Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:http://www.fraternidademaconica.com/...article&sid=10

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Conclui um tutorial para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. É o artigo de 7 de julho de 2010 e está publicado em: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 07-07-2010 às 23:27. Razão: inserção de link atualizado

  2. #2

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    concordo com vc as pessoas nao se dedicão e não querem perder tempo para deixar o equipamento refinado e ja saem concluindo que o equipamento não presta, mas nunca concluem que nao tomaram tempo suficiente para configurar ou até mesmo sintonizar com calma. gostei muito de teu topico !!!

  3. #3

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    grande granlabor,concordo 100%.
    ubnt nao tem que provar mais nada,tem sempre um "expert" enchendo meu saco quando perguntam sobre minhas plataformas,antes trabalhava com rbs e cartões r52H funcionava bem,um belo dia resolvi fazer uns teste,criei um POP com ptp nanoM5, passando 80M fácil sem muito alinhamento.coloquei 4 nano2 em 8dbi e no maximo 25 clientes por nano.
    resultado ack 31 ping 8 a 12 mls. sinal dos clientes -58 em media,tenho 92 clientes nesse pop,o resultado esta sendo melhor do que com r52h.

  4. #4

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Pessoal, obrigado pelo apoio.

    Na verdade não se resume em ter que provar algo. Para o universo do fabricante, nosso mercado é pequeno. O que achamos de determinado equipamento faz pouca diferença para o restante do mundo.

    Quando alguém mete pau num equipamento, inicia-se um movimento de desconfiança que não tem mais fim, que só nos prejudica.

    Vamos voltar ao exemplo do 900 MHz:
    Quando o equipamento levou fama de ruim, encalhou nas prateleiras.
    O comprador não queria correr o risco de gastar dinheiro num equipamento que talvez não atendesse suas expectativas.
    Por outro lado, o distribuidor também não queria deixar seu dinheiro parado em equipamento de baixa circulação.
    Já que vendia pouco porque tinha má fama, foi ficando pra depois na lista de prioridades.

    Resultado:
    O fabricante continuou vendendo 900 MHz;
    O distribuidor continuou vendendo outras tecnologias;
    Quem perdeu foi o consumidor final, que até hoje não tem uma antena decente de 900 Mhz homologada. E por conta do baixo volume de vendas, paga um absurdo pela tecnologia.

    Independente do que seja dito sobre AirMAX, vai continuar sendo um sucesso e vendendo em todo o planeta. Nós é que corremos o risco de ter que usar a tecnologia de forma clandestina porque o investidor ficou com medo de apostar.

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    grande granlabor,concordo 100%.
    ubnt nao tem que provar mais nada,tem sempre um "expert" enchendo meu saco quando perguntam sobre minhas plataformas,antes trabalhava com rbs e cartões r52H funcionava bem,um belo dia resolvi fazer uns teste,criei um POP com ptp nanoM5, passando 80M fácil sem muito alinhamento.coloquei 4 nano2 em 8dbi e no maximo 25 clientes por nano.
    resultado ack 31 ping 8 a 12 mls. sinal dos clientes -58 em media,tenho 92 clientes nesse pop,o resultado esta sendo melhor do que com r52h.
    Compartilho sua opinião. A única diferença que vejo entre um nano2 distribuindo sinal e uma RB é o fato de que na RB temos algumas informações adicionais. Mas nada que impeça um bom controle das conexões.
    Aqui no suporte já me disseram: tira esses nano e coloca RB.... Daí explico que fiz o caminho inverso. Tinha RB e coloquei nano2.
    O meu sonho agora é ter toda a linha Airmax homologada para ir trocando tudo. Segundo relato que já li, postado pelo Neto de Paraguassú Paulista, um Pop com Nano M e os clientes com o tradicional já é uma tranquilidade muito grande. Mas atualmente até para ponto a ponto ainda falta homologação.
    Mas o que o Companheiro que abriu o tópico disse, tem verdades. Tem gente que não sabe o que é ACK, que pega um rádio e deixa tudo como veio de fábrica e quer que dê certo. Se fosse assim não haveria necessidade de uma série de opções de configuração. E aquilo que funciona numa situação às vezes não funciona em outras. Tem que testar sempre.E testar muito.

  6. #6

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    To com tio Zé e nao abro... O problema todo e... Nao e criticar o equipamento, muitas pessoas sao viciadas em Mikrotik, quando pegam um equipamento simples como um nano, eles nao querem acreditar, para alguns e dificio ate mesmo de entender... Mas o simples fato de o produto da UBNT ser de primeira ou unica linha excelente qualidade... Sao pouco que sabem o que realmente esta fazendo... Quando vejo nego falando de PontoAPonto, o trem simples e facil, se torna um bixo de 99 cabeças... E o simples fato de falta de leitura, interpretacao e raciocinio logico... Sobre se queimar com os experts... Experts ja se diz, o sabio que se achar mais sabio que todos... Afff odeio rotulos... Eu sei isso, e voce?? sabe?? pow... mas voce sabe algo que eu nao sei... Claro, ninguem sabe de tudo, sempre temos que aprender uns com outros...

    Mas ta valendo isso ae... Boa ideia... Gostei do que voce fez tio!!! boa sorte!!

  7. #7

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    excelente topico.

  8. #8

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Não da para acreditar que existem pessoas que não sabem config. um produto da Ubiquiti. Uma interface muito simples e de quebra em Português! O que o colega colocou é válido, mas, antes que pensar em contratar um profissional, estude bem o equipamento na sua bancada e poste suas dúvidas no fórum. Também não sou conhecedor a fundo dos equipamentos mais logo quando tive a oportunidade comprei alguns e fiquei tentando configurá-los e enchendo a paciência dos amigos que tenho no MSN. rsrs

    Se não conhece o equipamento busque o conhecimento do mesmo, aprender nunca é d+!!!

    Boa sorte a todos.

  9. #9

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por MasterNETES Ver Post
    Não da para acreditar que existem pessoas que não sabem config. um produto da Ubiquiti. Uma interface muito simples e de quebra em Português! O que o colega colocou é válido, mas, antes que pensar em contratar um profissional, estude bem o equipamento na sua bancada e poste suas dúvidas no fórum. Também não sou conhecedor a fundo dos equipamentos mais logo quando tive a oportunidade comprei alguns e fiquei tentando configurá-los e enchendo a paciência dos amigos que tenho no MSN. rsrs

    Se não conhece o equipamento busque o conhecimento do mesmo, aprender nunca é d+!!!

    Boa sorte a todos.
    Mas é essa simplicidade que mata a maioria da turma. Por achar que é simples, cara esquece que é importante e passa a fazer o serviço sem a devida atenção.

    Ao contrário do 802.11, que é mais complacente, a tecnologia MIMO exige perfeição na instalação e alinhamento das antenas. Se os instalador for meticuloso há grande chance do enlace ser um sucesso.

    Com as antenas perfeitas, o ajuste do software é fácil. Leva um bruta tempo pra ajustar, quando você tem que compensar no rádio o mau alinhamento das antenas.

    Abraço,

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    com certesa é valido, mas o consultor serve pro caso de empresas de médio a grande porte, onde se precisa colocar tudo pra "rodar" 100% de cara e não fazer testes, neste caso se contrata um profissional que sabe exatamente oq esta fazendo e não vai ir lá testar como funciona...
    Em resumo Max, não podemos mais perder tempo. De preferência pegar o negócio pronto. E é mais ou menos isso que esta nova linha se propõe.
    E como sempre capricho na configuração nunca é demais.
    Mas com certeza na linha ubiquiti nova como na antiga não tem nada que esteja escondido.Uma ajudinha aqui, outra ali e a coisa vai fluir lindo lindo. Já não dá para dizer o mesmo quando é Mikrotik. Daí a porca torce o rabo quando entra em regra para tudo.
    Por ex, este nível que tem na antena parece ser um dos grandes segredos da coisa. Mas se o sujeito não souber usar um nível dái não tem mesmo o que fazer. E alinhamento? sempre o melhor possível.

  11. #11

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Excelente topico.
    Esta semana esta chegando o meu par de Nano M5 para testes em bancada.
    depois que dominar a tecnologia pretendo migrar a rede inteira para a Linha M da ubiquiti.
    hoje nao vejo outra tendencia para o futuro e pretendo dar um paço a frente neste quisito.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Excelente topico.
    Esta semana esta chegando o meu par de Nano M5 para testes em bancada.
    depois que dominar a tecnologia pretendo migrar a rede inteira para a Linha M da ubiquiti.
    hoje nao vejo outra tendencia para o futuro e pretendo dar um paço a frente neste quisito.
    Linha M da ubiquiti não tem comparação. sinal, qualidade, facilidade de montagem, bem dito pelo colega , se o cara souber usar o nivel da antena para alinhar , tá feito!essas antenas devem conectar ponto a ponto até uns 90km (tendo visada, ex: morro a morro ou coisa assim).talvez até mais..

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:Portal da Fraternidade Ma

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Estou trabalhando num tutorial complementar para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. Pedi ao Mike Ford da Ubiquiti que avaliasse o material e fizesse complementações. Assim que receber o OK do Mike, será publicado no meu site: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Zé, é isso que precisamos!!!!
    qualiidade nos tutoriais e na consultoria gratis aqui no fórum!!!
    Parabéns pela iniciativa meu amigo.
    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Linha M da ubiquiti não tem comparação. sinal, qualidade, facilidade de montagem, bem dito pelo colega , se o cara souber usar o nivel da antena para alinhar , tá feito!essas antenas devem conectar ponto a ponto até uns 90km (tendo visada, ex: morro a morro ou coisa assim).talvez até mais..
    Falando em consultoria Leandro, uma pergunta que sempre me vem a mente.
    Dois morros, 400m acima do nível do mar. Nadinha na frente. 80km.
    Tudo que se pediu a Deus.
    Mas a dúvida é com dias de chuva, daquelas que escure tudo, que o mundo vem abaixo.E normalmente nestas tempestades as núvens ficam abaixo dos 400m. Poderia matar o sinal?

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Falando em consultoria Leandro, uma pergunta que sempre me vem a mente.
    Dois morros, 400m acima do nível do mar. Nadinha na frente. 80km.
    Tudo que se pediu a Deus.
    Mas a dúvida é com dias de chuva, daquelas que escure tudo, que o mundo vem abaixo.E normalmente nestas tempestades as núvens ficam abaixo dos 400m. Poderia matar o sinal?
    Depende da frequencia utilizada, ainda tem fenomeno de desvainecimento, etc etc.
    Quanto se trabalha sobre condições climáticas adversas(caso do RS no inverno por exemplo) nada é previsível.
    Tenho lido bastante coisas "extra Brasil" em relação a essas dificuldades e em breve vou postar um tópico sobre o asunto....també estou em conversas com pessoal dos EUA e europa sobre o assunto.
    Já entrevistei Especialistas da Embratel no Brasil e da Verizon dos EUA tbm. em breve discutiremos mais sobre esses fenômenos, acredito que nos ajudará muito.
    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Em resumo: o melhor é nem tentar.

  17. #17

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Olhem no forum da Mikrotik, tem uma galeria de imagens la... os caras nos Eua e Canada.. com antenas mega congeladas..

    Se lá, com o clima do geito que é funciona.. aqui tem que funcionar tbm.. o Leandro ta no caminho certo... Falar com o pessoal que sofre muito mais que nós...

    Vamos esperar e ver o que os feras dizem!

  18. #18

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:Portal da Fraternidade Ma

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Estou trabalhando num tutorial complementar para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. Pedi ao Mike Ford da Ubiquiti que avaliasse o material e fizesse complementações. Assim que receber o OK do Mike, será publicado no meu site: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Assino em Baixo!

    sobre os 900 mhz, a Ubiquiti estará lancando equipamento em 900 mhz, era para ser agora no inicio do mes mas teve alguns atrasos.

    isso é uma novidade dentro e outros varios. aguardem que tem coisa boa vindo!

  19. #19

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    sobre o ptp de 80 km! vai fechar com uma antena boa.

    masss já passei por problemas de fadings, chuvas fortes, etc,etc
    e não recomendo.

    imagine que em 80 km de linha reta , principalmente no verão pode-se até pegar 2~3 chuvas no percurso, ou seja, pode tar chovendo em cima de uma antena, logo na frente ter sol, ai logo ter chuva novamente e ter sol na outra antena,

    80 km é muito chão. e clima tudo pode acontecer

  20. #20

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Assino em Baixo!

    sobre os 900 mhz, a Ubiquiti estará lancando equipamento em 900 mhz, era para ser agora no inicio do mes mas teve alguns atrasos.

    isso é uma novidade dentro e outros varios. aguardem que tem coisa boa vindo!

    Zanatta,

    Estou ansioso para testar o AirMAX de 900 MHz. Pretendo interligar a casa dos meus pais com uma pequena empresa que temos na California, EUA (só de farra, porque lá banda larga é arroz de festa).

    Serão 7.5 milhas num P2P-NLOS em ambiente RF altamente poluido por centenas de câmeras de monitoramento de semáfro operando em 900MHz, sensores de abertura automática de portas e outros dispositivos operando na mesma frequência.

    Havia tentado com os XR9, mas não se falaram por causa do ruído de fundo. Se funcionar lá com AirMAX de 900 Mhz, vai funcionar até embaixo d'água! hahahahahaha

    ZéAlves