+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão squid 3.1 + zph + cache no linux

    Pessoal,

    alguém ta usando o squid 3.1 com zph + cache full no linux? qual comando adicionar para compilar? e quais linhas adicionar para fazer cache full somente no linux usando o htb ou iptables para marcar os pacotes?

  2. #2
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: squid 3.1 + zph + cache no linux

    Nunca usei com o Squid3x. Pois hoje uso e o Lusca + ZPH + Thundercache3. Mas as regras q usei em um cliente nao esta mandando a full, ainda nao descobri pq. Mas se tiver algum amigo pra ajudar no firewall....
    da uma olhada nesses posts

    https://under-linux.org/f284/squid2-...49/#post411690
    e
    https://under-linux.org/f140/como-co...9-04-a-129121/

    Boa Sorte

  3. #3

    Padrão Re: squid 3.1 + zph + cache no linux

    qual a diferença do lusca para o squid no quesito performace, cache e etc... ?sei que ele é modificado..quais linhas do cache full(zph) tem que acrescentar ne para usar só no linux(sem MK) pois vou marcar os pacotes com o htb.

    vc tem algum script do thundercache 3 para instalar no ubuntu?

  4. #4
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: squid 3.1 + zph + cache no linux

    Bom, a diferença entre Squid - Lusca ... como explicado pelo nosso colega Alexandre Correa (o qual participa do desenvolvimento tb), o Lusca é um fork do Squid ( é o squid re-escrito). Sobre desempenho... muitos sites e usuarios mostram seus atributos. Minha experienica... nao volto de jeito algum para o Squid.
    Sobre a compilação do Lusca e sobre o Thunder, lembre-se de usar "pesquisar" aqui do Under alem do Tio Google... ok
    Mas aqui tem alguma coisa pra vc começar
    Linux: Instalando o Lusca Cache (Squid) + Thunder Cache 3 [Artigo]
    https://under-linux.org/en/f96/insta...38/index2.html
    Lusca ( squid ) + Thunder Cache 3 no ArchLinux | Rodrigo Ribeiro

    Boa sorte

  5. #5

    Padrão Re: squid 3.1 + zph + cache no linux

    Então Paulo já tinha visto esses links...na verdade a minha dúvida já tinha procurado pelo google e não achei...queria saber quais linhas colocar no squid.conf do lusca para para fazer o cache full somente no linux? hoje tenho o squid 2.7 + cache full então não sei se o lusca usa as mesmas conf da versão aquid 2.7, usa? porque só acho configurações em paralelo com mk e tb tenho um mk em paralelo com squid 2.7 e as linhas são diferentes então minha dúvida é essa...vc sabe algo sobre isso? quais linhas do cache full somente para o linux pois faço marcação dos pacotes do cache full com htb+tc.

    Outra coisa quero fazer isso em uma máquina com as seguintes configurações:

    server dell poweredge 840
    intel Xeon 2.1ghz 1066mhz 4mb L2
    4GB ddr2
    2x500GB sata II 16mb em raid 1(controladora pci express)

    mas esse servidor vai ser servidor PDC de rede com samba + dns + iptables + lusca + thundercache + cache full + apache+ oracle XE....como falam tanto para usar o lusca em HDs scsi ou sata nunca IDE então pelo visto ele consome bastante será que vou ter problema com essa máquina?

    Esse servidor vai ser servidor para rede interna com 50 usuarios.Coloco o lusca ou o squid 3.1 nele? vou usar o cent os ou o debian 64 bits mesmo.

    OBS.: Preciso economizar meu link de 1mb pois uso o voip e acesso externo(terminal service windows)então preciso evitar uso total do link e economizar o máximo possível.

  6. #6

    Padrão Re: squid 3.1 + zph + cache no linux

    As configurações do squid.conf tanto no squid 2.7 ou Lusca é ZPH mesmo, no squid 3.1 é qos_flow. As marcações de tc são as mesma.