+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    Olá Unders... bom dia a todos... Nesse forum estou quase montando meu servidor e configurando o mesmo, a cabei de colocar as regra de firewall, desse FORUM... mas mim assustei lendo alguns topicos,,, como a BLACKLIST,,, lista negra... o que isso e como faça pra configurar ela, o que ela reaemente faz, lí um topico que a pessoa perde o IP -É VERDADE PESSOAL MIM AJUDE POR FAVOR... como faço pra recuperar caso venha a perder... o que acontece? onde posse saber a fundo por as regras que coloquei de firewall tem essa regra de blacklist... alguem pode mim dar uma ILUMINARIA

  2. #2

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    lista negra é o que o proprio nome ja diz...
    uma lista proibida de alguma coisa...
    geralmente usado para proibir o acesso/trafego com origem ou destino a tal lugar.

    pode ser de:
    sites
    ips origem
    ips destino

    enfim, muitas coisas...
    procure estudar melhor as regras... principalmente qdo o assunto é firewall.
    nao va apenas copiando e colando... tente entede-las...
    isso vai te tirar um monte de dor de cabeca futuro

  3. #3

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    macara, obrigado pela os conselhos! mas é isso que estou tentando fazer. querendo explicações... o que voce pode mim dar com sua experiencia? o link, uma dicas praticas? das regras de firewall??? sei que não é facil mikrotik, mas tambem não é dificil de mim aprender, com vc e outrem desse forum... vc pode mim ajudar? a saber alguma regras procipais - broqueio de virus, algumas invasões e essa tal lista negra... obrigado ao forum!

  4. #4
    Avatar de JuniorLinux
    Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    São José do Vale do Rio Preto
    Posts
    26

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    Perder IP ? Nossa, que besteira. A blacklist, como dito por você mesmo, é uma lista negra. E nesta lista negra, você tem determinados endereços de IP's que você deseja bloquear. Por exemplo:

    Tem alguém tentando fazer uma intrusão em seu servidor SSH com brute force, daí, você pega os logs e vê o IP do atacante, vamos supor que o IP seja: 123.123.123

    Daí, você pode bloquear este IP para NÃO logar em seu servidor, adicionando este IP na sua black list.

  5. #5

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    saudaçoes Junior, vc tem o mesmo nome de um irmão meu! cara muito obrigado mesmo... por sua dica do pessoal que estão mim ajudando. eu vir dos AP´s, Glink. AProuter etc... a mudança está sendo muito louca pra mim... mas estou aprendendo e a gosta do linux...rsrs cara esse OS, verdadeiramente eo o primeiro... Junior e como faço uma lista negra? é facil, já existe no MTik? e gente desculpa minha inesperiencia aqui no forum, mas um dia vou poder ajudar outros com eu... mim deem um caminho de como fazer essa lista negra e configuraçoes bascas do Firewall...

    vlw pessoal!

    P.S. "Não há niguem pobre o bastante que não possa dar, e não ha rico que não possa precisar..." a Biblia.

  6. #6
    Avatar de JuniorLinux
    Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    São José do Vale do Rio Preto
    Posts
    26

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    Citação Postado originalmente por dvse1 Ver Post
    saudaçoes Junior, vc tem o mesmo nome de um irmão meu! cara muito obrigado mesmo... por sua dica do pessoal que estão mim ajudando. eu vir dos AP´s, Glink. AProuter etc... a mudança está sendo muito louca pra mim... mas estou aprendendo e a gosta do linux...rsrs cara esse OS, verdadeiramente eo o primeiro... Junior e como faço uma lista negra? é facil, já existe no MTik? e gente desculpa minha inesperiencia aqui no forum, mas um dia vou poder ajudar outros com eu... mim deem um caminho de como fazer essa lista negra e configuraçoes bascas do Firewall...

    vlw pessoal!

    P.S. "Não há niguem pobre o bastante que não possa dar, e não ha rico que não possa precisar..." a Biblia.

    Obrigado pelos alogios, fico feliz que tenha conseguido entender legal a minha explicação

    Bom, para que serviço e porque você quer por um blacklist ?

    Por exemplo:

    Brute force SSH

    Você pode usar o Fail2ban, para sanar o problema com ataques força bruta em SSH com blacklist.


    Até!

  7. #7

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    Mais uma vlw a sua atenção! é assim junior. aqui onde moro tem cerca de 200 provedores... eu 200... com scm ou nao... como eu..rsrs! e galera tem o custume de entrar no mikrotik do utro e descofigurar e trocar a senha, pra depois pagarmos cerca de 500 a 700 pra reistalar o OS... eu mesmo aqui no forum com pessoas assim como vc - ""com bastante paciencia e espero que dure""... aprendir a instalar o OS, e so falta eu configurar as regras de firewall, minha vesão é a 3.30 e alguma regra da 2.9.xx naõ funciona,,, porque tem que setar a interface correspondente "se eu estiver errado mim corrija" então gostaria de entender um pouco das regras e de como bloquear os ip´s que tentarem invadir o meu MIKROTIK...shashasha... quais portas devo fechar, que serviços, gostei do HOTSPOT... sei que a segurança é menos do que pppoe... "mais gostei" e gostaria de ficar com ele,mas com uma boa regra... e sei que vou encontrar aqui no forum.. lembrando que é pra 3.30...

  8. #8

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    Citação Postado originalmente por dvse1 Ver Post
    macara, obrigado pela os conselhos! mas é isso que estou tentando fazer. querendo explicações... o que voce pode mim dar com sua experiencia? o link, uma dicas praticas? das regras de firewall??? sei que não é facil mikrotik, mas tambem não é dificil de mim aprender, com vc e outrem desse forum... vc pode mim ajudar? a saber alguma regras procipais - broqueio de virus, algumas invasões e essa tal lista negra... obrigado ao forum!
    antes de tudo.. gostaria de saber qual o seu grau de conhecimento em redes?
    ja montou algum servidor antes? seja ele linux, windows, outros?

    te aconselho a comecar do principio...
    va configurando aos poucos o que precisa para entregar os ips aos clientes e navegar na net.
    depois que conseguir isso, va estudando e implementando as regras de firewall.

  9. #9

    Padrão Re: Y Crazy, Y Crazy!!! O QUE É BLACKLIST "LISTA NEGRA"?

    pessoal, muito obrigado pela as informaçãoes... ja entendir mais ou menos o que é!!!