+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre rádios full-outdoor

    Buenas gente, tudo numa boa??

    Tenho uma dúvida sobre rádios full-outdoor. Obviamente são equipamentos que não trabalham com unidades indoor restando apenas a ODU (un. outdoor) conectada ao sistema de transmissão.

    A dúvida é a seguinte:

    A ODU não possui console para configuração. Possui apenas conexão via telnet, através de uma interface qualquer (óptica, ethernet, etc).

    Se um usuário configurou um determinado IP na ODU e por algum problema este IP foi esquecido, como o mesmo pode recuperar esta informação?

    Alguém tem alguma idéia??

    Abraços!!!

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    RESETA ! aí volta as configurações originais de fábrica e vc pode ter acesso pelo ip default, só tem o incoveniente de programar denovo mas isso é o de menos !

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    talvez o radio possual algum "scanner" para encontra-lo, igual o rtl8186 que tem o software para achar quando se esquece o ip !!

    temos um sdh da ericsson que tem o software de gerenciamento, quando vc da um "scan" ele acha as unidades...

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    @alexandrecorrea
    Tu sabes me dizer qual o modelo de sdh da ericsson que possui essa feature???

    A idéia de resetar o equipamento não rola. O usuário não pode derrubar o enlace =\

    Estou perguntando isso pois estamos desenvolvendo um rádio full outdoor e temos este detalhe por decidir.

    Mais alguma idéia?

    Tinha pensado no seguinte:

    Todos os rádio responderem por um IP default qualquer. Mas o problema é que cada equipamento deveria responder por um porta diferente (ex. 192.168.0.1:20, 192.168.0.1:21, 192.168.0.1:22, ...).

    O problema é que mesmo assim teriamos que saber quem é quem na rede =\

    Att

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    acho que todos os ericsons ... eh um software padrao..

    coloca uma feature no firmware pra ele gerar um ip e colocar como alias na interface... ou senao colocar pra pegar ip via dhcp...

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    Na realidade o IP do equipamento vai ser configurado pela operadora mesmo. Eles vão escolher o IP. Então não preciso rodar um cliente dhcp pra gera um IP.

    A questão é como um operador qualquer pode acessar o equipamento sem saber qual o IP configurado no mesmo.

    Até agora no penso na possibilidade de rodar uma aplicação que varra a rede e descubra todos os equipamentos da nossa empresa.

    Nós temos um sistema de gerência (snmp) que ja faz isso. Varre toda a rede e monta uma rede de elementos (equipamentos).


    Mas é uma situação diferente. O operador ta no site mesmo, do lado da torre.

    Como ele faz pra acessar, de uma forma mais rápida e prática o equipamento??
    Nossos rádio costumeiramente possuem uma entrada serial rs-232 para configuração do equipamento via hyper terminal. Mas nesse caso não teremos console no equipamento.

    Então a configuração seria feita por telnet entende? Por isso o operador precisa saber qual o IP do equipamento.

    Espero que tenham entendido hehe

    Att

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    crie uma aplicação para responder pacotes broadcast

    o firmware aprouter, wappro .. possuem uma feature destas, que vc pelo software rtlapconf lista os radinhos...

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    outro radio que tem esse scanner seria o sansumg.. SWL-2300, AP1000, AP2000..
    no soft instalado ele te permite fazer alterações basicas. O restante é tudo via telnet.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    hmmm blz. Vou dar uma olhada nos manuéis =) destes equipamentos que vocês falaram.

    Aproveitando que os amigos deram uma atenção ao tópico, vocês tem idéia de algum material que apresente alguma teoria sobre as diferentes modulações de rádio?

    Aqui trabalhamos com as mais comuns:
    QPSK, QAM 11, QAM 48, etc.

    E agora estamos trabalhando com QAM 256 ! =D

    tenho noção do funcionamento (número de pontos, bits por símbolo e tal) mas queria um material de leitura, pra estudar ja que conhecimento nunca é demais né.

    Abraço!

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    uma duvida. Vcs vao comercializar esses radios? Tem ideia de custo?

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida sobre rádios full-outdoor

    sim iremos. Não tenho idéia pois o projeto ta em desenvolvimento ainda.

    Qual seria o interesse?