+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede com Nanos

    Pessoal, bom dia!
    Sou novato aqui no forum e com redes nano.
    Montei recentemente um torre com 03 nanos e power.
    recebo no powerstation um link de 02 mb full e faço a distribuição com nano 5.8,
    já no cliente instalo o nanoloco 5.8.
    a rede ficou excelente, meu cliente mais distante da torre está a 2.5 km.
    Existe uma solução mais barata em 5.8 que nao seja antena de grade para substituição do nanoloco, pois a taxa de instalação no cliente fica muito caro, cobro 248,90 de instalação e 79,90 mensal para 300k
    E mais uma pergunta: na velocidade de 300k quantos clientes consigo atender com um link de 02mb full?

    mferreiraneto

  2. #2

    Padrão Re: Rede com Nanos

    o loco sua instalação 5,8 custa so 259 pila, aqui instalamos em 5.8 a um custo inicial de 350 reais, uma alternativa ao nao loco que eu considero ate superior quanto a relação nivel de sinal e custo beneficio e o air grid tambem da UBNT veja no site Flytec Computers , agora compare o preço com o nano loco Flytec Computers voce ganha ai 5 dolares de diferença e tem um produto de maior alcance e sinal.
    Quanto a relação quantos clientes seu link suporta e muito relativo, mais no forum existem varias informaçãoes sobre isso, mais o principal e saber o consumo no horario de pico e quantos clientes voce tem online e principalmente seu plano de velocidades, aqui utilizamos da seguinte forma a cada 8 clientes 1 utiliza toda a banda então se o seu link e de 2 mbps e vc divide pelo seu plano voce podera pendurar 6 clientes que estouram banda veja 2mbps / por 300kbs = 6 entao voce multiplica por 8 = 48 clientes mais isso depende de cada rede.
    espero ter ajudado
    abraços
    Última edição por whiskeyy; 12-07-2010 às 10:36.

  3. #3

    Padrão Re: Rede com Nanos

    Air Grid M5, muito bom porem na hora de comprar peça um poe de 5V porque ele vem com um poe de usb que não achei muito legal.
    Mas é um solução que aumenta o sinal muito bom.....

    Até mais...

  4. #4

    Padrão Re: Rede com Nanos

    amigo qual o alcance do cabo vc obteve com essa fonte, instalamos uma aqui com 15 metros de cabo e nao funcionou ficou reiniciando o airgrid
    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    Air Grid M5, muito bom porem na hora de comprar peça um poe de 5V porque ele vem com um poe de usb que não achei muito legal.
    Mas é um solução que aumenta o sinal muito bom.....

    Até mais...

  5. #5

    Padrão Re: Rede com Nanos

    Citação Postado originalmente por whiskeyy Ver Post
    amigo qual o alcance do cabo vc obteve com essa fonte, instalamos uma aqui com 15 metros de cabo e nao funcionou ficou reiniciando o airgrid
    outra coisa ja usou eles em enlaces?

  6. #6

    Padrão Re: Rede com Nanos

    então, aqui na regiao a antena de grade está muito queimada pelos clientes, quando falo em instalar uma antena de grade, eles nao compram, pois um provedor antigo queimou o mercado aqui na cidade....
    Entao uso o nano loco 5.8, a aceitação foi muito boa e qualidade excelente, mas achei muito caro o nano loco, compro a 220,00 cada.
    A taxa de instalação aqui nao pode passar de 250,00 pois o bairro que opero é muito simples, entao cobro a taxa de instalação e o nano fica comodato com o cliente.
    Quero encontrar uma solução mais simples que o nano para baretaer mais a instalação.

  7. #7

    Padrão Re: Rede com Nanos

    po meu mais o air grid nao tem nada ver com grade da aquario, pre ter ideia o de 23 dbi tem puco mais de 1 palmo de largura e o dipolo dele e igual ao nano acende os leds da mesma forma

  8. #8

    Padrão Re: Rede com Nanos

    oi
    tive problemas tambem com o cabo de rede usando poe de 5V (1,5a), ai vou testar esta semana aumentando o poe para 6V para ver se no meu cliente vai ter problemas.

    Ainda nao fiz ponto a ponto com ela nao. Somente fiz com a NanoGrid, que por ventura ficou muito bom mesmo...

    Até Mais....

    Citação Postado originalmente por whiskeyy Ver Post
    amigo qual o alcance do cabo vc obteve com essa fonte, instalamos uma aqui com 15 metros de cabo e nao funcionou ficou reiniciando o airgrid

  9. #9

    Padrão Re: Rede com Nanos

    aqui uso alguns nano, o maximo de cabo que coloco é 13m
    todos eles usam essa fonte: Flytec Computers

    mas deixa eu perguntar... esse Airgrid M5 é homologado?
    comunica-se com o nano station 5 normalmente?

    vi no site da flytec que tem uma fonte para o airgrid: Flytec Computers

  10. #10

    Padrão Re: Rede com Nanos

    Então o AirGrtid 5 não é homologado, e ele comunica perfeitamente com qualquer tecnologia em 5.8GHZ (tecnologia feita para ambos). Aqui usa uma antena setorial de 5.8GHZ da Hyperlink com cartão XR5 e o AirGrid funciona perfeitamente.

    Até Mais...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    aqui uso alguns nano, o maximo de cabo que coloco é 13m
    todos eles usam essa fonte: Flytec Computers

    mas deixa eu perguntar... esse Airgrid M5 é homologado?
    comunica-se com o nano station 5 normalmente?

    vi no site da flytec que tem uma fonte para o airgrid: Flytec Computers

  11. #11

    Padrão Re: Rede com Nanos

    Respondendo as perguntas sobre o POE das airGRIDS

    Sobre o cabo, depende da qualidade do cabo vai ate 20 metros.
    Massss... O Ideal e 12 metros no maximo, com as pontas bem feitas...

    Sobre POE voce pode utilizar sim um POE externo, com uma fonte de 5v e com 2 amperes.
    Masssss... O problema e achar essa fonte, em um recente teste, utilizei uma fonte 7.5 de 3 amperes... Deu 25 metros de cabo... Mas com o passar do tempo airGRID comecou a travar... Abaxei para 20 metros, e ficou show de bola....

    Sobre a Homologação da serie M5 (airMAX), ainda nao estao todos homologados, somente as antenas...
    Massss... As antenas homologadas sao a basestation e a disck... Que so funcionam bem com a ROCKETs, que ainda nao esta homologada... Traduzindo, acha que um dia vai sair...

    Nanos e airGRIDs, nenhum desses dois estao homologados... estou falando da serie M5... Mas pelo que consulto no site da anatel o proximo a ser homologado sera a Rocket, Nano e por ultimo a airGRID.

    Sobre usar a serie M5 e uma rede 5.8 comum, voce nao vai ta usando o protocolo airMAX, ele so funciona de M5 para M5...

    Se tiverem mais duvidas sobre os produtos e so pergunta!!!

    PS: Eu nao sou vendedor de equipamentos!!! hehehheheehh

  12. #12

    Padrão Re: Rede com Nanos

    Cara nunca consegui mais que 15 metros sem dar problema na performace do air grid, mesmo utilizando a fonte, em clientes que nao utilizam fonte colocamos no máximo 10 metros, agora nano temos uma torre de 25 metros com um carrossel de 6 nanos todos com a fonte embaixo nunca tivemos problemas. A desvantagem do airgrid e que ele nao trabalha com mais voltagem igual ao nano que vai de 12 a 24 volts.
    abraços

  13. #13

    Padrão Re: Rede com Nanos

    olá bom dia..estou com problemas pra fazer WDS com duas Aiur Grid M5..alguem pode ajudar por favor..