+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Situação: setorial Hyperlink 14dbi, cartão R52H. Todos clientes com sinal entre -50 e -65 e ack 30.
    Pois bem, tenho um cliente com Edimax com sinal -51, SNR 49, ack 30, com o CCQ oscilando violentamente entre 21 e 95%. Tá 90 e na mesma hora cai pra 24, e naturalmente nessa hora o tx rate cai para 2Mbps e o throughput vai pras cucuias. É muito rápida essa variação, e até agora ninguém reclamou (tenho 10 clientes conectados no rádio através de switch).
    Sei que vou ter que revisar essa instalação, pigtail, etc, mas alguém tem uma sugestão de por onde devo começar? Qual deve ser a causa mais provável dessa oscilação somente nesse rádio?

  2. #2

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Pode ser a corrente eletrica que chega até o ap. Qual a tensão da fonte?

  3. #3

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Olha ai se naum tem um cliente puxando a rede pra baixo!

  4. #4

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Olha ai se naum tem um cliente puxando a rede pra baixo!
    Tmelo, pode ser, mas não tinha nenhum cliente com sinal ruim. Engraçado que agora a noite melhorou e está bem estável. E só dois clientes desconectaram. Vou observar durante o dia quando eles conectarem novamente, se for o caso vamos revisar essas instalações.

    Fmandu, pode ser problema de energia no cliente sim. Vamos observar e se continuar vamos revisar tudo lá.

  5. #5

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Tmelo, pode ser, mas não tinha nenhum cliente com sinal ruim. Engraçado que agora a noite melhorou e está bem estável. E só dois clientes desconectaram. Vou observar durante o dia quando eles conectarem novamente, se for o caso vamos revisar essas instalações.

    Fmandu, pode ser problema de energia no cliente sim. Vamos observar e se continuar vamos revisar tudo lá.
    Somente um cliente que oscila assim? Se for so um, acredito que seja antena com infiltração de água, ou algo do genero. Se for todos, tente trocar de canal..

  6. #6

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    eu acredito que não seja nada no cliente pois estou enfrentando o mesmo problema. uso omni e imaginava que se trocasse para setoriais iria minimizar mas pelo visto não. eu acredito que seja algum problema com o meio fisico pois ja troquei antena, pig, radio, fonte e nada. a noite tambem melhora, um detalhe interessante foi que na casa de um cliente por acaso eu estava usando antena de grade aquario usb, e dando uma olhada nas informações do software ralink eu percebi que tinha um ruido atrapalhando, ele aparece com frequencia ente 2 a 4 segundos sempre atingindo 70% do sinal que o cliente estava recebendo, como estes firmwares não nos dão esta ferramenta fica dificil de identificar o ruido. estou disposto a ajudar no que for preciso.
    Última edição por leosmendes; 13-07-2010 às 10:11.

  7. #7

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    estas oscilações podem ser causadas por um unico cliente que faz o seu ap ter um numero mto grande de retransmissões..

    mande listar o CCQ de CADA cliente na lista de registration e veja qual esta com CCQ baixo..

  8. #8

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    estas oscilações podem ser causadas por um unico cliente que faz o seu ap ter um numero mto grande de retransmissões..

    mande listar o CCQ de CADA cliente na lista de registration e veja qual esta com CCQ baixo..
    Alexandre, eu tenho olhado essa listagem e ontem de 15 clientes conectados ele era o único com CCQ oscilando entre 20 e 95%. Por isso acredito que o problema é na própria instalação que vou revisar hoje se não chover. Detalhe, tem chovido muito, pode ser mesmo água na antena ou no cabo. Engraçado é que à noite normalizou e hoje também, será que foi alguma interferência passageira?
    Como eu vejo a quantidade de retransmissões?

  9. #9

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    o ccq ja indica o quanto de retransmissao esta sendo feita :P

    CCQ = 80% indica que 20% do trafego de frames foi re-transmitido..


    para voce ter uma ideia, na aba STATISTICS .. TX/RX HW FRAMES comparado com TX/RX FRAMES !! esta diferença são as retransmissões !

    e é onde o CCQ é calculado (REGRA DE 3 acha isto hehe) !!

    TX/RX HW FRAMES = 100%
    TX/RX FRAMES = X%


  10. #10

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    boa explicação alexandre. mas acredito que o ccq seja uma media atual e não sobre o total. assim como acontece com o nosso amigo acontece comigo, parece que a noite o problema é minimizado, sendo assim podemos descartar equipamento ou agua? acredito que sim por que se não o problema seria direto. como disse em um cliente eu pode ver um ruido frequente que estava matando meu sinal. ps assistindo um jogo da copa na minha tv com receptor digital ligada a um no-break APC, assim que minha esposa ligou a maquina de lavar . boom o sinal sumiu, acredito que um pulso eletromagnetico matou o sinal ali perto. isto é um exemplo do que pode estar acontecendo ao sinal que chega ao seu cliente. não tive tempo de testar ainda mas estou mechendo nos parametros referentes ao tamanho do pacote, com pacote menor o risco de perda é menor, temos perda na performance tambem mas acredito que vale a pena.
    Última edição por leosmendes; 13-07-2010 às 16:31.

  11. #11

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    a formula do ccq é esta ai que passei, esta no manual/wiki do mikrotik !

    ele tem o total de frames enviados/recebidos (veja que sao frames e nao pacotes, estamos falando da camada 2 !)

  12. #12

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Olá pessoal,

    antes de mais nada bom dia/boa tarde/boa noite. Recentemente tivemos um problema assim aqui com nossos clientes e depois de tentar praticamente tudo enfim descobrimos a causa, excesso de potência, quando a potência tá muito alta desnecessariamente aumenta a taxa de retransmissão de pacotes. No nosso caso apenas reduzindo a potência que o cartão jogava resolveu. Não sei se é isso que está acontecendo com você mas vale a pena tentar :-)

  13. #13

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Citação Postado originalmente por juniorgrangeiro Ver Post
    Olá pessoal,

    antes de mais nada bom dia/boa tarde/boa noite. Recentemente tivemos um problema assim aqui com nossos clientes e depois de tentar praticamente tudo enfim descobrimos a causa, excesso de potência, quando a potência tá muito alta desnecessariamente aumenta a taxa de retransmissão de pacotes. No nosso caso apenas reduzindo a potência que o cartão jogava resolveu. Não sei se é isso que está acontecendo com você mas vale a pena tentar :-)
    isso aqui é a mais pura verdade.

  14. #14

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Isso aconteceu comigo num cliente onde há um córrego entre ele e a minha torre. Ainda não encontrei solução.

  15. #15

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    (Fresnel primário).

    A antena de seu cliente deve estar mal instalada, e captando o sinal do ''fresnel secundário'', isso se resolve inclinando a antena para cima ou baixando a antena, para uma perfeita conexão. (Azimute).

  16. #16

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a formula do ccq é esta ai que passei, esta no manual/wiki do mikrotik !

    ele tem o total de frames enviados/recebidos (veja que sao frames e nao pacotes, estamos falando da camada 2 !)
    Fala ai Alexandre, tudo em paz? Quanto tempo hen?

    O CCQ ai está indicando o problema, e não é ele o problema concorda?
    O CCQ varia por que há uma falha na conexão entre a torre e a antena do cliente...

    vlww

  17. #17

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Bom Dia Pessoal, também estou com esse problema, tenho achado que é mesmo por causa da potência, pois no meu caso, é um enlace ponto a ponto com dois nanobridges M5 e vou diminuir a potência desses rádios, sendo que o enlace é a 500 m de distância, não deveria ter toda essa perda... o meu oscila entre 100 e 50%...

  18. #18

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Todas as tentativas são válidas como troca de antena ou alinhamento, verificar cabos, diminuir potência de sinal. Más o que tentaria primeiro o que causa menos trabalho como por exemplo trocar a fonte. Se o cliente estiver atrapalhando a sua rede, bloqueia o MAC dele e vai até o local e resolva esse problema.

  19. #19

    Thumbs up Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Meu caro, bom dia

    verifica a potencia do seu radio Ap ou nos clientes, pois muita potencia pode causar ruidos e atrapalhar e muito a qualidade do link, por isso q uma hr fica bom, e outra hora ruim, observa se na hr q esta bom quantos clientes tem conectados, faça o mesmo quando ficar ruim.....

  20. #20

    Padrão Re: CCQ oscilando de 20 a 94% com sinal excelente!

    Olá amigos do fórum, estou eu aqui de novo precisando contar com a ajuda de vcs... é o seguinte: fui instalar internet para um cliente relativamente perto (+ ou - 500m), visada perfeita pra torre... testei em 2 rádios na torre e o sinal ficou ótimo, em um ficou -54 e no outro -59, noise floor -91 nos 2 casos... entretanto, o ccq estava péssimo, variando muito, por incrível q pareça chegou a bater - 70. Mesmo diminuindo a potência o problema persistiu.


    Eu perdi horas tentando alinhar e as vezes até conseguia fazer o ccq chegar a 97 / 98... mas ele ia caindo e ficava em torno de 80... apesar disso, a navegação estava perfeita, fiz download, assisti vídeos, mas nem terminei ainda a instalação preocupado com esse detalhe...achei muito estranho pq conectei em 2 rádios diferentes na torre...

    Alguém dar uma luz sobre o assunto? Forte abraço a todos.