Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 14 km - quais equipamentos???

    Galera,
    antes de mais nada, parabens ao forum..ja aprendi um tanto pesquisando poraqui! Espero que voces possam me ajudar..

    estou em duvida quais equipamentos usar para um enlace de 14 km com visada. Tenho que passar um link de 8 mbits da telecomica que ate que enfim chegou em nosso "vilarejo"...tenho um zinwell+antena 24dbi que usava em meu link de internet via radio...O link sai da cidade para a fazenda em ponto a ponto.

    eis a 1a duvida: usar o equip q tenho (zinwell+antena 24dbi_kit cliente em 2,4 ghz) e comprar um ap para colocar no ponto A, ou migrar para 5,8 ghz e assim comprar os equipamentos todos novos?

    optando por um equipamento novo, o que seria mais interessante:

    * 1 rb411 + cartao r52h + antena 22dbi (ponto A - cidade) + 1 rb433 + cartao r52h + antena 22dbi (ponto B - fazenda) -> (rb433 no ponto B para ter opcao de ligar uma 2a antena para distribuicao na fazenda no futuro)

    ou vou de ponto a ponto com powerstation, nanostation ou variaveis do tipo?..sera que uma nano com antena externa roda tao bem quanto uma RB?

    lembrando que no ponto B (fazenda) o sinal chegaria e seria dividido via hub para 6 computadores cabeados...

    bom, espero que voces possam me ajudar a escolher o equipamento para o enlace..

    obrigado a todos

    [s]

    Markus

  2. #2

    Padrão

    se vocÊ quiser simplificar pode ir de Power Station no Ponto a Ponto e usar 2 nano 2,4 pra distribuir..

    se você quiser fazer uma coisa que vá te da mais opções e não precisará tão cedo ser trocado, vá de RB, mas não com cartão r52h , vá de XR5.. um super througput..

    e na distribuição usa painel da hyperlink com cartão xr2 ou r52h..
    mas garanto a vocÊ que se optar por usar os cartões XR, nunca vai querer mexer com outros..

    eu tinha aqui 36 cartão r52h e uns outros..

    nenhum chega perto do XR5 pra enlace e nem taopouco pro XR2 como ap.

  3. #3

    Question qual RB - qual cartao mini pci

    Bom dia Yondaime,
    valeu pela resposta rapida ai...toda ajuda e bem vinda!

    estou tendendo mesmo para os RBs...pelo que entendi o projeto ideal na sua opiniao seria:

    * 1 rb411 + cartao xr5 + antena 22dbi (ponto A - cidade) + 1 rb433 + cartao xr5 + antena 22dbi (ponto B - fazenda) -> (rb433 no ponto B para ter opcao de ligar uma 2a antena com cartao rx2 para distribuicao no futuro)


    quanto a rb411..ela funciona bem pra mandar o sinal do ponto A ate o B (lembrando que de A - B so ponto a ponto) ...ou seria muito melhor pegar 2 RBs433 de cara...ou ainda ao inves de 1 de cada, 1 RB 411 e 1 RB 411A que sairia mais em conta?
    OBS -> precos paragua (RB 433 = U$97 _ RB 411 nivel 3 = U$49 _ RB 411 nivel 4 = U$78 )

    como vemos, as opcoes sao muitas e como esse e meu primeiro link estou meio em duvida...por um lado quero comprar um equipamento bom que nao me de problemas, trave etc.., por outro lado nao vou virar um provedor, porisso nao quero exagerar (visto que esses equips custam uma boa grana)..so quero ter certeza que vou conseguir num futuro passar uns 8 mbits ou mais de link...


    ultima duvida....sera o mini pci R52H muito fraco p/ 14 km ou porque voce acha muito melhor o XR5? no paragua os precos sao (r52H = U$ 52 _ XR5 = U$ 97 _ XR2 = U$ 97)...vale a pena pagar o dobro no xr5??

    mai uma vez, vobrigado pela colaboracao e desculpe bombardear voces com tantas perguntas...

    [s] a todos

    PS: fiz a simulacao no mobileradio...

    http://yfrog.com/2cenlace58jhttp://img84.yfrog.com/i/enlace58.jpg/http://img84.yfrog.com/i/enlace58.jpg/

    visada perfeita..o que me encucou um pouco foi esse S4...chegara o sinal muito fraco?nao faco ideia o que seria S4...alguem sabe?
    Última edição por coidiloko; 29-09-2009 às 12:11. Razão: simulacao mobileradio

  4. #4

    Padrão

    Opa,, Eu iria de Powerstation5 com antena integrada para o que vc quer fazer acho a melhor opção, fica super simples de vc montar é muito estavel e vc passa tudo voz, internet, sistema...

  5. #5

    Padrão

    Outra coisa, se for de RB pode usar o R52H sem problemas atende tranquilo..

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Galera,
    antes de mais nada, parabens ao forum..ja aprendi um tanto pesquisando poraqui! Espero que voces possam me ajudar..

    estou em duvida quais equipamentos usar para um enlace de 14 km com visada. Tenho que passar um link de 8 mbits da telecomica que ate que enfim chegou em nosso "vilarejo"...tenho um zinwell+antena 24dbi que usava em meu link de internet via radio...O link sai da cidade para a fazenda em ponto a ponto.

    eis a 1a duvida: usar o equip q tenho (zinwell+antena 24dbi_kit cliente em 2,4 ghz) e comprar um ap para colocar no ponto A, ou migrar para 5,8 ghz e assim comprar os equipamentos todos novos?

    optando por um equipamento novo, o que seria mais interessante:

    * 1 rb411 + cartao r52h + antena 22dbi (ponto A - cidade) + 1 rb433 + cartao r52h + antena 22dbi (ponto B - fazenda) -> (rb433 no ponto B para ter opcao de ligar uma 2a antena para distribuicao na fazenda no futuro)

    ou vou de ponto a ponto com powerstation, nanostation ou variaveis do tipo?..sera que uma nano com antena externa roda tao bem quanto uma RB?

    lembrando que no ponto B (fazenda) o sinal chegaria e seria dividido via hub para 6 computadores cabeados...

    bom, espero que voces possam me ajudar a escolher o equipamento para o enlace..

    obrigado a todos

    [s]

    Markus
    Cara, Tudo bem???
    Tenho um enlace de quase 14 km, e uso 1 par de Ovislink 5.8 e antenas da Geenge 90 cm em PTP, daí sim coloco um switch e espalho para os APs ou computadores, e funciona blz... chega a dar 10 mb de Troughput

  7. #7

    Padrão Bullet m5 HP ou RB411+R52H

    Galera,
    valeu pela ajuda! Pra ser sincero, estou cada vez mais em duvida: pra baratear a histroria, poderia pegar um Bullet M5 HP...alguem ja usou esse AP? Ele ta por volta dos 80 dolares no py...ate mais barato que a nanostation e pelo que andei lendo, nao tem tanta perda no conector da antena externa como nos nanos..

    a diferenca de preco pra uma rb411 com cartao r52h+ pigtail e de 30 dolares por peca

    deem uma olhada:

    Ubiquiti Networks, Inc. - Products
    http://www.ubnt.com/downloads/bm5hp_datasheet.pdf

    se cumprir o que promete e uma maravilha: potencia de 600mW com 100+ de throughput...

    ou voces acham que pode vir a dar dor de cabeca, pings altos etc...?

    duvida cruel: pegar ubiquiti ou Mikrotik.... bullet m5 hp ou RB2 411? ou ate um de cada?

    aqui no interior estao me dizendo que seria quase um "exagero" ir de RB, pois ja existem solucoes bem mais baratas...como os ubqti da vida..

    o que voces acham? Acho que as opcoes seriam essas mesmo..um ap5000 da ovislink ta saindo praticamente o mesmo preco da rb411...imagino que nesse caso a rb seja melhor,nao?

    outra duvida que tenho e se pego uma antena grade de 24db da Hyperlink vazada ou uma disco da zirok por ex? como as torres sao relativamente altas, venta um tanto...as de disco desalinham muito facil?

    nota 10 esse forum! valeu pela ajuda galera..sem ajuda de voces seria bem mais complicado..

    aguardo coments....

    [s]


    PS: andei lendo um pouco mais sobre os bullets...

    http://www.ubnt.com/forum/forumdispl...er=desc&page=2

    dei uma desanimada...nao me parece ser "O BICHAO DA GOIABA" nao...alguem ja usou?
    Última edição por coidiloko; 01-10-2009 às 09:37. Razão: review bullet m5

  8. #8

    Lightbulb

    Aconselho a usar o Nano 5 tenho um ponto a ponto com esses equipamento e está ótimo

  9. #9

    Padrão

    Simplificando:
    RB 411 + MinicPci R52H + Antena Disco 25dbi Aquario + Cabo LMR 400
    amigo para essa distancia e essa banda q vc citou, esse equipamentos q listei irao te atender bem, e com um custo bem baixo comparado a outras opçoes que sao melhores porem tem um custo bem mais elevado...

  10. #10

    Padrão bullet m5

    galera, to pensando seriamente em fazer o PTP com 2 Bullet´s M5 HP...Alguem ja usou? ate 600mw de potencia...troughput de 100 mb...se cumprir metade do que promete ja esta otimo. O bom eh que nao precisa comprar um monte de coisa separada como no caso de rbs.. cabo, cx hermetica, conectores...Vou usar 2 antenas 27 db da hyperlink de grade.
    Voces acham que essa combinacao fecha um link bom? Falam muito bem dos produtos ubiquiti...passando uns 15 mb ja estaria otimo...

    agradeco a todos pelas dicas..

    [s]

    PS: em anexo esta uma imagem do enlace simulada no RM..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.JPG
Visualizações:	194
Tamanho: 	158,6 KB
ID:      	5724  
    Última edição por coidiloko; 04-10-2009 às 22:30.

  11. #11
    TORCHIA_WI-FI
    Visitante

    Arrow uso nanostation5 ptp

    BOA NOITE PESSOAL USO 2 NANOSTATION5 SEM ANTENA EXTERNA PARA UM LINK DE 8MEGAS E REALMENTE CHEGA 90% DA BANDA .

    GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE PARA 100 MEGAS NUM PTP DE 15 KM OS NANOSTATION-5 DAVA CONTA PU PRECISAMOS DE OUTROS EQUIPAMENTOS OU SÓ ANTENAS EXTERNAS ?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TORCHIA_WI-FI Ver Post
    BOA NOITE PESSOAL USO 2 NANOSTATION5 SEM ANTENA EXTERNA PARA UM LINK DE 8MEGAS E REALMENTE CHEGA 90% DA BANDA .

    GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE PARA 100 MEGAS NUM PTP DE 15 KM OS NANOSTATION-5 DAVA CONTA PU PRECISAMOS DE OUTROS EQUIPAMENTOS OU SÓ ANTENAS EXTERNAS ?
    Torchia,
    com a nanostation 5 voce nunca conseguira um troughput de 100mb pois ela trabalha em modulo a que passa no maximo 54mbps...http://www.ubnt.com/downloads/ns5_datasheet.pdf

    pode ser que voce consiga com a NS 5M que e a nova serie da M da ubiquiti...

    Ubiquiti Networks, Inc. - Products

    mas acho q a essa distancia com antena integrada vai ser dificil passar 100 mbps....se colocar antena externa voce certamente voce conseguira fechar um link... agora 100 mbps de throughput nao eh qualquer coisa...


    me corrijam se estiver errado...

    espero ter ajudado..

    [s]

  13. #13

    Padrão

    amigo pode ir sim do Bullet M5 que parece ser ótimo.
    é até bom que você testa pra gente..
    usa uma antena legal.. vê se compra uma hyperlink de 24db la de uma vez..
    é capaz de dar ao menos uns 40mb de troug..
    lembrando que potencia não quer dizer NADA..

    esse parangolé de 1000w.. 1000000000w num resolve NADA.

  14. #14

    Padrão Bullet M5

    Pessoal,
    encomendei 2 bullets m5 e antenas HL grade 27db...os equips devem chegar na 5a...vou ver se da tempo de montar o link essa semana ainda...quando o enlace estiver pronto, posto os resultados aqui!

    estou ancioso para ver o bichinho funfando!!

    agora é esperar pra ver...

    [s]

  15. #15

    Padrão aonde foram parar os novos bullets?!?!

    éh galera,
    ta feio o negocio...nao acho esse bullet m5 hp no paraguay nem com reza braba!!!! to ha 2 semanas procurando e ate agora nada...

    estava louco para testar o bicho, mas ja to desistindo de esperar...

    nao tem previsao nenhuma...sempre falam semana que vem, ligo la e nada...

    nao queria gastar tanta grana com rb + cartao + cx hermetica + cabo etc...esse e o problema das RBs do meu ponto de vista...muita "parafernalha"...

    mas pelo que estou vendo, nao tenho muito pra onde fujir...

    no momento estou pagando por 2 links (telecomica e via radio aqui do vilarejo) pq ate agora nao tenho os equips pra fechar o enlace da telecomica...e sem net nao se vive mais hoje em dia...

    sera q vale a pena esperar esse benditos bullets?

    alguma sugestao?

    []´s

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 14 km - quais equipamentos???

    boa tarde a todos ,estou preçisando de opinioes de todos ,quero fechar um link de 50 megas a 11 km e nao sei por onde começar ,sera qui podem mi dar uma força para escolher o melhor equipamento e mais barato ,agradeço por todas as opnioes

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 14 km - quais equipamentos???

    oi agaturbofone,
    a melhor alternativa para voce (melhor custo beneficio) e usar nanostation m5...11 km fecha tranquilo. Outra opcao seria colocar 2 bullet m5 com antenas hyperlink de 22db.
    Tenho um link de 13 km c/ 2 bullet m5 e antenas 27dbi vazadas da hyperlink...fechou 80mb...tenho um link de 1 km de nano m5 fechando quase 110mb...as nano m5, por serem mimo, vao te dar uma banda um pouco maior...
    o unico ponto critico dos equipamentos ubiquiti e a sensibilidade dos mesmos com relacao a energia: se tiver variacao de energia, eles queimam mesmo! porisso e muito importante ter uma rede eletrica estavel!!! Ja queimei 2 nano m5 poraqui...fora isso, os equips sao excelentes...pode comprar de olho fechado...
    espero ter ajudado...

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 14 km - quais equipamentos???

    PS: se voce precisa de um equipamento para distribuir link pra varios clientes, o rocket m5 + rocket dish e uma otima opcao tambem! mas o preco tambem e outro...
    agora, tb tem gente usando nano m5 como access point para varios clientes...
    resumindo: depende do seu bolso e da necessidade..

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: uso nanostation5 ptp

    Citação Postado originalmente por TORCHIA_WI-FI Ver Post
    BOA NOITE PESSOAL USO 2 NANOSTATION5 SEM ANTENA EXTERNA PARA UM LINK DE 8MEGAS E REALMENTE CHEGA 90% DA BANDA .

    GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE PARA 100 MEGAS NUM PTP DE 15 KM OS NANOSTATION-5 DAVA CONTA PU PRECISAMOS DE OUTROS EQUIPAMENTOS OU SÓ ANTENAS EXTERNAS ?
    Boa Noite Torchia wifi,

    Bom, pro que voce quer, NANO M5 ou ROCKET M5 são as indicações.
    Robustos, fáceis de instalar, e extremamente fáceis de gerenciar.
    Quanto ao trouhgput, se em 50km eles passam 50mb ou mais , nessa distância, usando o ultimo firmware, voce terá uns 180/240mbps de troughput.
    Por ele ser mimo tdma , o sinal dele é muito melhor que qualquer outro.
    Indico e recomendo pois conheço bem o equipamento.
    Abraço.

  20. #20

    Padrão Re: qual RB - qual cartao mini pci

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Bom dia Yondaime,
    valeu pela resposta rapida ai...toda ajuda e bem vinda!

    estou tendendo mesmo para os RBs...pelo que entendi o projeto ideal na sua opiniao seria:

    * 1 rb411 + cartao xr5 + antena 22dbi (ponto A - cidade) + 1 rb433 + cartao xr5 + antena 22dbi (ponto B - fazenda) -> (rb433 no ponto B para ter opcao de ligar uma 2a antena com cartao rx2 para distribuicao no futuro)


    quanto a rb411..ela funciona bem pra mandar o sinal do ponto A ate o B (lembrando que de A - B so ponto a ponto) ...ou seria muito melhor pegar 2 RBs433 de cara...ou ainda ao inves de 1 de cada, 1 RB 411 e 1 RB 411A que sairia mais em conta?
    OBS -> precos paragua (RB 433 = U$97 _ RB 411 nivel 3 = U$49 _ RB 411 nivel 4 = U$78 )

    como vemos, as opcoes sao muitas e como esse e meu primeiro link estou meio em duvida...por um lado quero comprar um equipamento bom que nao me de problemas, trave etc.., por outro lado nao vou virar um provedor, porisso nao quero exagerar (visto que esses equips custam uma boa grana)..so quero ter certeza que vou conseguir num futuro passar uns 8 mbits ou mais de link...


    ultima duvida....sera o mini pci R52H muito fraco p/ 14 km ou porque voce acha muito melhor o XR5? no paragua os precos sao (r52H = U$ 52 _ XR5 = U$ 97 _ XR2 = U$ 97)...vale a pena pagar o dobro no xr5??

    mai uma vez, vobrigado pela colaboracao e desculpe bombardear voces com tantas perguntas...

    [s] a todos

    PS: fiz a simulacao no mobileradio...

    http://yfrog.com/2cenlace58jhttp://img84.yfrog.com/i/enlace58.jpg/Yfrog Image : yfrog.com/2cenlace58j - Uploaded by coidiloko

    visada perfeita..o que me encucou um pouco foi esse S4...chegara o sinal muito fraco?nao faco ideia o que seria S4...alguem sabe?
    boa noite codiloko sou novo aqui no forum e observei qui tem como caucular enlaces como um tal radiomobilhe ,gostaria de saber si poderia mi passar como funçiona esse radio mobilhe fico agradeçido por todos qui puderem mi ajudar aqui esta meu msn si caso alguem ai queira ajudar -me [email protected]