Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão distancia para sinal omni

    Bom dia,eu sou iniciante na area wireless,mas muito curioso,resolvi montar uma rede sem fio para distribuir pra uns amigos meus.Mas tenho duvida sobre meu equipamento.Gostaria de saber de vcs q são mais experientes se meu equipamento esta + ou - correto.


    Omni de 18 dBi(HSW),ap aquario(ARP 2426)operando em 24dbm.

    com esse equipamento será q eu terei um bom sinal e uma distancia(Km) boa?

    Grato!!

  2. #2

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Citação Postado originalmente por tymoom Ver Post
    Bom dia,eu sou iniciante na area wireless,mas muito curioso,resolvi montar uma rede sem fio para distribuir pra uns amigos meus.Mas tenho duvida sobre meu equipamento.Gostaria de saber de vcs q são mais experientes se meu equipamento esta + ou - correto.


    Omni de 18 dBi(HSW),ap aquario(ARP 2426)operando em 24dbm.

    com esse equipamento será q eu terei um bom sinal e uma distancia(Km) boa?

    Grato!!
    A 5 anos atras quando começei com rede sem fio tinha duvidas como você, como tinha apenas em minha região 2 redes sem fio e muito longe. Inatalava clientes a uma distância de 7 km da torre. Hoje com a poluição de redes sem fio, instalo clientes a no máximo 1,5 km ou 2 km de distância, da torre.

  3. #3

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Citação Postado originalmente por tymoom Ver Post
    Bom dia,eu sou iniciante na area wireless,mas muito curioso,resolvi montar uma rede sem fio para distribuir pra uns amigos meus.Mas tenho duvida sobre meu equipamento.Gostaria de saber de vcs q são mais experientes se meu equipamento esta + ou - correto.


    Omni de 18 dBi(HSW),ap aquario(ARP 2426)operando em 24dbm.

    com esse equipamento será q eu terei um bom sinal e uma distancia(Km) boa?

    Grato!!
    amigo, diminua a potencia do radio.
    alem de estar superior a real potencia do chip dele...
    o aumento dele nao fara diferenca na qualidade do sinal...ou melhor... potencia do radio nao é sinal de qualidade, ao contrario apenas ira gerar mais ruido... prejudicando a sua rede e redes proximas.

    para se ter uma qualidade melhor em distancias superiores, va de equipamentos de otima qualidade e antena de maior ganho.

    mas em omni vc tem que tomar cuidado com o ganho dela.
    qto mais dbi ela ter, menor sera o angulo de abertura dela na vertical.
    sendo assim, talvez vc pegue um sinal ruim em clientes muito proximos... mas, um sinal bom em clientes um pouco mais afastado.

  4. #4

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Caro amigo na sua opinião qual a potencia ideal para o tipo de radio q eu estou usando?

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    eu nao usaria nen 150Mw
    eu ia de no maximo 100Mw

    veja esse topico, podera te exclarecer algumas duvidas:
    https://under-linux.org/f105/falsa-potencia-114160/

  7. #7

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Hum então 100Mw seria o ideal?!?com essa potencia eu irei mandar um sinal melhor,mas com alcance + curto?
    Outra duvida,pra fazer uma repetitora o sinal tem q estar 100% ou pode ter uns 70%?
    Grato a todos!

  8. #8

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Citação Postado originalmente por tymoom Ver Post
    Hum então 100Mw seria o ideal?!?com essa potencia eu irei mandar um sinal melhor,mas com alcance + curto?
    Outra duvida,pra fazer uma repetitora o sinal tem q estar 100% ou pode ter uns 70%?
    Grato a todos!
    para atender distancias maiores, prefira antenas melhres, com maior ganho... do que radios com maior potencia.
    nunca use amplificador... so vai amplificar os seus problemas.

    sobre repetidor.
    te aconselho a efetuar os testes antes
    ja vi relato de casos onde mesmo tendo 100% de sinal, nao navegava com qualidade.
    comoo tbm, ja vi relatos onde se tinha uns 30% do sinal e navegava perfeitamente bem.
    tudo vai depender do ambiente.

    use 2 radios para isso... 1 para receber o sinal e outro para retransmitir...
    tendo em vista que se vc usar 1 unico radio em modo repetidor... vc mesmo ira gerar interferencia em vc.
    ja que ambos terao que trabalhar com o mesmo SSID (nome da rede) e mesmo canal.

  9. #9

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    vou dar uma dica tbm procura usar o minimo de cabo coaxial (procurando sempre os de melhor qualidade (rgc213 )de preferencia, com isso vc terá menos perda ! valeu

  10. #10

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Citação Postado originalmente por RicardoPrietsch Ver Post
    vou dar uma dica tbm procura usar o minimo de cabo coaxial (procurando sempre os de melhor qualidade (rgc213 )de preferencia, com isso vc terá menos perda ! valeu
    referente ao cabo.. eu digo: depende
    se o tamanho dele for menor que 1m... mesmo que seja o rgc58 (o cabo mais simples) a perca sera tao pequena que praticamente nao fara diferenca.
    eu recomendo usar o menor cabo possivel (nao importa qual cabo)... mas se precisar usar cabo grande... entao use algum de melhor qualidade... como o amigo acima citou.

  11. #11

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Colega deixa eu te dizer uma coisa , esse 24DBM esta bem errado , vai por min que ja passei por varios problemas por causa disso , deixa o seu AP sempre no máximo de 100MW , acima disso não !
    Existe um aparelho chamado analisador de espectro , alguns testes forao feitos com ele e mostrarão que o sinal fica "detonado" acima de 100mw, ou seja o ideal é sempre 63mw ou 100mw !

    Eu estou usando em alguns Ap's meus a potencia de 100mw inclusive no meu MK tb esta assim , agora nao coloque acima disso ok !

    REFERNTE A DISTANCIA ACONSELHO EM TORNO DE 2KM JA ESTA BOM , VC PODE CONSEGUIR ATE MAIS QUE ISSO EX: 5KM MAS PARA ISSO DEPENDERA BASTANTE DE COMO ESTA SUA REGIÃO COM A FREQUENCIA 2.4GHZ E SE O CLIENTE TEM "VISADA" LIMPA ATE O "PROVEDOR" !

    FLW................

  12. #12

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    blz valeu pela dica vou fazer depois eu coloco os resultados!!

  13. #13

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    amigo se vc quer que sua rede trabalhe bem nao passe de 1 km da sua amni.

  14. #14

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Amigo vou ser bem cincero , hoje fiz uns testes a quase 3KM utilizando OMNI AQUARIO 12DBI com cabo RGC058 10 metros enviando sinal com AP GLOBAL TRONIC setado a 100MW , e para receber uma ANTENA AQUARIO 2.4ghz 25dbi com cabo de 10 METROS ligado em uma PCI , advinha quantos de sinal achou em 2,5KM ? 55% !!!

    ISSO MESMO CINQUENTA E CINCO POR CENTO !
    EU ACHEI Q NEM IA ACHAR 1% POR CENTO MAS CHEGOU ISSO MESMO 55% !!!

    CONCLUSÃO , CUIDADO ANTES DE ACHAR QUE AS OMNI'S SÃO UMA PORCARIA RS = )

    Tb tenho PAINEL SETORIAL , um OIW 14DBI VERTICAL , e APrendi uma coisa , nao olhe muito questão de sinal mas sim qualidade , as vezes um painel pode nao mandar sinal tão longe quanto queremos e uma "simplis" Omni mandar porem vai ver a qualidade do link com as Omnis, as vezes nao fica bom , Ja com o Painel o LINK fica OTIMO , boa Qualidade , recebe menos interferencia pois sao apenas 90º de interferencia quando que a OMNI são 360º o.O kk
    As vezes tinha que mudar o Canal da Omni por causa disso q nem Canal de TV kkkkkkkkkk

    xD

  15. #15

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    não depende da distância, aliás, a distância é fator importante, mas a questão é se o aparelho é de qualidade, se a frequência (no caso 2.4) está poluida na região, se estiver será um pouco mais complicado, se tem visada e essas coisas que quem trabalha com isso sabe.
    Mas com as dicas dadas, acho q ele consegue fazer um trabalho legal, só que se ele quiser crescer, uma omnizinha não será suficiente. Omni quebra o galho, mas não faz milagre.
    Última edição por Thais; 13-07-2010 às 17:54.

  16. #16

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    ola voltei e fiz tudo como vcs falaram,deixei meu ap em 100Mw só q o sinal na casa do meu cliente mais proximo de 80% caiu para 37% e começou a travar a net.pergunta:Será q a potencia é pouca? A omni de 18 Dbi não funfa legal com ap aquario? gostaria de uma ajudinha de vcs q ja estão no ramo a mais tempo do q eu!!!!

    Grato pela ajuda até agora
    Última edição por tymoom; 14-07-2010 às 16:46.

  17. #17

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    Olá Amigo eu tenhu aqui en casa uma torre ,nela uso uma omni de 15 db e um Radio Air live WL-5470AP so com 200 mili wts de potencia e atendo ate 4 km de distancia e meu cliente mais prossimo mora praticamente enbaixo da torre e navega muito bem ok
    Maie essa sua ai e boa mais para quem ta longe humm... não fica legau en
    quanto a qualidade de sinal ai e bom vc usar sempre potencia baixa

  18. #18

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    relativo só testando mesmo pra saber

  19. #19

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    diminua a antena para 15 ou 12 dbi assim voce vai tem maior qualidade de sinal para seus clientes !!

  20. #20

    Padrão Re: distancia para sinal omni

    use uma de 9dbi e radio a 100mw pega 2km mesmo com MUITA interferencia