Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    acho q o grande problema, nao e nem o equipamento usado, usando Mk e Ubiquiti, vc vai bem, o problema e que a grande maioria, a grande mesmo, usam ADSL, VELOX, essas cosias, em vez de link dedicado. Agora, como voce pode prestar um serviço melhor que a VELOX, se voce mesmo dividi ela. Fiz um curso a um tempo atras, e uma das pessoas tinham um provedor, conversamos um pouco, e ele me falou que tinha 15 ADSLs, usando dentro do provedor dele, em varios nomes dos clientes, como isso pode funcionar bem.

    Bom dia Wppitp,

    Concordo com você... Infelizmente isso acontece e muito... Tem muita gente fazendo isso e achando que é a coisa mais normal do mundo... Nesses casos eu nem chamo isso de provedor... Mas infelizmente tem muito disso por aí... Então na sua opinião se utilizar mikrotik e cia, com link dedicado funciona melhor que Velox e Cia???

  2. #22

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Bom dia Saber,

    É verdade... o pior de tudo, é que os caras que fazem isso estão denegrindo a imagem da tecnologia wireless...

    Em muitos lugares que você passa e fala que a sua internet é via rádio, muita gente já torce a cara, achando que é uma porcaria...

    Porque a internet via rádio desses caras que fazem um monte de gambiarra realmente é uma porcaria...

    Mas infelizmente é essa a imagem que muita gente tem de provedor de internet via rádio...

    Na sua opinião é possível ter um provedor wireless com qualidade superior a um serviço adsl e cia???

  3. #23

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu to achando que você ficou com uma impressão muito ruim da tecnologia Wireless por causa de gente que não sabe o que está fazendo.

    Lógico que é possível, não há nada no wireless que o faça inerentemente menos confiável que ADSL ou Cable Modem.

    Cable Modem vive dando pau por causa de carreta derrubando fio.

    E ADSL tem problema com umidade nos armários, fiação antiga, etc.

    Eu te digo, uma rede 100% redundante tem baixissima taxa de quedas.

    Quanto ao download parando, ai eh mais complicado pois conta toda a rede percorrida, e não somente a ultima milha do provedor. Ou seja, o cliente é que deve utilizar um gerenciador de download corretamente.
    Jorge,

    Achei interessante o assunto de redundancia em wireless. Acredito que outros também gostaram.

    Que tal abrir um tópico para discutirmos isso? Seria muito bom.

    Abraço

  4. #24

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Infelismente ainda é caro voce prestar um serviço superior a adsl, pois a adsl ainda é previlegio de grandes provedores tem link sobrando infrestura completa apoio do governo e assim por diante.
    mas com link dedicado voce tem sim como prestar um otimo serviço mas ai voce tem que cobrar caro por isso tambem, que fica dificil trabalhar é que niguem quer pagar.
    Mas vamos lá... ter um velox, não é nada barato também... pelo menos da minha cidade... Primeiro que a velocidade máxima é de 600 k... depois vc tem que ter uma linha telefonica... vai ter que ter um aparelho telefonico... tem que ter um modem adsl... Tem a assinatura do velox... aqui se não me engano está na faixa de uns R$ 75,00, mais uns R$ 15,00 de assinatura de provedor e mais a assinatura do telefone fixo... Embora as pessoas costumam dizer que pagam 75,00 em um velox de 600 k... na pratica sabemos que eles pagam uns 150,00 no mínimo.... Seria possível oferecermos um serviço equivalente a esse???

  5. #25

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    É possível ter provedor wireless com ótima qualidade. Quanto a ser melhor que adsl é relativo, pois em alguns lugares a adsl não é grandes coisas, em outros funciona muito bem.
    Quanto ao wireless, naturalmente depende de inúmeros fatores, não apenas de mão de obra profissional e ótimos equipamentos, mas também do link que o provedor recebe. Como muitos já comentaram, alguns "provedores" sequer tem link dedicado, utilizam somente adsl para distribuir. Em muitas cidades do interior o provedor não tem acesso a um link dedicado com preço competitivo (quando só existe a Oi) e acaba tendo que pegar um link em outra cidade, e nem sempre esses enlaces de longa distância funcionam 100% o tempo todo.
    No meu caso tenho link dedicado Oi que chega via fibra ótica até meu servidor, e um link GVT que trago de outra cidade via rádio passando por 2 torres. É claro que esse segundo link corre mais risco de sofrer alguma falha ocasional, mesmo utilizando ótimos equipamentos.
    O maior problema do wireless como já falaram, é o uso de qualquer equipamento "baratinho" e mão de obra não qualificada. Eu não sou expert, portanto contratei técnicos para montar meus servidores, primeiros pops e enlaces. Acontece que qualquer pessoa que mexe com informática acha que pode montar um provedor consultando foruns e tutoriais, contratar um link adsl e sair distribuindo.
    Concluindo, acredito que você pode ter ótima internet wireless somente se tiver possibilidade de contratar um link dedicado que cheque via cabo até seu servidor. Caso contrário vai falhar mesmo.

  6. #26

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Bom dia Katraka,

    Concordo com você em alguns pontos... Mas no caso de se ter um link via radio de outra cidade, como no seu caso...

    Mesmo utilizando equipamentos de ponta, tipo, motorola, proxim, etc... não seria um link tão estável e seguro quanto um link oferecido pelas teles...???

  7. #27

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    Bom dia Katraka,

    Concordo com você em alguns pontos... Mas no caso de se ter um link via radio de outra cidade, como no seu caso...

    Mesmo utilizando equipamentos de ponta, tipo, motorola, proxim, etc... não seria um link tão estável e seguro quanto um link oferecido pelas teles...???
    Não acredito que seja tão seguro quanto, mas dependendo da distância, do equipamento e dos profissionais que montem o enlace, pode ser "quase quanto".
    Eu utilizo ótimo equipamento, mikrotik, XR5, pluton, mas em grandes distâncias não depende só do equipamento. Tem oscilações de sinal, condições atmosféricas, interferências -a cada dia mais e mais se utiliza 5.8 pois estão lançando equipamentos mais baratos e gente sem a menor noção está fazendo enlaces nessa frequência. Um link que chega via rádio nunca será o mesmo que um link por fibra ótica direto no seu servidor.
    Como disse o Jorge Aldo, utilizando infra-estrutura redundante e gastando quase o dobro, você vai ter 99% de garantia. Com link por fibra eu diria que vc tem 99,99%.
    Enfim, quanto mais você gastar, mais garantia terá de bom funcionamento wireless, mas sempre pode ocorrer alguma falha em algum ponto e vai um dia, pode ter certeza disso.

  8. #28

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O problema não é ser inxirido, eu já fui inxirido.

    O problema é dar esse tipo de responsabilidade à um inxirido, ai já passa do limite.
    Exato! Todos nós somos ou já fomos "inxiridos" (eu ainda sou). Mas na hora que você quer vender um serviço de qualidade tem que saber das suas limitações, e se não sabe fazer direito contrate alguém que saiba. Aprenda com ele se possível. Pesquise e estude o que puder. E tire as dúvidas nesse forum maravilhoso.
    Última edição por katraka; 13-07-2010 às 14:12.

  9. #29

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Exato! Todos nós somos ou já fomos "inxiridos" (eu ainda sou). Mas na hora que você quer vender um serviço de qualidade tem que saber das suas limitações, e se não sabe fazer direito contrate alguém que saiba. Aprenda com ele se possível. Pesquise e estude o que puder. E tire as dúvidas nesse forum maravilhoso.
    Concordo plenamente...

    Pois o que está acontecendo hoje é que um monte de gente se diz profissional, e se diz ter um provedor... Na minha opinião dois grandes erros...

    Na grande maioria as pessoas não entendem nada da área de TI, estão nisso apenas para ganhar dinheiro (Nada contra, desde que existe uma equipe técnica prestanto uma boa consultoria)... E provedor que compartilha adsl, faz solda em cabo de rede e coloca aplificador de sinal...

    Me desculpem, mas não tem nada de profissionalismo nisso... ao meu ver, é um monte de gambiarra que está denegrindo a imagem das pessoas que trabalham sério, investiram pesado... Tem muito provedor que tirou sua licença scm... paga por link dedicado... tem um ótima equipe técnica... etc...

    Mas graças a uns e outros, estão sendo vistos como serviços de péssima qualidade...

  10. #30

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    É possível ter provedor wireless com ótima qualidade. Quanto a ser melhor que adsl é relativo, pois em alguns lugares a adsl não é grandes coisas, em outros funciona muito bem.
    Quanto ao wireless, naturalmente depende de inúmeros fatores, não apenas de mão de obra profissional e ótimos equipamentos, mas também do link que o provedor recebe. Como muitos já comentaram, alguns "provedores" sequer tem link dedicado, utilizam somente adsl para distribuir. Em muitas cidades do interior o provedor não tem acesso a um link dedicado com preço competitivo (quando só existe a Oi) e acaba tendo que pegar um link em outra cidade, e nem sempre esses enlaces de longa distância funcionam 100% o tempo todo.
    No meu caso tenho link dedicado Oi que chega via fibra ótica até meu servidor, e um link GVT que trago de outra cidade via rádio passando por 2 torres. É claro que esse segundo link corre mais risco de sofrer alguma falha ocasional, mesmo utilizando ótimos equipamentos.
    O maior problema do wireless como já falaram, é o uso de qualquer equipamento "baratinho" e mão de obra não qualificada. Eu não sou expert, portanto contratei técnicos para montar meus servidores, primeiros pops e enlaces. Acontece que qualquer pessoa que mexe com informática acha que pode montar um provedor consultando foruns e tutoriais, contratar um link adsl e sair distribuindo.
    Concluindo, acredito que você pode ter ótima internet wireless somente se tiver possibilidade de contratar um link dedicado que cheque via cabo até seu servidor. Caso contrário vai falhar mesmo.
    Concordo com quase tudo, mas tenho um link com motorola de 19km, e faz 2 anos, nunca nem subi na torre, e ele nunca caiu. Uso eles com um carregador de bateria e 2 baterias para alimentar, ate esqueco deles as vezes..

  11. #31

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    Concordo plenamente...

    Pois o que está acontecendo hoje é que um monte de gente se diz profissional, e se diz ter um provedor... Na minha opinião dois grandes erros...

    Na grande maioria as pessoas não entendem nada da área de TI, estão nisso apenas para ganhar dinheiro (Nada contra, desde que existe uma equipe técnica prestanto uma boa consultoria)... E provedor que compartilha adsl, faz solda em cabo de rede e coloca aplificador de sinal...

    Me desculpem, mas não tem nada de profissionalismo nisso... ao meu ver, é um monte de gambiarra que está denegrindo a imagem das pessoas que trabalham sério, investiram pesado... Tem muito provedor que tirou sua licença scm... paga por link dedicado... tem um ótima equipe técnica... etc...

    Mas graças a uns e outros, estão sendo vistos como serviços de péssima qualidade...
    Nao entendi a parte da solda no cabo, como assim, o que voce ja andou vendo por ai??

  12. #32

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Concordo com quase tudo, mas tenho um link com motorola de 19km, e faz 2 anos, nunca nem subi na torre, e ele nunca caiu. Uso eles com um carregador de bateria e 2 baterias para alimentar, ate esqueco deles as vezes..
    Então quer dizer que se utilizarmos equipamentos de boa qualidade, tipo motorola, podemos ter um link tão estável e tão confiável quanto os links dedicados das teles...

    No seu caso um link que funciona a 2 anos sem nunca ter parado, a meu ver é a mesma coisa que um link dedicado das teles... A única diferença é a tecnologia wireless...

    Muito bom...

  13. #33

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Nao entendi a parte da solda no cabo, como assim, o que voce ja andou vendo por ai??

    Bom...

    vc pega um cabo de rede par trançado utp cat 5e... de uns 40 metros... e por algum motivo esse cabo se parte... já vi muita gente soldar par por par desse cabo... Funcionar funciona... é o correto????? Não!!!!! Mas tem gente que jura que isso é certo.... passar cabo de rede junto com cabos elétricos.... e por aí vaí... ou seja regrinhas básicas de um bom proficionalismo que não são cumpridas... Imagine o resultado desse serviço...

  14. #34

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    Então quer dizer que se utilizarmos equipamentos de boa qualidade, tipo motorola, podemos ter um link tão estável e tão confiável quanto os links dedicados das teles...

    No seu caso um link que funciona a 2 anos sem nunca ter parado, a meu ver é a mesma coisa que um link dedicado das teles... A única diferença é a tecnologia wireless...

    Muito bom...
    Isso mesmo, mas o canopy, tenho so nos enlaces de grande porte, nas torres uso Mk, e alguns estou usando Ubiquiti, e em enlaces de torres, estou mudando para o BulletM5, e bom d mais, passa 30M, facil facil.

    E voce pode sim, com equipamento wireless, ter grande qualidade na sua internet, o problema e sempre o link de chegada, que e sempre ADSL, ou link um poquinho, e ADSL pro resto, e o que sempre vejo por ai.

    Nao todos, e claro. Esse link que me refiro, e para pegar de uma cidade vizinha, pq aqui a Oi alem de ser de ma qualidade e um fortuna.

    Antes:

    Oi, par metalico, 1.250,00 o Mega,, agora
    Intelig, Fibra R$ 610,00 o Mega.

    vlw

    PS. Uma coisa que vc nunca pode esquecer, e a alimentação, ou usa nobreak + bateria, ou usa direto a bateria com flutuador(carregador), que dificilmente da problema, o que nao da e pra deixar direto na tomada.

  15. #35

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    JA que estamos falando de qualidade!
    Alguem conhece esses equipamentos?
    AsGa - Soluções em Telecom
    AsGa - Soluções em Telecom
    AsGa - Soluções em Telecom
    Parece ser bom, mas nao conheco, mas ache que e pra frequencia licenciada.

  16. #36

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Existe uma emenda pronta para cabos CAT5 :P
    Poise, acho q e ate mais facil do q a solda. Tem gente q gosta de sofrer.

  17. #37

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Poise, acho q e ate mais facil do q a solda. Tem gente q gosta de sofrer.
    A questão não é gostar de sofrer ou não... a questão é que cabo de rede não deve ter emenda nenhuma... Cabo de rede deve ir da placa até o ativo de rede (hub, switch, roteador, etc...) sem emenda nenhuma, nem mesmo as prontas...

  18. #38

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    A questão não é gostar de sofrer ou não... a questão é que cabo de rede não deve ter emenda nenhuma... Cabo de rede deve ir da placa até o ativo de rede (hub, switch, roteador, etc...) sem emenda nenhuma, nem mesmo as prontas...
    Acho q vc nao sabe ler, so pode. nao vo nem responder

  19. #39

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Entaõ amigo como voce opina em algo que voce não conhece!
    Sua opinião é valida mas desde que conheça e saiba do que estar falando.
    Nao conheco, mas sei q a frequencia e licenciada. o comentei sobre isso.

  20. #40

    Padrão Re: Wireless de alta Qualidade

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Concordo com quase tudo, mas tenho um link com motorola de 19km, e faz 2 anos, nunca nem subi na torre, e ele nunca caiu. Uso eles com um carregador de bateria e 2 baterias para alimentar, ate esqueco deles as vezes..
    Amigo, link de 19km é fichinha (brincadeira). Eu tô falando de trazer link de outra cidade, distâncias de 80, 100km ou mais, com 1 ou 2 torres no meio. É muito mais passível de dar algum problema qualquer.
    Mas você está de parabéns, montou uma estrutura que funciona perfeitamente e não te dá dor de cabeça, isso é uma grande coisa.