+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença entre níveis de sinal

    Boa noite pessoal, sou um fã assíduo do Under, e mais uma vez venho recorrer a vocês com uma dúvida que surgiu. O meu cenário é o seguinte, possuo clientes com sinais variados, entre -50 á -75 e a mais 1 ano, não tenho reclamações de clientes com relação a lentidão e etc, porém, minha dúvida é a seguinte, os clientes que tem sinal -50~60 sofrem perdas por conta de alguns clientes com sinal -75 na mesma interface ? Discartando ACK, pois todos ficam em 30us (caso passem o script derruba). Li em vários posts que o que influencia bastante é o ACK, mas fiquei com essa dúvida em relação ao sinal.

    Um abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    Boa noite pessoal, sou um fã assíduo do Under, e mais uma vez venho recorrer a vocês com uma dúvida que surgiu. O meu cenário é o seguinte, possuo clientes com sinais variados, entre -50 á -75 e a mais 1 ano, não tenho reclamações de clientes com relação a lentidão e etc, porém, minha dúvida é a seguinte, os clientes que tem sinal -50~60 sofrem perdas por conta de alguns clientes com sinal -75 na mesma interface ? Discartando ACK, pois todos ficam em 30us (caso passem o script derruba). Li em vários posts que o que influencia bastante é o ACK, mas fiquei com essa dúvida em relação ao sinal.

    Um abraço a todos!
    Oi Smooking.

    Se o seu rádio permite ajuste de ACK, você ajusta para atender seu cliente mais distante (deixa fixo no AP e no Cliente distante). Os demais clientes intermediários deixe como automático ou insira o mesmo valor do cliente mais distante.

    O sinal forte ou fraco não influencia o tempo de ACK. O que prejudica é sinal excessivamente forte nos clientes próximos do AP. Pra corrigir o nível excessivo de ruído que prejudica os clientes mais próximos, você tem que baixar a potência do AP.

    Só que daí você fica na sinuca, porque se baixar a potência do AP, pode ser que não tenha sinal pra atender o cliente mais distante. Se mantiver o sinal forte o cliente próximo fica com sinal ótimo e nível de ruído absurdamente elevado, causando a perda de conexão.

    Esse erro de dimensionamento é comum em provedores wireless. Ao tentar cobrir o máximo de KM com um único AP, quem está mais próximo da base perde qualidade de comunicação.

    Suas alternativas são as seguintes:
    1) baixa a potência do seu AP em 10 dB e veja como fica o sinal do cliente mais distante. Se mantiver estável, ótimo.
    2) Se ao baixar a potência do AP o cliente passou a sofrer perda de pacotes ou não tem sinal suficiente pra trafegar a banda contratada, suba a potência gradualmente até estabilizar o sinal do cliente distante.
    3) Para casos onde você precisa manter a potência no máximo, a saída é diminuir a antena dos clientes mais próximos.
    Dependendo do número de clientes próximo do AP, fica mais barato e mais simples baixar a potência do AP principal e estabelecer uma repetidora pra atender os clientes mais distantes.

    É pra evitar esse tipo de cenário que a ANATEL estabelece o nível máximo de EIRP. Só que a gente insiste em jogar a potência nó úuuuuultimo

    Espero ter ajudado. Se precisar de avaliação mais completa do seu caso, entre em contato comigo.

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Obrigado pela resposta amigo GRANLABOR, na verdade uso PC-AP(Mikrotik) na torre com placas TP-LINK W651G setadas em 17dbm, com 3 painéis setoriais Oiwtech 14dbi.

  4. #4

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    mais alguém para opinar ?

  5. #5

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por smooking Ver Post
    mais alguém para opinar ?
    O rádio que você citou não é meu dia-a-dia, desculpe não poder ajudar.

    Quando for a hora de ampliar sua rede, considere a possibilidade de usar equipamentos da Ubiquiti. Eles possuem muitos recursos e são relativamente baratos para comprar. Sem contar que os benefícios obtidos compensarão o investimento extra.

    Esse rádio que você usa custa R$ 55 + custo de cabos e conectores SMA. Os Rádios Bullet2 da Ubiquiti custam em média R$ 150,00 e conectam-se direto à antena, eliminando perda de sinal e proporcionando diversos ajustes que os radinhos PCI não têm.

    Presto consultoria para provedores que estão iniciando e uma vez que o empresário usa Ubiquiti no primeiro POP, muda toda sua rede depois.

    Se quiser que eu avalie a sua rede, entra em contato comigo por e-mail ou mensagem particular aqui do Under-Linux.

    Eu não vendo equipamento, apenas presto consultoria, ok?

    Abraço,

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Amigo Smooking, quanto ao sinal -75 não é o problema e sim a diferença mutio grante de sinal entre varios clientes, existem muitos fatores para perda de pacotes entre cliente e ap, se é esse seu caso, procure mensurar o massimo a antena de seus clientes ou potencia de seus aps para conseguir mantes seus clientes todos em uma faixa de sinal tipo todos entre -60 a -65, assim seu ap nao tem que ficar negociando com muitos sinais diferentes causando grande aumento de processamento do mesmo, quanto ao sinal tenho clientes a -75 navegando melhor que clientes a -50 porem os fatores são outros ( interferencia, excesso de sinal causando batimento no link etc, nos clientes com sinal otimo muito proximo ao ap).
    Espero ter ajudado qq coisa estamos por ai pra ajudar.

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    O rádio que você citou não é meu dia-a-dia, desculpe não poder ajudar.

    Quando for a hora de ampliar sua rede, considere a possibilidade de usar equipamentos da Ubiquiti. Eles possuem muitos recursos e são relativamente baratos para comprar. Sem contar que os benefícios obtidos compensarão o investimento extra.

    Esse rádio que você usa custa R$ 55 + custo de cabos e conectores SMA. Os Rádios Bullet2 da Ubiquiti custam em média R$ 150,00 e conectam-se direto à antena, eliminando perda de sinal e proporcionando diversos ajustes que os radinhos PCI não têm.

    Presto consultoria para provedores que estão iniciando e uma vez que o empresário usa Ubiquiti no primeiro POP, muda toda sua rede depois.

    Se quiser que eu avalie a sua rede, entra em contato comigo por e-mail ou mensagem particular aqui do Under-Linux.

    Eu não vendo equipamento, apenas presto consultoria, ok?

    Abraço,

    ZéAlves
    Como derrubar cliente com ACK alto com ubiquiti?

  8. #8

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Como derrubar cliente com ACK alto com ubiquiti?
    Não entendi sua pergunta? Dá pra ser mais claro?

    ZéAlves

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Não entendi sua pergunta? Dá pra ser mais claro?

    ZéAlves
    Como verificar o ACK do cliente registrado no equipamento ubiquiti? Como criar um script para desassociar esse cliente com ubiquiti ?

  10. #10

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Como verificar o ACK do cliente registrado no equipamento ubiquiti? Como criar um script para desassociar esse cliente com ubiquiti ?
    Puxa. Eu não sei dizer como se faz um script pra derrubar quem está com ACK alto.

    ACK alto não é doença contagiosa que exige isolação (rs). Se você fixar toda a rede para o ACK do seu cliente mais distante (quem terá o ACK mais alto) o tempo de resposta de toda a rede melhora.

    No que diz respeito a latência (ping), o ajuste de ACK faz pouca diferença quando toda rede está sincronizada.

    Se ao ajustar o ACK o tempo de ping subir de 2ms pra 6ms, é indicação que tem rádio muito além da área de cobertura ideal da rede.

    ZéAlves

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Puxa. Eu não sei dizer como se faz um script pra derrubar quem está com ACK alto.

    ACK alto não é doença contagiosa que exige isolação (rs). Se você fixar toda a rede para o ACK do seu cliente mais distante (quem terá o ACK mais alto) o tempo de resposta de toda a rede melhora.

    No que diz respeito a latência (ping), o ajuste de ACK faz pouca diferença quando toda rede está sincronizada.

    Se ao ajustar o ACK o tempo de ping subir de 2ms pra 6ms, é indicação que tem rádio muito além da área de cobertura ideal da rede.

    ZéAlves
    Definições de ack na internet:
    • [Ing. Forma reduzida para acknowledgement] (Confirmação). Código de comunicação enviado por uma unidade receptora à uma estação transmissora, com o objetivo de confirmar que está pronta para receber um pacote de dados ou que o pacote enviado chegou sem erros. Cf. Nak.
      www.dicweb.com/aa.htm

    • Clientes estando em um meio compartilhado, esta cliente "problemático" tem sim que ser isolado e tratado. Evitando o comprometimento dos outros clientes associados no mesmo ponto de acesso.
    • Isso vale ainda mais para empresas que usão hotspot para acesso de turistas, ou como propaganda do provedor e para isso mantem os seus pontos de acesso sem restrições para a associação nos mesmos.

  12. #12

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Definições de ack na internet:
    • [Ing. Forma reduzida para acknowledgement] (Confirmação). Código de comunicação enviado por uma unidade receptora à uma estação transmissora, com o objetivo de confirmar que está pronta para receber um pacote de dados ou que o pacote enviado chegou sem erros. Cf. Nak.
      www.dicweb.com/aa.htm

    • Clientes estando em um meio compartilhado, esta cliente "problemático" tem sim que ser isolado e tratado. Evitando o comprometimento dos outros clientes associados no mesmo ponto de acesso.
    • Isso vale ainda mais para empresas que usão hotspot para acesso de turistas, ou como propaganda do provedor e para isso mantem os seus pontos de acesso sem restrições para a associação nos mesmos.

    Tudo bem, eu sei a definição de ACK.

    O ponto que você não está percebendo, é:
    1) isolar o cliente não soluciona o problema.
    2) ao ajustar o ACK de toda a rede para o cliente mais distante soluciona o problema.

    Abraço,

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    cliente com ACK alto tem de ser isolado e reeber uma visita tecnica pois existem varios fatores que poem gerar isso, resolvi este problema aki colocando um radio mais potente nos clientes distantes e baixando a potencia dos que estao perto deu um certo trabalho mas solucionou o problema.. Voce tambem pode deixar os clientes perto de sua base em um painel com menor potencia e manter os distantes em outro com potencia mais elevada mas isso e sempre paleatorio e depende muito da topografia de onde vc esta em alguns casos aqui eu fiz repetidoras com nano5 pro enlace e nano2 para transmição o custo nao é elevado so voce nao tera as mesmas funcionaloidades do Mikrotik tipo limites de queues, comentarios de mascs e tals mas é uma boa soluçao tambem com menos trabalho.

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    "inevitavel que um problema apareça na tua casa, mas nao ofereça uma cadeira pra ele"

    Esse problema de falta de informações não acontece só com o firmware da Ubiquiti, acontece tambem com quem usa Pc-Ap com licença 2x craqueada, apzinho ...
    Para que um administrador de rede possa tomar ação aos problemas, quantas mais informações ele puder juntar. Melhor sera o diagnostico e a solução.

  15. #15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    "inevitavel que um problema apareça na tua casa, mas nao ofereça uma cadeira pra ele"

    Esse problema de falta de informações não acontece só com o firmware da Ubiquiti, acontece tambem com quem usa Pc-Ap com licença 2x craqueada, apzinho ...
    Para que um administrador de rede possa tomar ação aos problemas, quantas mais informações ele puder juntar. Melhor sera o diagnostico e a solução.

    esse problema ja resolvi com a 3.20 + crak se alguem precisar me avise que posso passar com o custo ( 0800 )

  16. #16
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por renatowln Ver Post
    esse problema ja resolvi com a 3.20 + crak se alguem precisar me avise que posso passar com o custo ( 0800 )
    Aqui no forum não fazemos apologia ao uso de versão Crack.

    Outra coisa, essa versão 3.20 tem muito bug. Principamente quanto ao tratamento das interfaces.

  17. #17

    Thumbs up Re: Diferença entre níveis de sinal

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Aqui no forum não fazemos apologia ao uso de versão Crack.

    Outra coisa, essa versão 3.20 tem muito bug. Principamente quanto ao tratamento das interfaces.
    me desculpe apenas gosto de fazer oque fizeram comigo ajudar sem cobrar nada por isso para merecer ainda ser ajudado........e quanto aos bugs nao tive nenhum problema ainda e estao a um bom tempo funcionando sem nem ao menos travar uma como srv PPPoE outra como bridgi e duas como enlace 25km.......