+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Pessoal comecei a ter problema com esses equipamentos (nano station 2 e PCBA da krazer 2.4 ) esses equipamentos quando setados a mais de 21Db ou 125mw simplesmente começam a perder pacotes atrasar a navegação, inclusive para torres que tenho hotspot nem pede usuario e senha acredito que senja por perda de pacotes, o inesplicavel é que se abaixo para 17 até 20DB tudo fica normal mas o sinal no mikrotik AP fica orrivel mais de -80, alguem já teve esse problema.
    PS: para explicar melhor APS todos Mikrotik RB433AH com 1 cartao R52H setado em 22DB no tx power.

    Detalhe interessante, em 5 torres que tenho ap2000 e ap samsung 3300 tudo funciona normalmente, e com outros clientes tipo placas pci e bridges de outras marcas tudo funciona normalmente.

  2. #2

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Amigo você precisa realmente trabalhar com tanta potencia ?

    Eu não vejo a necessidade de setar 22db no cartão é muita coisa. Eu aqui tenho um cliente a 4km com o r52h setado em 18dbm que é 63mw, e o sinal esta -60dbm.

    Verifica cabo e tudo mais, pois você esta usando 22dbm que é 160mw fora o ganho da antena. O krazer provavelmente seja fonte de baixa amperagem.

    Tabela de mw pelo nosso amigo Magal: https://under-linux.org/f105/tabela-...iantes-118707/

  3. #3

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Amigo não uso cabos, todos meus aps sao ligados diretamente com conector macho em suas respectivas antenas, as antenas que uso sao todas oiw 14dbi 90graus, quanto a 22dbi já tentei abaixar e meus clientes com mais de 2km nao funcionam mais.
    O problema que relatei comecou a pouco tempo a mais ou menos 2 semanas nunca tinha tido problema prarecido antes. Quanto a fonte já testei poe e fonte normal inclusive de outros aps de 12v 2amp e nao vai tambem. O nano 2 esta com o mesmo problema com a fonte original dele, deve ser algo com o cartao ou configuracao do ap.
    Sei que cada rede é uma rede diferente pois varias coisas influenciam, como interferencia etc, pois tenho uma rede em uma cidade vizinha de 3000 habitantes com 16dbi na torre e todos com sinal -60, mas lá nao tenho concorrentes poluindo o espectro.
    Se alguem já passou por isso por favor opine.

  4. #4

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    ola amigo
    esse problema deve estar sendo ocasionado pelo aumento de equipamentos em 2.4... em outras palavras... vc deve estar sofrendo de interferencia.
    mas realmente, potencia alta é uma opcao ruim a se escolher...

    de qualquer forma, com -60 de sinal ja deveria ter uma conexao razoavel com o servidor.
    verifica se nao esta tendo um sobrecarregarregamento do cartao ou radio com numeros de clientes extraordinarios conectados a ele... tal como 40-50 por cartao/radio.
    tenta trocar de canal, fixar apenas uma banda (B ou G)

    aqui o que eu geralmente procuro fazer é:
    usar pequenas celulas para atender no maximo 2km
    usar antenas com maior ganho
    o menor cabo pigtail possivel
    um bom alinhamento de antena

  5. #5

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Amigo não uso cabos, todos meus aps sao ligados diretamente com conector macho em suas respectivas antenas, as antenas que uso sao todas oiw 14dbi 90graus, quanto a 22dbi já tentei abaixar e meus clientes com mais de 2km nao funcionam mais.
    O problema que relatei comecou a pouco tempo a mais ou menos 2 semanas nunca tinha tido problema prarecido antes. Quanto a fonte já testei poe e fonte normal inclusive de outros aps de 12v 2amp e nao vai tambem. O nano 2 esta com o mesmo problema com a fonte original dele, deve ser algo com o cartao ou configuracao do ap.
    Sei que cada rede é uma rede diferente pois varias coisas influenciam, como interferencia etc, pois tenho uma rede em uma cidade vizinha de 3000 habitantes com 16dbi na torre e todos com sinal -60, mas lá nao tenho concorrentes poluindo o espectro.
    Se alguem já passou por isso por favor opine.
    Oi Tecnic.

    Quando você diz que baixando a potência, seus clientes com mais de 2 KM deixam de falar com o AP, significa que você tem um problema sério de interferência, tem cabo com problema, a polaridade da RF está trocada ou você está tentando passar sinal sem a visada exigida.

    Eu não tive a oportunidade de testar o equipamento da Krazer, mas conheço bem os equipamentos da Ubiquiti. Responda a essas perguntas:

    Como você configurou o ACKtime do Nanostation?

    Está usando a versão mais recente de firmware da Ubiquiti para o equipamento?

    Qual a distância entre o AP e o ponto mais distante?

    Que canal está usando?


    Estes mesmos equipamentos funcionavam antes e só há duas semanas que começaram a apresentar problemas?

    Estamos em época de pipa, será que algum muleque distorceu ou desalinhou sua antena do AP?

    Será que iniciaram obra que está prejudicando o sinal do AP?

    Não mudou nada na configuração ou instalação que justificasse a falha?

    Qual o modelo do AP?

    Qual a marca e modelo da antena do AP?


    Se puder me dar acesso ao seu AP, verifico suas configurações. Entre em contato comigo por e-mail ou mensagem prticular aqui do UnderLinux.

    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Uma coisa que ele falou:
    com a potencia maior, ele perde pacotes.
    Baixa para 17 a 20 dbm fica normal, mas sinal cai para -80. Então o sinal do cliente não está chegando na base.
    Disse que antes estava bem mas de duas semanas para cá é que começou isso. Então reforço o que o Granlabor perguntou sobre visada. Será que árvores cresceram no período?
    E Nano é muito resistente para interferências.
    Já nas placas da krazer, a orientação que eles passam é setar a potencia no máximo.
    Depois disso usar aquelas opções de diminuir a potencia em porcentagem , logo abaixo do cursor de potencia. A cada baixa de potencia vai conferindo o ping. Segundo eles, quando seta a potencia no cursor para o máximo você está melhorando a sensibilidade de recepção. Daí quando baixa no "porcento", voce vai adaptar o rádio para a sua situação específica neste cliente. Em cada um faz isso. Vai ter cliente com 50% outros com bem menos.
    Fontes: tenho usado algumas com 15V, pois pode haver perdas pelo cabo. E as placas aguentam perfeitamente. Na verdade quando começa assim, a primeira coisa que tentamos é trocar a fonte para 15V. Normalmente resolve.

  7. #7

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Realmente o problema é fonte mesmo nos pcba colocamos fontes de 13v ou 15v em alguns clientes e funcionou perfeitamente, estava usando fontes poe de 12v 1amp, mas com cabo maior que 8mtrs já dá problema, quanto aos nano notei que infelismente com a antena interna só a 1km da torre mesmo mais que isso ele não concentra o sinal como as antenas de grade, também ele só tem 10db.
    O meu cliente mais distantes estao entre 1,5 a 2,5km, mas minha duvida era porque tenho 12 repetidoras e em todas esta acontecendo isso, notei agora que o 1929 falou que começou meu problema após a ultima compra de equipamentos que foram 50 placas pcba Krazer, vou tentar refazer a configuração nos clientes com problema setando as %.

  8. #8

    Padrão Re: Novo problema com Nano2 e PCBA Krazer 2.4 em mais de 120mw

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Realmente o problema é fonte mesmo nos pcba colocamos fontes de 13v ou 15v em alguns clientes e funcionou perfeitamente, estava usando fontes poe de 12v 1amp, mas com cabo maior que 8mtrs já dá problema, quanto aos nano notei que infelismente com a antena interna só a 1km da torre mesmo mais que isso ele não concentra o sinal como as antenas de grade, também ele só tem 10db.
    O meu cliente mais distantes estao entre 1,5 a 2,5km, mas minha duvida era porque tenho 12 repetidoras e em todas esta acontecendo isso, notei agora que o 1929 falou que começou meu problema após a ultima compra de equipamentos que foram 50 placas pcba Krazer, vou tentar refazer a configuração nos clientes com problema setando as %.
    Eu não tive tempo para procurar agora, mas pesquisa por WISPOS que tem um tópico do Filzek que ensina estes passos com detalhes sobre esta configuração.