Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Ola a Todos

    Gostaria da Opinião do colegas sobre os 3 ptp que irei montar para levar o link da minha central até uma repetidora em uma regiao litoranea da cidade. Lembrando que é necessario os 3 ptp para interligar os pontos com visada.

    1. o primeiro eu irei migrar um ptp que tenho em 2.4 para 5.8, a distancia é de apenas 600 metros, estou pretendendo usar 2 Nano Loco M5 MIMO, me disseram que é possivel passa 65 mbps full com elas.
    Alguem que as utilizou pode confirmar isso?

    2. o segundo ptp é de 12km e alguns fornecedores me indicaram o NanoStation M5 com antena de 16dbi, mas o fabricante diz que funciona em até 15km e ele nao possui antena externa, se nao funcionar tem que usar outro equipamento.
    Pensei tambem em usar 1 RB433 + 2 R52H + 2 Aquario 25dbi disco, que tenho certeza que irá funcionar, mas o problema é que estou em uma região litoranea e o vento e a maresia pega aqui.

    3. o terceiro ptp é de 6km e pretendo fazer com 2 NanoStation M5.

    Lembrando que pretendo passar o maximo possivel no link pois pretendo mudar os pop's para rocket M5 + BaseStation para me preparar para essa sede de velocidade que só aumenta e que acredito que nao vai demorar a ter que comercializar links de 2, 3 e 5mb.

    Aguardo Opiniões e Sugestões sobre esses 3 ptp, para poder montar com com o maximo de qualidade possivel e o minimo de dinheiro que eu nao tenho possivel.

  2. #2

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp


  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Ola a Todos

    Gostaria da Opinião do colegas sobre os 3 ptp que irei montar para levar o link da minha central até uma repetidora em uma regiao litoranea da cidade. Lembrando que é necessario os 3 ptp para interligar os pontos com visada.

    1. o primeiro eu irei migrar um ptp que tenho em 2.4 para 5.8, a distancia é de apenas 600 metros, estou pretendendo usar 2 Nano Loco M5 MIMO, me disseram que é possivel passa 65 mbps full com elas.
    Alguem que as utilizou pode confirmar isso?

    2. o segundo ptp é de 12km e alguns fornecedores me indicaram o NanoStation M5 com antena de 16dbi, mas o fabricante diz que funciona em até 15km e ele nao possui antena externa, se nao funcionar tem que usar outro equipamento.
    Pensei tambem em usar 1 RB433 + 2 R52H + 2 Aquario 25dbi disco, que tenho certeza que irá funcionar, mas o problema é que estou em uma região litoranea e o vento e a maresia pega aqui.

    3. o terceiro ptp é de 6km e pretendo fazer com 2 NanoStation M5.

    Lembrando que pretendo passar o maximo possivel no link pois pretendo mudar os pop's para rocket M5 + BaseStation para me preparar para essa sede de velocidade que só aumenta e que acredito que nao vai demorar a ter que comercializar links de 2, 3 e 5mb.

    Aguardo Opiniões e Sugestões sobre esses 3 ptp, para poder montar com com o maximo de qualidade possivel e o minimo de dinheiro que eu nao tenho possivel.
    bOA nOITE,
    Bom, para interligar os seus POPS indico:
    2 ROCKET M5 (Até 280mbps fácil);
    2 ROCKET DISH 30DBI (DUAL POLARITY);

    Pra interligar os clientes:
    NANO M5

    Não invista em tecnologia ultrapassada, invista no que vai te dar resultados.
    PS: Não esqueça de aterrar esses pontos muito bem, pois as nanos e rockets são muito sensíveis a qualquer variação elétrica.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Invista no que é homologado, pois so a base station e o rocket disk e bullet m2 estão homologados, vc coloca equipamento não homologado e ai a anatel lhe faz uma visita e ai te ferra...

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Invista no que é homologado, pois so a base station e o rocket disk e bullet m2 estão homologados, vc coloca equipamento não homologado e ai a anatel lhe faz uma visita e ai te ferra...
    Rogerio, se não sabes, estão em fase de homologaçao. Por isso foram indicados.
    Abraço
    American Satlite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-me Mikrotik Routerboard RB433, Placa-me Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-me Mikrotik RouterBoard RB433UAH, Plac

  6. #6

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Nanostation da família M é pra interligar cliente com estação base.

    Você até pode tentar tirar leite de pedra, mas não vale meter o pau no equipamento depois,tá?

    ZéAlves

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Por tudo que ja testei uso e indico, uma solução econômica e muito funcional lhe indicaria assim como o Leandro os equipamentos UBIQUITI.
    Para links de menor distância até 4km indicaria o uso das NANO BRIDGE
    Os mais distantes use Rocket M5 + Dish 30DB .
    A utilização antenas Dish garante uma maior diretividade do sinal e evita interferencias (espúrios) locais, pois tem aberura de 3º a 6º, as Nano ou Loco, tem 30º de abertura, sujando bastente o espectro radioelétrico, mas funcionando 100% para clientes.

    Tambem vale a dica do amigo Zé Alves !
    Última edição por pkmc; 24-06-2010 às 11:48.

  8. #8
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Amigo como o nosso amigo "pkmc" indicou te indico os equipamento da Ubiquiti eles estão de nota 10, pode fazer do geito que ele está te indicando que você não terá problema, hoje eu tenho um ptp aqui de 5,5 km uso 2 bullet M5 com as antenas Zirok de 21 db e tenho um link da GVT de 50mb/s e com a função airmax ativa ta chegando os 50 megas e ainda passa mais pois o alinhamento da antena está em 150/150 e me garante de passagem 70%.

    pode colocar que vai funcionar.

  9. #9

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    bOA nOITE,
    Bom, para interligar os seus POPS indico:
    2 ROCKET M5 (Até 280mbps fácil);
    2 ROCKET DISH 30DBI (DUAL POLARITY);

    Pra interligar os clientes:
    NANO M5

    Não invista em tecnologia ultrapassada, invista no que vai te dar resultados.
    PS: Não esqueça de aterrar esses pontos muito bem, pois as nanos e rockets são muito sensíveis a qualquer variação elétrica.
    Abraço.
    Sem duvida a qualidade das Rocket com antena Dish nao tem comparaçao mas alem do investimento ainda ser auto em comparação com uma Solução MK, que inclusive eu ja tenho as Rb's barateando mais ainda, ainda tem o problema do tamanho da antena que mede 1 metro de diametro, se eu coloco uma antena dessas aqui em uma semana ela vai para do otro lado do estado...
    o vento é bem mais forte que voces imaginam.

    a minha ideia era fexar com NS M5 se alguem ja tivesse conseguido essa distancia com elas

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Nanostation da família M é pra interligar cliente com estação base.

    Você até pode tentar tirar leite de pedra, mas não vale meter o pau no equipamento depois,tá?

    ZéAlves
    voce axa que nao é possivel consegui um troughput rasoavel com 2 nano M5 a esta distancia?

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Sem duvida a qualidade das Rocket com antena Dish nao tem comparaçao mas alem do investimento ainda ser auto em comparação com uma Solução MK, que inclusive eu ja tenho as Rb's barateando mais ainda, ainda tem o problema do tamanho da antena que mede 1 metro de diametro, se eu coloco uma antena dessas aqui em uma semana ela vai para do otro lado do estado...
    o vento é bem mais forte que voces imaginam.

    a minha ideia era fexar com NS M5 se alguem ja tivesse conseguido essa distancia com elas

    voce axa que nao é possivel consegui um troughput rasoavel com 2 nano M5 a esta distancia?
    sIM, É PERFEITAMENTE POSSIVEL. E DUVIDO VENTO QUE LEVE UMA nano M5 se bem fixada, é quase impossível.
    Quanto as antenas rocket dish, podes usar a rocket dish SECTOR 90 graus. essa é bem estreita, nao dá arrasto no vento. o radio rocket vai encaixado atras delas, super forte mesmo.
    Pode confiar amigo. já testei aqui com vento e meus clientes tbm.

  11. #11

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    sIM, É PERFEITAMENTE POSSIVEL. E DUVIDO VENTO QUE LEVE UMA nano M5 se bem fixada, é quase impossível.
    Quanto as antenas rocket dish, podes usar a rocket dish SECTOR 90 graus. essa é bem estreita, nao dá arrasto no vento. o radio rocket vai encaixado atras delas, super forte mesmo.
    Pode confiar amigo. já testei aqui com vento e meus clientes tbm.
    Com as nano eu tenho certeza que nao leva,
    voce já fez ou viu alguem que conseguiu fexar com nano M5 12km? pois queria muito fazer com elas.
    e essa rocket disk sector que voce fala é a Basestation? sera que a diferença seria muito grande entre usar uma nsm5 que tem 16dbi e 60º e uma rocket m5 com basestation 90º 20dbi?

    e quanto as nanobridge nao vi ngm comentar sobre o desempenho dela ainda, sera que serviria para esse ptp?

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    ROCKET Dish SECTOR ? Ou é Dish (parábola) ou é Sector (setorial).

    Dish (parábola) é usada para fazer PTP pois tem ângulo de abertura máximo de 6 graus evitando interferencias laterais ou trazeiras.

    Sector (painel setrorial) setoriais são usadas para atingir uma determinada região de agordo com os graus de abertura para que foi desenvolvida, ideal para ser usada como AP para Multipoint.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Com as nano eu tenho certeza que nao leva,
    voce já fez ou viu alguem que conseguiu fexar com nano M5 12km? pois queria muito fazer com elas.
    e essa rocket disk sector que voce fala é a Basestation? sera que a diferença seria muito grande entre usar uma nsm5 que tem 16dbi e 60º e uma rocket m5 com basestation 90º 20dbi?

    e quanto as nanobridge nao vi ngm comentar sobre o desempenho dela ainda, sera que serviria para esse ptp?
    rbginfo, se é pra falar besteira, nem te mete na discussao amigo....
    Se com nanostation 5 eu fazia 10km (e e mais gente tbm) , tu vens falar que com a Nano M5 nao faz 12km?Tenho certeza que tu nunca usou esse equipamento...ou nao sabe o que fala.

    Tenho ptp de 15km ,18km,10km,com visada com elas amigo. tem mais gente ae com ptp maior até. podias estudar e testar os equipamentos antes de dar opinião furada.

    Isso aqui é um fórum sério, se quer falar besteira, procura o chat do terra.
    Com as nanobridge fecha tambem, basta ter 100% de visada, ou então 80% da primeira zona de fresnell limpa.

  14. #14
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    As famosas NANO BRIDGE.

    Tenho 6 PTP com elas, 5 links com distância máxima de 2.8Km passando 80/60Mbps REAL e um Link com 5.8 Km passando 30/26Mbps REAL.
    Alem disso muitos clientes e amigos meus utilizando as NanoBrigde com extremo sucesso.
    Aliás como todos os produtos da linha Ubiquiti quando bem aplicados.

  15. #15

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Com as nano eu tenho certeza que nao leva,
    Nano 5M PERFECT!!! sem comentários.

  16. #16

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    rbginfo, se é pra falar besteira, nem te mete na discussao amigo....
    Se com nanostation 5 eu fazia 10km (e e mais gente tbm) , tu vens falar que com a Nano M5 nao faz 12km?Tenho certeza que tu nunca usou esse equipamento...ou nao sabe o que fala.

    Tenho ptp de 15km ,18km,10km,com visada com elas amigo. tem mais gente ae com ptp maior até. podias estudar e testar os equipamentos antes de dar opinião furada.

    Isso aqui é um fórum sério, se quer falar besteira, procura o chat do terra.
    Com as nanobridge fecha tambem, basta ter 100% de visada, ou então 80% da primeira zona de fresnell limpa.
    acho que voce se equivocou... o que eu quis dizer é que o vento nao leva.

    eu nunca utilizei nanostation para ptp nem para distancias grnades, e essa era justamente a minha duvida, se conseguiria fazer o ptp de 12km com duas nano m5 que é a minha intenção, tanto pela qualidade quanto por ser compacta, mas como só ouvi os fornecedores dizerem que daria para fazer prefiri perguntar antes de tentar.

  17. #17

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    voce axa que nao é possivel consegui um troughput rasoavel com 2 nano M5 a esta distancia?
    NanoM5 não é equipamento de backbone. Isso é ponto pacífico.
    Você pode fazer o enlace com o NanoM5? Pode, sim.

    Só que daí volta minha recomendação:
    Não meta o pau no equipamento se não ficar como você sonhou... só isso.

    ZéAlves

  18. #18
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Linha NANO : Nano 2, Nano 5, Nano M2, Nano M5, Nano Loco.
    Levada com o vento ? Só se levar o mastro junto, ou se não foi fixada adequadamente. Isso deve ser PIADA.
    Última edição por pkmc; 25-06-2010 às 08:20.

  19. #19
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Amigo sem duvida mesmo ele vai ter uma passagem boa, pois aqui eu tinha um com a distancia de 5km com o nano5 e ele me passava 15 megas o throughput estava de 22 megas e essa distancia que voê precisa vai conseguir no minimo 30 megas e detalhe que o tinha aqui com ele era de um prédio de 14 andares na beira da praia para um morro de aproximadamente uns 80 metros do nivel do mar e o vento ali é tenso, agora esse negocio de o vento levar pode ficar tranquilo que não leva não.

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Sem duvida a qualidade das Rocket com antena Dish nao tem comparaçao mas alem do investimento ainda ser auto em comparação com uma Solução MK, que inclusive eu ja tenho as Rb's barateando mais ainda, ainda tem o problema do tamanho da antena que mede 1 metro de diametro, se eu coloco uma antena dessas aqui em uma semana ela vai para do otro lado do estado...
    o vento é bem mais forte que voces imaginam.

    a minha ideia era fexar com NS M5 se alguem ja tivesse conseguido essa distancia com elas

    voce axa que nao é possivel consegui um troughput rasoavel com 2 nano M5 a esta distancia?
    Última edição por kyanbatera; 25-06-2010 às 08:49.

  20. #20

    Padrão Re: Opiniões e Sugestões sobre 3 ptp

    Bom acho que voces nao entenderam...

    eu sei que o vento nunca vai levar uma nano. a minha duvida é somente em relaçao a fexa essa distandia pois nunca utilizei dessa forma

    o que eu falei sobre o vento levar era a parabola da aquario ou a rocket dish.
    por isso eu quero fazer com as nano, para nao ter a possibilidade de o vento levar.