+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de instabilidade ERB

    Olá pessoal, gostaria de trocar uma experiência com o pessoal sobre um assunto que esta me deixando com uma certa dúvida.

    Há alguns dias tenho enfrentado um problema sério uma base nossa, simplesmente o tempo fica altissimo e em vários momentos fica sem pingar por alguns minutos em todos os clientes que estão conectado na mesma.

    Ambiente:

    01 RB433AH
    01 Cartão XR2
    01 Fonte 18V 3.5A
    01 Painel 120º 17dbi

    Mas eu tenho um problema que estou quase certo que seja o causador de toda essa dor de cabeça. Essa base esta com 88 clientes liberados nela, simultaneamente sobe entre 50 e 60, quando passa de 50 clientes é que a situação se torna caotica, quando tenho abaixo de 45 dificilmente o problema aparece. Tanto que durante a madrugada não existe o problema.

    Ai que vem minha dúvida, esse numero alto de cliente que pode estar causando o problema é relacionada a quantidade ou ao trafégo?

    Porque nos momentos que tem 60 clientes conectados, vejo que pelo menos 15 desses, quase não há trafego e quando olho a estatistica da interface o consumo é menor que 2MB (que pra mim é baixo mesmo falando de B).


    Se alguém com maior experiência puder dar uma palavra sobre o assunto.

    Agradeço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Amigo como ta o sinal dos seus clientes? todos estão bom ?

    Uma coisa eu acho que 60 para um unico card é muita coisa, tenta colocar outro cartão e outro painel e dividi os clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    O sinal não pode ser melhor amigo, meu cliente com sinal mais alto tá com -64, tenho cliente até com -41, CCQ não deixo menor que 90% e ACK com script pra tirar cliente maiores que 40.

    Eu estou certo que meu problema seja mesmo quantidade, disso estou certo. Minha dúvida é:

    Subindo 60 clientes e o trafego na interface estiver na casa de 1.5MB mesmo assim deveria aprensentar este problema, ou a quantidade de clientes conectados é independente de quanto esses clientes estão fazendo de trafego?

    Vlw

  4. #4

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Bom dia,

    resposta simples: seu cartão não está suportando a quantidade de clientes na ERB. Adicione mais um painél e mais um cartão (pelo menos). O ideal são 3 painéis de 120 graus e 3 cartões (1 em cada painél). Divida os clientes por cartão, do contrário não vejo como melhorar.

  5. #5

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Bom dia Marcelo, agradeço por dispor de seu tempo respondendo este topico. Mas minha dúvida não se devo fazer essa troca ou se o problema é esse ou não. Já estou trocando por 3 painés antes mesmo de postar esse topico.

    O que quero saber é que mesmo com 60 clientes o trafego da interface wireless não passa as vezes de 800k e não funciona. Dai a dúvida, o problema de limite de cliente é por hosts conectados ou por quantidade suportada pelo cartão em determinada banda?

    Vlw

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    resposta simples: seu cartão não está suportando a quantidade de clientes na ERB. Adicione mais um painél e mais um cartão (pelo menos). O ideal são 3 painéis de 120 graus e 3 cartões (1 em cada painél). Divida os clientes por cartão, do contrário não vejo como melhorar.

  6. #6

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Bem,

    entendi do que precisa, mas você não entendeu o que eu escrevi. Com essa quantidade de usuários em uma única interface o tráfego ficará horroroso para todos. Logo, o tráfego será baixo, sinal instável e desempenho geral insatisfatório. Penso que após acrescentar mais pinéis e cartões o seus problemas reduzirão significativamente.

    Verique após acrescentar os equipamentos os níveis de ruídos em sua rede, ack e cabos de radiofrequência. Ponha cabos de boa qualidade, no mínimo RG213, de no máximo 1 metro. Utilize conectores de boa qualidade e aterre os XR2. Aquele cabinho de aterramento do XR2 não é enfeite... deve ser utilizado. O ideal é que todos os equipamentos e antenas devam ser aterrados.

    Os cartões XR2 oferecem até 600mW de potência real. O correto é utilizar no máximo 250mW (algo em torno de 24dBm). Utilizar os cartões em 28dBm (600mW) pode ser um "tiro no próprio pé". Verifique os canais que os seus concorrentes estão utilizando e fuja deles (literalmente).

  7. #7

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Traduzindo a miudos, você quis dizer que mesmo que tenha o minimo de trafego no cartão o fato de ter 60 clientes conectados é o que interessa, correto?

    Vlw

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,

    entendi do que precisa, mas você não entendeu o que eu escrevi. Com essa quantidade de usuários em uma única interface o tráfego ficará horroroso para todos. Logo, o tráfego será baixo, sinal instável e desempenho geral insatisfatório. Penso que após acrescentar mais pinéis e cartões o seus problemas reduzirão significativamente.

    Verique após acrescentar os equipamentos os níveis de ruídos em sua rede, ack e cabos de radiofrequência. Ponha cabos de boa qualidade, no mínimo RG213, de no máximo 1 metro. Utilize conectores de boa qualidade e aterre os XR2. Aquele cabinho de aterramento do XR2 não é enfeite... deve ser utilizado. O ideal é que todos os equipamentos e antenas devam ser aterrados.

    Os cartões XR2 oferecem até 600mW de potência real. O correto é utilizar no máximo 250mW (algo em torno de 24dBm). Utilizar os cartões em 28dBm (600mW) pode ser um "tiro no próprio pé". Verifique os canais que os seus concorrentes estão utilizando e fuja deles (literalmente).

  8. #8

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Certamente muitos clientes esgota o pobre cartãozinho, quando tive esse problema a minha rb ficava com 90% de processamento com mais ou menos 50 clientes conectados em um painel. vê se não é isso

  9. #9

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Se não tem tráfego, não pode ter latência, isso é fato, sem tem tem algo errado.

    Se não tem tráfego, não consome recursos de banda.

    Agora, 60 clientes, gera administração no circuito de RF dos cartões.

    Perguntas:
    Fonte que está utilizando ?
    Aterramento ?
    Calor, sabemos que os circuitos de RF destes cartões não operam bem em calor excessivo, por experiência.

    Não devemos nos atentar apenas em SINAL, como está o noise floor, e o SNR dos clientes, bem como o CCQ dos clientes.
    Tem notícias de interferências aí ?

    Abraços e nos mantenha informados.

    Alam Dias

  10. #10

    Padrão Re: Problema de instabilidade ERB

    Abraço aos amigos, muito obrigado por contribuirem com a solução de uma enorme dúvida. Bom, já estou convencido que mesmo não havendo tráfego, o numero alto de clientes registrados no AP causa um transtorno imenso, portanto coloquei mais um painel de 90º (este com polarização diferente dos já instalados) com um XR2 e estou migrando todos os clientes do setor para onde apontei este novo painel, com isso devo reduzir o mumero de clientes no cartão que apresentava problemas, nos proximos 3 dias terei os resultados concretos e postarei os resultados.


    Abraços a todos e forte abraço.