Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Opa, estou montatndo celula com Rocket M5 e Setoriais Airmax 20 dbi 90°, e pretendo utilizar Nano M5 nos clientes, gostaria de saber qual alcance poderei ter com o nano apenas com a antena integrada de 16dbi?? Se alguem ja usa dessa forma e tem alguma experincia sobre pros e contras??

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    ola, 3,5km com visada tenho clientes com sinal bom, mais do q isso nao testei ainda, toma cuidado com inclinaçao e nivelamento dos paineis pois sao bem sensiveis ... abraços

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    amigo... pq o nsm5?
    deixe eles para enlace.... para poder passar uma quantidade maior de banda nos enlace.

    use os nsm2 ou ns5 nos clientes
    com o ns5, nos teste que fiz... consegui 4,5km com sinal ja no ultimo..
    acho que ate 3,5km (como o amigo acima relatou)... deve ir bem.

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    usnado NS5 vc perde a tecnologia airmax que melhora o rendimento do rocketM5 quando ele funciona como ap wds, num link p2p airmax ativado e desativado nao da diferença, mas ja trabalhando como Ap ele melhora em muito sinal deixando os clientes com latencia la em baixo, sei pois foi mostrado testes na conferencia da ubnt em sp, que um negocio bom usa tudo airmax, se o NSM5 for caro usa bulletM5... abraços

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    ola, 3,5km com visada tenho clientes com sinal bom, mais do q isso nao testei ainda, toma cuidado com inclinaçao e nivelamento dos paineis pois sao bem sensiveis ... abraços
    Boa dica. Até 6 KM eu diria que fica numa margem segura que oferece sinal forte e bom "truput".

    Algumas pessoas relatam 10Km, mas aí já é extremo demais.

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    respondendo a essa questao... eu tenho a 5 km... com sinal -64 100%... mas como disse meu amigo acima cuidado com a inclinacao e o alinhamento das basestation e tambem com o nanos... Nao esquecendo que tem que ser uma coisa bem visada da torre para o nano e vice-versa... Mas depois disso e so alegria... O numero correto de clientes ainda nao tive a oportunidade de saber em teste... Mas na coferencia em SP da UBNT, o velho sabio Mike disse que ate 64 em uma base... Eu nao sei... Mas se ele diz.... eu acredito!!! Mas eu tenho 20 cliente pedurados em uma base e nao reclamam de nada e ainda nao tenho nenhum dor de cabeça!!!

    salve salve tio zeeee

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    respondendo a essa questao... eu tenho a 5 km... com sinal -64 100%... mas como disse meu amigo acima cuidado com a inclinacao e o alinhamento das basestation e tambem com o nanos... Nao esquecendo que tem que ser uma coisa bem visada da torre para o nano e vice-versa... Mas depois disso e so alegria... O numero correto de clientes ainda nao tive a oportunidade de saber em teste... Mas na coferencia em SP da UBNT, o velho sabio Mike disse que ate 64 em uma base... Eu nao sei... Mas se ele diz.... eu acredito!!! Mas eu tenho 20 cliente pedurados em uma base e nao reclamam de nada e ainda nao tenho nenhum dor de cabeça!!!

    salve salve tio zeeee
    Opa, valeu pela dica MorpheusX, so uma duvida esses seus clientes esta o com qual velocidade?

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Depende... tem horas que eles fazem download do cache a 10 a 30 megas... para eles isso e suficiente... eu acho as vezes que se voce querer colocar 150 megas para cada cliente ia ser engracado... ja pensou que tu placa de rede so tem 100 megas... ae um cliente puxa a 100 megas do teu cache... um arquivos digamos de 4 gigas... uns 30 minutos... rapaz.... o que ia ter de cliente te ligando dizendo que ta lento... logico... tua placa de rede so tem 100 megas!!! hehehe

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Fala aí gente, estou tentando conectar muma Basestation com Rocket M5 de um rpovedor aqui da minha região e fui fazer uns testes com um Nanostation M5 a 1,5Km de distancia e com visada direta. Nas configurações tá dando AirMax Quality 40~50% e o AirMax Capacity 1~5%. Li aqui que esses equipamentos são muito sensíveis quanto ao alinhamento. Vocês saberiam dizer se tem algo de errado? Estou perguntando aqui pq como é um provedor novo, nem mesmo os técnicos do provedor estão sabendo solucionar o problema. Mais uma coisa...vocês poderiam dar também alguma dicas de como alinhar corretamente minha Nanostation M5.

    Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Na costa do BaseStation tem um nivelador.. e so mante o nivel... Sobre altura, voce deixa a NANO a 1.5 KM de distancia... na torre, voce pede para ir subindo o TILT dela, e pronto... voce vai acha o centro dela, com mais força entendeu?

  11. #11

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Não entendi muito bem...
    Esse parada de TILT é oq e fica onde? Na Nano ou na baseSation?

  12. #12

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    TILT é a inclinação do eixo vertical

  13. #13

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Mas é para eu regular o eixo vertical (TILT) na minha NANO ou pedir para que regulem isso na BaseStation?

  14. #14

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Os rádios NanoStation não tem ajuste de tilt.

    É na basestation.

  15. #15

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    ahhh mulekeeeeee.... Esse tio Ze e muito foda...
    Sim, depois eu vou te falar da minha viagem!!!
    To quase tendo um treco com a dona encrenca!

  16. #16

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Só mais uma dúvida gente...
    A inclinação do eixo vertical também influência muito na qualidade do sinal na Nanostation M5? E ela também e tão sensível quanto a BaseSation como o MorpheusX falou?


    Outra coisa...
    O que é e como ajusto o AirMax Quality e o AirMax Capacity?
    Última edição por bilou; 26-09-2010 às 18:20.

  17. #17

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Citação Postado originalmente por bilou Ver Post
    Só mais uma dúvida gente...
    A inclinação do eixo vertical também influência muito na qualidade do sinal na Nanostation M5? E ela também e tão sensível quanto a BaseSation como o MorpheusX falou?


    Outra coisa...
    O que é e como ajusto o AirMax Quality e o AirMax Capacity?

    A elevação é de 15%. Quando o desnível é grande e costumo deixar o rádio cliente perpendicular ao eixo vertical do AP.

    O ajuste do AirMAX é feito através de diversos fatores como ACKtimeout, TX/RX, sinal... é uma coisa de feeling e não tem procedimento a ser seguido porque é dinâmico. É nessa hora que entra o talento do consultor

    COMPLEMENTAÇÃO:
    Mas 50% do ajuste do AirMAX se dá no correto alinhamento da antena e nivelamento do giro...


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 26-09-2010 às 18:38. Razão: complementação

  18. #18

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Entrei nas configurações do rocket m5 e vi que os valores do AirMax Capacity e do Airmax Quality são iguais aos que o Nanostation registra. Então é preciso acertar isso no na BaseSation, certo? Esses valores estando baixo diminuem muito o throughput?

    Desde já agradeço a paciência que vc está tendo comigo Zé

    valeu

  19. #19

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Quanto mais alto melhor

  20. #20

    Padrão Re: NanoStation M5 16dbi nos clientes qual o alcance medio??

    Ja testei aki os nanom5 mas prefiro usar nanobridge ou airgrid, as airgrid sao mais baratas e funcionam melhor, sao faceis de instalar, e o sinal fica show de bola, tenho cliente a 8km ja com sinal -60 ccq 100%.........................