+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Olá pessoal, pretendo substituir a omni da minha torre principal por paineis de 120°. Mas quero fazer essa migração aos poucos, portanto vou instalar primeiramente uma única setorial e começar a fazer testes para sentir a performance, ver a melhor inclinação, etc.
    Dei uma pesquisada no forum e li num post que a setorial deve ficar acima da omni, outro disse exatamente o contrário. Os posts são bem antigos, e a galera já deve ter bastante experiência com setoriais a essa altura.
    Alguém pode me tirar essa dúvida?
    Última edição por katraka; 28-06-2010 às 22:05.

  2. #2

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Cara, aqui tenho 3 torres..e começei como voce disse...1º tinha somente uma Omni OIW...e adicionei os paineis 90º... coloquei os paineis em baixo da Omni..numa distancia de 1,5mt...e cada painel deixei uma distancia de 1mt cada..fazendo uma armação em quadrado na torre. Espero ter ajudado, Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cx. AP 2 001.jpg
Visualizações:	592
Tamanho: 	73,8 KB
ID:      	12502Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         montagem setorial na torre triangular.JPG
Visualizações:	463
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	12503

  3. #3

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Legal, cara, valeu. Tô achando que o mais importante é a distância entre as antenas, e não sua posição em relação à omni.

  4. #4

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Olá Jorge e Felilogo, obrigado pelas respostas. Já instalei a setorial e ficou show de bola. Colocamos ela 2 metros acima da omni (a omni não está na ponta e sim afastada a cerca de 1 metro da torre). Apontamos para o lado desejado com uma inclinação mínima e pegou todos os clientes tanto próximos como os mais distantes (cerca de 3.5km). Nem foi preciso fazer testes, só fomos entrando nos rádios dos clientes daquele lado e conectando na setorial. Já vou comprar outra de 120° e tirar a omni, pois os clientes do lado de trás conectam em nossa outra torre, onde futuramente vou colocar setorial também.

  5. #5

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    legal, eu estou com um problema que ainda nao resolvi. Vou postar aqui pra entrar em discuçao.
    tinha em minha torre 35m so 1 omni 15dbi funcionando normal sinal chegava esxelente a clientes distante tipo 4km com radio, dai ok. Resolvi trocar de torre pq consegui a autorizaçao de uma torre enorme em minha cidade, coloquei todos os equipamento junto com mas 1 omni de 15dbi e com o cartao engenius igual. o problema que ainda nao resolvi e a questao de SINAL. a que estava primeiro o sinal esta aparecendo 30% mas baixo do que a que coloquei agora. Estou achando que pode ser interferença entre elas pq coloquei 1 mt de distancia uma da outra. o que vcs me dizem ? abraços.

  6. #6

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Bom dia amigo, acho que voce matou a charada....o ideal seria pelo menos 2,5...e vou mandar uma outra sugestão..desculpa os palpites..rs
    mas troca este engenius por um r52h..vai melhorar muito o seu sinal.Abraços!

  7. #7

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Exato, estão muito próximas. Não esqueça de colocar em canais distantes, tipo 2 e 8, algo assim. E apoio a sugestão do felilogo de trocar os cartões assim que vc puder. Eu troquei todos meus engenius por R52H e XR2, o sinal aumentou quase 50%!

  8. #8

    Padrão Re: Setorial + omni: qual deve ficar em cima?

    Caro amigo infotechrb,

    Para a frequência de 2,4 GHz, a região de acoplamento entre as antenas, fica normalmente em 1,25 metros...

    Então, se estão a 1 metro de distância, elas podem estar acopladas, modificando os seus diagramas de irradiação...

    Lembrando ainda que além de evitar o acoplamento entre as antenas, evite também as interferências co-canal e canal adjacente, colocam em canais o mais espaçados possível.


    Abraços,