Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tem um post que respondi em 2008 que talvez te ajude no ajuste do canal.
    https://under-linux.org/f169/enlace-...rreira-118568/

ZéAlves

2. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    O rádio XR9 é de 600 mW, mas ele funciona melhor na casa dos 21 dBm. Com 27 dBm o nível de ruído é muito elevado e o sinal degrada.

Siga a dica do Leandro, posicione a antena do rádio longe do telefone rural. Esses 4 dB de diferença podem ser interferência do celular rural ou desalinhamento da antena da fazenda. De preferencia instale-a mais alto noutra localização.

Com -92 dB o senhor perde conexão com o rádio. Em áreas com muita interferência é comum o sinal variar de -5 a -10 dB. 10 dB é uma variação enorme e o enlace precisa de sinal forte pra compensar a flutuação.

O senhor já realizou um feito enorme estabilizando o sinal a essa distância com morro no trajeto. Isso se deu pela sua escolha de antenas

É possível que alguns ajustes no software do equipamento tragam melhoras, mas não vai estabilizar o suficiente, principalmente na época de chuvas. Eu testei 900 mhz exaustivamente em campo e estou dizendo para o senhor como é na vida real.

Como ajuste de software mude o "channel width" para 5 mhz (nos dois lados) e veja como funciona. Com essa mudança o "truput" do canal será de 1 mega, mas o sinal vai ficar mais forte.
    Tente também inverter o AP e o Cliente pra ver se o sinal melhora.

No seu lugar eu faria o seguinte:
    Estudaria a viabilidade de instalar uma segunda base em ponto intermediário, isto significa dobrar seu investimento em equipamento e possívelmente acrescentar custo com energia solar. Por outro lado, o senhor teria um sinal muito mais estável e poderia trocar o celular rural por uma linha VOIP e trafegar voz e dados pelo enlace wireless. Eu transfiro duas linhas telefônicas através de um enlace de 12 KM, do meu escritório para minha casa e funciona muito bem.

Se o senhor realmente pensar em criar um ponto intermediário, existe a possibilidade de migrar para outra frequencia se a visada for 100% desobstruída.

Espero ter ajudado,

ZéAlves
    Concordo com o Zé. Não adianta muito amplificador. o certo é melhorar as antenas. Nesse seu caso o ideal seria duas Hyperlink 30dbi 900mhz parábola, pois concentram o sinal muito mais.e se precisar de ajuda especializada em enlaces de longa distância, estou a disposição.
    Tenho projetos executados com sucesso onde empresas de renome não conseguiram prover soluções.

Não Registrado(s)
    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo, cai o sinal porque estes telefones monocanal usam amplificador. geralmente sao frequencias baixas, porem com muita potencia. o ideal seria vc usar um filtro de banda no seu 900mhz, e colocar a antena o mais longe possivel dessa outra antena do telefone .
    Amplificador hyperlink 900mhz melhora bastante o sinal, porem não é permitido pela Anatel. mas fica a seu critério. que aumenta o sinal, posso te garantir que aumenta.
    Ola amigo bom dia!... Em primeiro lugar antes de fechar o link em 900MHZ voce deve ter o cuidado de nao ter entre os pontos alguma ERB ( estacao base remota) de celular, pois seria fatidico para a sua frequencia. Em segundo lugar, uzar uma antena yag, tem um funcionamento exepcional para a frequencia de 900 mhz, e ao que tudo indica voce tem entre um ponto e outro uma ERB pelo meio, porque voce relata que quanto mais voce eleva a antena piora o seu sinal. Siguinifica que voce recebe ainda melhor a interferencia da ERB, e quanto a inteferencia do tel. sem fio e porque ele opera na mesma frequencia que seu link esta operando, ou seja 900 mhz. Solucao: Trocar o telefone sem fio de 900 mhz por outro em qualquer faixa de frequencia diferente esta providencia vai resolver o problema de derrubar o link, nunca coloque amplificadores porque ao inves de ajudar te atrapalham, eles geram bastante espurios que entopem o AGC do seu receptor que parece esta recebendo um grande sinal mas que na verdade esta sendo prejudicial ao seu link, alem de te trazer problemas junto a anatel. a solucao para melhorar o seu nivel de sinal e: 1= Troca da antena para yag (escolha uma com ganho de 18 a 22 DB). 2= Colocar a antena na polarizacao horizontal (para fujir a interferncia da ERB que esta na vertical). 3= Uzar cabo RGC 213 na antena e o menor possivel evitando espiras no cabo ou curva muito acentuadas. Isso e tudo o que voce pode e deve fazer para resolver o seu problema!... Espero ter ajudado... Boa sorte!!! Abracos Carlos

4. Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    Ola amigo bom dia!... Em primeiro lugar antes de fechar o link em 900MHZ voce deve ter o cuidado de nao ter entre os pontos alguma ERB ( estacao base remota) de celular, pois seria fatidico para a sua frequencia. Em segundo lugar, uzar uma antena yag, tem um funcionamento exepcional para a frequencia de 900 mhz, e ao que tudo indica voce tem entre um ponto e outro uma ERB pelo meio, porque voce relata que quanto mais voce eleva a antena piora o seu sinal. Siguinifica que voce recebe ainda melhor a interferencia da ERB, e quanto a inteferencia do tel. sem fio e porque ele opera na mesma frequencia que seu link esta operando, ou seja 900 mhz. Solucao: Trocar o telefone sem fio de 900 mhz por outro em qualquer faixa de frequencia diferente esta providencia vai resolver o problema de derrubar o link, nunca coloque amplificadores porque ao inves de ajudar te atrapalham, eles geram bastante espurios que entopem o AGC do seu receptor que parece esta recebendo um grande sinal mas que na verdade esta sendo prejudicial ao seu link, alem de te trazer problemas junto a anatel. a solucao para melhorar o seu nivel de sinal e: 1= Troca da antena para yag (escolha uma com ganho de 18 a 22 DB). 2= Colocar a antena na polarizacao horizontal (para fujir a interferncia da ERB que esta na vertical). 3= Uzar cabo RGC 213 na antena e o menor possivel evitando espiras no cabo ou curva muito acentuadas. Isso e tudo o que voce pode e deve fazer para resolver o seu problema!... Espero ter ajudado... Boa sorte!!! Abracos Carlos
    Concordo com o carlos, e ainda dou a dica:
    SR9 + ANTENA YAGI TSM 17DBI nas duas pontas na horizontal
    Essa dupla mais uns cabos cellflex 3/8 da wavelan cetres fazem a diferença na hora de fechar um link desses.
    Boa sorte.

5. Estou testando as 14 dBi da ALGcom.
    Fechou 12 KM.
    Espetáculo de antena.
    Talvez a de 17 dBi seja uma boa opção pra esse enlace.

Att,

ZéAlves

Tópicos Similares

1. Rádio Tp-link tl-wa7510n, com problema de sinal.
    Por TallysMOliveiraReis no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 30-06-2016, 01:25
  2. Link com Nano 900 Mhz
    Por Candaten no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 13-07-2013, 06:19
  3. AP TP-Link TL-WR340Gd com problema estranho
    Por Carlos Picioli no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 27-01-2012, 19:59
  4. LINK 900 MHZ - COM XR9- BAIXO THROUGHPUT