 5dbi, ele fica no forro, no meio do corredor, entre dois andares, a antena em posição horizontal a 30cm no minimo de qualquer superfície (dentro de forro de gesso).
    Imagine que o sinal é como se fosse um pneu e a antena como se fosse o eixo.
    As ondas de uma antena na vertical se propagam como ondas no plano da superfície de um lago; na horizontal imagine o plano de dispersão deslocado em angulo reto, 90°, o sinal se espalhara bem melhor para cima e para baixo.
    O uso da antena na vertical restringe o alcance mais intenso ao plano (piso) onde esta instalado.
    No caso, o ideal é a antena na posição horizontal, perpendicular ao eixo do corredor, no forro do 1° andar; faça a experiência, tenho a certeza que será satisfatória.
    Você falou em deixar a antena na horizontal mas como você disse ela vai perder alcance na superfice porém vai ganhar potência entre os andares na posição atual dela.
    Porém o local que quero cobrir ele é extenso, mais ou menos 20 metros de comprimento cada andar, pelomenos acho que é extenso para deixar a antena na horizontal. Qual era a medida do hotel que vc cobriu dessa forma?

  4. #4

    Padrão Re: Cobrir 2 andares com wireless

    !resposta saiu duplicada!
    Última edição por vinles; 21-06-2010 às 09:44. Razão: resposta duplicada

  5. #5

    Padrão Re: Cobrir 2 andares com wireless

    O Hotel tem corredores com cerca de 40 metros; o AP (antena na horizontal, perpendicular ao eixo do corredor) fica no meio do corredor , os quartos ao longo e dos dois lados do corredor tem 5 metros de largura.
    Os pisos são de concreto e o sinal cobre bem o andar onde esta instalado, um acima e um abaixo.
    Este mesmo sinal chega fraco até 3 andares acima e 3 abaixo; dependendo da posição dos notebooks mesmo nos andares mais distantes conecta com velocidade mais baixa.
    O equipamento usado é o AP WRG 240 G Intelbras, o DIR-300 ou DIR-600 da D-Link rodando DD-WRT, e com antena de 5dbi.
    Funciona plenamente a alguns anos, observa-se que em Notebooks menos sensiveis e rodando o Vista os D-Link conectam com mais facilidade (parecem ser mais compatíveis).
    Ambas marcas de equipamento apareceram em testes da InfoExame com 99% de intensidade do sinal a até 15mt de distância em ambientes com obstáculos, fato que comprovamos.

  6. #6

    Padrão Re: Cobrir 2 andares com wireless

    Uma vez vi pessoas usando uma especie de T de antena. Conecta esse T no roteador(o meu roteador so tem 1 saida de antena) e ai vc teria 2 saidas de antena agora.
    Pensei em fazer isso e deixar uma antena em cima no segundo andar saindo desse T e a outra ponta desser pro primeiro com um cabo e ligar outra antena. Isso da certo? vou perder velocida? alguem ja fez isso.

    Grato

  7. #7

    Unhappy Re: Cobrir 2 andares com wireless

    Isso não daria certo mesmo
    Para isto funcionar você teria que ter um balum muito bom; mesmo assim a perda minima seria de cerca de 3,5 db, ou seja a potência cairia + que a metade.
    A perda do cabo causaria atenuação muito maior; é inviável.
    Existe uma coisa essencial na transferência de sinal tanto de TX como de RX que é manter a ROE extremamente baixa, o mais próximo de 1:1.
    A impedância da antena deve ser a mesma do equipamento.
    Se não for assim na TX o sinal retorna ao equipamento podendo até queimar a saída, e na RX causa perda de sinal (SWR).
    Equipamentos para medição: watimetro Bird com pastilha de 2,4Ghz 0,1W
    Pesquise perda por inserção, retorno estrutural, etc.